Não consigo cantar com música ao fundo

    Autor Mensagem
    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/17


    Olá.
    Um dia desses eu estava em um local que tinha karaoke; eu e uns amigos resolvemos cantar. Que tragédia! hahaha
    No dia seguinte eu fiquei pensando que talvez seria porque eu não estava 100% sóbrio no dia anterior, por isso, abri um karaoke no youtube e fui cantar a mesma música.
    Conclusão:
    Quando eu vou cantar uma música junto com o cantor, ou com o karaoke, eu simplesmente não consigo cantar. Eu sinto uma necessidade de cantar absurdamente agudo(gritar), e minha voz não aguenta.

    O que eu gostaria de saber é se meu problema está em
    1) ouvir a música corretamente
    2) não colocar a voz do jeito certo na hora de cantar

    E dependendo da resposta, o que posso fazer para melhorar?

    Fiz 2 gravações de exemplo, caso alguém queira ouvir o que eu tentei explicar.
    Cada uma foi feita com música e sem.
    No início da "Deixa acontecer naturalmente - com música no fundo" eu fiz uma voz meio "debochada", sem esforço, tentando fazer o som que pra mim seria o correto, e logo em seguida tentei colocar minha voz normal pra ver como fica.
    Na outra, coloquei só um trecho, onde eu já não estou aguentando mais.
    Obrigado!

    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------

    Deixa acontecer naturalmente
    Sozinho: https://soundcloud.com/user-416336433/deixa-acontecer-sozinho/s-BXDje
    Com música no fundo: https://soundcloud.com/user-416336433/deixa-acontecer-musica-fundo/s-t anOW

    Evidências
    Sozinho: https://soundcloud.com/user-416336433/evidencias-sozinho/s-uiOCS
    Com música no fundo: https://soundcloud.com/user-416336433/evidencias-karaoke/s-hOHu8

    ejames
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    tentando fazer o som que pra mim seria o correto
    O problema é que cê ainda não compreende o que é o "som correto". Sozinho você canta num tom confortável pra você, acompanhando você tenta harmonizar com o tom original da música.

    O que eu gostaria de saber é se meu problema está em
    1) ouvir a música corretamente
    2) não colocar a voz do jeito certo na hora de cantar


    Os dois. Você já teve a sensibilidade de perceber que tá fazendo algo errado, agora precisa estudar para entender o porquê. Para isso, teoria musical. Não entendo nada de canto, então não posso indicar áreas específicas, mas o que falta é você compreender o fundamento por trás do que você ouve.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Gritar e agudo são coisas diferentes. Gritar se refere a intensidade, agudo as frequências emitidas.

    Antes de ouvir os audios, tenho umas perguntas:

    Tu sabe cantar realmente, ou só tem pessoas próximas a ti dizendo isso?

    Consegues fazer uma melodia em vocalização (cantar vogais) ?

    Realmente é afinado, a ponto de se eu emitir uma nota num instrumento, conseguir realizar uma vocalização nessa afinação?

    Já te ocorreu buscar um professor?

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    zlo zebry

    Cara, ouvi tuas gravações e o problema é bastante evidente, contudo não simples.

    Você é afinado, têm potencial, mas se deseja ser cantor precisa procurar um professor...

    Você tá cheio de "vício de dicção e empostação" bastante comuns em amadores "metidos a cantor"... (não veja esta colocação como pejorativa, como negativo). Estou apenas constatando que é bastante comum tendermos a imitar "floreios e adornos" de cantores consagrados, sem antes, dominar o básico, como respiração e etc.

    Com relação ao problema que você questiona no tópico, ele é simples: Teu tom natural e confortável, pelo menos hoje, é muito abaixo do tom dos cantores originais e consequente tom das canções. Como você têm um bom senso de afinação, a tendência é tentar colocar sua voz no tom original, mas ele é alto para você... sai de sua zona de conforto para "esgoelar".

    Com aulas de canto, você irá primeiramente descobrir e desenvolver seu canto na região "natural" dele. Depois aprenderá a colocar sua voz, achar seu espaço, em tons distintos.

    Desculpe o trocadilho, mas em evidências é muito evidente. Sua voz solo esta muito abaixo do original. Por isso muda tanto quando você canta com a base, porque você "procura" o tom original.

    Se fosse você procuraria um professor de canto... acho que você têm potencial.

