O que vocês acham do método VACCAJ ?

    Autor Mensagem
    mltm
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: mltm


    Sei que existem muitas opiniões diferentes sobre este método.
    O meu professor de canto está querendo usá-lo.
    Por favor, sintam-se livres para falar tudo o que pensam!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    Excepcional.

    Lex Vox
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    alguém pode tornar este tópico útil e explicar que catso que é VACCAJ?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Perfeito!

    Pra mim, os mais dificeis de todos q estudei.

    Vai em frente!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    Lex Vox

    Resumidamente um método que se vc conseguir fazer todo ele como se deve, pode cantar qualquer coisa.

    Zapata
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Zapata
    · votar


    Só eu tô perdido? Expliquem melhor, né? :/

    PS: Não pra aplicação, claro.

    "Não tentem isto em casa" :P

    Dark Diva
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Lex Vox
    Zapata

    Ao q sei, Vaccaj é o sobrenome do cara q criou métodos usados para o canto e os publicou em livros.

    São, na verdade, nada mais q exercícios. E cada livro é separado pela classificação. Tem método pra sopranos e tenores, pra mezzos, contraltos, e assim vai.

    Espero ter ajudado, rs!
    ;P

    Dark Diva
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    A propósito: alguém saberia me dizer se os livros do Pozzoli (p piano) são realmente considerados ultrapassados?

    Me falaram isso uma vez, mas não fiquei segura qto a isso.

    Canto
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Que método é esse? Nunca ouvi falar...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Canto
    Para aulas de canto lirico.

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    aí... tava vendo coisas sobre esse método (o qual desconheço totalmente).. e foi mal ressucitar o tópico, mas uma das coisas que mais se fala por aqui é que não se deve fazer nada sem orientação e tudo mais.. nem mesmo video aulas são indicadas (e eu concordo plenamente com isso)...

    então.. como pode um livro ajudar?

    abraços

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Rmiguez
    então.. como pode um livro ajudar?
    Com a orientação de um professor?

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Rmiguez
    · votar


    Christhian

    pode ser...
    mas a venda do livro não é condicionada...
    não tem qualquer informação do genero: compre se possui orientação, ou apenas use se seu professor solicitar.

    imagino que várias pessoas comprem justamente substituindo um professor.. achando que um método de um livro apenas pode torna-las cantoras.. essa é a critica.

    abs

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: membro
    · votar


    Rmiguez

    Metodo Pratico Di Canto Italiano da Camera

    Porque alguém sem professor iria se meter a comprar um método originalmente voltado para a música erudita?

    O professor decide se vai ou não usar, dependendo do objetivo do aluno. Não há impedimento para alguém que faz canto pensando em musica popular usar os exercícos do método, mas de acordo com o que o professor decide.

    Ninguém vai comprar o Vaccaj com a idéia de substituir o professor e se por acaso fizer isso vai ficar com o livro lá parado, porque nem vai saber pra que serve o que.

    Por isso não cabe crítica alguma.

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cantante

    Porque alguém sem professor iria se meter a comprar um método originalmente voltado para a música erudita?

    Por ter pouca informação, e achar que o livro por si só será capaz de ajudar em alguma coisa.

    por acaso esse é o livro sobre o qual eu estava pesquisando...não é com o Vaccaj o problema.. por isso a pergunta genérica "como pode um livro ajudar?"

    existem diversos outros livros.. e eu conheço pessoalmente gente que substituiu professor por livro (não pelo Vaccaj)...

    la no meu trabalho tem uma pessoa que comprou um livro que acompanha tambem um CD com vocalises..

    então.. sim.. imagino que assim como ela.. tem mais gente que se mete a comprar livros sem que um professor indique.. e mantenho a critica, pelo menos para aqueles que escrevem livros voltados pro canto sem preocupação se o livro está sendo utilizado com ou sem orientação.

    abs.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: membro
    · votar


    Rmiguez

    Acho que o problema não são os livros e nem os autores e sim pessoas sem noção alguma.

    Quando alguém quer aprender karatê vai atrás de um mestre de karatê, pelo menos isso é o que deveria fazer. Livros sobre karatê tem aos montes, com fotos e tudo, mas alguém é perdido o suficiente para achar que vai aprender karatê com um livro?

    Por ter pouca informação, e achar que o livro por si só será capaz de ajudar em alguma coisa.

    Pois então que a pessoa se informe. Se ela entrar neste fórum por exemplo e se der ao trabalho de ler com atenção, verá que sempre deixamos bem claro que sem aula não dá, não vai, perde-se tempo.
    O problema é que muitos não levam em conta e querem insistir no que ACHAM ser o certo, ignorando quem vive isso diariamente.
    Se você ouvir o Christian cantando por exemplo, ler que ele é professor de canto, ouvir os resultados que ele mostra em gravações e mesmo assim não for suficiente para ser convencer de que ali tem estudo...aí fica difícil.
    Tem gente aqui que tem como regra não fazer aula de jeito nenhum porque acha que vão mudar a voz, que vão interferir, etc, e fica batendo cabeça durante anos.

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cantante

    Concordo plenamente.

    O problema é que:

    mas alguém é perdido o suficiente para achar que vai aprender karatê com um livro?

    imagino que não

    agora, alguém é perdido o suficiente para achar que vai aprender canto com um livro?

    aparentemente sim

    que a pessoa tem que se informar, claro.. mas se ela vai a uma livraria e ve um livro que se propõe a ensinar o canto, ela num impulso pode comprar, achando que isso é uma coisa natural..

    essa comparação foi boa, mas só não cabe muito bem pelos costumes. é comum levar o filho a uma escola de artes marciais por exemplo, mas não é tão usual levar para aprender canto.. por isso pode haver mais facilmente essa confusão, achado que o livro pode resolver.

    mas outra coisa que me chama atenção em métodos de livros para canto, mesmo para os avisados, é que: até onde pude perceber cada voz precisa de um trabalho especifico.. tem suas deficiencias a serem trabalhadas... não entendo como um método genérico possa ser aplicado a todos.

    mas enfim.. não precisa prolongar essa conversa porque já me convenci de que não vou comprar livros, pelo menos por enquanto..

    abs

    Gansinho
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cantante

    Karate não tem acento
    humpf =X
    (preciosismo, sou faixa preta xD)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Gansinho

    humpf! :o)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que vocês acham do método VACCAJ ?