Andrea Bocelli no brasil, ft Paula Fernandes e ft Anitta por um professor de canto

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# jan/17
· votar


Na noite do réveillon percebi que estamos mesmo na merda de cantores no mainstream. Por acaso, na casa em que eu estava, havia umas pessoas assistindo a um tal Show da Virada, com uns cantores que estão em voga no momento.

Sério... O problema vai muito além de só discutir a Paula Fernandes nessa apresentação.

Nossa cultura musical está acabada. Não só em termos de técnica vocal, mas composição também. As letras são ridículas. Péssimas. Não há sequer preocupação com concordância das palavras.

Sério, as letras são a pior parte das músicas atuais.

E o mais triste é ver que isso é consumido em larga escala pelos espectadores.

Eu não sei. Há tempos venho ficando desmotivado com música. Eu não assisto TV, justamente porque nunca achei nada decente em canais de TV aberta. E por acaso acabei assistindo ontem. Na boa... Por mais que eu já saiba da tristeza que é, sempre que me deparo com essas porcarias fico mais frustrado ainda.

Um aceno de longe!!!

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Del-Rei

Não é de hoje que vem acontecendo, mas agora creio ser o momento onde estamos mais afundados na massificação. Aquilo que se coloca como música "popular" é tão ruim que não dá nem pra classificar.

Quanto às duas "cantoras" em questão, a organização achava que somente o Bocelli não traria público suficiente e então colocaram as duas. O problema é que a música que elas tentaram cantar é tão simples, exige tão pouco, que quando você vê o desempenho, fica claro que não sabem o mínimo. Nem isso são capazes de fazer. É realmente patético que alguém assim ganhe a vida "cantando".

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Os gringos estão seguindo o exemplo, e culpando o técnico...

http://pge.sx/2hDUkZn

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar




Gansinho
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah
Na verdade essa aí até me pareceu verdade... A Mariah Carey tá reclamando desde o começo que tem algum problema no áudio dela.. Eu acho que ela não tava conseguindo ouvir a música.

Foda é que sai o whistle no playback ali, que muitos fãs dela dizem que ela faz ao vivo... aahuhauh

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Ouvir Axl no ACDC me aliviou... Estava crente que eles usavam PB... O mesmo vale para várias bandas...

Agora, eu me pergunto o mesmo que foi perguntado num grupo internacional de roadies... Quem os músicos culparam por maus desempenhos antes que "os caras do monitor" fossem inventados?*

É a falta do playback que ferrou com tudo. Aceito que ela talvez teria cantado realmente, se estivesse tudo preparado pra isso, mas como nunca cantou, não estava então...

* Who did musicians blame for bad performances before monitor guys were invented?

Gansinho
Veterano
# jan/17 · Editado por: Gansinho
· votar


Ismah
É, revendo a apresentação completa lá da Mariah Carey... A maioria era playback, e na música que não era, ela perdeu o earphone e ficou sem retorno.. E não tinha menor ideia de que parte estava. uhauhauha

Que bosta.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Eu não vi, mas 10 em 10 "artistas pop", fazem o show assim... Lembra o que eu disse lá em cima? Fiquei orgulhoso de ver o Axl no ACDC, pois mostra que não era PB. Metallica tem diversos erros ao vivo, outra coisa que me leva a crer que é menos playback - mas usam trilha, como o Nighwish... Mas realmente dos atuais grande parte usa PB... Até os nacionais, mesmo alguns velhos tipo os extintos Milionário e 'Zé Rico.

