Voz de cabeça (d novo)

Autor Mensagem
JaBuRu
Veterano
# ago/04


eu acho q ja entendi uq eh voz de cabeça, embora meu professor chame de falsete, mas... como se desenvolve essa voz de cabeça? para deixa-la com o timbre o mais proximo possivel da "voz natural" o que eh preciso fazer? tipo.. eh com vocalizes igual a "voz natural" ou tem algum outro tipo de exercicio?

JaBuRu
Veterano
# ago/04
· votar


a sim.. gostaria que postassem tbm a extensão da voz de cabeça (se eh que existe) em baixos, baritono e tenor.

Anderson Guimarães
Veterano
# ago/04
· votar


O que é voz de cabeça, não estou zuando, é só curiosidade.

Anderson Guimarães
Veterano
# ago/04
· votar


Ai Jaburu me explica melhor este lance de voz de cabeça que eu nunca ouvi falar nisto.

JaBuRu
Veterano
# ago/04
· votar


aa nao sei como explicar... eh como se fosse um flasete (muita gente, inclusive mru professor fala que eh falsete), mas tem o timbre mais parecido com o da voz normal e não vai tão agudo (eu aacho, qualquer coisa me corrijam)

Mark_Kloz
Veterano
# ago/04
· votar


Anderson Guimarães
Cara, a voz de cabeça tem esse nome por justamente a voz ressonar na cabeça (atrás dos olhos, dentes, nariz, etc). Muita gente confunde com o falsete porque ambos os registros são muito próximos um do outro. Na verdade a voz de cabeça é um falsete aprimorado e sustentado. Não pode haver de sobremaneira um esforço porque a voz tende a deixar de ressonar no lugar certo e ficar "gritada", prejudicando as suas pregas vocais.


JaBuRu

como se desenvolve essa voz de cabeça?

Na voz de peito pura eu podia forçar a minha voz até talvez G ou Ab mas com grande esforço. Se eu cantasse desse

jeito eu arruinaria minha voz e precisaria de um ou 2 dias de descanso vocal para recobrar a vibração normal.
Treinar voz de cabeça começa treinando seu falsete. Comece em um bonito e alto "ooo" em seu falsete com uma pequena

abertura na boca e uma garganta aberta e extensa. Desça a altura até o mais grave que você puder mas tente nao trocar para a

voz de peito até quando for possível (o ponto onde você deve trocar para o peito se tornará mais grave conforme você

pratica). Quando você fizer colocação para a voz de peito, mantenha a mesma leveza como falsete. Isso permitirá ao seu

falsete se tornar mais forte e mais grave e melhorará o resto da sua voz dramaticamente. Não tente ser barulhento ou

forçador, é uma parte leve da sua voz, não abuse ou voçê não irá progredir tão rápido quanto você poderia.
Falsete e voz de cabeça são dois mecanismos diferentes de voz mas eles são similares o suficiente para se você

fortalecer seu falsete, fortalecerá sua voz de cabeça;
Uma vez que você tenha verdadeiramente dominado isso, comece em uma nota grave de falsete tal como C3 ou D3, seu

falsete pode não estar grave agora, mas você pode fazê-lo facilmente fazendo os exercícios acima. Comece com o som leve de

falsete, permita que se torne mais alto e mude para a voz cheia na mesma nota. Mude é uma palavra errada.. Faça uma transição

quase imperceptível do falsete para o peito para que ninguem possa dizer que você está mudando (exceto você). Eles devem

saber somente que você está cantando mais alto e com mais força. Isso lhe ajudará a adicionar peso ao volume do seu falsete e

leveza à sua voz de peito cheia.
Uma vez que você gastou alguns dias com isso, pegue uma nota mais alta tipo um B natural ou Bb e comece com o falsete

e tente crescer o volume para a voz cheia como você fez nas notas mais graves.. isso deve lhe mostrar como ganhar acesso à

sua voz de cabeça, ir do falsete para a cabeça é similara a ir do falsete pro peito. Isso lhe requerirá muito trabalho.
Não se preocupe com como soa nesse ponto, você não pode ouvir precisamente desde que você esteja dentro da sua

