Laringe durante o canto

    Autor Mensagem
    renatoff
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: renatoff


    Me surgiu uma duvida aqui enquanto eu via esse video:

    https://www.youtube.com/watch?v=aHkMp-SkX04

    Comparando a voz falada dele e a voz cantada percebi uma certa diferença, porém mínima.
    A voz cantada parece possuir um pouco mais de ar e reverb. Tentei reproduzir com a minha voz o que eu estava ouvindo e percebi que comecei a falar de modo um pouco inclinado e parecido com o bocejo e senti como se a região interna da minha boca estivesse maior e de certa forma dilatada. Também senti uma certa diferença na garganta, não um incomodo nem um esforço propriamente dito, mas com certeza eu usei um músculo que geralmente não uso.

    Lembrei das minhas aulas de canto enquanto eu tentava emitir notas agudas e minha professora disse que eu estava comprimindo muito a laringe, e depois ela me ajudou a dilata-la, só assim consegui emitir a nota aguda. E o que senti no dia foi mais ou menos parecido com o que senti agora tentando imitar o cara do video.

    Então queria saber, durante o canto a laringe fica dilatada, comprimida ou varia de posição conforme as notas/registros? Cantar com a laringe comprimida deixa o timbre pior? Devemos dilata-la ao máximo?

    Também gostaria de saber se existe algum exercício vocal relacionado DIRETAMENTE com a laringe, assim posso sentir na pele a real função da laringe e relacionar isso com o que percebi no vídeo, confirmando ou reprovando a hipótese da laringe.

    PS.: li isso aqui em outro tópico:

    "gostaria de saber se é normal que o timbre da voz falada fique um pouco diferente depois de cantar músicas em tons altos..."

    Cara, eu acho que sim, porque falar é diferente de cantar. Quando a gente canta, a laringe vai se conformando ao canto (por isso é que a gente precisa aquecer antes), e em tons mais agudos ela fica bem diferente de quando falamos ou cantamos graves.


    Vendo este segundo vídeo também tive a mesma sensação:

    https://www.youtube.com/watch?v=oqsTpC-e_4A&feature=player_detailpage

    Ao observar algumas "caretas" neste outro vídeo me deparei com uma onde ele trás o lábio inferior para uma posição mais interna (para o lado do pescoço) que o lábio superior (ocorre, entre outras partes, quando ele diz "boy" em 0:43). Ao reproduzir a careta tive a mesma sensação mencionada acima: parece um bocejo e a região interna da boca parece aumentar. Dar um sorriso forçado também causa a mesma sensação.

    Por fim, alguém poderia explicar melhor esse tal formato da laringe ou explicar se o que estou dizendo aqui tem algum fundamento técnico?

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Só lembrando: voz cantada é diferente de uma voz falada... A voz cantada (locutada também, mas é outra história) é impostada, e não apenas produzida. Nessa regra se separa os cantores pra banda, dos cantores pra karaokê.

    MMI
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    renatoff

    Por fim, alguém poderia explicar melhor esse tal formato da laringe ou explicar se o que estou dizendo aqui tem algum fundamento técnico?

    Tem.




    shoyoninja
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Não é a laringe, mas o tubo epilaríngeo que assume formas diferentes e tem relacionamento direto com a qualidade de voz usada no canto.

    Essas alterações você não vai sentir diretamente, na verdade tudo que é confortável de executar você provavelmente vai sentir como "dilatado". O que você vai usar vai depender do que você está cantando e da forma como está cantando.

    Para saber como produzir os ajustes necessários, aulas.

    renatoff
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Obrigado pessoal. Esclareceu muito bem minhas dúvidas! Principalmente o vídeo. :)

    Mas se alguém tiver mais algo a acrescentar, por favor acrescente.

    sanches10
    Membro
    # dez/14
    · votar


    Basicamente, a laringe sobe nas notas agudas e desce nas graves. Tem que saber controlar para os agudos não saírem esprimidos e/ou sofridos por conta da laringe alta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Laringe durante o canto