Andrea Bocelli no brasil, ft Paula Fernandes e ft Anitta por um professor de canto

Autor Mensagem
Gansinho
Veterano
# out/16
· votar


O Nando Moura cita o canal da Natalia Aurea no video dele, outra cantora/professora de canto que dá aulas no youtube. Essa aí pelo menos eu já vi vídeos cantando e canta muito bem, hehe.

Del-Rei
Veterano
# out/16
· votar


Eu me pergunto se toda essa polêmica em cima dessas cantoras (Anitta e Paula Fernandes) não geraria apenas mais marketing e dinheiro pra elas.

Aqui é a republica das bananas. Terra dos faz de conta. Onde tudo de ruim é esquecido com rapidez.

Se a indústria musical nacional estivesse preocupada com a competência técnica dos artistas, certamente 80% dos nossos artistas populares estariam desempregados.

Quem gosta das músicas da Paula Fernandes não vai deixar de ir a um show dela por causa desse episódio com o Bocelli. Muito menos os que vão ao show da Anitta, que, aliás, duvido que saibam quem é esse "ceguinho".

Resumindo minha opinião: Tudo que vira polêmica acaba gerando dinheiro no bolso dos envolvidos, de alguma forma.

Um aceno de longe!!!

francisco2004
Veterano
# out/16 · Editado por: francisco2004
· votar


Achei ridículo o depoimento desse Márcio Guerra postado pelo autor do tópico. Em primeiro lugar, o cara não sabe sequer julgar desafinação. Para ele, se a cantora não impostou a voz do jeito tal, está desafinada, e esse é o menor dos problemas IMHO.

Timbre é importante, mas os cantores brasileiros tradicionalmente não piravam muito com isso. E daí surgiram timbres espontaneamente memoráveis, como os de João Gilberto, Elis Regina, Jair Rodrigues, Gal Costa, Caetano Veloso. Eles simplesmente canta(va)m as notas certas, e o timbre surgia ao natural. Hoje as escolas de canto ensinam a timbrar antes de ouvir.

O problema principal do canto é acertar a nota musical. Hoje em dia, vemos cantores fazendo drive, vibratos, parecem até um pedal multiefeitos analógico, mas cantam as notas erradas.

Acho que isso se deve ao fato da invasão de reality shows tipo X-Factor e The Voice, que promovem essa visão de que cantor bom é aquele que tem um arsenal de efeitos. João Gilberto acerta todas as notas na mosca e, para mim, isso vale mais do que soltar vibratos desafinados ou deter uma técnica apurada de impostação, mas que, na hora de cantar, começa batendo na trave e continua acriticamente até que alguém diga: "cara, você está cantando fora do tom".

Os cantores de hoje perderam o ouvido e investiram todos os seus esforços na pedaleira analógica vocal. Vamos voltar a nos preocupar com as notas e, nesse quesito, entre a soprano-the-voice-desafinada e a anitta-feijão-com-arroz, prefiro a Anitta.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/16 · Editado por: Christhian
· votar


Ismah
Gansinho
shoyoninja

"Drunk like a skinned cat" style!

Repare bem nos C cantados em cima de B maior... Lindo demais!
Alguém baixa antes que suma também hehe



Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Agradeço o alerta! Todavia, considerando que se passaram 4 anos, não poderia ele ter melhorado?

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# out/16
· votar


shoyoninja

"Po esse professor de canto aí não tem vídeo de canto no canal dele, só descendo o sarrafo em erros dos outros e se apropriando de acertos alheios."


Bro, acho que você não fuçou direito no canal dele. Tem um monte de vídeos de canto sim.

shoyoninja
Veterano
# out/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Não vi isso não! Qual por exemplo?

Gansinho
Veterano
# out/16 · Editado por: Gansinho
· votar


shoyoninja
Tem vários vídeos mais antigos de exercícios de canto, como escala e tal.
É que de um tempo pra cá ele parou com esse tipo de vídeo e tá fazendo mais esses vídeos de comentários.

Mas realmente, ouvindo ele cantar não achei nada demais não.
Eu só gosto da opinião dele sobre música, acho de bom gosto.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Ele tem algumas vídeo aulas e exercícios de canto... Não acho que ele seja um grande cantor, mas tá ali, ensinando - certo ou errado é outro lance...