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Tu sabe cantar realmente, ou só tem pessoas próximas a ti dizendo isso?
    Nenhum dos dois. Eu não sei cantar e nem alguém me disse que eu sei. rsrs
    Eu canto só no chuveiro.
    E o problema é que com a música no fundo, nem no chuveiro eu consigo cantar. hahaha

    Quanto as outras perguntas, desculpe, mas eu não entendo nada de canto.
    Provavelmente a resposta pra elas é não.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Então comece por um professor. :)

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Você tá cheio de "vício de dicção e empostação"
    Eu nem imaginava que eu tinha algum. hahaha
    Pra mim parece que estou cantando do meu jeito. Mesmo você falando eu não consigo perceber.

    Se fosse você procuraria um professor de canto...
    Inicialmente eu nem estava pensando nisso. Pra mim parece que fazer aulas seria pra quem quisesse cantar profissionalmente. Eu só queria conseguir cantar o suficiente pra mim.
    Mas acho que se eu estiver com um tempo livre nesse próximo semestre eu vou fazer aulas de música (violão/canto).

    Gansinho
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    zlo zebry
    Eu acho que, como o Lelo Mig disse, o problema é o tom das músicas mesmo. Quando você canta a cappella, você canta num tom confortável pra você. Quando você ouve a música original, você tende a cantar no tom original da música, e aí sua voz não dá conta.

    Não achei sua voz ruim e acho que vale a pena investir se você quer levar a sério.

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    O que eu acho estranho nessa questão do tom, é que minha voz nem é grave pra não aguentar essas músicas. Na "deixa acontecer naturalmente", por exemplo, eu percebo que tem um jeito de cantar aqueles picos mais agudos de uma forma que a voz parece ficar "limitada" dentro de uma região agradável, mesmo no agudo (Como nos finais de frases, da gravação sem música ao fundo). Mas eu não consigo fazer isso em qualquer música.
    Baseado nisso, o que eu pensei é que talvez tenha algum jeito que me permita executar esses agudos, e eu não consigo descobrir como.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    zlo zebry

    Mano, se o Gansinho falou, vai na dele...

    Eu, sempre deixo claro, que NÃO sou cantor, sou apenas alguém (músico) habituado a acompanha-los e com alguma noção teórica obtida pelo convívio com eles.

    Dou uns pitacos aqui, porque o espaço de canto anda meio "vazio" e eu sou palpiteiro...rs.

    Mas o Gansinho chegou e é cantor... aí, eu saio de fininho...rs.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    zlo zebry

    Aulas são pra quem quer aprender alguma coisa... O que vai fazer com esse aprendizado é outro papo...

    Gansinho
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Lelo Mig
    Mas o Gansinho chegou e é cantor

    Tá loco? Sou um mero apreciador de música e canto em casa pra me divertir. hahaha

    Você saca muito mais de música do que eu (até porque você é músico, eu não).

    Gansinho
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Gansinho
    · votar


    zlo zebry
    Na "deixa acontecer naturalmente", por exemplo
    Me parece que você tá cantando tudo em falsete. Por isso sua voz sai levinha assim e você consegue cantar mais agudo.

    Na "Evidências", quando ficou mais agudo, você tentou chegar na nota sem falsete, e você não conseguiu... Por isso falhou sua voz.

    Baseado nisso, o que eu pensei é que talvez tenha algum jeito que me permita executar esses agudos, e eu não consigo descobrir como.
    Você pode ir treinando em casa, ir melhorando sua voz, melhorar seu canto.. Mas não vai chegar nem perto do que você pode evoluir se estudar com um bom professor. Se você não pretende fazer aulas, você pode ir treinando sua voz, tentando fazer os agudos.. Tentando inicialmente "imitar" a sonoridade de outros cantores pra tentar fazer os agudos.. Mas evita forçar sua voz, porque senão você pode ter causar danos a ela.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17
    · votar


    Gansinho

    "Tá loco? Sou um mero apreciador..."

    Então vamos, ambos, esperar o Christian aparecer por aqui e chutar nossas bundas...kkkk.

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Me parece que você tá cantando tudo em falsete
    Na gravação com música no fundo, no início dela, eu realmente estava com a voz meio fora do natural só pra conseguir cantar o que eu estava ouvindo (pra saber se o problema é o ouvido ou a voz), e depois eu fui pra voz normal (tanto é que eu parei porque tava forçando muito).

    Mas os agudos que eu tava falando são os agudos da gravação sem música no fundo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não consigo cantar com música ao fundo