Sobre estudar música e ser um grande músico.

    Autor Mensagem
    Rômulo
    Veterano
    # jan/05


    Eu não abri esse tópico no Música em Geral Porque eu acredito que aqui haja pessoas mais sérias que poderiam discutr isso... lá vai!

    Vocês acham que aquele que irá se tornar um virtuoso, seja em qualquer instrumento ou canto, teria que estar em contato com música desde a segunda fase da infancia? (dos 5 aos 11 anos) muitas vezes por obrigação dos pais? Esse é ainda muitas vezes o pensamento de muitos maestros e professores de lirico afora... o que eu acho ser um insulto a capacidade humana de aprender, tendo em vista que eu vi muito isso quando estava aprendendo violino... O que vocês acham?

    Rafael Duarte
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    É que é nessa idade que o cérebro está amadurecendo, e tem áreas que estão se formando, por isso, se começa a tocar ou cantar quando criança, o aprendizado é natural. A criança tem uma facilidade natural para aprender qualquer coisa (assim como falar, ler, escrever, etc). Da mesma forma que é muito mais difícil para um adulto aprender uma nova língua do que uma criança.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Rômulo
    Realmente é assim q eles pensam mesmo. Mas aí cabe a vc mostrar a eles o seu desempenho e virtuosismo começando a estudar mais tarde.

    Não penso q por comerçar tarde não se consiga ser um grande músico, e sim tendo boa vontade e perseverânça, isso q não se exige quando criança, pois não temos outras obrigações e sim aquelas q os pais colocam na nossa frente.

    Grande abraço e força sempre!
    =]

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    depende...
    canto não tem nem como começar cedinho...só se começar no coral e tals....mas não é a mesma coisa sabe....canto se começa depois do amadurecimento mesmo....
    bom....acho que todo mundo que começa quando criança em instrumento...supera sempre quem começa tarde....por que é natural que a pessoa que começou desde pequeno a estudar o instrumento tenha o instrumento como algo natural para ela...
    porém isso de nada impede a pessoa que começou tarde a se destacar e se tornar brilhante....porém a realidade é que os grandes gênios começaram cedíssimo...tendo o instrumento como parte de sua vida...

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Rômulo
    vc toca violinu??????
    q legal! em q cidade vc mora????

    ( eu tambem toco )...
    comecei aos 10 anos!
    e aki em SAO JOSE DOS CAMPOS, tem a FUNDAÇAUM CULTURAL CASSIANO RICARDO, e lah, eles daum CURSO GRATIS de ''cordas'' e tudu mais...

    vc escolhe o instrumento ( cello, viola ou violinu )...
    e cada um faz a aula, PRATICA, TEORICA e ORQUESTRA!
    mas eu parei, pq eu naum tava conseguinu acompanhar a aula TEORICA! EH MTOOOOOOOO EXTENSA!!!!!!!!!!!
    ai nem dah!

    mas eu me arrependi mto de ter parado! MTO MESMO!
    foram 3 anos jogados fora!!!!! sem APRENDER NADA!!!!!

    mas e vc?

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    my msn:
    muga_sjc@hotmail.com

    Rômulo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn


    Cara que sorte... aqui em recife é uma burocracia pra vc fazer uma boa escola de música, principalmente o conservatório... sim, lhe adicionarei ao msn para agente conversar :)

    Rômulo
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Rômulo
    · votar


    Droga... saiu repetido. Enfim...

    Rômulo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    aff, ainda bem que apagaram o spam que deu aqui no fórum.

    srahead
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    romulo???
    vc me bloqueou?

    spy2k
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    eu acho legal começar cedo...
    mas nem sempre é possível pra todo mundo...
    meu filho vai ter o privilégio de ter um piano na sala de estar...

    não é assim com todo mundo...

    meus pais nunca me incentivaram com a música.. soh apartir do momento em q viram q eu estava apaixonado pela mesma...

    e em relação ao violino...me aguardem q esse ano eu aprendo a tocar!!

    :)

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    violino não sei se vou tocar...
    mas viola provávelmente...em um futuro...apenas para conhecimento do instrumento...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    FáBiO LiOnE
    minha prof de linguagem musical toca viola, ganha altos para tocar em orquestras, pois eh um instrumento q poucos tocam, a maioria escolhem violino para tocar.

