preconceito com a imagem do músico

Autor Mensagem
Beakman
Veterano
# out/07 · Editado por: Beakman


minha banda já está junta faz 3 meses, nossos motivos são progressivo, blues e rock. Estavamos com problemas pq não achavamos o primeiro vocalista, tinhamos tudo desde saxofone a teclado menos o primeiro vocal.

A três dias meu ex-professor de guitarra me ajudou passando o nome de um cara (vocalista) e o número de telefone dele. Comuniquei com a galera da banda e todos nós vimos a luz no fim do tunel, uma pontinha de esperança.

Pois bem, hoje pela manhã, aproximadamente às 9:30 liguei para o cara explicando que nossa banda procura um vocalista a algum tempo e que meu professor havia indicado o seu nome. Conversa vai, conversa vem e ele me fez uma pergunta inusitada, a qual eu jamais poderia antever.

Me disse o seguinte:

(cara) - "Eu gostaria muito de tocar numa banda sim, estou disposto a ver o ensaio de vcs no sábado. Mas tem uma coisa, nunca te falaram da minha aparência?

(eu) - "Errrr... Não... mas por que iriam me falar? Qual o problema cara?..."


(cara) - "Cara é o seguinte, eu não sei se vcs vão querer que eu cante"...

(eu) - "Mas por que cara? Qual o problema?"


(cara) - "É o seguinte, já vou dizer antes. Eu sou gordo."


Uns segundos se passaram, eu não tinha entendido o pq daquilo e disse que não estávamos procurando um modelo e sim um vocalista, que foda-se o nosso visual, queremos um vocal!

Depois de desligar o telefone fiquei pensando, pensando e pensando... Lógico que aparentemente parece besteira isso tudo, ora era apenas um cara que se menospreza por estar acima do peso... Até que caiu minha ficha... Ele deve ter sofrido preconceito com outros grupos ou bandas por ser gordo... Se não fosse isso ele não teria me "alertado"...




Algum de vocês já sofreu algum tipo de preconceito por não ter um visual padrão "Ator de televisão"?



gostaria de saber a opnião de vocês sobre isso que escrevi...

John Arch
Veterano
# out/07
· votar


Já sofri preconceito por causa da minha imagem. Não me aceitaram na banda pq eu era "muito bonito pra cantar num Ramones Cover"...haahahAHAHAHAhaharhahaHAHAHAhaHAHAhaHAHAHAhaHahA

Falando sério agora, eu nunca tive esse tipo de problema não, mas imagino q deve ser constante, principalmente em segmentos mais comerciais.
Mas não é só a questão de ser gordo, magro, feio ou bonito. Também tem a questão do visual mesmo. Uma pessoa vestido de forma comum dificilmente será aceita numa de black metal...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/07 · Editado por: Christhian
· votar


Beakman
Não é questão de ter preconceito, mas tem que chamar a atenção mesmo, de forma construtiva. Cantor tem que cuidar da aparência, até pelo fato de estar na frente da banda.

Se ele não é capaz de cuidar da boca, muito provavelmente não é capaz de cuidar da voz. É o típico "pega o microfone e berra".

Sem preconceito mesmo, até pq eu estou uns kg acima do peso, por causa de uma cirurgia no joelho. Mas vivo me cuidando.

kochh
Veterano
# out/07
· votar


Em toda area rola esse preconceito de feio ou bonito.

CheshireCat
Veterano
# out/07
· votar


Beakman
nunca sofri preconceito na área da música não... aliás, tem vários professores da minha escola de música que são gordos O_o
mas até a 7ª-8ª série eu era bem gorda... e sofria preconceito sim... aliás, tava mais pra bullying que preconceito... pichavam meus trabalhos de artes, jogavam pedaços de borracha em mim, riam quando eu passava, coisas assim... =D

Beakman
Veterano
# out/07 · Editado por: Beakman
· votar


Christhian
sei não brother, eu acho muito ruim tirar o cara de uma banda só porque está acima do peso. acho que as pessoas tem que se preocupar com o som e não com a aparência. Claro que dentro dos padrões de higiene(no caso da pessoa ser relaxada).

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


Beakman
Não precisa tirar da banda, é só dar um aviso. Se o cara preza pela música, ele vai se tocar.