Zenir
Membro Novato
# out/16
· votar


Como um livro que gosto muito, foi um planetário de erros. Anita e P. Fernandes são cantoras populares(limitadas? Sim, muito). .Elas precisariam modificar e adequar a música às suas regiões tonais e zonas de conforto para cantar bem. Esse negócio de dueto é muito complicado. Elas, as mais limitadas, tiveram que se "adequar" ao mais completo, o cantor lírico. Escolha errada. A escalação e aceitação de Anita e P Fernandes para uma música fora do que elas poderiam desempenhar é ruim para todo mundo, ninguém saiu ganhando. Já vi vários duetos com Pavaroti e cantores de pop e rock, alguns não geraram duetos, foram convidados, cantaram, e saíram de cabeça erguida. Foi um erro organizacional, por qual motivo a porra da Paula Fernandes não cantou a porra do Pássaro de Fogo e pronto? Porque não procurara uma música dentro da área de conforto dela e do Bocelli? Não tô defendendo estas duas bizarras, mas lembrem-se, o U2 não cantou qualquer música com Pavaroti.... Imagine se a Maria Bethania tivesse que fazer o mesmo dueto com o Bocelli, no mesmo tom, do mesmo jeito... poderia sair melhor do que foi, mas não ia ser um registro memorável, talvez. Acho que foi uma total falta de noção dos que armaram essa roubada e dos que entraram nela, sobra para todos: Anita e Paula, de ter aceitado tudo sem perceber que passaria ridículo, poxa tem que se ter noção, até eu sei que não consigo cantar Save Me, do Queen, se o Bryan May me chamar, eu diria, não posso, tô com diarreia; a cantora lírica de se prestar ao papel de muleta e depois vir para a net jogar ainda mais merda, anti ética total, se fosse tão fodona, teria dito não antes de aparecer como papagaio de pirata na música da Anita; a produção, sem comentários; o Bocelli é cego, mas escuta bem, não teve ensaio? ele podia dizer que não estava bom, proposto outra tonalidade, outra música, uma solução....
Enfim, um planetário de erros que são ótimos para vlogers que querem uma coisa para poderem comentar, uma vez que não produzem nada além de comentários.

P.s.: Lembremos de casos no rock clássico, para os que criticam o pop atual: Steve Tyler e o hino dos USA; Axl Rose já deu várias gafes; Ian Gillan, como bem lembrado acima... Tudo em improviso, sem preparação, sem adequação é passível de dar errado, com músicos de qualidade, imagina com estas duas pragas? rsrsrsrsrsrs

shoyoninja
Veterano
# out/16
· votar


Gansinho
Eu vi uns exercícios e explicações bastante estranhas de muito tempo atrás, canto mesmo o primeiro que vi foi isso que o Chris postou...

Gansinho
Veterano
# out/16
· votar


shoyoninja
É, eu também acho que deveria ter mais vídeos dele cantando. Até mesmo esse vídeo que o Chris postou é de muito tempo atrás.. Deveria ter mais, já que um professor de canto deve demonstrar o que consegue fazer com a voz.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Gansinho

É uma opção, mas veja bem... Eu entendo um tanto de bateria, sei compassos e algumas levadas legais, mas não sei tocar. Como consigo observar, se alguém escorrega na afinação/dicção, mas eu não sei nem cantar, nem falar direito português (influência de aprender primeiro alemão)...

Como a maioria dos caras que vi sendo diretores, não sabem fazer o que quem eles dirigem faz...

Quando ele se propõe a dar aula, realmente concordo, é outra coisa. Todavia ele tem exercícios, aulas já seriam mais complexas.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/16
· votar


Gansinho
Meu vídeo da Take Hold of the Flame também é de um tempão atrás... haha :P

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Christhian

Esperamos que ele melhorou desde então, musicalmente e tecnicamente. rs

Gansinho
Veterano
# out/16 · Editado por: Gansinho
· votar


Christhian
Eu sei né, maldito :P
Eu quis dizer que ele deveria ter postado outros desde então.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/16
· votar


Ismah
Ele não melhorou. Só descobriu uma maneira de ganhar dinheiro e está usando a ignorância das pessoas.

