voz de cabeça (falsete)

Autor Mensagem
FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
na voz masculina funciona da seguinte maneira....
Voz Plena PONTE Voz falsa
AQUI QUEBRA DE REGISTRO na ponte...porém tem estudos que dizem que temos várias quebras de registro..sim..mas a mais notável..é quando mutamos da voz plena para o falsete...aonde começamos a usar a cabeça como ressonador completamente e cortamos o ressonador do peito...nesse momentos estamos em falsete....

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


FáBiO LiOnE
mas pq falsete?? Se a ressonância é na cabeça? e mais a posição das pregas vocais mudam....como seria essa quebra?
Obs. to perguntando por curiosidade, tá?

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
então...é falsete por que a voz perde todo o corpo...teria que se treinar para se ter bel canto nesse registro...
as pregas fica assim () formando uma fenda menor por onde o ar passa...
a ressonância é na cabeça...o mais certo seria dizer voz de cabeça...mas no lírico a voz de cabeça começa antes...quando começa a se usar a cabeça para chegar em tons mais altos...ai é outra quebra de registro..que acontece antes do falsete...uma quebra de sonoridade...e muito sutil...não é mudança na posição das pregas...somenta na ressonância...e no timbre que nos tenores começa a brilhar

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


FáBiO LiOnE
então seria assim: voz plena , passágio para blended, passágio para voz de cabeça e passagio para falsetto....seriam 04 registros e contra-tenor high falsetto, certo? Então contra-tenor tem um a mais.

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
No erudito voz de cabeça chama-se falsete, pros homens... como se num pudessemos cantar nas oitavas das mulheres, mesmo q se use harmonicos graves e tudo mais. Djavan no erudito eh falsete, pelo q o lione diz. A grande maioria dos rockeiros saum falseteiro, pelo q o lione fala... sei lah... tem alguma coisa errada ae... pra mim o negócio eh seguinte... tah bonito? passagio perfeito? naum ha quebras, falhas, saltos? Blz, eh voz... se vc ficar pensando em q registro estah, acaba pirando...
Homem tem q se limitar a cantar em voz de peito??? ah, fala sério!!!

The Yellow Monkey
Veterano
# nov/04
· votar


Então se for ver por essa lógica a quantidade de notas que o cara vai pegar para cada registro é pequena?

Pq de Blended pra cabeça e de cabeça pra falsete é coisa minima...

nesse high Falsetto entra whistle?

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


The Yellow Monkey
entra sim...qto as diferenças depende d cada um...se é mínima ou não....

Gippe
eu digo isso, pq no conservatório os tenores cantam em voz d cabeça, e chamam d voz d cabeça não falsetto...e aí sim o contra-tenor utiliza o high-falsetto....mas o q disse tá certo...cantando bem é o q importa....

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


The Yellow Monkey
nesse high Falsetto entra whistle?
NAum, aih entra em registro de contra... faz aih uma vozinha bem fina, de soprano, imite mulher na cara dura mesmo, no tom mais agudo q vc pode... isso eh high-falseto... eh o q usa o edson cordeiro

floor jansen
eu digo isso, pq no conservatório os tenores cantam em voz d cabeça, e chamam d voz d cabeça não falsetto
Eh, essa eh a minha linha de estudo, vai ver q a do Lione eh outra, sei lah. NA voz de cabeça os tenorers iniciantes, por assim dzer, soam mais finos ou soam dauquele geito explosivo???

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
sim..tenores usam muito a voz de cabeça...eu uso...mas a voz de cabeça como o canto lírico diz...aquilo que o pavarotti, andrea bocelli, mario lanza fazem do fa3 pra cima....é isso voz de cabeça...

august22
Veterano
# nov/04
· votar


o que é falsete?
alguem me manda um e-mail dizendo ae?
ussr@terra.com.br

valew

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Gippe
bom, no conservatório os iniciantes são mais explosivos, mas não tem domínio d apoio ainda....


FáBiO LiOnEqual seu repertório?

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
não só eu...vários tenores do FASC também usam a voz plena sempre e a voz de cabeça lá pra cima do fá3...
O que o labrie usa....é falsete
O michael kiske...
esses caras ai usam falsete...

