Gente PÁRA TUDO! Afinal o que é voz de Cabeça e o q é voz de peito!?

    Autor Mensagem
    Tiago_Cantor
    Veterano
    # jun/05


    Gente PARA TUDO! Afinal o que é voz de Cabeça e o q é voz de peito!? na boa até onde eu sei! voz so eh de garganta mesmo!! tem como vcs me explicarem?

    Pedro S Guimarães
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    também gostaria de entender

    Gippe
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Tiago_Cantor
    Hauhauhaauhauahuh... voz de peito eh facil, eh a voz da fala... voz de cabeça tbm eh utilizado na fala, eh quando c fica muito feliz e a voz fica aguda, tipo iupiiii, saca??? hauahuahauahauhauh a voz tem ressonancia na cabeça. Quando bem treinada a voz de cabeça perde esse timbre falsetístico e se enquadra na tua tessidura vocal, isso qnd vc aprende a fazer passagio e talz, mas essa eh outra estoria...

    João Ferr
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    voz de cabeça tbm eh utilizado na fala, eh quando c fica muito feliz e a voz fica aguda, tipo iupiiii, saca???

    Putz! A melhor explicação pra voz de cabeça até hoje... hhuahuahuaha

    VirgoShaka
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    João Ferr
    IeahUAHuahUAHUhuahau :P

    Computer Phantom
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    E falsete, que merda é essa?!?!?!?! HAuHAhUAhUHAuHAuHAUhUHAUHAuHAUhUAHuHAuHUA

    Gippe
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Computer Phantom
    Falsete eh um nome dado pra diversas coisas diferentes... no lirico tudo q num eh modal (voz natural de qualidade, basicamente a voz de peito) e vai pro agudo eh falsetto, entaum tanto falsete qnt voz de cabeça se enquadram na mesma coisa... o termo "voz de cabeça" pros homens no lirico eh quando a ressonancia da voz fica misturada entre cabeça e peito (basicamente uma voz mista, soh q com uma puta suruba de harmonicos, por isso a voz fica taum poderoza, mas disso num tenho certeza, eh o q eu concluí aqui com os meus botões, pq de lirico eu num entendo patavinas) entaum sempre q vc corta o peito na ressonancia vc vai pro falsetto no canto erudito. Mas estudos recentes (me refiro ao seculo 20)mais baseados em video laringoscopia e talz daum duas definiçoes diferentes pro falsetto... tem o falsete a lah king dimond, the darkness, prince, q eh aquele bem aviadado, bem apitado, onde a videolaringoscopia mostra q as pregas se posicionam assim () e a qualidade da voz pode ser duvidoza... e tem a voz de cabeça, q eh o popular berro agudo e estridente q os cantores principalmente do rock (mas naum somente) usam, eh simplesmente uma forma de cantar no mesmo registro de voz da infancia, pois quando crianças somos basicamente voz de cabeça devido a laringe hiper estreina e as pregas bem fininhas, a vibraçaum num desce pro peito. NA voz de cabeça as pregas se mantem assim: \/, o q ocorre eh que a laginge se espreme toda e as pregas vocais saum escancaradas, relaxam, por isso eh taum confortavel (quando se consegue) cantar nesse registro

    Bem, lah vou eu, o canto parte da voz modal (to excluindo o registro basal - fry) do grave e vai tencionando enquanto se sobe o tom, quando passamos pelo do central (do3) a passagem jah devia ser feita ou deverah ser feita (depende do naipe de voz), no ponto exatamente antes da passagem as pregas estaum tencionadas e a laringe escancarada... entaum temos tres opçoes...
    1 - canto lirico, num sei ao certo, creio q os homens nunk abandonam a voz modal, mas isso eh achismo meu, entaum sobre essa opçaum eu num posso falar nada, :/
    2 - no popular temos o belting (rockstyle pros homens), eh o famoso canto americano, a lah brodway, onde a laringe se espreme e as pregas naum relaxam, ficam tencionadas e parece que tudo na sua garganta vai explodir (essa tecnica eh bem danosa) quase todo mundo canta desse jeito, eh natural de todo o iniciante começar a berrar como belter antes de sacar o q eh voz de cabeça
    3 - temos a famosa (pq todo mundo aqui jah ouviu falar) e ao mesmo tempo desconhecida (pq a maioria nem sabe como eh) voz de cabeça q todo o cantor q presta mesmo tem q saber usar, eh uma tecnica meio q obrigatoria, sem ela vc corta quase uma oitava da sua tessidura vocal. Aqui as pregas vaum relaxando e a laringe se expremendo, isso ocorre rapido, esse reajuste (passagio) eh bem complexo e exige treino, o som q se emite enquanto rola essa transiçaum eh a voz mista, quando entramos em voz de cabeça totalmente a laringe estah fininha, as pregas estaum bem relaxadas e a voz soa aguda como no falsete, mas poderoza como na voz de peito... essa eh a voz de cabeça

