Como evitar tensão na laringe?

    Autor Mensagem
    SODAPOP
    Veterano
    # jun/12


    Pô, sou leigo no canto e como tal me esforço demais para os agudos. Sou tenor (posso dizer isso com segurança, apesar de não estudar canto, sou bacharelando em música, já li muito sobre o assunto e tenho aulas de técnica de emissão vocal e fisiologia da voz).
    Acredito que meu apoio seja pífio... apesar de eu entender os mecanismos envolvidos, não consigo colocar em prática com regularidade. Às vezes consigo cantar bem por 3 minutos, de forma correta (bem apoiado e com boa ressonância nas cavidades do crânio), mas depois perco a manha e é uma batalha pra achar de volta aquela sintonia fina.
    Um apoio firme alivia o esforço que eu procuro na laringe, isso eu compreendo, mas raramente consigo sentir isso no meu corpo.
    Alguém tem dicas pragmáticas pra eu sentir essa relação?

    ps.: Sempre cantei pra mim, gosto de brincar de imitações e fazer um monte de coisa com a voz , mas nunca tive técnica, ou seja, acredito que eu tenha viciado minha voz em maus hábitos (laríngeos). A minha qualidade vocal me agrada, mas quando canto sem técnica o desgaste na laringe é muito grande.

    gravity
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Então, a questão é que você ta fazendo coisa errada. Primeiro precisa de uma série de exercícios pra abaixar a laringe (controlá-la) depois precisa a realmente apoiar direito. Infelizmente te ajudar por aqui é complicado, sendo assim só temos a velha resposta: Aula de canto.

    Rmiguez
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    SODAPOP

    Seja por uma questão de aprendizado mesmo ou de adaptação do corpo a determinadas posições, movimentos, etc. e até mesmo para ganhar resistência pela prática, é necessário fazer exercícios de canto de uma forma mais constante.

    Eu tinha o mesmo problema, me "encontrava" e me "perdia", no apoio, nas ressonâncias... só quando criei uma rotina de exercícios de respiração e de emissão diários, aliados a aula de canto, consegui acertar esse negócio..

    hoje ainda erro, mas com plena consciência de onde estou errando e conhecendo mais ferramentas para corrigir..

    Já que você já faz aulas, peça a seu professor exercícios simples que você já possa fazer diariamente sem acompanhamento, com o tempo, vá pedindo novos exercícios.

    Claro que isso assumindo que você já foi a um otorrinolaringologista e sua saúde está OK.

    Abraços e boa sorte

    SODAPOP
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Rmiguez
    Obrigado, era tudo que eu precisava saber! Esse depoimento seu foi importante pra eu entender se era comum a minha situação e talz
    Sim minha saúde vocal está ok, sem calos, pólipos, nada

    gravity
    obrigado também

    McBonalds
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Hehehe, que bom seria se a resposta fosse simples assim.

    O problema é que o apoio funcionando por si só não isenta a laringe de tensão. Ou seja, o cara pode até apoiar direito, mas se ele estiver com algum problema de emissão a garganta vai fechar de qualquer forma.

    Esse tipo de problema leva muito tempo pra ser corrigido.

    SODAPOP
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    McBonalds
    O problema é que o apoio funcionando por si só não isenta a laringe de tensão.

    isso me lembrou de uma coisa
    reza a lenda que o Mike Patton tem uma boa técnica vocal, mas costumo muito ver as veias saltando na altura do pescoço. E aí, o que vcs acham (levando em conta o assunto TENSÃO NA LARINGE):





    mas se ele estiver com algum problema de emissão a garganta vai fechar de qualquer forma.

    que tipos de problema?

    McBonalds
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    SODAPOP
    reza a lenda que o Mike Patton tem uma boa técnica vocal, mas costumo muito ver as veias saltando na altura do pescoço. E aí, o que vcs acham (levando em conta o assunto TENSÃO NA LARINGE):

    Bom, pelo vídeo que você postou, eu percebi que ele tem outros problemas (como de dicção e pronúncia, por exemplo), mas a laringe não me parece tensa, tanto é que o vibrato sai normalmente, o que não aconteceria se houvesse tensão. Você deve ter confundido o movimento dos tendões do pescoço para abrir a boca, com veias saltando, normal rs.

    mas se ele estiver com algum problema de emissão a garganta vai fechar de qualquer forma.

    que tipos de problema?


    Um 'I' amassado, por exemplo.
    Imagine a situação de uma mangueira de água. O fluxo de ar (fiato) é como a água passando. A torneira (o apoio) pode estar funcionando bem mandando a água (ar) para fora como deveria, mas se a saída da mangueira estiver fechada ela vai gerar tensão e não vai sair livre.

    SODAPOP
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    McBonalds
    Você deve ter confundido o movimento dos tendões do pescoço para abrir a boca, com veias saltando, normal rs.

    aaaah certo, confundi então!


    Um 'I' amassado, por exemplo.
    Imagine a situação de uma mangueira de água. O fluxo de ar (fiato) é como a água passando. A torneira (o apoio) pode estar funcionando bem mandando a água (ar) para fora como deveria, mas se a saída da mangueira estiver fechada ela vai gerar tensão e não vai sair livre.

    aah entendi!
    Pensei que vc tava se referindo a alguma disfonia
    Mas e a posição da laringe nos agudos? Ela fica alta mas relaxada, ou fica baixa e relaxada? Por eu ser iniciante, não consigo conceber uma laringe baixa cantando notas extremamente agudas...
    Vou fazer os vocalises e outros exercícios pacientemente. Valeu pessoal

    McBonalds
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    SODAPOP
    Mas e a posição da laringe nos agudos? Ela fica alta mas relaxada, ou fica baixa e relaxada?

    O ideal seria que ficasse baixa e relaxada sempre, mas como é impossível manter assim o tempo todo, se ela ficar imóvel já está bom. O importante é que ela não suba e te afogue nos agudos.

    SODAPOP
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    McBonalds
    Muito muito obrigado pelos esclarecimentos

    Rmiguez
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Rmiguez
    · votar


    McBonalds

    Não entendi seu coment cara.. bom, se foi direcionado a mim, em nenhum momento falei que seria fácil.. já faço aula de canto tem 3 anos, e 2x por semana..e demorei bastante pra começar a exercitar sozinho.. mas pelo que sei de mim e ouço tb falar muito o caminho é esse.. pratica diária, tanto de exercícios quanto do cantar em si..

    edit: ahh .. isso valendo tanto pra apoio como para relaxamento da laringe!

    abs

    McBonalds
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Rmiguez

    O que exatamente você não entendeu no que eu falei?
    E não, a minha postagem não foi direcionada a você, e sim ao SODAPOP, que fez a pergunta no tópico. Nem tem por que pensar o contrário.


    SODAPOP
    Muito muito obrigado pelos esclarecimentos

    De nada. Fórum é pra essas coisas.
    Mas acho que não vai ser necessário falar da importância das aulas para resolver os problemas de apoio e emissão que eu falei, não é? rs.

    leviribeiro
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    SODAPOP do jetio q ele canta, é dificil nao dar uma escorregada e a veia saltar mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como evitar tensão na laringe?