MrYuriSilva
Veterano
# jan/17
· votar


Eu acho que faltou atitude da Mariah ter improvisado na apresentação. Eu tenho certeza que todos os problemas na voz dela são psicológicos e de saúde. Eu vi uns vídeos dela em apresentações anteriores e ela realmente pode cantar tons altos ao vivo com boa execução.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


MrYuriSilva

Faça as contas... Ela "NUNCA" cantou praticamente nada nesse show, logo nem a letra ela sabia, como seu monitor (ear) pode SIM estar com defeito, mas NÃO COM VOLUME EXCESSIVO, pois se viaja com uma cena pronta (como QUALQUER outra banda), salva em Pendrive. O sistema é tão confiável, que NÃO EXISTEM MONITORES DE CHÃO pelo palco.

boblau
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah

Ela "NUNCA" cantou praticamente nada nesse show, logo nem a letra ela sabia, como seu monitor (ear) pode SIM estar com defeito, mas NÃO COM VOLUME EXCESSIVO, pois se viaja com uma cena pronta (como QUALQUER outra banda), salva em Pendrive. O sistema é tão confiável, que NÃO EXISTEM MONITORES DE CHÃO pelo palco.

Não foi isso o que aconteceu. Vc não leu direito.

1- cantar sem retorno, no nível dela, é impossível. Veja que mesmo com tudo funcionando, num show ela dubla os whistles.
2- o problema no in-ear já estava claro na entrevista antes da música e os técnicos afirmaram que iriam solucionar até a música.
3- não saber a letra é tua opinião baseado em que? vc está de brincadeira certo?
4- ela, para tentar cantar a música, retirou o in ear para ouvir a música do PA, mas o ruído do público estava muito alto, segundo ela.
5- Segundo ela, o produtor será processado se não apresentar um mea-culpa. Portanto, ela está dando a ele uma chance de se redimir do erro.

Erros deste tipo acontecem. Veja a apresentação da Adele no Grammy. Ali não tinha nada de improviso. Estava tudo perfeito e deu um problema técnico. Foi claríssimo.

Quando um cantor desafina porque é ruim, fica muito claro. É nítido. Quando um cantor desafina por um problema técnico fica muito claro também.

Não tem essa de "colocar a culpa no técnico". Quem é cantor/produtor mesmo, sabe de ouvir um cara cantando se a desafinação vem de um problema técnico ou se o cara é ruim ou está drogado/bêbado.

Os sistemas in ear são muito legais, funcionam, dão conforto, protegem a audição do músico, etc. As vantagens são inegáveis. Mas na minha opinião eles têm algumas desvantagens também:

1- o músico acaba refém do sistema. Fui ensaiar em um estúdio e um dos caras queria ensaiar músicas recém tiradas com in ear....

2- se o sistema der problema, parece que o mundo terminou. O músico não consegue tocar sem aquilo. Acaba que não se consegue "improvisar" uma situação real de palco.

3- Um palco sem som, na minha opinião, parece sem ambiência. Me falta aquele vazamento pelos microfones no PA. A música fica sem sal.

Com relação ao tópico, ali ficou claro que a Anitta foi ao limite dela, tentou e cantou. Bem ou mal, não ouvi muitas notas fora. Ela não é uma cantora treinada para fazer aquilo. Mas fez a parte dela. Talvez se tivesse virado de bunda, teria feito mais sucesso.

Já a Paula Fernandes não tem perdão. A arregou feio, não se preparou e ainda tentou colocar a culpa em um terceiro, mas nitidamente não foi o caso de erro da soprano. Muito ruim para a imagem dela, principalmente no cenário mundial.

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


Bom, eu sou daqueles que não acha normal alguém usar playback em show. É uma safadeza, um engodo. É a completa idiotização do público. Sou do tempo em que você ia num show exatamente para saber como era o artista ao vivo, se tinha energia. Agora fazem dublagem. Virou enganação somente.

a Anitta foi ao limite dela, tentou e cantou. Bem ou mal, não ouvi muitas notas fora.

Não ouviu notas fora? Ela é a própria nota fora. Foi deprimente, um festival de desafinação e miados. E a música é ridiculamente simples.

Paula Fernandes além de tudo quis colocar a culpa na cantora lírica. Fez papel ridículo duas vezes.

