Gente, tenho uma dúvida cruel ...

    Autor Mensagem
    blk_will
    Veterano
    # set/04 · Editado por: blk_will


    Ae galera, tudo que eu sei hoje eu aprendi sozinho ... depois comecei estudar algumas tecnicas e utliza-las ... e sei que canto da maneira correta, só que tenho uma dúvida...

    Quando estou cantando (com a voz devidamente aquecida) ou fazendo vocalizações, chega um momento (acho que da minha terceira 8ª) que começo perceber que o negócio fica meio enroscando. Quando canto, ou faço os exercicios, coloca a voz tipo em cima do começo do nariz (não nasal) e sinto o som tmb tipo no meu bigode (kkkkkkkkkkkkkkkk) e isso sai bonito e natural .... conforme eu vou subindo na musica ou nas vocalizações, vou percebendo que vai ficando um pouco apertado e forçando um pouco o céu da boca, lá no fundo (não fica natural) ou vai ficando muito nasal (eu tenho controle para não deixar isso acontecer) .... enfim, queria saber qual a maneira correta de colocar algumas notas mais agudas sem forçar, naturalmente.

    SOU TENOR


    Obs.: gostaria de uma resposta consistente, sem aquele lance de "Procure um professor". Preciso somente de uma dica ... tipo faz assim, procure fazer assado, blz !?!??

    tks, abraço

    Flow

    :^)-

    blk_will
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ah, parece que quanto mais eu subo, naum é a garganta que vai ficando forçada e sim o céu da boca (vai entender) cada vez mais ... ai as vezes depois dos exercicios ou das musicas sinto uma dorzinha atrás dos ultimos dentes, sabe ?!?!

    :^)-

    Barbara Jolie
    Veterano
    # set/04
    · votar


    blk_will
    .... enfim, queria saber qual a maneira correta de colocar algumas notas mais agudas sem forçar, naturalmente.

    Não quer dizer que vc seja tenor q pode alcançar mtas notas agúdas.

    Vc pelo q entendi, está fazendo correto, colocando a voz certo, se vc sente que força, é pq ali é seu limite.
    Não procure obter mais agúdos, tenta dar qualidade para as notas que possui.

    sinto uma dorzinha atrás dos ultimos dentes, sabe ?!?!
    Pare já!!!! No canto não pode haver dores, se há dores, vc está fazendo incorreto, e no seu caso o q está incorreto é forçar notas que vc não possui, pelo menos por agora. ok?

    MusiRio
    Veterano
    # set/04
    · votar


    blk_will
    chega um momento (acho que da minha terceira 8ª)
    Vc chega a terceira oitava?...se chega... boa extensao...
    Creio que para vc galgar notas mais altas, so com muitos exercicios de vocalizacao e APOIO...

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # set/04
    · votar


    alguém disse que você é tenor ou se diz por conta própria?

    blk_will
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Barbara Jolie
    Olá, fiz algumas aulas com um professor de canto e ele me disse que sou tenor ligeiro.
    Sabe que ontem fazendo algumas vocalizações, percebi que em notas bem agudas eu estou fechando a gartanta sim ...

    MusiRio
    é tenho obtido resultados muito satisfatórios em questão a notas ... vou chegar lá na Mariah Carey (brincadeira).

    FáBiO LiOnE
    fiz algumas aulas com um professor de canto e ele me disse que sou tenor ligeiro.

    gente, tenho 2 perguntas ... primeira: é errado, as vezes em alguma parte da musica dar uma forçadinha na garganta ?!?!? prejudica muito !??!? segunda: a maneira como eu estou colocando o som está certa ?!?!? é nessas regiões que falei que o som tem que ser colocado mesmo ?!?!?

    abraço
    flow

    :^)-

    blk_will
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ninguem me respondeu ainda ...

    juca_22
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Blz cara?

    Embora eu não seja nenhum expert em música, acho que você está impostando a voz corretamente. Creio que você deveria praticar mais exercícios que trabalhem a ressonância no céu da boca, afim de ter maior controle sobre a sua impostação. Conheço alguns colegas que inicialmente sentiam algo parecido, mas que com o tempo praticando os exercícios de vocalização, começaram a ter maior controle sobre a impostação e alcançar os agudos de forma mais natural, sem forçar a garganta. Geralmente quando executamos agudos incorretamente ou sem apoio é comum ocorrer rouquidão, o que não acontece com você (pelo menos vc não citou isto). Acho que a Bárbara deu um toque legal quando disse pra você procurar trabalhar os agudos que você já executa, pois apesar de você ser tenor, nem todas pessoas possuem a mesma extensão de voz, aliás você pode se sentir privilegiado com 3 oitavas quando o normal são 2 oitavas.
    Mesmo praticando os exercícios tradicionais de vocalização você vai perceber, com o tempo, que alcancará as notas com mais facilidade e com mais naturalidade, sem precisar forçar a voz ou colocar mais peso nela. Muitas vezes pensamos que pra executar um bom agudo é preciso gritar, quando na verdade o importante é executar a nota (mesmo em volume baixo) e expandir o volume dela, não apenas utilizando a voz, mas também utilizando melhor o diafragama e a ressonância do peito ou da cabeça. Com o treino você vai perceber que será bem mais confortável executar os agudos.
    Eu não conheço muitos exercícios pra te informar, o pouco que sei aprendi com alguns professores e com alguns colegas, mas creio que a galera aqui deve conhecer uns exercício bem legais pra postar no fórum, principalmente o Fábio Lione que parece mandar bem no assunto.

    blk_will
    Veterano
    # set/04
    · votar


    juca_22
    muito obrigado pela ajuda ...

    abraço

    flow

    :^)-

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gente, tenho uma dúvida cruel ...