Devo ou não cantar só com playback

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


JJJ
Não entendí cara, concordamos em certas coisas, discordamos em outras. Normal...
às vezes minhas discordâncias são fruto apenas da minha ignorância...
Abç

JJJ
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu só estava brincando, grande mestre!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


JJJ
Kkkkk....
Pra você ver como sou burro!!!
Abç

JJJ
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Burro, nada... É o tal problema dos textos...

CAMILA KTA
Membro Novato
# nov/16
· votar


Boa noite galera...me ajudem mais uma vez..estou querendo comprar o equipamento de som..mas nao posso comprar nada caro em..kkk....eu tenho uma caixa ativa da ecopower 350 watz..precisava comprar entao uma passiva e uma mesa de som..é isso mesmo que preciso?? pra fazer um som legal..estou conversando com meu esposo ao poucos em arrumar uma pessoa "genero masculino" pra tocar violao ...rsrrs
Mas de qualquer forma preciso que me ajudem no som..mas por favor seja bem específicos pois entendo pouco qdo o assunto é som..
AGUARDO A RESPOSTA..MAIS UMA VEZ OBRIGADA A TODOS VIU..

CAMILA KTA
Membro Novato
# nov/16
· votar


esqueci de mencionar o microfone..nada muito caro..mas um melhor..tenho dois q vieram acompanhados na cx da ecopower..mas creio que preciso de um melhor..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


CAMILA KTA
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686253420-microfone-sennheiser- e845s-_JM
A caixa pode ser da mesma série, passiva.
Abç

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


CAMILA KTA

se gosta de canta e faz música, toca este trabalho em frente. Se vc faz música boa, o público dirá.

Eu tenho dois pontos para colocar:

1- Na minha opinião, se vc tocar com um homem, que vc confie, aparentemente vc estará muito mais protegida de assédio do que tocar com outra mulher, concorda? Converse com seu marido sobre isso. Muitas vezes ele pode estar preocupado com o músico, mas o assédio de quem assiste é muito mais importante.

2- Atualmente existem equipamentos sensacionais para se tocar sozinho e não parecer brega ou pouco profissional, pelo contrário. Fui ver um amigo tocar em um barzinho no happy hour e ele apareceu com uma caixa ativa, uma pedaleira, violão e microfone. Ele começou a usar os loops sobrepostos e criava a harmonia da música no loop e depois cantava. Fez um sucesso incrível, ficou lindo. A pedaleira era da TC Eletronics, cara, mas deve ser mais barato do que dividir o cachê, se vc pensar em longo prazo. Aquela apresentação ficou muito mais marcada para mim do que várias bandas que eu fui ver tocar. Vale a pena pesquisar sobre este assunto.

boa sorte

sandroguiraldo
Veterano
# nov/16
· votar


com playback..mas o diferencial que ele tocou c panderola, chocalho e um outro instrumento que nao sei o nome que imitam sinos de vento.

Esse rolê deve ter sido bem louco hein... um homem tocando com panderola, sinos de vento...

sandroguiraldo
Veterano
# nov/16
· votar


Aqui em INDAIATUBA presenciei algumas coisas:

-uma mulher de uns 40 anos, sozinha, violão e voz, tocando MPB. Bem bacana, ela tocava e cantava bem, mas creio que restrinja o repertório devido ao formato e ao ambiente, mas que era propício pra um voz e violão.

-Vi uma "banda" com 3 homens, creio que usaram muito sampler. Numa música faziam batera eletrônica, teclado e voz. Na outra todos na voz e só o teclado, com todos os "instrumentos" lá. Era uma boate, funcionou legal, povo dançou.

-Vi um casal, ela no teclado e ele numa percussão bem "mais ou menos". Ela soltava tudo no teclado, não eram bons, mas não eram ruins.

Ao pessoal que comentou que não gostam muito do cara que toca teclado com todos os outros "instrumentos" lá no arranjo, o que acham dos guitarristas que soltam o play e solam por cima? Não seria a mesma coisa?

JJJ
Veterano
# nov/16 · Editado por: JJJ
· votar


sandroguiraldo
Ao pessoal que comentou que não gostam muito do cara que toca teclado com todos os outros "instrumentos" lá no arranjo, o que acham dos guitarristas que soltam o play e solam por cima? Não seria a mesma coisa?