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


FáBiO LiOnE
E o q o cara do the darkness usa eh o q??? ou o king dimond??? num me diga q eh o mesmo "falsete" q o labrie usa... eu sei q naum, eu emito os dois resgistros de forma diferente!

Diego Sammets
Veterano
# nov/04
· votar


meu alivio... pq eu só consigo chegar no tom dele forçando um pouco na voz de cabeça nas partes mais agudas... pq se fosse tudo na voz de peito o cara era um deus 0.o.. e ainda tem gente q fala q ele é um dos piores do Brasil.. tem louco pra tudo nesse mundo

Diego Sammets
Veterano
# nov/04
· votar


e falsete pra mim o grande nome é o Kay hansen ele destroi animal com aquela voz Aguda rasgada fudidona

The Yellow Monkey
Veterano
# nov/04
· votar


E caras como Fabio Lione (o verdadeiro), Bruce Dickson, Timo Kotipelto? Aquilo é voz de cabeça? pq é totalmente diferente do que o Cara do King Diamond faz, o do Darkness, o André Matos... Pq do jeito que tão falando dá impressão que Falsete e Voz de cabeça é a mesma coisa...

marcos_alexandre_cba
Veterano
# nov/04
· votar


Pra mim a diferença eh q o falsete é uma voz de cabeça mas não necessariamente toda voz de cabeça eh um falsete. Tem voz de cabeça na qual você não relaxa as pregas vocais, ja nas que a posição das pregas muda em relação à voz de peito eh falsete....

ix, bagunçou tudo de vez.

Diego Sammets
Veterano
# nov/04
· votar


Kotipelto n é falsete ? eu sempre acheio q fosse... as musicas dele são as mais faceis de se cantar

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


The Yellow Monkey
Aquilo é voz de peito, e voz de cabeça...líricamente falando!!
Agora no popular a voz de cabeça confunde....por que dizem que é a voz de total ressonância na cabeça...e isso é o falsete...
King Diamong...faz um falsete mais Aberto...
André matos....mas fechado e colocado...
Porém andré matos..usa muito da voz plena hoje em dia...no shaman....

PVitor
Veterano
# nov/04
· votar


FáBiO LiOnE
sim..tenores usam muito a voz de cabeça...eu uso...mas a voz de cabeça como o canto lírico diz...aquilo que o pavarotti, andrea bocelli, mario lanza fazem do fa3 pra cima....é isso voz de cabeça...
essa eh minha maior duvida no canto, no momento...
eu identifico essas mudancas de sonoridade no bocelli por exemplo, mas n tem jeito de eu fazer algo parecido..
tudo q faço é "forçar o peito"..
vc tem alguma dica ou exercicio p/ me ajudar a desenvolver essa voz de cabeca lirica?

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


PVitor
assim..é abrir lá traz o palato né.....você abre a boca sempre em forma de jacaré...nunca para os lados...e abre o céu da boca...formando um ovo lá dentro...ai é treino cara...notas agudas como a do bocceli são díficeis até para tenores com muito treino...aquelas notas exigem apoio intenso....SEMPRE não importa o tipo do tenor...

