"Whistle Register"

Autor Mensagem
FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Sir Nightfall
AHhhhhh eu nunca vi ele fazer isso!!ehehheh

Sir Nightfall
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE


nem queira
hauhauhauhau

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


Galerinha!
Ontem, tentando achar esse tal registro, eu consegui.[uhuuullllll \o/]
Só que ele eh fraco, e com certeza força a garganta, sai bem fraquinho e falha. Mas quero saber se tem algum jeito para treiná-lo?!
Se alguém de vcs souberem, postem aí.

Kisses!
=]
Jolie

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie
treinando maninha...
oras...
é a única maneira...
é uma terceira voz certo?
então treina como as outras duas...

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
ãn? treinar com as outras????
kkkkkkk
Não entendi...=/
Ao mesmo tempo??? Tipow, ontem tentando fazer, parecia q saia duas vozes, uma mais agúda e outra mais grave....
É muito show esse negócio....=]

Amomusica
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie

Parabéns !!! Como foi que vc fez? Aquele dia no msn não consegui baixar seu arquivo de jeito nenhum. Na primeira tentativa começou a baixar mas travou, na segunda nem começou, tente passar para mim sábado à tarde novamente, ok?

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


Amomusica
Não, mas aquele jeito q tava te passando era falsete, caía na garganta a voz. E ontem eu consegui o tal assobio.
Engraçado, é com a boca aberta, vc força soltar ar, como se fosse a última nota q consegue num grito, num grito de medo, susto, eu comecei a fazer, e saia um tom um pouco abaixo do tom da mariah, óbviu, e bem fraquinho. Mas to treinando....vou chegar lah....é muito loko, eu curti.
Todos devem conseguir, mas nem todos o som sai definido. ;]

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie
ecaaaa é horrível isso aee!!!EU ACHO FEIOSOOOO

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
eu acho massa..............uhhhuuuullllll \o/ \o/ \o/

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie
DOIDA...
tsc tsc tsc...
=P

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


Ei!!!
Eu vi numa busca que a Mariah canta uma música inteira com esse registro. O nome da música é Bliss.
Se alguém baixar, manda ae pra mim....ehhehe =]

quitar_pusser
Veterano
# fev/04
· votar


...........

cidalia_castro
Veterano
# fev/04 · Editado por: cidalia_castro
· votar


Oi,pessoal! Meu nome é Cidalia Castro, quem me chamou foi a Barbara Jolie, através de uma mensagem deixada em meu blog, http://cidaliacastro.blig.com.br . Ela me pediu para falar algo sobre o "whistle register", já que eu costumo usá-lo em algumas de minhas músicas...
Bem, esse é um assunto polêmico, e não sou dona da verdade, mas pelo que aprendi sobre técnica, e o pouco que sei de teoria musical e de observar as coisas no teclado e no piano, posso dizer algumas coisas. Mas estejam a vontade para emitir suas opiniões, ok?

O pessoal levantou uma questão sobre a nota mais alta alcançada por Mariah... Pelo que sei, e consegui conprovar com instrumento, a nota mais alta que ela já emitiu publicamente foi um Sol 6 (altíssima nota, depois vou explicar porque alguns a chamam de sol 7) em uma apresentação de 1991 no programa do Arsenio Hall, da música Emotions. Na gravação de Emotions, ela vai até um Mi 6, mas ao vivo , como se estivesse "imitando um passarinho" , ela chegou nesse Sol 6. No Kazaa vocês acham fácil esse arquivo.

Bem, pelo que observei, a nota do Star Spangled Banner do superbowl foi a mesma da música Oh, Holy Night, que ela gravou no seu Cd de Natal anos antes, ou seja, um Si 5. Vocês podem pegar as duas músicas no Kazaa e fazer a comparação. De preferência com um teclado ou um piano afinado.

E para quem tinha dúvidas se dava ou não pra desenvolver essa região da voz (chamada por alguns de "registro de flauta")depois de adulto, eu sou a prova de que dá. Não passo do Dó 6, mas chego nele. Só cheguei no ré 6 duas vezes. Mas muito relaxada. Ou seja, tem fundamento aquela explicação técnica vinda dos EUA sobre como produzí-lo. A garganta tem que estar totalmente relaxada. A tensão nas cordas vocais, como é impercep`tível, é algo em que você não deve se concentrar, pois só atrapalha o processo pensar em qualquer tipo de tensão. O próprio corpo cuida desse detalhe.