cabeça.. se preocupe com o sentimento. VOcê deve não estar mais tenso na voz de cabeça então quando cantar uma nota

confortável na parte mais grave da sua extensão. A voz deve soar um pouco apertada mas não contraída.
Uma vez que você pode cantar na voz de cabeça o seu trabalho real começa!!! Agora você tem que unir a cabeça e peito

e aprender a fazer transições leves entre os dois. É um longo processo que diferencia o bom cantor do excepcional. Você deve

se permitir alguns anos dominar o processo, se você tem um bom professor para lhe auxiliar.
Novamente eu recomendo que você encontre um bom professor que possa guiá-lo por esse processo. É um tópico mais

avançado e será difícil se voçe não entender os conceitos mais básicos (postura, suporte, equilíbrio vocal...) Nem todos os

professores lhe ensinarão sobra a voz de cabeça, certifique-se de encontrar um que saiba o que está fazendo. Também, encontre

um homem para lhe ajudar, um que tenha acesso a voz de cabeça. Professoras podem ser muito boas, mas eu preferiria ser

ensinado por alguém que tenha atravessado o mesmo assunto que eu e superou com sucesso!
Algumas dicas:

- Se machuca, PARE!
- Se você sente dor ou fadiga, PARE!
- Para a maior parte, você deve ser capaz de ajustar um dedo entre seus dentes, não mais. Resista ao desejo de abrir a sua

boca mais extenso, isso somente fecha a garganta e faz cantar com danos.
- Sua laringe (pomo de Adão) não deve crescer mais do que um milímetro ou então quando você cantar, se estiver crescendo mais

alto então fere sua voz. Sinta o seu pomo de Adão, então engula e sinta crescer, não deve crescer quando você canta. Deve

ficar bem quietinho, como seu restante e deve crescer um milímetro quando vai pra voz de cabeça ou falsete. Também, sua

língua não deve estar forçando o pomo de Adão pra baixo também, isso é só porque é tão ruim quanto deixá-lo subir.
- Nenhuma parte deve estar enrijecida... especialmente sua língua, pescoço, mandíbula e garganta.



Espero q isso lhe ajude! =)

JaBuRu
Veterano
# ago/04
· votar


Mark_Kloz
vlw cara

Mark_Kloz
Veterano
# ago/04
· votar


JaBuRu
de nada, tamus ae!!

JaBuRu
Veterano
# ago/04
· votar


Mark_Kloz
tem msn?

Mark_Kloz
Veterano
# ago/04
· votar


JaBuRu
markkloz@hotmail.com

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar


Mark_Kloz
lembrando que esse tipo de voz de cabeça não se usa no canto lírico!

Mark_Kloz
Veterano
# ago/04
· votar


FáBiO LiOnE
meu vc tem algum tutorial específico de canto lírico? gostaria de entender os mistérios do estilo que parece ser do contra! huahuha... zueira. Mas se tiver, manda pra mim blz?

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar


Mark_Kloz
heheh...o canto popular que eh do contra...hahaha.

=]

Mark_Kloz
Veterano
# ago/04
· votar


Barbara Jolie

heheh...o canto popular que eh do contra...hahaha.

huahua pode crer.

S Baz
Veterano
# ago/04
· votar


hauauauhh vô falar que nem gaucho mesmo!!! auahuahuahua
na voz de kbeça vc faz um falsete na cara dura,mas naum taum pra fora como o tal falsete! vc a ressonacia no rosto!
e naum sai taum pra fora q nem no falsete!! deve ser isso naum e fabio lione????

Gippe
Veterano
# ago/04 · Editado por: Gippe
· votar


uhulll... todo mundo aqui se empenhando pra dominar o mais arredio dos registros masculinos, a voz de cabeça \o/

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar


S Baz
Sim...mais ou menos...
A voz de cabeça é um pouco diferente do falsete...pois tem apoio colocação e praticamente toda ressonância na cabeça....(A voz masculina é de natureza ressonante no peito!!!até aqueles agudões MUITO absurdo do lírico são de peito...ressonância no peito!)