Pra mim é mais ou menos a mesma coisa, sim. O mesmo para karaokê, etc...

Estou mantendo a coerência, porque quando lancei o tópico de colaborações - que deu excelentes frutos, aliás - coloquei logo de cara que as partes eram pra ser feitas pelos membros do FCC, nada de ctrl-c+ctrl-v ou pegar BT pronta.

No meu canal do u2b, coloquei recentemente um cover do pink floyd onde fiz tudo, estilo one-man-band. Tem edição? Sim, claro, como toda gravação do mundo atual (não sou tão purista assim!), mas sou eu, o tempo todo.

Lógico que ninguém é obrigado a tocar todos os instrumentos e seria impossível fazer isso ao vivo, ao mesmo tempo. Nesses casos, toque com mais gente ou use apenas um violão ou outro instrumento qualquer. É assim que eu prefiro (é a minha opinião, pode não ser a de outra pessoa).

Agora, quando você está em casa e quer solar em cima de uma BT pra treinar ou simplesmente brincar, aí, obviamente, não há nada a reclamar. Idem para teclados ou quando você quer "brincar" de karaokê, também (desde que eu não seja obrigado a ouvir... rs).

---

Uma observação: eu sou músico; já a maioria das pessoas que vai estar no barzinho ouvindo a moça não será. Playback incomoda a mim e a alguns outros músicos; a leigos talvez não incomode nem um pouco (talvez apenas ao Faustão...). Por isso que o "fulano dos teclados" não tem maiores problemas com isso (talvez o Faustão nem perceba que é playback... rs).

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


CAMILA KTA
Não conheço o microfone indicado pelo Bertola, mas não questiono a marca. Mas não deixe de pegar nos clássicos Shure SM58, e se tiver uma dicção excelente, um SM57.

Porém sugiro que antes de pensar em uma segunda caixa, passe a usar uma pedaleira de voz, ela tende a somar bem mais. E se teu foco for sertanejo, a segunda voz pode sair dali.

Ainda nessa, se a caixa for usada para reproduzir música e sua voz, pode ser que falte potência. É preciso testar.

Ambos pode implicar num custo alto, PORÉM estou partindo do pressuposto que tu queira encarar isso com profissionalismo.

JJJ
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah
e se tiver uma dicção excelente, um SM57.

Agora fiquei curioso... Se fosse um condensador, mais sujeito a firulas, eu entenderia, mas o SM57? Por quê essa observação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah
JJJ
Esse Sennheiser aí é intermediário. É um bom mic, mas um Shure original é bem mais caro...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah
JJJ
CAMILA KTA
Outras boas indicações:
AUDIO TECHNICA MB-3K
SAMSON Q7
SENNHEISER E835
AKG D770

JJJ
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
um Shure original é bem mais caro...

Bertola, eu paguei uns 50 dólares num Shure PGA58. Até onde eu entendi (posso estar errado), é basicamente um SM58 com uma carcaça barateada (plástico). Pela qualidade e pela marca, é um preço bem razoável.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


JJJ
Não conheço essa versão aí não... Nem sabia que existía!
Abç

CAMILA KTA
Membro Novato
# nov/16
· votar


[i]Esse rolê deve ter sido bem louco hein... um homem tocando com panderola, sinos de vento...
Junto com playback ta..mas foi usado um instrumento de cada vez..e usadas na musica certas..ficou super legal..

JJJ
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É relativamente recente.

JJJ
Veterano
# nov/16 · Editado por: JJJ
· votar


duplo

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


JJJ
Por quê essa observação?

Porque ele é um microfone bem direcional e com enfase em agudos...

Algumas pessoas tem os dentes superiores separados, e o S vaza por ali. Outras (cariocas e capixabas) tem um S um tanto arrastado. EU tenho um certo sotaque, e uma "voz mais chiada", por ter aprendido primeiro alemão, e só depois português... Aí o 57 só vai enfatizar esse problema e f... com tudo.

Claro, ele é um mic bem mais transparente que o 58 - esse na verdade é um 57 com pop filter (o globo, com espuma interna) - qualquer erro de pronúncia fica mais evidente nele, o P/B se a pessoa força um pouco, é enfatizado...