O importante ao tentar emitir essas notas , é estar fazendo um bom uso do diafragma, para garantir proteção suficiente e "pressão de ar" suficiente para garantir volume de emissão e controle. Jamais qualquer tipo de tensão NA GARGANTA, pois pode causar um atrito desnecessário e prejudicial.

Mariah, na verdade, tem 5 oitavas de extensão, ao menos do que se pode avaliar por suas gravações. E é uma extensão extraordinária. Dizem alguns que a cantora de jazz Rachelle Ferrel tem 6 oitavas, mas porque sua extensão é maior nos graves. (O registro desta afirmação de sue número de oitavas está nos agradecimentos de Quincy Jones em seu disco Q's Jook Joint, onde ela faz uma participação com o Take 6 e Brian McKnight em uma faixa).

Ah, sim, eu tenho 4 oitavas, desenvolvidas com técnica a partir de meus 20 anos. No começo eu tinha uma oitava e meia. Nota: sou mezzo soprano (ou meio soprano, classificação de vozes um pouco mais graves do que as soprano, a dita voz mais aguda feminina).

Mariah é soprano lírico. A minha primeira classificação , antes de minha voz "amadurecer" completamente, era de soprano lírico. Mas minha voz ganhou mais graves com o passar dos anos, não apenas em extensão, mas em timbre.

Bem, estudei canto lírico durante 4 anos com Vera do Canto e Mello, depois parei por causa da carreira, que passou a me tomar todo o tempo. Mas faço manutenção em casa e volto nela algumas vezes para renovar a técnica.

Fui professora de canto durante alguns anos, mas parei pelo mesmo motivo: carreira. Não há como conciliar ambas as coisas. Obviamente optei pela carreira.;-)

Bem, amigos, acho que é isso... Se eu me lembrar de mais algo, posto aqui. Espero que esse post ajude em alguma coisa. Desculpe pelo tamanho dele, mas é que eu tentei abordar o maior número de questões possível! Espero que gostem!

E se tiverem curiosidade em me ouvir cantando, tenho duas músicas que vocês podem baixar lá no meu blog, Lábios de Mel e I Wanna Be By Your side, a primeira é uma regravação de uma música de Tim Maia, produzida pelo Dj Memê, a segunda é minha, letra e música, e arranjo e produção de André Gomes. É só clicar nas "capinhas" dos singles que estão do lado esquerdo do blog!Lembrando o endereço, é
http://cidaliacastro.blig.com.br

Vejo vocês lá! Visitem!

Um beijo a todos!Até mais!

Cidalia Castro

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


cidalia_castro
Puxa Cidalia, brigadão por ter vindo aqui.
Nossa como vc me auxiliou. E penso que a muitos que aqui tinha dúvidas.
Se puder, passe mais por aqui tb, para nos auxiliar com suas informações, já que és formada em canto, e já és profissional. Um exemplo a seguir.

Pois bem, quanto ao "Registro de flauta", estou treinando ele. Mas depois que paro alguns minutos, sinto dor na garganta. Não faço nada certo, isso eu sei, mas queria saber de vc, como fazê-lo corretamente.
Ou seja, tenho algumas dúvidas, uma vc já sanou, que é a possibilidade de aprender a fazê-lo depois de adulto, e outras são: no começo saí fraco o som? Só consigo uma nota, e não sei qual é, estou sem aulas de canto e piano pra descobrir, posso conseguir modular, vocalizar notas com esse registro? É recomendado por professores e/ou médicos a utilizar esse registro?
Bom, essas são mais algumas dúvidas.
Se quiser e puder ajudar, agradeceria.
=]
Barbara Jolie

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie

Legal a explicação dessa cantora, porém vejo em alguns postes a tentativa de menosprezar o talento da Mariah q é extraordinário e já ouvi muitas coisas dela atraído por essa habilidade de fazer esse som q é raro, convenhamos!!!

E o fato 2 é que alguém pode até fazer parecido,mas será q fica bonito, pois o de Mariah é excelente!!!