    Bem, vcs podem ateh terem entendido como isso funciona na teoria, mas na pratica cada caso eh um caso, tem gente q faz voz de cabeça na buena (principalmente quem começou a cantar desde muito cedo), tem gente q acha q nem tem voz de cabeça (mas tem, todo mundo tem, o q nem todo mundo tem eh falsete)... concluindo, eh um saco de aprender isso, mas qnd se aprende, serio, e como c nascessemos denovo, hauhaauhauha

    Computer Phantom
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Gippe
    Putz, vlwzão mesmo.

    Assinado:
    HdP
    HdP2
    HdP3
    HdP4
    Metaleiro_Slipknot
    Fábio Di Paula
    Computer Phantom

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    voz tem ressonancia na cabeça
    para enteder isso, faça a tal da ''boca KIUSA'' ( eh assim que se fala...hauhau) o jeio que se escreve eu naum tenhu ideia...

    para se fazer ela, eh o seguinte..
    abra a boca ( meio que em formato oval )
    agora feche soh os labios...
    ( soh os labios mesmo, mas dentro a boca vai estar aberta! ) ou melhor, os dentes naum estaraum se encostando!

    agora cante Hmmmmm

    fazendo isso certo, vai da meio que perceber que naum esta ''ressonando'' na garganta...

    eh o mesmo na hora de cantar as notas agudas, voce tem meio que jogar a voz ''pra cima''...
    eu naum sei explicar direito, mas eh basicamente isso!

    Computer Phantom
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn

    É isso ae, vc joga a voz para a cabeça, eu tento evitar que saia ar pelas narinas, ae sai mais agudo.

    Gippe
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Computer Phantom
    ...eu tento evitar que saia ar pelas narinas...
    Cruzes, vc faz isso hmmmmmm???
    Entaum c tua boca tah fechada, por onde eh q o ar sai se num for pelo nariz???

    Computer Phantom
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Gippe
    To falando quando canto ou uhauahuahu.

    Tiago_Cantor
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    valou gente pelos comentarios...

    Villts
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    (mas tem, todo mundo tem, o q nem todo mundo tem eh falsete)...

    Tem gente que não faz, não tem falsete?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07 · Editado por: membro
    · votar


    de novo?? já não estão falando em um tópico sobre voz de cabeça? precisa desenterrar esse aqui? :0(

    Villts
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Cantante
    é que ali tem um negocio que eu achei curioso... tem gente que nao tem, nao faz falsete?

    Johnny Blade
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Gente PÁRA TUDO!

    não

    John Arch
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Nunca conheci uma pessoa em toda a minha vida (tá certo, num vivi mto ainda...) q não tivesse falsete!!! Vc já conheceu alguem?? Acho q não. Quem nunca falseteou cantarolando uma música q tava rolando no carro, por exemplo? Agora, tem gente q nunca treinou, tem gente q manda um falsete fraco, num consegue rasgar as notas em falsete, isso já são outros quinhentos. Mas concordo q td isso poderia ser dito num msm tópico...

