Vaccaj, Panofka, Concone etc

Autor Mensagem
Phillipe NF
Veterano
# dez/05
· votar


Opa, opa!!! Tem como disponibilizar a dos barítonos não? Mesmo que seja no Encore... :D



Pra num perder o costume:

Barítonos > all!!!

Leandro Rigon
Veterano
# dez/05
· votar


Vocês tem acesso ao meu email, se querem, me peçam por lá:
srleandrorigon@ibestvip.com.br , ok?

Dark Cross
Veterano
# dez/05 · Editado por: Dark Cross
· votar


Leandro Rigon

Na gravação do vaccaj quem faz a voz masculina é o barítono Lucio Gallo, e ele, ao contrário do que está acima escrito, canta NA linho do barítono.

Só posso discordar de vc... Também pratico canto lirico usando o metode de Vaccaj... Sim o homem que canta é o Baritono Lucio Gallo, mas porém me explica como linha de baritono tem F4(na musica 5 compasso 10 e 12 na partitura esta Sol mas ele canta todos notas um tom abaixo ai fica Fá) ? Ele é baritono sem sombra de duvidas porém ele canta linha de Tenor. Já é dificil para Tenor fazer essa nota vc imagina para um baritono que normalmente tem sua tecitura extinta no B3... Ta escrito na capa do livro, "Soprano e Tenore"...



Barbara Jolie

Eu tenho o Cd com todos os acompanhamentos de piano, e com a Soprano e o Baritono (que canta Tenor) cantando...

Se quiser alguma especifica posso tentar te mandar sei la...

Leandro Rigon
Veterano
# dez/05 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Dark Cross

Recomendo que você ao ouvir a gravação do vaccaj "apure" um pouco mais o seu ouvido, se possível tenha um teclado ou outro instrumento qualquer afinado para simplesmente comparar os tons da gravação da soprano Niccia Focile e o barítono Lucio Gallo, pois são tons diferentes. Acredito que você saiba que existem pelos menos quatro vaccaj em tons diferentes:

1- para soprano e tenor
2- para mezzosoprano e barítono
3- para contralto e baixo
4- para vozes muito agudas (soprano ou tenor leggero)

É só você comparar, por exemplo:
Na gravação da soprano, a "manca solle cita" está em Re M, na do barítono, em Do M, na do Baixo, em Si b M.
Na "Semplicetta tortorella", a soprano está novamente em Re M, o barítono em Do M e o Baixo em Si b M

É só você comparar a gravação com o livro correto do vaccaj e verá que todas as gravações do Luccio Gallo estão no tom do livro de barítono e mezzosoprano, posso falar pois tenho os três primeiros livros anteriormente enumerados.

Quanto ao Cd do vaccaj, repare o seguinte:
A gravação da soprano está em um tom, a do barítono está em outro, e a do correpetição de piano está ou no tom do barítono ou no tom de tenor. Eu tenho os dois cds em casa, cada qual com a correpetição de um deles, isso já prova que são tons diferentes para vozes diferentes.

Outro ponto: porque você acha que um barítono não tem uma fa4? Concordo com você que nem sempre é uma nota fácil nem para um tenor, mas, se vc pratica canto lírico, sabe que nesta modalidade cada voz usa o máximo de sua tessitura e extensão. Claro que o que coloco agora NÃO é regra, pois cada voz é uma voz, mas podemos dizer que quanto a extensões, que um barítono ficaria nos agudos entre um fa, fa# sol, ou mais e um tenor em um la, si ou do, isso pensando em canto lírico, jamais em popular. Se você chegou a ver o livro inteiro do barítono, deveria ter reparado que o vaccaj utiliza essa extensão.

Você se referiu ao exercício "Bella prova e d'alma forte", no 4ª tempo do décimo primeiro compasso. Sim, a nota cantada é um fá. E não sei se você reparou, mas também:

no sexto exercício, Fra "lombre", compasso 6º;
no 14º exercício, "Laugel letto", terceiro tempo, compasso 36;
no 17º exercício, "Se povero", no quarto tempo do compasso 19; e
no 6º compasso, 3º tempo do compasso 6º e no 1º tempo do compasso 11,

são fás naturais. E no mais lindo de todos, o exercício nº 22, o Alla Stagion de fiori, no compasso 37, o BARÍTONO tem um fa#.