Por exemplo, vcs podem reparar que a Sandy tenta em emitir o mesmo som, mas não consegue!!! Esse fato aparece depois que a dupla contratou uma professora de canto americana!!!


Esse tipo de voz, de registro vocal foi usado com maestria no filme Mudança de Hábito, na cena q um garoto canta Happy Day!!!


Esse tipo de agudo foi usado também em uma música composta pelo Michael Jackson, logo depois do atentado das torres americanas e vc pode pegar no Kazaa( busque pelo nome Michael Jackson e procure por Mariah Carey e Michael, na parte onde tem vários videos de MJ, pois é melhor pegar o video, também aparecem além dos dois outros artistas cantando essa música especial!!!)

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


fernando canuto
A cidália, pelo que eu saiba, é fã número um da Mariah. Ela não iria menosprezá-la, o fato é que ela realmente explicou, por conhecê-la bem, explicou o que a Mariah realmente faz.

Tenho uma parte da música Someday, que um amigo me enviou, que realmente parecia a Mariah, mas que meu amigo afirmou ser a Cidalia.


Eu já notei na Sandy tb, a tentativa de imitar, mas ela faz com a garganta isso. O q a Mariah faz, o registro de flauta, não cai o som na garganta. Infelizmente é muito difícil fazer isso. =/

E o garotinho de "Oh! Happy Day" fez isso? Que eu saiba era o timbre dele, por ser criança.

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie

Ele faz um som bem agudo que entra essa tecnica!!!

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie


É só em uma parte da música e ficou muito bom!!!

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


cidalia_castro
Esse registro ocorre com homens???
Acho que não...

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


fernando canuto
A única nota aguda que lembro desta música quem faz eh a Lauryn Hill e mais pro final da música. E é feita com a voz normal.

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE

Não sei se é esse registro, mas quem faz algo bem interessante nessa música é um garoto e a voz dele ainda não tinha um mudança que é normal ocorrer em homens!!!

cidalia_castro
Veterano
# fev/04 · Editado por: cidalia_castro
· votar


Oi, pessoal!
Que bom que vocês gostaram do meu post!


FáBiO LiOnE
Já vi alguns homens fazerem isso sim, por exemplo, André Gabeh (ex- Big Brother Brasil 1), que trabalhava comigo em uma banda de flashback, anos atrás.Mas é raro sim.

fernando canuto
Não menosprezo Mariah de forma alguma, Barbara falou certo, eu sou uma admiradora confessa de Mariah (quando eu comecei a escutá-la, foi a inspiração mais forte que eu tive para começar a compor e seguir minha carreira, além de realmente estudar técnica, principalmente depois de uma entrevista dela em que ela disse que fazia uma "verdadeira maratona" de exercícios para a voz diariamente para manter aquela "forma vocal". Foi o ponto decisivo pra que eu quisesse com todas as minhas forças estudar técnica para dominar meu instrumento...)

E, quanto a sonoridade no registro de flauta, vai do timbre e da colocação da voz de cada um... Ninguém precisa soar de maneira exatamente igual. Pode ser uma região que praticamente se iguala em todos, por ser muito aguda, portanto meio difícil de se diferenciar, mas ainda faz parte do timbre da pessoa, portanto é muito pessoal... Pode soar parecido, mas igual, nunca. Quanto mais correto se fizer , menos estridente ou feio vai parecer, obviamente. Os agudos da Sandy e da Christina Aguilera são meio feios, a meu ver, pelo fato de elas os fazerem meio abertos demais, e muito próximos de sua extensão normal, o que os faz soar meio "brutos"... Enfim, opinião de cada um. Eu particularmente não gosto. Prefiro que soem como "assobios" mesmo.

Barbara Jolie
Olha, minha busca foi muito pessoal, no início eu nem sabia explicar direito como cheguei a emitir essas notas... No início eu sentia dor também, mas era antes de ter técnica. O que garante que eles sejam seguros é um bom apoio diafragmático mesmo, enfim, uma boa respiração. E, claro, fazer exercícios para firmar sua extensão, mas não só se concentrando em uma única região, e sim nos graves , médios e agudos , e tentar expandir essa extensão , acrescentando uma nota na escala que você fizer em seu exercício , semanalmente eu diria, até conseguir fazer a escala de maneira que a nota esteja finalmente sendo atingida confortavelmente, aí, você vai acrescentando outras, e assim vai até que sua extensão começa a aumentar. Mas é jogo de paciência, a voz é um instrumento delicado e esse processo pode ser longo, mas vale à pena. Assim você vai ter bastante segurança no que você fizer com sua voz.

