.:|> Para quem interessar: Dicas e exercícios! <|:...

Autor Mensagem
FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
Ow andréinha...desculpa conversar poquinho com você...é que eu fico meio ocupado com as coisas da faculdade....e entro horas especificas do dia...não estou entrando sempre...
beijinho especial para você!!não me manda mais e-mail...=(

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


FáBiO LiOnE
não quer mais e-mail??? não entendi....mas tá bem,, pode deixar q eu não mando...entendo, fica ocupado com os estudos e não dá para ler....

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
não!!eu te cobrei!!disse que você não me manda mais e-mails!

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


FáBiO LiOnE
ah....então pode deixar q amanhã vou t mandar....

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
eeeeeeeee to esperando viu!!!...
beijinhos linda do coração..
eu vou pra faculdade...

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


FáBiO LiOnE
beijo lindo...vai com Deus....

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


POSTURAS Q PREJUDICAM A EMISSÃO VOCAL

— Cabeça inclinada para trás

Esta posição vai-se reflectir num aperto da laringe, numa má relação entre este órgão e o ar inspirado e expirado, numa falta de controlo sobre o palato mole. A voz emitida nestas condições terá uma ressonância mais fraca e mais nasal, havendo tendência para se produzir uma maior rigidez da língua o que arrastará dificuldades articulatórias.

— Cabeça caída para baixo e tórax descaído
Esta postura condiciona movimentos pequenos da caixa torácica, os músculos do tórax estão pouco activos, a respiração é reduzida e há uma falta de suporte da voz que se torna monótona e fraca (como fracos ou deprimidos estão os indivíduos que a produzem).

— Levantar os ombros, forçando a inspiração na zona superior do peito

Neste caso, a má relação que se estabelece entre as vértebras, geralmente associada a uma certa tensão na junção do pescoço com os ombros e com a cabeça, vai provocar um desperdício de ar na zona onde os pulmões estão mais largos e um descontrolo do sopro; este gasta-se rapidamente não permitindo uma duração razoável da emissão.

A voz é geralmente pobre em ressonâncias, produzindo-se facilmente o seu desgaste.

— Juntar (apertando) os joelhos

Esta posição condiciona uma má distribuição do peso do corpo, um certo desequilíbrio, associando-se a grandes tensões abdominais e geralmente a uma rigidez de todo o tronco. Os músculos da laringe estão também sob tensão e a voz é gutural e forçada.

— Cabeça puxada para a frente da coluna vertebral e as costas, compensatoriomente, para trás

Esta posição arrastará necessariamente uma rigidez das costas, pescoço e cabeça que se reflectirá numa voz forçada e sem flexibilidade.

O maxilar inferior não deve estar puxado para a frente nem para trás devendo mover-se com flexibilidade (ao descair ou levantar na vertical) quando o indivíduo fala ou projecta a voz. Algumas das posições incorrectas que referimos vão ser responsáveis por um mau posicionamento do maxilar.

Um observador pode sentir (escutando) que a voz é produzida com esforço; neste caso um descontrolo do sopro fonatório associar-se-á a posturas incorrectas.

O exercício (l) que propusemos deve ser realizado com observadores. Exercícios semelhantes poderão ser executados por um indivíduo que esteja sozinho, observando-se a um espelho.

As indicações que foram dadas a propósito do exercício l serão úteis em muitos outros. A posição vertical vai facilitar a execução de exercícios respiratórios e vocais. Do mesmo modo há exercícios respiratórios e vocais que propiciam a prática da verticalidade.

Exercício 2 — Levantar a caixa torácica em bloco ao mesmo tempo que realiza um movimento inspiratório. A bacia e as pernas constituem uma estrutura sólida que sustenta o resto do corpo; os ombros não se elevam separados do tórax, a face e o tronco mantêm-se verticais, as costelas não devem alargar.

A caixa torácica baixará até ao ponto inicial, quando se realiza a expiração.

(Ex. o «suspiro do Samourai» - Le Huche).

Exercício 3 — Olhar(-se) em frente de um espelho, mantendo a posição vertical. O pescoço e a face rolam ora para a direita ora para a esquerda lentamente, mas a direcção do olhar mantém-se constante (para a frente); o resto do corpo não mexe.

(Ex. «Esfinge» - Le Huche).

Exercício 4 — Olhar(-se) em frente de um espelho, mantendo a posição vertical. O pescoço e a face mantêm-se parados e todo o resto do corpo, como um bloco, roda ora para a esquerda ora para a direita.

(Ex. «A Ânfora» - Le Huche).

Nestes exercícios (2, 3, 4) nenhuma parte do corpo se deve inclinar. A verticalidade é mantida qualquer que seja a zona que executa a rotação.

Exercício 5 — Em posição vertical, pés ligeiramente afastados, sem perder o equilíbrio, passar a exercer o peso do corpo só sobre uma das pernas, estirando o lado livre do corpo desde a ponta do pé até ao braço que se eleva na vertical, e aos dedos da mão. Este movimento de estiramento (e contracção muscular) será acompanhado de uma inspiração costal e ao vortar (relaxando) à posição inicial por uma expiração. Neste exercício o eixo do corpo inclina ligeiramente.