PuNk Bass
Veterano
# ago/04
· votar


S Baz
hauauauhh vô falar que nem gaucho mesmo!!! auahuahuahua
Kpaz!!



FáBiO LiOnE
até aqueles agudões MUITO absurdo do lírico são de peito...ressonância no peito
E vc jah consegue?

Akan
Veterano
# ago/04
· votar


FáBiO LiOnE

quando tu falas isso da voz de cabeça ser diferente da voz de falsete... é isso mesmo, pois percebe-se pela ressonancia.

Timmo Kotipelto
Veterano
# ago/04
· votar


Po, concordo com o Lione, Gippe, etc. quanto a definição de voz de cabeça...mas eu vi esse site(axo q foi aqui no fórum mesmo) e o que diz aqui sobre voz de cabeça(tem exemplos em mp3 e tal) não bate com o que eu considerava a mesma...dêem uma olhada aí e digam o q acham.
http://www.goodrichvocal.com
Clicka em Speech Level Singing, depois Men Voices, tem os arquivos lá. ;P

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar


Timmo Kotipelto
é que depende cara...se eles tiverem falando da voz de cabeça no canto lírico...é diferente a sonoridade...é aqueles agudões do pavarotti sabe???então é aquela sonoridade...
agora no popular a voz de cabeça tem uma definição médica e fisiologica...se chama assim por que a voz ressona na cabeça...(sim já falei isso...)
no canto lírico...a voz de cabeça acontece quando você sente a voz indo para cima...mas a ressonancia ainda está no peito...eu acho que eles devem ter chamado de voz de cabeça pela sensação de que a voz está subindo sem esforço e tals...
PuNk Bass
eu consigo um B3 com voz de peito...é o máximo sem esforço

Mark_Kloz
Veterano
# ago/04
· votar


FáBiO LiOnE
Até qual vc vai com a sua voz de cabeça?

Gippe
Veterano
# ago/04
· votar


Timmo Kotipelto
tbm ví esse site e sinceramente... ignorei. Os caras dizem q falsete eh voz de cabeça leve e "voz de cabeça", propriamente dita, eh por mais punch na parada, pois eh isso q soa naquelas mp3. Daih entra naquela definiçaum, falsete eh voz aguda masculina suave, imitando voz de mulher. Pra mim falsete eh o q o King Dimond faz.

AsTrOdYuM
Veterano
# ago/04
· votar


Outra coisa q ajuda vc a diferenciar o falsete da voz de cabeca é q no caso da V. de cab. o som sai mais LIMPO, a ex: Kotipelto e Andre Matos. Um som menos "rasgado" tipow Kiske e Kotipelto mesmo... Descobri a voz de cabeca a pouco tempo e notei essa diferenca, a voz eh mais encorpada, e proxima, MUITO proxima do falsete. Vc sente a ressonancia no fundo do ceu da boca, nao se explicar direito.

Abraco

JaBuRu
Veterano
# ago/04
· votar


depois de dominart a voz de cabeça vem o outro desafio... o passagio !! ^^

AsTrOdYuM
Veterano
# ago/04
· votar


passagio eh a coisa mais dificil de se dominar...

MusiRio
Veterano
# ago/04
· votar


O que e PASSAGIO???

JaBuRu
Veterano
# ago/04
· votar


MusiRio
eh quando vc passa de um registro vocal para outro.. por exemplo da "voz de peito" para a "voz de cabeça"

S Baz
Veterano
# ago/04
· votar


PuNk Bass
huhuhuuhau

SteelOfMetal
Veterano
# jan/05
· votar


como vao, td blz? faz tempo q acompanho este grupo e acho muito interessante! bom... quando comecei o curso d canto com Mario Pastore nao entendia esse negócio de "voz de cabeça"... depois d muito estudo consegui pegar isso e conseguir diferenciar quando o vocalista está cantando no peito ou cabeça ou falsete! o Mario Pastore usa muito mais a "voz de cabeça" do q voz de peito! mas é uma técnica animal!

[]'s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voz de cabeça (d novo)