Gansinho
haha seria interessante ver ele cantando alguma coisa decente

shoyoninja
Veterano
# out/16
· votar


Todavia ele tem exercícios, aulas já seriam mais complexas.
Os exercícios tem erros de conceito sérios, e a execução em si é ruim...

Por exemplo, exercício de respiração que orienta a aumentar fluxo de ar e usar isso para "cantar com potência".

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Christhian
shoyoninja

Eu não canto, nem tenho instrução para o ser. Muito bom saber disso. Mais uma vez infelizmente, vemos a verdade se sacrificando pelo entretenimento.

GPONTESFM
Membro
# out/16
· votar


Acho que o professor de canto deve saber ensinar as técnicas e analisar criticamente o aluno, mostrando os caminhos para o aluno atingir sua melhor performance, como qualquer professor. Ele não precisa cantar bem. Ele é professor e não cantor. Fazendo uma analogia, existem muitos bons técnicos de futebol que nunca foram jogadores e bons jogadores que se aposentam e pensam que podem virar técnico, crítico, etc e não conseguem nem montar um time de pelada.
Quanto às cantoras, acho também que o problema foi falha da organização, imaturidade e falta de dedicação delas, mas também não acho justo "descer a lenha" nelas, embora não goste do trabalho deles e tenha achado muito feio o ocorrido.

Gansinho
Veterano
# out/16 · Editado por: Gansinho
· votar


GPONTESFM
Sua analogia é incorreta. Treinador/técnico de futebol não é professor. Ele não ensina jogador a jogar futebol. Você acha que alguém ensinou Ronaldinho Gaucho a jogar futebol? Treinador apenas treina o time, não ensina ninguém a jogar bola.

Tanto que em competições como The Voice (sem analisar o mérito do programa em si e dos jurados) os jurados são técnicos dos participantes. E eles podem ser excelentes técnicos. Eles não vão ensinar ninguém a cantar, apenas vão direcionar o canto ou a forma de cantar para melhorar a apresentação dos participantes.

Você faria aula de Karate com um professor que não sabe chutar/socar da maneira correta? Você faria aula de matemática com um professor que não tem facilidade com contas? Ou aulas de inglês com um professor que tem pronúncia ruim?

É claro que não. Logo, faz sentido que um professor de canto saiba cantar bem.

Lelo Mig
Membro
# out/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


GPONTESFM

Concordo com o Gansinho... técnico é uma coisa, professor é outra.

No futebol a garotada, em geral, aprende na base, nas escolinhas. Quando chega no time principal, teoricamente, já sabem jogar, dominam todos os fundamentos. O técnico é uma espécie de maestro arranjador, ele faz os esquemas táticos, posicionamentos, procura tirar o melhor de cada individuo e organizar coletivamente.

Mais ou menos o que um maestro faz numa orquestra ou um regente de coral com os vocalistas (que, teoricamente, já são cantores prontos).

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Misteriosamente meu post não está aqui... Acho que a conexão web me traiu e.e

Eu creio que o Ken Tamplin, e os professores de sua Vocal Academy passem mais confiança que o Marcio Guerra, e por vários motivos (vejam os covers de Iron Maiden e vão entender)...

Ainda questiono se o Marcio Guerra se coloque como um professor no u2b, e não apenas alguém passando dicas baseado em sua experiência... Um técnico seria algo pessoal, mas não sei bem se é a proposta.