Del-Rei
Veterano
# jan/17 · Editado por: Del-Rei
· votar


boblau
Sério, fico me perguntando qual a estrada inicial que essa galera do mainstream pop percorreu pra chegar até o topo do sucesso. Eu, com a minha banda de garagem, tocamos em locais muitas vezes sem retorno, e muitos dos que têm retornos são tão péssimos que mais atrapalham. Circunstâncias precárias mesmo, com som bosta... E nunca demos uma bola fora dessa. Nunca mesmo.

Que fique claro que não estou querendo me comparar ao nível da Mariah, nem teria como. O que quero dizer é que essa galera tá tão acostumada a tocar com as melhores circunstâncias, melhores equipamentos, que quando pegam um perrengue, acabam fazendo esse papelão. Numa situação dessa, é menos pior fazer que nem a Rosana: fingir que teve um piripaque, cair no chão e se fingir de desmaiada.

No mais, tô com o Squillo. Playback é deprimente. Vergonhoso. Uma ofensa a quem pagou o ingresso e foi assistir ao vivo.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


não saber a letra

Existem dançarinos, logo é preciso que exista alguma referência, mínima que seja, mas ela precisa estar lá. Lidei pouco com dança, mas se eles não se ouvem, eles se perdem, não rola de fazer na intuição como um músico consegue fazer.

A partir dessa referência, mesmo concordando que ela seja refém do ear, há condições para cantar. Vi quase na íntegra o show, ela se perde VÁRIAS VEZES, e para de cantar, pois não sabe a letra, não sabe onde está. Isso não é o fim do mundo, mas ela esqueceu.

Quanto a por a culpa no técnico, nesse nível não existe erro, técnico, as coisas são feitas para não falhar, e provavelmente o técnico é tipo um piloto de avião: precisa estar lá, mas tudo funciona sozinho.
No Grammy até está tudo bem, entenderia que é outra vibe, set reduzido etc, é um evento privado que não movimenta grana, diferente de um show na casa do milhões...

Segundo ela, o produtor será processado se não apresentar um mea-culpa. Portanto, ela está dando a ele uma chance de se redimir do erro.

Uma cabeça precisa rolar...

boblau
Veterano
# jan/17
· votar


Squillo

Eu odeio quando fazem playbacks em qualquer circunstância. O que acontece é que é "menos pior" prevenir um erro, do que se explicar depois. Eu não concordo em fazer, mas entendo que é mais fácil explicar um certo trecho em playback, do que desafinar em um show. O uso de auto tune e outros apetrechos me parece tão ruim quanto usar playback.

Não ouviu notas fora?

Cara, dentro da expectativa que eu tinha dela, não ouvi muitas notas fora não. Cantou mal, sem intenção, sem emoção, sem dúvida.

Del-Rei

Eu acho que a Mariah praticamente fez o que a Rosana fez. Entrou em choque mesmo. Uma situação de palco dessas, na frente de milhões de pessoas e ter que cantar (ou dublar) sem ouvir nada, deve dar uma caganeira infeliz. Tá nítido que ela ficou refém da circunstância. Não tinha banda, não tinha retorno, in ear sem funcionar.... fora que este tipo de artista mega milionário é fresco para danar. Se não está tudo funcionando, eles detonam mesmo. Triste é o público, que neste caso não pagou, mas foi até lá no frio ver o artista cantar e dançar e viu um papelão danado.


Ismah

ela se perde VÁRIAS VEZES, e para de cantar, pois não sabe a letra, não sabe onde está. Isso não é o fim do mundo, mas ela esqueceu.


cara, eu não enxergo isso. Eu vejo ela sem referência e com um microfone aberto no PA. Aí, abrir a boca pode ser muito pior do que ficar quieto. Agora cravar que ela esqueceu a letra, não dá. Fora que ela devia estar p*** da vida com a situação, afinal era literalmete a bunda dela que estava nua no palco....

Quanto a por a culpa no técnico, nesse nível não existe erro, técnico, as coisas são feitas para não falhar, e provavelmente o técnico é tipo um piloto de avião: precisa estar lá, mas tudo funciona sozinho.