Velho, se alguém apenas ouvisse a tua música, efetivamente não importaria se a banda somada pesasse 1ton. Mas o fato é que as pessoas querem ir no show, querem ter momentos de prazer lhe assistindo e na maioria dos casos, o músico é a personificação do que o fã quer ser e por isso, a aparência é determinante.

Pensa assim: Se vc pudesse ser um ator, prefereria ser o Rodrigo Santoro ou o Matheus Nachtergaele (do "auto da compadecida")? Perceba que eles tb são artistas, a diferença que são cênicos e nós, músicos. Mas a empatia com o fã é a mesma - e fã é exatamente quem determina o seu sucesso ou fracasso, afinal é dele que vem a $$$.

Abraços.

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


Beakman

Acho que no caso dele o maior preconceito é dele mesmo. Não vejo nada demais num cara gordo no vocal ou em qualquer outro instrumento na banda, até por que o Rock tem cada figuraça que vou te contar.

Em todo caso avisa o cara que se beber até cair vc não vai carregar ninguém pra casa, (por precaução é claro).

Zapata
Veterano
# out/07
· votar


Christhian
Se ele não é capaz de cuidar da boca, muito provavelmente não é capaz de cuidar da voz. É o típico "pega o microfone e berra".

Apesar de achar que o cuidado com o "visual" é importante por vários motivos (não só pelas expectativas do público e do mercado, mas também por uma questão de saúde e auto-estima), eu não concordo com essa frase. Não acho que exista uma relação entre uma coisa e outra aí. A título de exemplos gritantes em contrário, basta notar o "físico" de grandes cantores líricos.

Just my 2 cents.

Beakman
Veterano
# out/07 · Editado por: Beakman
· votar


Christhian
"o músico é a personificação do que o fã quer ser e por isso, a aparência é determinante."

é isso é verdade. Acho que é por aí mesmo. abraço brother
jimmt vandrake

Em todo caso avisa o cara que se beber até cair vc não vai carregar ninguém pra casa, (por precaução é claro).

ah com certeza!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/07 · Editado por: Christhian
· votar


Zapata
basta notar o "físico" de grandes cantores líricos.

Só o Pavarotti era gordo, e muito mais pelo tumor no pâncreas do que por fisiologia mesmo.

Quem canta precisa ser regrado, inclusive com a alimentação. Quem tem problemas com compulsão para comer, dificilmente aguentaria seguir uma dieta mínima pra manutenção da saúde vocal (Minimizar leite, sorvetes, gorduras, ingerir alimentos construtores, evitar açucares, etc, etc).

As coisas "tornam-se" relacionadas exatamente ai.

EDIT: Pensando, ainda dá pra ir mais longe. Quando eu não durmo bem, minha voz não fica 100% no dia seguinte. Se só isso já chega a influenciar, pense no que a gordura em excesso não pode fazer? Alias, pense em gordura no trato vocal, pois tecido adiposo se acumula em qqr lugar. Se o cara canta corretamente, pode ser que o exercício evite o acumulo nessa região. Mas se é um eventual e que não estuda, certamente terá comprometimento.

thiaguinhu
Veterano
# out/07
· votar


acho q o cara é meio paranóico apenas.

Tem q ver se o fato dele estar kg's acima do peso não influência na respiração e com isso prejudique a apresentação.

Beakman
Veterano
# out/07
· votar


thiaguinhu

ah pode ser! nao pensei nisso.

cybx
Veterano
# out/07 · Editado por: cybx
· votar


Beakman

Concordo com praticamente tudo que o Christhian falou. Um músico profissional depende da música para fazer sucesso e conseqüentemente ganhar dinheiro para sobreviver, e dentro disso tudo entra a aparência dele.

No mundo musical não é só a música feita pelo músico que é vendida (infelizmente), mas a aparência tb. Principalmente em bandas de rock, que os maiores fãs são os roqueiros que geralmente são jovens, e 99% dos jovens querem ter um corpo perfeito e ser atraente.

Já com artistas solos, o público varia mais, por exemplo o Martinho da Vila com seu público, em sua grande maioria, pessoas da classe C (sem ofensas e/ou preconceito) que não prezam tanto pela aparência (na sua maioria) e sim pelo prazer cotidiano como encher a cara e sambar. Lembrando sempre que as coisas antes de serem feitas, quando têm profissionais competentes por trás, dependem de pesquisas e estatísticas.

Tudo tem um porquê. É só vc conseguir enxergar esse porquê além da facil afirmação que existe preconceito demais no mundo.