Zenir
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Zenir
· votar


Sou professor em duas áreas, pedagogo e historiador, apesar de me divertir com os vídeos do Márcio, digo que ele não passa de um vlogger. Ele não tem o domínio técnico, prático ou conceitual do assunto para ser um professor, além de não ter nenhuma formação que o habilite. Ele não canta com maestria, não parece ter estudado música formalmente o bastante e nem possui uma habilitação(num vídeo ele diz que nunca estudou em alguma instituição). Professor exige formação específica ou um reconhecimento de pleno domínio do assunto, ambas reconhecidas por instituições reguladoras de ensino, em boa parte das situações. Chamamos aqui no brasil(e o MEC tem sua culpa, haja vista a reforma que estão tentando aplicar), de professor qualquer um que saiba algo ligeiramente acima da ignorância. Eu sei alguns acordes básicos, algumas escalas básicas, a teoria básica do campo harmônico e notação de maneira genérica. Já dei aulas de violão. Mas isso não me faz um professor de música ou do instrumento, sou um aficionado, amador, hobbista... Tenho algo para ajudar um leigo, mas não sou capaz de desenvolver alguém para além do que sou: aficionado, amador, hobbista. Sem contar que uma pessoa com conhecimento de química o bastante para lecionar química ainda enfrentaria enormes problemas para ser um professor, requer didática e outros conhecimentos suplementares... Mesmo assim, por fim, seria impedido de lecionar, formalmente, a menos que algum órgão competente o abalizasse para fazê-lo, são raros os honoris causa. Óbvio que há músicos que dedicaram tanto que possuem conhecimento acima ou igual à quem recebeu ensino formal em música, e, embora não tenha habilitação, possui o respeito digno de sua sabedoria. Mas, sério, não parece ser o caso do Márcio Guerra, que, para mim, não passa de um vlogger.

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16
· votar


Eu acho o timbre da Paula muito bonito, algo fora do comum, mas ela é limitada mesmo. Agora o Nando Moura querer falar mal e descer o sarrafo de quem canta acho até piada, porque pelo que sei ele não canta NADA. Ouvi ele cantando na banda dele e achei a qualidade da voz dele algo péssimo, mesmo sendo algo razoavelmente produzido. Ele faz isso só pra ter quantidade de likes e seguidores...

Squillo
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar


E daí surgiram timbres espontaneamente memoráveis, como os de João Gilberto

João Gilberto não canta nada. Algo assim só dá certo num país onde todo mundo fala pra dentro com essa emissão baixa. Podem achar o cara bom em outras coisas mas cantor não é, nem de longe. É um desserviço ao canto e a técnica.

Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar


Quanto ao carinha que "dá aulas" é um youtuber, só isso.

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Zenir

Mais do que uma educação formal, um professor de canto precisa saber técnica vocal e cantar bem. Tenho visto durante anos, formandos saindo de universidade com diploma do curso superior de canto sem saber praticamente nada, sem saber técnica, sem saber cantar e sem saber ensinar. Em resumo, se não tiver entendido a técnica justa e não ter conseguido aplicar em si mesmo, nada feito. Isto é o mais importante para um professor de canto, além é claro, de ter uma facilidade natural para a coisa, que é de conseguir explicar coisas difíceis com exemplos de fácil compreensão.

A ideia colocada acima pelo GPONTESFM está totalmente equivocada. um professor de canto que não canta bem é uma farsa. Técnica vocal é algo que tem que ser compreendido na sua totalidade. De tanto tentar, experimentar, o bom cantor acaba chegando num nível de compreensão que o deixará apto para passar esse conhecimento. Sem isso é apenas repetir o que leu ou o que outros disseram a ele. Esse tipo de professor não consegue identificar os erros dos alunos, porque ele mesmo não sabe que aquilo é um erro.

Professor bom canta bem e entende realmente a técnica.

Wade
Membro Novato
# jan/17
· votar


Eu sou inscrito no canal do Marcio Guerra e sempre vejo os vídeos. Conheci e assinei o canal por causa desses vídeos de opinião e, independente de ele ser um bom cantor ou não (até hoje nunca ouvi ele cantando nada), gosto das opiniões dele no geral. E ele é um bom entretainer. É carismático.

Ele sempre cita nos vídeos um trabalho. O Youtube não é a fonte de renda dele. Sempre achei que esse trabalho dele era justamente ser professor de canto lá em Miami.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


shoyoninja

Talvez tu não acompanhe-o... São duas séries que ele produz: Vozes extraordinárias, e Desafinação bizarra... O primeiro, mostra grandes vocalistas da história, e o segundo, mostra vocalistas de sucesso, desafinando - EU entendo que é para mostrar que desafinar é algo que se está suscetível, e normal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Andrea Bocelli no brasil, ft Paula Fernandes e ft Anitta por um professor de canto