Claro que existe erro. E aviões caem por conta principalmente dos técnicos. O que explica ela fazer este papelão na frente do fãs? Alguma coisa estava errada, e muito errada. Que ela não conseguiu lidar muito bem com a situação, é verdade, mas uma artista deste nível, não faz este tipo de pataquada à toa. Pelo menos esta é a minha opinião.

Nos EUA as cabeças rolam sim, por isso são tão melhores que nós e o resto do mundo quando se trata de showbiz.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Eu acho que a Mariah praticamente fez o que a Rosana fez. Entrou em choque mesmo. Uma situação de palco dessas, na frente de milhões de pessoas e ter que cantar (ou dublar) sem ouvir nada, deve dar uma caganeira infeliz. Tá nítido que ela ficou refém da circunstância. (...) Que ela não conseguiu lidar muito bem com a situação, é verdade, mas uma artista deste nível, não faz este tipo de pataquada à toa. Pelo menos esta é a minha opinião.

Isso eu preciso concordar. Realmente parece que ela travou - as caras de paisagem só reforçam essa ideia. Mas aí que separamos adultos e crianças. Acho que sim, ainda antes de fazer esse baita papelão, ela deveria ter parado o show, era menos pior.

A questão de jogar a culpa, é o que me incomoda. O erro nunca é do artista, sempre tem um outro responsável. O sábio aos meus olhos, era dizer "erramos, e vamos trabalhar a partir de hoje para isso jamais se repetir", não ficar apontando culpados, isso é uma atitude totalmente infantil.

CindyFerrari
Veterano
# jan/17
· votar


Não canso de ver esses vídeos do Márcio Guerra.

Botassem a Ivete no lugar da Paula que ficaria muito mais bonito. Se pra colocar uma contralto, que seja uma que tenha técnica.

Del-Rei
Veterano
# jan/17
· votar


boblau
Eu acho que a Mariah praticamente fez o que a Rosana fez

Pô, a Rosana foi mais digna, rs... Se jogou no chão e fingiu desmaiar. Parou o show. A Mariah ficou lá, sem saber o que fazer, certamente puta da vida. Quando voltou a dublar a próxima música chutou o balde e tirava o microfone da boca pra ficar nítido o playback.

Concordo com o Ismah quando ele diz: ela deveria ter parado o show, era menos pior. A questão de jogar a culpa, é o que me incomoda. O erro nunca é do artista, sempre tem um outro responsável. O sábio aos meus olhos, era dizer "erramos, e vamos trabalhar a partir de hoje para isso jamais se repetir".

Honestamente, acho que se ela não tinha nem que ter começado o show pois a péssima condição técnica já era sabida... Ou ela não quis abrir mão dos milhões daquela apresentação.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Ela não precisaria abrir mão de nada e a condição técnica era do palco dela - não era festival, nem um boteco, era O SHOW DELA...

É diferente de ir se apresentar num R'i'R, num WOA, Isle of Wight, Bristish Summer Time, etc... Onde o set é reduzido, e adaptado para um palco comum a todas bandas da noite, geralmente priorizando os head liners. Ali, a montagem e disposição do palco, mapa de luz, de som, segue todo o rider do SHOW DELA. Tudo personalizado, para melhor performance...

Acho que o Tim Maia que parou o show e pôs a boca no técnico. Isso foi mais sábio do que tentar fazer qualquer coisa... Nesse nível é quase sempre tiro no pé...

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


Cara, dentro da expectativa que eu tinha dela, não ouvi muitas notas fora não.

Ahahahahahah, parece que não era das mais altas!

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Se pra colocar uma contralto, que seja uma que tenha técnica.