Exercício 6 — Em posição vertical, pés juntos e braços ao longo do corpo, sem perder o equilíbrio, o indivíduo ora se apoia nas pontas dos pés ora nos calcanhares.

(Ex. «O soldado de madeira» - Le Huche).

Exercício 7 — O indivíduo começa por estar bem vertical e a olhar em frente, depois flectirá, sucessivamente: a cabeça (e só a cabeça) — «atitude de reflexão»; o pescoço — «atitude de reflexão profunda»; as costas — «atitude de abatimento»; a cintura — «atitude de esgotamento»; finalmente flectirá a zona da bacia deixando cair todo o corpo, aproximando as mãos dos pés (os joelhos não dobrarão). Seguidamente realizar-se-á o retorno à posição inicial (nos mesmos 5 tempos).

Conseguir estar cerca de 1 minuto em cada uma das posições sem se sentir cansado nem contraído será a situação ideal.

A verticalidade do corpo

Objectivos deste conjunto de exercícios:

Ficar «sensível» à sua própria expressão corporal.
Adquirir hábitos de posições corporais favoráveis a uma boa produção vocal.
Conhecer limitações provocadas por tensões musculares prejudiciais.
«Sentir-se bem» na posição vertical.
Adquirir hábitos de auto-observação.
Tomar consciência de diferentes modos de inspiração e expiração.

Andre Muniz
Veterano
# jul/04
· votar


floor jansen

achei o seu texto excelente... vc poderia mandar a apostila pra mim tb???

acmuniz@brturbo.com

obrigado

Ego Brain
Veterano
# jul/04
· votar


Eu tb gostei muito se possivel envie para o meu email tb.

ramonsgarcia@netscape.net

Brigadão.

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


floor jansen
envie pra mim lindaaa
balmetal@uol.com.br

paulohbmetal
Veterano
# jul/04
· votar


E aí galera, blz?Se vcs puderem me enviar o original também, eu agradeço.

Meu email é:paulohbm@mail.com

A Paz!!

floor jansen
Veterano
# jul/04
· votar


Vou enviar à todos.

LuizFB
Veterano
# jul/04
· votar


manda p/ mim tb, hehehe! Sei q cheguei um poco atrasado, mas ajuda ae! Vlw

guitarradoalem@yahoo.com.br

Brigadão!

arfg
Veterano
# jul/04
· votar


Floor Jansen,
Hj que estava lendo o seu excelente material que entrou no guiness book...
Também gostaria de receber por e-mail todo material que vc tiver, a parte ilustrativa, isso se for possivel e se não for abusar...
Já imprimi o material que vc postou...Um material muito rico!
Parabéns!

E-mail: ricardo-75@bol.com.br

PuNk Bass
Veterano
# jul/04
· votar


floor jansen
Pode enviar para mim tb?
punk_n_bass@hotmail.com

Shadows777
Veterano
# ago/04
· votar


Ei cara manda pra mim tb por favor

thiagosonofgod@katatudo.com.br

vlw aÊ

Aliksen
Veterano
# ago/04
· votar


Como consiguir um tom bastante agudo?

Tiu Vinícius
Veterano
# ago/04
· votar


floor jansen
Por Favor me mande o resto desse material que ainda naum tenho nenhum conhecimento teórico

tiuvinicius@hotmail.com

Valeu!

Plantão 17
Veterano
# nov/04
· votar


pode mandar o material pra mim, por favor???

fernandostock_z@yahoo.com.br

S Baz
Veterano
# nov/04
· votar


FáBiO LiOnE
iii manda aê pra mim brow sei la qtas dessas apostilas aê
meu mail is: skid18@hotmail.com
thanks

gatão
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
oi blz??

tava lendo a conversa e será que vc pode me mandar seu material por favor????

meu email é: alexkajuru@hotmail.com

valeu mesmo!

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


gatão

mando.

icaromelo
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen
POR FAVOR MANDA NO MEU EMAIL TBM....

kiko_web@ig.com.br

Amomusica

MAnda pra mim Também por favor... obrigado

icaromelo
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen

Manda td q vc tiver... rsrsr... valew

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


icaromelo
mando sim.

Warley Santos
Veterano
# dez/04
· votar


Amomusica - floor jansen
Ha... eu quero tmb essa apostila quem pode mandar?

warleyrudess@yahoo.com.br

Abração pra vcs
Warley Santos

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen
mana, faz assim, pq vc nao envia pra nossa central de downloads??? MAnda pra lá td q vc tiver. Ae o pessoal pega lá direto.,

Qndo fizer isso pode fechar o tópico aqui, dae.
Creio q a central foi criada com esse intuito. belezim?

=]

Warley Santos
Veterano
# dez/04
· votar


Qual o endereço da centra de downloads?

Warley Santos

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


Tudo aqui nesse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/63265/

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Barbara Jolie
bem melhor mesmo...é naquele e-mail né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a .:|> Para quem interessar: Dicas e exercícios! <|:...