De modo geral, ele também tende a dar uma atenuada nos médios. em 1960 isso fazia sentido, já que os low e hi end dos sistemas de som não eram lá aquelas coisas.
Segundo, que processamento de sinal era complicadíssimo. Melhor só captar e dar volume, ou a bagunça de fase, iria distorcer ainda mais o som...

A questão é que hoje há recursos para tirar qualquer timbre praticamente, então mics "planos" como os Shure Beta, são bem vindos. O "floyd" é o processamento não é acessível, no caso dela, é pouco pra nenhum (creio que terá só um TMB para a caixa toda), então é melhor escolher rigorosamente o mic...

Talvez para a proposta da moça isso até faria sentido, caso ela usasse uma caixa de som tipo caixas ativas atuais, como Frahm Ca150, Giannini GCA150 , DBCS 14, etc... Onde e quando se usava algo para reproduzir agudos, era um TWITTER, mas como ela tem um drive de compressão ali (grandes chances de ser titânio ainda), não me parece boa ideia...

Pessoalmente, eu gosto, mas... É um mic que eu usaria APENAS, para um excelentíssimo cantor, e ainda em estilos mais tranquilos nos vocais, onde não é tão "socada a voz"... Sertanejo, tem uma certa exibição em notas agudas (Bruno, Eduardo Costa...), aí f... de novo...

Shure PGA58

A série PGA ou PG Alta é descrito como "Shure entry-level PG ALTA™ model line."
(In http://blog.shure.com/choosing-and-using-specialty-mics-on-a-budget/ )

Olhando o "spec's sheet", eles não relacionam a cápsula a linha SM... Não creio que seja então um SM em um case plástico, não.
Também ali, tem o "frequency response", e ele me parece um microfone honesto, bem plano, e com um roll-off bem suave nos graves, o que amplia o uso dele. Se fosse para relacionar, diria que ele está mais para um BETA87A, que para um SM58...

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


CAMILA KTA
Junto com playback ta..mas foi usado um instrumento de cada vez..e usadas na musica certas..ficou super legal..


Não se assuste, aqui estamos entre músicos, pode ver que praticamente ninguém simpatiza com a ideia do playback... Na prática esse formato é bem popular, mas apenas na música regional, o que está de longe das preferências do FCC... rs

JJJ

Tinha esquecido de te mandar o nível que as coisas estão já... E tem cara fazendo bem mais que isso... Como disse, funciona para ritmos quadrados, onde se deve segurar o ritmo antes de tudo. Algo mais progressivo e/ou espontâneo como o rock, blues, e jazz não funciona tão bem.

https://www.youtube.com/watch?v=blKLxz5Vg4U

Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar


Não vejo muito problema em se cantar com playback. Tudo depende. Se está cantando bem não há problema. Como eu disse depende do lugar, depende o tipo de música, público. Não é o mesmo que karaoke, simplesmente você está cantando com um acompanhamento gravado, o que não tem nada de mais.

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
mais transparente que o 58 - esse na verdade é um 57 com pop filter

Agora me surpreendeu mais ainda... kkkkk

Essa é a única diferença entre eles?

Ismah
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ismah
· votar


Sim, é a única diferença, mas ela implica em várias outras coisas que passam a ser diferentes... O 58 tem também um "segundo" pop filter: uma espuma sobre a cápsula...

"Segundo" porque é o primeiro na real, o outro é um windscreen na verdade, que como o nome diz, serve para bloquear vento, deixa o mic um pouco mais duro ainda... Ajuda também como pop filter, principalmente pra quem é fã de fazer "ball cat" com o mic...

Normalmente, se tiver que usar um 58 para instrumentos, eu retiro o globo, sonoramente fica um 57. Ou se for montar um rider, peço uns 58 a mais, caso algum 57 der pau, mete o 58 e tira o globo... O contrário, por um globo, é bem mais difícil...

Se eu soubesse disso, teria comprado um A58, e não um A57...

O contrário, também é possível basta ter o Shure A2WS - original do 545, antecessor do SM57 - e o A81WS, creio que genérico - original do SM57 e SM81.
Só que... Raramente se encontra esse pop filter em terras tupiniquins.