    João Ferr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Acho que todo mundo aqui cohece o ivan lins, né?
    Ele começou - eu disse começou, primeiro contato - a tocar piano com 18 anos... Acho que ele aprendeu direitinho... huahuahuahuahau

    Rômulo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    João Ferr


    oxe, e quando ele falou na entrevista com o jo soares que o piano dele era meio tom abaixo? era so pq ele so tocava nas teclas pretas... ahuahuahuhuahuahua bizarro.

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Meu tio toca viola na OSESP...é realmente bom o instrumento..adoro o timbre

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Rômulo

    eu acho que vc poderia se informar mais, eu quando morei em Recife estudei no Conservatório de Olinda e na Orquestra dos Pés Descalços também em Olinda, e na Orquestra era de graça, num projeto que tinha ajuda do Governo do Canadá..

    procure saber se ainda funciona.

    um abraço.

    Rômulo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Claudio Natureza

    Tá beleza, irei me informar sim, apropósito, tu nao tens msn que eu ja te perguntei uma vez mas tu tem algum programa de batepapo ou algo assim? eu queria ter uma conversa contigo, tu manja muito de produção pelo que eu vi :)

    se vc quiser, tu poderia deixar teu email pra te contactar?

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Para ser um musico completo, ele precisa saber a parte de luthieria ou mixagem?

    makumbator
    Moderador
    # ago/17
    · votar


    zodiaco10001
    Para ser um musico completo, ele precisa saber a parte de luthieria ou mixagem?

    Não. Ser músico não é ser luthier ou engenheiro/técnico de áudio. Obviamente todo conhecimento correlato (ou não) é positivo para qualquer um.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    zodiaco10001

    "Para ser um musico completo, ele precisa saber a parte de luthieria ou mixagem?"

    Como já disse nosso amigo e guru makumbator não é preciso nenhum destes dois conhecimentos para ser um grande músico.

    Você já notou que quase todo piloto de fórmula Um (elite do automobilismo) manja de mecânica?

    O que estou comparando e querendo dizer é que um conhecimento das "ciências periféricas" ao assunto principal é sempre muito útil.

    Não é preciso saber construir um instrumento, dominar as ferramentas e materiais... Luthieria não é música. Mas, um conhecimento teórico geral sobre o assunto, é bastante apropriado. O mesmo vale para os assuntos de áudio.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Só não sei se pra ser piloto de Fórmula 1 é preciso " manjar " de mecânica, ou se é chegar a ser piloto de Fórmula 1 que te obriga a conhecer de mecânica...

    Meio paradoxal, mas eu acredito piamente na segunda hipótese... Porque a caminhada para ser piloto da F1, é longa, e ninguém começa de cima... Sempre se começa de baixo, sem suporte nenhum, quase investindo do próprio bolso...

    ejames
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Ismah
    Só não sei se pra ser piloto de Fórmula 1 é preciso " manjar " de mecânica, ou se é chegar a ser piloto de Fórmula 1 que te obriga a conhecer de mecânica...

    O piloto precisa compreender que tipo de setup se adequa ao seu estilo de pilotagem (e isso vem desde o kart) e saber como passar esse feedback pros mecânicos. O mesmo vale pro músico no palco falando com o operador da mesa na hora da passagem de som ou com o luthier na hora de uma regulagem. Ficar rodeado de engenheiros, assim como ficar rodeado de profissionais da música te faz absorver coisas novas e também te força a ir atrás de outras, então acho que é um processo conjunto.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    "Só não sei se pra ser piloto de Fórmula 1 é preciso " manjar " de mecânica, ou se é chegar a ser piloto de Fórmula 1 que te obriga a conhecer de mecânica..."

    Nasci e vivi, 35 anos, literalmente "dentro" do autódromo de Interlagos... posso te afirmar de caderneta:

    Como na matemática, a ordem dos fatores não altera muito esta questão.... mas claro, é um conhecimento paralelo que se desenvolve ao longo da carreira. Sem contar que no período de vacas magras "que são anos" o piloto quase não têm equipe, então tem que literalmente por a mão na massa.

    São décadas dentro de boxes falando de carro e mecânica, vendo os mecânicos atuarem e tendo uma aula teórica cada vez que você pergunta "o que aconteceu?".......Imagine quantos "o que aconteceu?" um piloto pergunta ao longo de sua carreira.

    Ou seja, se aprende mecânica por osmose e interesse.

    A consequência? Quanto "melhor mecânico" o piloto for, melhor ajustador de veículos ele será. Nelson Piquet e Allan Prost, por exemplo, foram dos maiores ajustadores de carros do planeta e eram capazes de avaliar o problema, até do carro que seguia em sua frente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre estudar música e ser um grande músico.