Agora opinião pessoal. Eu não to nem aí pro que as pessoas parecem, pra mim aparência não representa nada, mas infelizmente não é assim que o mundo funciona, ou seja, se vc quer uma coisa, vc tem que estar disposto a fazer outras para atingir o seu objetivo.

Abraços!

mazza
Veterano
# out/07 · Editado por: mazza
· votar


EDITADO esquece escrevi besteira
sô feio mesmo e áí? não tô nem aí....

grungegirl
Veterano
# out/07
· votar


O pior é que esse preconceito existe mesmo. Meu amigo desistiu de cantar na banda dele por causa disso. Um dia, ele estava conversando comigo e disse que não ia ser o vocalista porque era feio. Eu discordei, disse que a voz dele era linda e que isso não era motivo para ele não cantar. Mas ele insistiu, disse que ia só ficar na guitarra mesmo. Fui ensaiar com os caras e embora hardcore não seja a minha praia, dei uma força pra eles e disse que não era desistirem, que a música é difícil mesmo. Eu cantei no ensaio porque eles estavam sem vocalista e sem baterista.

Larizinha
Veterano
# out/07
· votar


ah cara se o cara cantar bem qual o problema dele ser gordo?

Eu nunca deixaria de curtir uma banda que manda bem porque o vocalista é gordo!!!
E conheço váriiias pessoas que são da mesma opinião que eu..

Aqui em minha cidade sempre gosto de ir à barzinhos que tem cover...e sério..o cara que mais gosto de ouvir é um gordo ..mas não tem erro...toda vez que o cara vai cantar eu não perco..de tanto que admiro e acho o cara simpático e ótimo cantor.

Se a banda é boa e o cara é bom, já tá feito!!

makumbator
Veterano
# out/07 · Editado por: makumbator
· votar


Christhian

Pensa assim: Se vc pudesse ser um ator, prefereria ser o Rodrigo Santoro ou o Matheus Nachtergaele (do "auto da compadecida")?

Prefereria ser o Matheus, ele é feio, mas é muito mais talentoso que o Santoro(não que o Santoro seja um lixo, mas perde feio do Matheus). Na atuação acho que isso conta menos, pois são necessários vários tipos físicos para vários personagens diferentes(há papéis para jovens, velhos, gordos, magros, altos, baixos, etc...)

Concordo com o que vc falou em relação aos cuidados da voz e tal, mas já vi gente gorda cantando bem, já vi gente magra e super saudável cantando mal...

Ninee
Veterano
# out/07
· votar


Christhian
Sem preconceito mesmo, até pq eu estou uns kg acima do peso, por causa de uma cirurgia no joelho

Mas com a voz que vc tem, quem vai ligar pra isso??? :D
;)

J. S. Coltrane
Veterano
# out/07
· votar


O visual conta, principalmente para cantores. Quantas "Amy Lee" temos para cada Tim Maia? Mas se o cara manda bem, foda-se.

mais em www.dezmilplatos.blogspot.com

McBonalds
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho que o cara que é bom, se garante sendo gordo, magro, perneta, caolho ou o que for. Já vi muita soprano lírica que pesava mais de 100 kg e nem por isso deixava de ter uma voz impecável

Pensando bem, ninguém deixa de ir no show dos Rolling Stones porque o Mick Jagger é feio, nem deixou de ir no show do Queen porque eles eram gays, ou no show da Alcione por ela ser gorda.

Conforme o público se acostumar com a aparência do vocalista, isso acaba sendo uma marca própria dele (como o Jô Soares) e acaba virando um efeito positivo.

Mas é claro que se a banda for tocar para o público adolescente, do tipo que gosta de KLB, esse sim não tem piedade, é melhor se cuidar hehehe.

Midgard
Veterano
# out/07
· votar


McBonalds
nem deixou de ir no show do Queen porque eles eram gays

só o Freddie Mercury era òÔ

Cysio
Veterano
# out/07
· votar


Larizinha
ah cara se o cara cantar bem qual o problema dele ser gordo?

Eu nunca deixaria de curtir uma banda que manda bem porque o vocalista é gordo!!!