    Tom Sparrow
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Olá, é a primeira vez que participo deste fórum.
    porém, devo agradecer a todos os participantes pois, todos tem contribuído muito para minha compreensão acerca da técnia vocal e dos três tipos de vozes (peito, cabeça e falsete).
    Tenho 23 anos e canto numa banda de metal melódico a uns 8 meses, lá executamos desde I want out (michael Kiske) até Edguy (King Of Fools) e algumas coisinhas mais.
    Por ter um sério problema com semitonação (eu não sei tocar nenhum instrumento) tenho um hábito de passar das notas,porém com base no que já li, sei deiferenciar que não faço falsete para cantar essas que citei, pois, a nota mais alta delas é um mi4 (conotação brasileira).
    comecei a fazer técnica vocal com um professor que manja de MPB,e ele não admite ou desconhece que o que BACH, KISKE usam-se do falsetto para cantar notas altas.
    Porém a nota mais Alta de Bacha se não me engano é um sol4 na livin on a chain gang.
    bl´´a blá bla´....
    Depois de todo o exposto, venho a vcs humildemente e peço ajuda, o que Sebastian faz é voz de cabeça e de peito, não falsete certo?
    agradeço pela atenção.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    Por ter um sério problema com semitonação (eu não sei tocar nenhum instrumento)

    O que isso tem a ver com tocar algum instrumento?

    comecei a fazer técnica vocal com um professor que manja de MPB,e ele não admite ou desconhece que o que BACH, KISKE usam-se do falsetto para cantar notas altas.

    Ai, ai.


    Depois de todo o exposto, venho a vcs humildemente e peço ajuda, o que Sebastian faz é voz de cabeça e de peito, não falsete certo?

    È, vai ver que é que nem o André Mattos que tb NÃO usa falsete, kkkk.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    Cantante
    Até hoje, juro, eu tento entender a necessidade que esse povo tem de saber pela internet o que é voz de cabeça ou falsete, ao invés de procurar um professor competente e fazer aulas. É como eu comentei contigo uma vez: Parece que o povo quer é acumular conhecimento pela internet ao inves de conhecimento prático, daquele que se pode fazer uso.

    O problema disso tb é que o cara entra na aula de canto e no segundo mês já quer cantar como o Kiske ou como o Bruce... Putz, se há um mal no canto é a falta de senso de MUITA gente, que pensa que é fácil cantar, que aula é só "aprender a técnica" como se o professor tivesse uma fórmula mágica pra se explicar isso sem treino ou como se saber a diferença de voz de cabeça com falsete faça o cara cantar mais agudo ou com mais tônus.. é incrível como se repetem essas histórias.

    Tom Sparrow
    Cara, vc começou a fazer aula agora, certo? Indiferente se seu professor gos de MPB ou Metal, ele está te tentando te ensinar coisas, como respirar e não fazendo vc cantar "Sozinho" ou "Travessia", não é msm?

    Então vá com calma. Muitos problemas de afinação são fruto de uma total falta de uso do apoio da maneira correta. Veja pelo outro lado da moeda: Aqui msm tem gente que faz aula há um milênio de na hora de cantar, não acerta praticamente 5 notas consecutivas. Evidentemente existem pessoas com mais facilidade do que outras pro canto, assim como existem pessoas com mais facilidade para matemática que outras ou pessoas que não se incomodam na presença de sangue... isso é individual. Mas no geral, demanda-se tempo pra aprender a cantar de maneira decente - e JAMAIS vc vai poder parar de estudar. Não é só fazer uns meses de aula, como alguns acreditam e depois achar que sabe tudo.

    Meu conselho: Vá com calma e, acima de se preocupar com essas bobeiras de "Bach faz falsete", procure se dedicar ao que seu professor ensina e vá, na medida do que aprende, procurando colocar em prática em prol do que vc quer fazer.

    Abraços.

    Vick Vaporub
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Gente PÁRA TUDO!

    *Gira feito vera-verão*

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    Christhian

    Pois é...e explique pro povo que a coisa demora! Cara, vem gente aqui e faz duas aulas ou uma e mal consegue fazer um vocalize. Aí fica pensando que é a gente que está dificultando as coisas ou que isso não vai ajudar em nada. Então o cara volta pra casa e segue o 'esqueminha" que ele pensa ser o certo OU com o que leu na internet, ou com apostilas (ugh).

    Hj em dia não dá mais pra fazer as coisas como antigamente. Gente que faz sucesso tem se preparado e bem.

    Até a Sandy foi pra aula (pena que só a pouco tempo pois tinha poupado mais os nossos ouvidos) pra ver se melhora um pouco.

    Quem ficar no esqueminha não vai dar em nada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gente PÁRA TUDO! Afinal o que é voz de Cabeça e o q é voz de peito!?