O registro de flauta não tem uma intensidade grande, é bom começar com leveza. Se você sentir que está conseguindo chegar nas notas (sem forçar, por favor), vá aumentando de pouquinho em pouquinho o volume (usando o diafragma, nunca força na garganta, com força na garganta você só vai conseguir dor e o efeito contrário).

A sensação dessa emissão é de como se a voz estivesse sendo produzida na altura da testa , no centro da cabeça. Imagine sempre que esse som tem que ser projetado como se fosse um raio saindo do meio dos olhos (assim você garante que o som venha para frente e se projete melhor...).

Enfim, conversa que mais parece linguagem de extra- terrestre, mas pode funcionar. Sempre, gente, sempre com cuidado, a voz é um instrumento frágil, não se pode abusar muito, pois não há como "trocar encordoamento", ou "substituir palheta"... É único, cuidem bem, porque depois que acontece alguma coisa, como por exemplo um calo, é bem difícil de recuperar... Ed Motta e Gilberto Gil fizeram cirurgia para extrair calo, e deu certo, graças a Deus... Mas a Julie Andrews (Noviça Rebelde) foi fazer a mesma operação e perdeu a voz... Não deixem chegar a esse ponto, cuidem bem!

E para os roqueiros, vcs já devem saber que Axl Rose operou a garganta também, né? Atenção aos abusos. Olha o Ian Gillan (deep purple)sem voz aí!

Caramba, e o Phillip Bailey, do Earth, Wind & Fire... Totalmente sem voz... Fiquei meio chocada também... Ele era um que fazia esses agudos da região de flauta, só que fortíssimos (quem tiver curiosidade , tente achar no Kazaa a música Devotion, versão ao vivo...). No Grammy desse ano estava ele lá, tentou fazer um agudo e a voz não saiu, enfim, saiu toda ferrada...

Enfim, é isso, cuidem-se!;-)

Estou gostando muito de participar desse fórum com vocês!

E eu tenho aprendido muito com vocês aqui, por exemplo, não lembro quem disse, mas foi maravilhosa aquela explicação sobre o gargarejo com água e sal! Muito bom mesmo! ;-)

Obrigada por trocarem idéias comigo, gosto muito dessa integração. A galera aqui sabe das coisas! Valeu mesmo!

Beijos, e até mais!

Cidalia Castro

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


cidalia_castro
Nossa...
OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO!!!

cidalia_castro
Veterano
# fev/04
· votar


Imagina, eu é que agradeço pela atenção de vocês! Vocês são uns amores, e muito educados. Estou muito feliz de fazer parte da turma!

Beijos!

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


cidalia_castro
Obaaaaaa
mais uma moça para turmaaa...
entra pro clube da luluzinha...
eu
bile
barbarita...(eu sou o único homem com acesso)

cidalia_castro
Veterano
# fev/04 · Editado por: cidalia_castro
· votar


hahahahahaha

Já é!

Paranoid
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
tipo...eu nem tava falando do george do canibal corpse naum... mas esquece

Carol aka Ginger
Veterano
# fev/04
· votar


Cidáliaa, vc por aqui. Cara que bom, alguem que realmente conhece música (q eu conheça hein gente). Foi ótima suas explicaçoes e eu to com saudade de vc, das nossas conversas lembra???
Bom, eu sempre tenho duvidas de varias coisas hehehe...
Ah, eu queria mto poder falar com vc qq dia desses. É um assunto mei estranho, mas vamos lá hehehe
É isso... noa sei qto tempo vc entrou aqui no forum, eu sou nova e gostei bastante, apesar de ter ficado bastante irritada com um cara i falando super mal da Mariah! Mas enfim, nós sabemos q ela é boa e tá ótimo!
Bjao no coraçao...
Carolzinha aka Ginger

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Carol aka Ginger
oi mocinha....
=)
Paranoid
de quem você tava falando?

PuNk Bass
Veterano
# fev/04
· votar


cidalia_castro
Carol aka Ginger
Mais mulher no fórum! Viva!
\o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Whistle Register"