Nem 1/3 da população tem inteligencia pra isso...
Tu acha que se o vocalista do Simple Plan fosse feio e gordo eles seriam famosos !? Mas nem ferrando...

eduardoclark
Veterano
# out/07
· votar


Sem dúvida pra ser famoso e POP, é difícil assim. Mas como citado acima, Tim Maia, Ed Motta e outros provam que não é questão de peso.
Claro, se influenciar demais na saúde, influenciará na voz. Mas obesidade também é genético, e tem gente que tem um padrão de peso acima do normal. Certas pessoas nunca serão "magras" naturalmente, dentro nos nossos padrões estéticos.
Antigamente, mulheres mais "redondinhas" eram o padrão estético., principalmente na renascença.
E a "onda da saúde" de hoje em dia (que vem pela estética imposta pela sociedade) deturpa muito isso.
Concordo com o Christian, no sentido de que alguém que engorda muito pode danificar e prejudicar sua performance. Mas temos muitos exemplos se ótimos cantores que são acima do peso, é tudo uma questão fisiológica de cada um.

Eu, pessoalmente, não me importo nem um pouco com isso, do ponto de vista da Arte.

Do ponto de vista do produto, é uma embalagem, assim como a do Sucrilhos. É bonito, vende mais. Se tuia música é teu produto, e vendê-la é o mais importante, preocupe-se com isso. Se tua música é tua arte, e vendê-la é o mais importante, preocupe-se, mas deixe em segundo plano.

Mickey Mouse IV
Veterano
# out/07
· votar


Sei la, banda sem estilo assim, com uns nego feio, vê quantas famosas tem, vou ser sincero.

É importante aparência. O músico, além de músico, é um artista cara. Isso tudo inclui.

Preconceituoso, babaca, se acham isso, problema.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07 · Editado por: membro
· votar


Caras, se aparência fosse tão importante num cantor o cara do DIO tava morto.

makumbator
Veterano
# out/07
· votar


Cantante

huhuuhashuas!!!!!
Mas ele nem aparece na câmera, porque como é anão, a gente só vê o cabelo dele no DVD!!!!!heheheh

RickSalve
Veterano
# out/07
· votar


Olá galera, meu cadastro acabou de ser aceito, e essa é minha primeira participação aqui.
Sou músico e como achei o assunto interessante, vou comentar minhas experiências e dar minha visão disso.
De uns trinta anos pra cá, principalmente, os meios de comunicação levaram a música a outra nivel, antes o que era apreciado apenas por ouvidos e em shows simples, hoje é muito visual, seja na roupa e no visual dos músicos, ou nas luzes e fumaças em alguns shows.
É um retrocesso da nossa cultura, essa super valorização da imagem só prejudica, antigamente os pintores por exemplo, eram muito mais inovadores, realistas, hoje em dia a moda é criar coisas chocantes para chamar atenção, sem talento algum, apenas querendo ser visto, é ridiculo na maioria das vezes.
Isso ocorre com a nossa amada música, para os que defendem neste caso, que a obesidade causa problemas no canto, eu concordo, obesidade em excesso, pessoas "fortes" como alguns costumam dizer podem ter uma performance superior a muitos "modelos" do nosso padrão estetico. O importante é o cantor, músico, seja o que for, se sentir bem... se ele é obeso mas alcança o resultado que procura, que seja feliz. Essa coisa de "... mas você é um artista, tem que se cuidar..." o trabalho do artista é produzir arte, no caso do músico, fazer música, expor sentimentos e ideais... se seu fã é cabeça fraca a ponto de dar tanto valor ao visual dele, ele não compreende o sentido da arte.
Vou terminar por aqui.... resumindo... na MINHA opinião, quem diz que visual é importante e coisas do genero, é o mesmo cara que começou influenciado por Led e hoje toca Daniel, ele se rendeu ao gosto alheio por dinheiro.
Eu toco a vários anos, sempre com meus ideais, é obvio que não ganhei um terço do que essas bandas que só tocam pop ganham, mas pode ter certeza, com o pouco que ganho, eu toco com amor e aindo consigo me manter. Quer ficar rico? Famoso? Pegar mulher? Vai fazer teste pra novela nova.... músico é músico.

184486
Veterano
# out/07
· votar


Quer ficar rico? Famoso? Pegar mulher? Vai fazer teste pra novela nova.... músico é músico.

Nossa.. falou e disse tudo!

mazza
Veterano
# out/07
· votar


ah, feio não dá. Vocal tem que ser feminino e usar manequim 34 no máximo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a preconceito com a imagem do músico