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
Porém andré matos..usa muito da voz plena hoje em dia...no shaman....
Mmmmm... tah aih, vc tah confundindo, lione... o q ele usa og eh a mesma coisa q antes, voz mista, ele soh num tah subindo tanto pq num quer (ou num pode, o q num acredito).
O q o king dimond faz eh um registro totalmente diferente dum sebastian bach da vida, por exemplo, eh óbvio, num precisa ser fessor de canto pra sacar. A diferença estah nas pregas... King dimond nos agudinhos de mosquitinho q ele tem fica com pregas assim (), por isso nunk faz passagem, pq num dah pra passar da posiçaum normal das pregas \/ pra posiçaum do falsete () ... o sebastian sempre tah com pregas assim \/.... na voz de cabeça as pregas se aproximam bastante, a passagem fica estreita, a vibraçaum eh menor e mais rápida e naum desce, por isso o peito eh cortado (com treino num eh, por isso erudito eh fodaaaaa), mas eh o mesmo registro, voz de cabeça labrie e voz de cabeça pavaroti eh a mesma nhaca, soh muda os harmonicos, o lírico trabalha com o maior número possivel de harmonicos, qnt mais ressonancia vc usar, mioh, o popular naum, c sabe disso, num preciso ficar explicando.
Eu num sei disso pq eu concluí naum, aprendi com o Felipe Abreu... ele mesmo fez uma vozinha fina lah no meio do workshop e um neguinho falo q ele tava usando falsete, e ele:
"Não, isso eh voz de cabeça leve, falsete eh outra coisa"
Daih ele tentou fazer falsete e mal conseguiu (ele tah na mesma q eu. Droga, meus falsetes foram pro saco! num consigo mais cantar painkiller q nem antes :P).
No erudito o barato eh mandar voz plena (peito + cabeça), soh as mulheres podem usar somente voz de cabeça, pq nipes como sopranos mal possuem voz de peito, as laringes delas naum as permitem entrar nesse registro, vira um sopro, um murmúrio. Qnd nós entramos no registro feminino, estreitamos a passagem entre as pregas para q a ressonancia naum desça, mas isso num significa necessariamente falsete, mas sim voz de cabeça. Porém forçamos demais as pregas para que a voz soe mais aguda, por isso nós, homens, naum subimos com tanta qualidade como as mulheres, q naum precisam tencionar as pregas pra voz soar na cabeça jah q a laringe eh estreita o bastante pra manter as pregas mais juntinhas naturalmente, sem tencionar.
Laringe (E pregas) masculina relaxada (\ /)
Laringe (E pregas) feminina relaxada (\/)

O ilustraçaum ficou péssima, mas deu pra ter uma idéia

Timmo Kotipelto
Veterano
# dez/04
· votar


Bom, pelo que eu aprendi, acho que entendo o que o Lione ta querendo dizer, só não ta sabendo explicar direito.

Seguinte... pra mim, é assim: Falsete e Voz de Cabeça, no popular são 'praticamente' a mesma coisa. A diferença, é que a chamada Voz de Cabeça é um falsete que ressona na cabeça, apenas isso. É outro registro... por isso os líricos generalizam tudo como falsete, já que é praticamente a mesma coisa. Já a Voz de Cabeça do erudito, é chamada assim apenas por ressonar na cabeça, mas o peão mantém a voz plena, de peito. Exemplos de falsete: King Diamond, cara do The Darkness; ex. de Voz de Cabeça do Popular: Michael Kiske; ex. de Voz de Cabeça Lírica: Pavarotti, Bruce Dickinson.

Bom, é isso. =P

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


Timmo Kotipelto
isso mesmo cara...você entendeu!!
Gippe
Eu já recebi essa explicação que você me deu cara...mas...
torno a repetir....se há uma grande quebra de registro...isso é FALSETE!!!essa grande quebra acontece por que você tá mudando a posição das PV...
existe um passagem de registro...entre a voz de peito e a voz de cabeça...mas isso é diferente...é uma quebra de registro sutil e de ressonância...não é brusca como a quebra de registro para o falsete...entende?

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
Ah sim... se há quebra eh falsete... meu, ouça lah minha gravaçaum do Ayreon... no grito final eh o único q eu uso falsete, no AAAAAAhhh... escuta vc verá como muda a sonoridade, decai a qualidade, isso unindo ao fato de meus falsetes serem um djanho

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
não..você começa usando falsete BEM antes...
nos 2 e 40 mais ou menos...ali já é falsete...claramente para mim...pra qualquer professor de canto lírico também....
no grito final você simplismente vai um pouco além e a sonoridade falseteada fica descarada...

marcos_alexandre_cba
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
Você é tenor??

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


marcos_alexandre_cba
Sou. pq?

FáBiO LiOnE
Vcs liricos confundem a gente, unf... :P

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnEse o Gippe estiver em falsetto, o passágio está perfeito, só quebra o final....me parece voz d cabeça.....



Gippeo q vc acha?

marcos_alexandre_cba
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen
em 2:04 da música rolando vê-se a quebra que o Lione falou mas na hora q ele esta descendo o tom, repare. O que mostra que ele ja estava acima da ponte. Eu também acho q ele estava em falsetto. Daí continua todo na voz de cabeça, até não chega no tom em "Your NEW life has begun"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a voz de cabeça (falsete)