Tem dois caras meia boca que usaram por muito tempo...

- David Gilmour - voz e talk box, basta procurar pelo nome dele e SM57 que chovem resultados, com e sem windscreen
- Casa Branca - na maioria dos pronunciamentos usam SM57 com o A2WS, e existe um kit chamado SM57VIP, que foi apelidado de "SM57VIP presidential" quando com as espumas... kk

Jojo, bem sinceramente, microfones foram uma das coisas que mais me seduziram em largar o instrumento e virar técnico...
Pode não parecer olhando pra gráficos, mas sonoramente, na prática, me caiu o c* da bunda, a primeira vez que fui no estande da Shure, 4 anos atrás. Coloquei fones e fui passando minha voz com cada um dos mic's da marca. Dá para variar o timbre da água cristalina pro vinho azedo. Eu já tinha percebido que alguns cantores soam melhor cantando em um microfone, do que outros no mesmo, mas não tinha ideia do quanto até então. Aí justifica plenamente alguns cantores viajarem com seu microfone.

E acho que é o mínimo que um vocalista que se preza precisa: seu microfone, e seu pedal de voz. Mas a maioria canta até numa colher de pau e acha que ta arrasando, porque não quer gastar, porque não precisa... E nessas, começam as perguntas de porque o som dos gringos é melhor. rs

Achei mais bonito o som da minha voz, no SM63 e no SM87 pois soa equilibrada, quando num SM58 soa muito média/nasal, e num 57 soa muito aguda... Agora qual dos dois citados tu acha que se acha fácil nas locadoras do país? rsrs

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah

Muito interessante. Na próxima vez que for microfonar o amp vou fazer a experiência com e sem o globo...
Acho que o mais "comum" deve ser o 58 mesmo, não?

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


É relativo Jojo... Shure impera por aqui, isso é indiscutível.
Normalmente, o mínimo do mínimo que se precisa é um microfone para cada voz, então faz sentido dizer que o 58 seja mais popular...

Mas se sair do mínimo... Aí a linha Beta é muito bem vista, os PG/PGA (acho que está fora de linha a PG, e foi sucedida pela PGA), AKG D112 e linha P, Audio-Technica (AT) linha PRO, ATM, e Artist...

Por exemplo, dois microfones que eu acho do carvalho, e usaria para muita coisa, mas totalmente inpossível de se achar...

https://www.youtube.com/watch?v=-kWVWk3kIcc
https://www.youtube.com/watch?v=-_PFdsxe8cc
https://www.youtube.com/watch?v=WXH6OC1i22c

CAMILA KTA
Membro Novato
# fev/18 · Editado por: CAMILA KTA
· votar


E aiiii galerinhaaaaa...blz ???? Então, da ultima vez que entrtei aqui foi para falar da vontade de cantar com playback, já que nao sei tocar violão, e agora voltei pra falar que fiz meu primeiro show com playback e foi muito legal, estou precisando de uma outra ajuda agora..
Estou querendo playback bons de sertanejo , MPB , pop rock nacional, caipiras etc...
Alguem sabe me informar como consigo????
E como posso fazer um show top que fique bem legal, tipo a escolha das musicas , som, efeitos e tal????
Aguardo a ajuda de vcs ...
Desde já, brigaduuuuuuuu

CAMILA KTA
Membro Novato
# fev/18
· votar


E aiu galera, blz????
Entao, da ultima vez que entrei aqui foi para falar da vontade de cantar com playbacks ja que nao toco violao..
Entao eu fiz meu primeiro show e foi super legal.
Mas precisava de uns playback mais top, som legal e tal, alguem poderia me ajudar nessa questão????
E me dar um help ai p melhorar o meu desempenho, tipo repertorio, qual o seguimento das musicas durante um show, queria tbm conseguir efeito vocal, pois minha mesa é fraca e outras coisas a mais que os velhos de carreira sabem..
Obrigada desde já galera

newfordinho
Veterano
# mar/18
· votar


Olá... Existem programas que removem a voz do cantor do Cd original...aí seu playback ficaria top. Conheço um cantor que toca e canta sertanejo e ele usa esses playbacks...fica legal, agita uma festa e tal e ganha até que bem...hahah

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Devo ou não cantar só com playback