voz de cabeça (falsete)

Autor Mensagem
floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


marcos_alexandre_cba
vou ouvir...

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
marcos_alexandre_cba
ouvi...vcs tem razão...entra em falsetto antes mesmo.....

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
q antes era uma emiçaum baixinha e fraquinha, q eu nem botava muita fé, imaginava ser um ouro tipo de falsete, soh q com mais qualidade sonora, porém menos potencia, eu vi quaum brilhanter eram meus agudos

Cara, você acabou de me animar. Eu tenho essa voz de cabeça que parece falsete, mas com mais qualidade e sem potência.

Como você fez para pegar potência na voz de cabeça. Porque quando eu coloco mais "força" no diafragma, ela simplesmente some. Só aparece mesmo se eu fizer com a voz bem suave. Dá um help ae, please. =)

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen
Confirmou ae??
:D

Estênio Xavier Varjão
Veterano
# dez/04
· votar


E aé Lione vai terminar quando a Sign of the Cross???

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04
· votar


subindo

Pro Gippe ver... =)

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


Marko_Gildenlow
FAla veio, pois entaum, eu descobri como usar essa voz depois q soube q era pra esse registro (voz de cabeça) q vc tem q ter passagem. Entaum o negocio foi praticar muita passagem, usando voz de cabeça e tentar descer pro peito e vice e versa. Peguei tbm uns exemplos de cantores q usam a voz de cabeça exageradamente, tipo o LAbrie, do Dream Theater, daih fiquei praticando todo dia, posso dizer q o Labrie foi um professor pra mim, mesmo sem ele saber, hauhauahauhauauah
mas por favor, se vc pegar o LAbrie como referencia, nada de tirar a língua para fora ao cantar, blz? haiaaihaihaihaaihaihaih

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
huahuauhahuauhahuuha

Beleza. É meio bizarro mesmo... =Þ

Mas como você conseguiu potência na voz de cabeça? Porque, como eu disse, se eu coloco mais ar a voz desaparece... =(

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


Marko_Gildenlow
Eh q a gente tem o costume de cantar baixinho na voz de cabeça, e pra isso vc fecha a laringe pra subir nas notas com pouco volume. No canto normal, por assim dizer, o negócio eh pensar em abrir a laringe, escancarar a garganta, vc vai reparar q os lábios se abrem num sorriso nesse registro, vc entra na forma de um bocejo, saca? Complicado de explicar na net. Siga essas pistas: Sorriso - bocejo - voz de cabeça.
O resto tu vau ter q pegar sozinho

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
Valeu, cara... Vou treinar aqui. ;-)

[]'s

Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


Ressucitei o tópico aqui pra não criar novo.

Esse negócio de voz de cabeça e falsete me cofunde muito.

Eu por exemplo, por algumas vezes, canto num registro agudo, mais agressivo, soando como os agudos do Ripper, do Halford e do Matthew Barlow do Iced Earth. A minha vida inteira achei que isso era falsete. E cada um que ouve fala uma coisa. Falsete, Head Voice, Super Head Voice, e até teve um professor que disse se tratar de voz faríngea.

Meu atual professor diz se tratar de voz de cabeça mesmo, e estou tendendo a concordar com ele.

E qual a opinião de vocês sobre essa parte da teoria? Esses super agudos, muito usados no heavy metal sÃo falsetes, voz de cabeça, voz faríngea, ou voz de sabe-se-lá-o-quê?

BOTW
Veterano
# out/11
· votar


Depende, cada caso é um caso. Eu arriscaria dizer que a maioria usa voz de cabeça, mas não apostaria nisso. O Tobias Sammet, que o autor do tópico citou, usa (bastante) falsete. Assim como o Rob Halford. O Bruce Dickinson faz uso do belting. O Kiske, até onde eu sei, faz uso de várias técnicas. Diz o Andre Matos que só usa voz de cabeça, mas na minha opinião ele faz alguns falsetes ao longo da carreira, só que bem potentes. Ou seja, é meio difícil definir o que cada vocalista faz. Tem o whistle também que produz notas bem altas...

E no canto é muito difícil de achar respostas precisas sobre o outro, gera-se muita controvérsia. É bem possível que alguém apareça e diga que estou errado nas informações que eu dei. Eu também não duvido.

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


BOTW

Sem duvida que aparece. Bruce Dickinson não vai nos agudos com voz de peito, cobre e bastante. Tinha um aluno meu com voz bem semelhante a dele e os falsetes eram tão encorpados que causavam dúvida num leigo.

BOTW
Veterano
# out/11
· votar


Bem, como eu disse...

O Leopold (muito provavelmente) tem razão.

shoyoninja
Veterano
# out/11
· votar


Lex Vox
Se vc nao consegue perceber se esta usando voz plena ou falsete eu duvido bastante que seja.

Enfim, pela enesima vez, pela internet vc nao vai aprender isso.

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


Agora qto ao André Matos, caramba, é até difícil acreditar que o cara tenho dito essa frase.

Uma que usa falsete e usa muito, coisa que não vejo nenhum problema aliás...mas usar falsete e não saber que é falsete é o cúmulo do desconhecimento.

Dureza.

Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


shoyoninja

Se for levar em conta sensação, a mim parece voz de cabeça mesmo.
E não, não estou tentando aprender pela internet, apenas suscitar uma saudável dicussão.

Leopold

Como eu disse no tópico em que acabamos nos desentendendo (Tô tentando levantar uma bandeira branca aqui) Meus conhecimentos são realmente limitados e a minha opinião é uma opinião de merda. Como passei por muitos péssimos professores, realmente meu conhecimento é confuso, e errado em vários tópicos, coisas que eu estou estudando pra consertar agora.
Mas essa é realmente uma dúvida minha. Provavelmente eu deveria calar minha boca e apenas ouvir meu professor, já que é um cara que confio, e sinto que ele está certo. Mas, ansioso que sou, promovi esta discussão aqui e, sinceramente, gostaria de ouvir a todos, até como forma de tentar consertar minha grosseria anterior.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


Lex Vox
E qual a opinião de vocês sobre essa parte da teoria?