Se você faz canto lírico, então recomendo que escutede árias para barítono:
Il barbiere di siviglia, a ária largo al factotum, que exige um sol ou um lá de um barítono (dependendo da gravação é transposta, com tito gobbi um sol, com herman prey um la)
Escute a ária Estuans Interius, da Carmina Burana (ária nº 11) que exige um Sol para o barítono. Se você assistir as óperas de Giuseppe Verdi, como: Um baile de Máscaras, Don Carlo, La Força del Destino, I Lombardi, Otello, Rigoletto, Simon Boicanegra, Sitiffelio, irá perceber que Giuseppe Verdi, que para suas operas exigia sempre barítonos "de peso", que passaram a ser chamados barítonos verdianos, irá perceber que mesmo ele exige em suas obras essa extensão

Se duvida de mim, pergunte a sua professora, se ainda tiver dúvidas, eu tenho a gravação de todos essas óperas citadas e os três vaccaj em casa: tenor, barítono e baixo, e escaneio inteiro o vaccaj de barítono pra vc ver com os seu próprios olhos e sanar o seu equívico.

Barbara Jolie
Veterano
# dez/05
· votar


Dark Cross
Se quiser alguma especifica posso tentar te mandar sei la...
Meu Deus!!! Tem certeza??!!!
Nossa mto obrigada!!!!

Eu to precisando imensamente das vocalizes da soprano. Se possivel as:
Avezzo a vivere
Bela prova
Fra l'ombre
Come il candore
Delira

E outras mais q vc puder, pode hospedar no www.rapidshare.de ou enviar para este email: forumcanto@walla.com

Brigadaummmm!!!
Abraços!

Dark Cross
Veterano
# dez/05
· votar


Leandro Rigon

Entendo, bem não sabia que baritono deveria ter uma tecitura tão longa, mas enfim obrigado pela informação. Eu sou Tenor e usando de impostação Lirica já fica dificil fazer um Fa#... Mas pode se perceber que o todos Fa que o Gallo fez ficaram destinbrados... Por isso pensei que ele estava cantando linha de tenor, E eu tenho só o livro de Tenor e Soprano que é um tom acima do que o cantado pelo baritono.

De Mais Obrigado pela inforamção =)




Barbara Jolie


Vou tentar passar esses exercicios para mp3 ai disponibilizo para vc =)

Barbara Jolie
Veterano
# dez/05
· votar


Dark Cross
Obrigada!
Assim q der vc me avisa, ok?
Abraços!

Leandro Rigon
Veterano
# dez/05
· votar


Dark Cross

Você comentou sobre a tecitura do barítono. Na verdade, tanto baixo, barítono e tenor, claro que depois de anos de estudo, vão conseguir uma extensão aproximada de duas oitavas, ou pouco mais, ou pouco menos, dá uma olhadinha nas duas ou três primeiras páginas do tópico classificação e extensão vocal (não olhe o fim que só tem besteira).

Cada voz é uma voz, então por exemplo, um barítono martin (barítono com mais facilidade nos agudos) poderia fazer tranquilamente o vaccaj de tenor, e um tenor mais dramático (grave) talvez inicialmente, até desenvolver melhor extensão nos agudos, poderia estudar o vaccaj de barítono. Pra mim, que sou barítono, um fa# da alla stagioni não é uma coisa fácil.

Quanto ao vaccaj, as gravações do Lucio Gallo não não de forma alguma modelo de desempenho. Voz nazal, ele desafina (veja o exercício piu non si trovano, ele erra a nota e vai com um glissado corrigindo, no compasso 16).

Veja o exercício 5, bella prova, ele erra nota (compasso três, 6º tempo, ao invés dele fazer ré re ele faz re mi), resumindo, você não deve escutar ele para ter base de como cantar o vaccaj. No bella prova quando eu fiz tive esse problema, ao invés de cantar "l'es (re) ser (re)" eu imitava o bendito barítono "l'es (re) ser (mi)", e para corrigir foi um trabalho. . . . Ainda mais se vc é tenor, não tem por que ouvir o Lucio, ouça e tenha como modelo de desempenho a gravação da soprano, que (por mais que seja exagerada nos vibratos as vezes) é melhor.

Reitero: alguém tem a gravação de Baixo do Vaccaj?

Leandro Rigon
Veterano
# dez/05
· votar


Barbara Jolie

Na verdade o vaccaj não tem exatamente "vocalizes", são músicas de inicíação a técnica: saltos de terça, quarta, até oitava, inicio de ornamentos, etc. Olha, em mp3 fica um pouco complicado pq eu uso net discada, mas se vc especificar posso passar uns 2 ou 3. Se vc precisa de vocalizes especificamente, a medida que fui fazendo aulas, fui escrevendo os diferentes vocalizes que aprendi no encore, então tenho vários em arquivo *.enc e vários em midi, isso é fácil passar e inclusive tenho alguns prontos para tenor e soprano (estensão de do3 a do5, claro que isso pode ser um pouco exagerado, mas eu não sou tenor pra cantar isso hehe). Vou tentar hospedar alguma coisa mas eu preferia que vc me pedisse por email, ok?
Se quiser convesar sobre canto, pode me adicionar no msn:
srleandrorigon@hotmail.com

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vaccaj, Panofka, Concone etc