Olha, eu não creio que tenha muita técnica envolvida. Tem muito exercício de fono, mas propriamente uma técnica (boa) não. Digo isso porque há um declínio vocal dela ao longo dos anos e uma voz falada desfocada. Se tivesse uma boa técnica estaria melhorando nos dois quesitos (voz cantada e falada) ao invés de decair.

boblau
Veterano
# jan/17
· votar


undefinedSquillo

Ahahahahahah, parece que não era das mais altas!

A expectativa de ver a Anitta sempre é ver as partes baixas...... hahahahahaha

MrYuriSilva
Veterano
# jan/17 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Eu ouço áudios assim e ainda não consigo imaginar como alguém pode dizer que um ser humano desses não sabe cantar ou não tem talento. Quem conhece de música sabe que essas músicas são difíceis pra qualquer cantor executar ao vivo nesse nível. Acho até ignorância falar tão mal assim de alguém que já cantou com Whitney Houston, Pavarotti, Celine Dion e Aretha Franklin e outros cantores globais. Podem até falar que tecnicamente ela não seja tão perfeita, mas realmente a mulher tem MUITO talento...

Hoje o que ouvimos pode não ser bacana, mas ela teve toda uma grande história músical e se destacou pelo talento dela, não foi nada a nível tão baixo. E bem, não é qualquer ser humano que consegue fazer melhor...Tem que ser alguém que estuda MUITO e que saiba do que está fazendo...



MrYuriSilva
Veterano
# jan/17 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


A partir dessa referência, mesmo concordando que ela seja refém do ear, há condições para cantar. Vi quase na íntegra o show, ela se perde VÁRIAS VEZES, e para de cantar, pois não sabe a letra, não sabe onde está. Isso não é o fim do mundo, mas ela esqueceu.

Ela canta essa música desde os anos 90, como ela não saberia a letra de uma música que ela cantou repetidamente milhões de vezes? ahuauuahu

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Ozzy canta algumas músicas ao menos 40 anos, 20 além da mocinha aí, e esquece das letras...! Todos somos suscetíveis a ter uma falha na memória. Eu mesmo não me interesso por cantar, porque não memorizo as letras...

E não me referia a uma música específica, várias.

Nada disso tira seus méritos técnicos, mas é uma cantora que furou naquele show... Aliás, penso que esses erros tragam shows mais orgânicos a tona... É difícil fazer ao vivo? É para poucos? Sim, o é! Mas acho muito mais belo o show honesto, do que o técnico.

MrYuriSilva
Veterano
# jan/17 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Nada disso tira seus méritos técnicos, mas é uma cantora que furou naquele show... Aliás, penso que esses erros tragam shows mais orgânicos a tona... É difícil fazer ao vivo? É para poucos? Sim, o é! Mas acho muito mais belo o show honesto, do que o técnico.


Vc conseguiria fazer um show com fones estragados sem o devido retorno? O show praticamente fracassa e não tem como ser executado da maneira que o artista quer. O playback da segunda música do vídeo foi algo que não foi planejado porque ela sempre executou essa música com a real voz dela e sempre executou muito bem. Existe sim a possibilidade de uma sabotagem como várias vezes aconteceu em shows com ela por problemas técnicos e etc...Não é todo o artista que tem o previlégio de trabalhar com uma boa equipe. Sabemos que artistas podem sim ser prejudicados pelas idéias da gravadora. E acho sim que foi erro dela não ter improvisado algo porque realmente quem canta faz ao vivo e improvisa sim, mas também foi claro nesse vídeo que nem se ela quisesse a música pararia, desde o começo do show ela acenou mais de 10x pedindo pra consertarem e não o fizeram. Assim fica fácil julgar qualquer artista como ruim, lixo e etc...Ela não teve a oportunidade de mostrar o que ela queria.

E bem, a onda dessa mulher não é mais aquelas coisas antes do ano 2000, ela canta hip hop misturado com pop comercial, blues, jazz e etc...É tudo muito comercial, com lip syncs, auto tunes, algo normal lá fora...Até artistas de rock usam uma simulação no fundo dos instrumentos pra tocar ou cantar e etc... Não podemos esperar que ela saia cantando algo lírico ou fora do que é comercial e nem vejo porque ter preconceito do que ela faz...