Então cara, não tem opiniões ou 'achismos' tratando-se de técnica. É ou não é.

Em termos de 'teoria' (por que executar isso de fato implica em um rudimento de técnica vocal muito bem construído e não é pra qualquer pessoa que resolveu começar a cantar ontem e sem orientação), voz de cabeça tem uma característica determinante, que é a cobertura. As vogais devem ser articuladas e alinhadas nas ressonâncias superiores e os harmônicos graves precisam ser trabalhados na imposição da voz, para se equilibrarem aos agudos, que são naturalmente mais ressonantes nas partes "duras" da cabeça. Muita gente confunde voz de cabeça com falsete exatamente pela natureza mais leve da voz de cabeça, mas o termo em sua origem refere-se ao registro de voz plena.

Sobre o Andre dizer que não usa falsete, a culpa é exatamente de comunidades e fóruns como esse era antigamente - e como às vezes parece querer voltar a ser, pois pela natureza do canto, qualquer um com 'cordas vocais' acha que pode cantar em alto nível e entender profundamente de técnica vocal, afinal nasceu 'tocando o instrumento'. Isso aqui era um emaranhado de achismos e fanatismos, em que gente sem conhecimento de causa proferia que cantar com falsete era um demérito e não era coisa de 'metaleiro que se preze'.

O fato é que usa-se tudo isso no rock e no metal. Voz de peito, cabeça, falsete e uma voz de cabeça com mais compressão para atingir notas agudas com mais energia, mas que tem o seu preço em termos de desgaste. Esqueça os americanismos como Belting, Head Voice, Super-uper-duper head voice e afins. Em sua essência, o que se faz na Broadway por exemplo, não tem muito de saúde vocal e não pode servir de modelo pra nada que não seja cantar na Broadway.

E vou reforçar A TODOS o que disseram acima. Não tentem entender as coisas pela internet, como se isso fosse mudar a sua compreensão a respeito de sua própria execução vocal. Se está com dúvida, procure alguém que lhe ouça e lhe diga sem titubear do que se trata - e principalmente ABSORVA quando alguém lhe disser que o que você faz está errado e precisa ser evitado. Um conselho bem dado de quem sabe o que está dizendo serve mais do que um ano de orientação mal feita, em todos os âmbitos de aprendizado na vida.

Abraços.

Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


Christhian

Hummm, Acho que entendi. Pela sua explicação, que bate em cima com a do meu professor atual, o que eu venho usando é realmente voz de cabeça. É uma voz plena, que soa mais aguda, mas mesmo assim não foge do meu timbre natural. E realmente, ela é mais leve.

Valeu Christian! Obrigado a todos

BOTW
Veterano
# out/11 · Editado por: BOTW
· votar


Leopold Ele declarou que não faz uso de falsete em uma entrevista, o que me soa uma incoerência... Certa vez - há anos - cheguei a indagar "então é só voz de cabeça, né?", mas ele riu e mudou de assunto.

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


BOTW
É óbvio que ele usa falsete. O negócio do Andre é que ele consegue fazer um misto de falsete e voz de cabeça para adicionar um peso ao falsete, a técnica que ele possui permite isso. O Christhian mesmo me disse isso uma vez.

Me corrija se eu estiver errado, Chris!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


Gansinho
O negócio do Andre é que ele consegue fazer um misto de falsete e voz de cabeça para adicionar um peso ao falsete, a técnica que ele possui permite isso.

É mais ou menos isso. A grosso modo, ele faz uma passagem para o falsete muito bem feita e encorpa como se fosse uma voz de cabeça, com uma emissão mais ajustada (pouco mais de compressão) que um falsete 'tradicional'.

É a mesma coisa que o Leopold relatou que o aluno dele faz:

Tinha um aluno meu com voz bem semelhante a dele e os falsetes eram tão encorpados que causavam dúvida num leigo.

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Christhian
Saquei! Valeu!

EdmauroCGMS
Veterano
# out/11
· votar


Sobre o vídeo abaixo: é impressão minha, ou tudo o que o cara faz dizendo que é voz de cabeça.... na verdade é falsete?



Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


EdmauroCGMS
O cara não sabe o que fala, a começar pelo título do vídeo.

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


O cara faz um falsete e diz: "falsete, tem muito ar acontecendo". Só no falsete dele né, que é bizonho de ruim.
Aí ele faz outro agudinho: "Voz de cabeça, perceba". Somente um falsete mais grave que o outro.

Depois ele diz: "Se fosse falsete, ia quebrar"
Ia quebrar porque ele não possui técnica pra fazer a passagem da voz plena pro falsete sem quebras né.

Tá foda.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


O que falta o povo se tocar é que não há achismos no canto.

Não tem essa de 'descobrir a voz de cabeça' ou 'eu acho que isso é falsete'. Existe TÉCNICA, faz ou não faz. Alguns são mais virtuosos, outros mais esforçados, mas quem estuda SABE EXATAMENTE O QUE É voz de cabeça e falsete por que aprendeu na aula.

Esses vídeos são coisas de gente desocupada que 'acha' que sabe cantar alguma coisa ou 'acha' que tem algum conhecimento de causa.

shoyoninja
Veterano
# out/11
· votar


Christhian
Vc viu o video?

O cara fala pra fazer o exercício em I e deixar "leve". Sensacional...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a voz de cabeça (falsete)