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Já sabemos que tu é fan boy dela, então por gentiliza se limite ao que digo, sim?! Ela é uma boa cantora, um talento nato para canto acima da média, e que se vendeu meio que para o sistema da música pop...

Não é todo o artista que tem o prIvilégio de trabalhar com uma boa equipe

Mano velho, não faço ideia do que custa um show dela, falam em cifras de milhões, então esse migué não cola... Sabotagem? Sim é plausível! Mas tu crê também que quem está lá, quer perder o trabalho, quer perder o prestígio do nome no meio? Não, não e não...

Até artistas de rock usam uma simulação no fundo dos instrumentos pra tocar ou cantar e etc

Boa parte dos shows internacionais rola isso, do gênero que for. Mas boa parte, principalmente de bandas que passaram dos 35 de carreira (Queen, Purple, etc) se negam abertamente e creio que prefiram pendurar os cabos, do que tocar assim...

Uma das formas fáceis de encontrar playbacks, é reparar no artista que tem um show interativo: joga pra galera, repete 5 vezes o refrão, alguém diferente que puxa as músicas... E claro, o uso de trilhas gravadas, tanto de voz como instrumentação é algo ainda mais popular... Dobras de guitarra, linhas de coro...
O limite para isso, é enquanto soma para a apresentação, e não faz ela para ti. Aos meus olhos porém, em certo nível, já deixa de ser um show, e passa a um espetáculo. Dê uma olhada Rammstein (solo, não em festivais), Transiberian Orchestra... São magníficas as apresentações, mas bastante mecânicas*. E do outro lado da moeda, temos Nighwish, que apesar de usar MUITAS linhas de teclado, tem me surpreendido com shows mais minimalistas...

* Não confundir mecânico com técnico. Slayer tem, e Motorhead tinha, um show bastante técnico, sem muita movimentação e/ou interação, e mixagem era em analógico (Slayer tenho certeza)...

MrYuriSilva
Veterano
# jan/17
· votar


Eu não vou ficar discutindo e falando mal de uma artista que já cantou com Pavarotti, Aretha Franklin, Celine Dion e Whitney Houston. rssss Grande coisa um cantor usar playbacks de fundo pra acompanhar a voz e usar lip syncs, isso não vai tirar o mérito de um artista nunca a não ser fazer um monte de haters ficarem na internet comentando porque o som saiu daquele jeito, até porque os shows dela são todos com base na voz ao vivo, não é alguém da equipe botando o cd gravado pra tocar e ela dublar a voz 100% das vezes.

Já cansei de ver essas coisas no rock e eu nunca me surpreendi. Esse blá blá blá já li 200x

boblau
Veterano
# jan/17
· votar


MrYuriSilva

Esse blá blá blá já li 200x

Caro amigo, não adianta... pode argumentar do jeito que quiser, com fatos apoiando, evidências, etc. que aqui, raramente vc escapa de alguém chutando artista (e no caso aqui é uma baita artista) que não casa com o gosto musical do chutador.

É a nova/velha retórica. Neste caso, usou playback, é covarde, enganador. Esquece-se dos méritos que fizeram com que o artista chegasse lá.

Um show deu errado? Primeiro vamos olhar a conta corrente do artista para ver se é rico, depois se casa com o gosto musical, dependendo destas características, eu chuto o balde, ou defendo até a morte. O erro do show pouco importa. Infelizmente tá deste jeito aqui.

E lembrando - Queen sempre usou playback em shows.... quem assistiu viu...

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


de uma artista que já cantou com Pavarotti, Aretha Franklin, Celine Dion e Whitney Houston.

Ok, mas isso não quer dizer muita coisa. Anitta já cantou com Bocelli...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Andrea Bocelli no brasil, ft Paula Fernandes e ft Anitta por um professor de canto