Como evitar tensão na laringe?

    Autor Mensagem
    SODAPOP
    Veterano
    # jun/12


    Pô, sou leigo no canto e como tal me esforço demais para os agudos. Sou tenor (posso dizer isso com segurança, apesar de não estudar canto, sou bacharelando em música, já li muito sobre o assunto e tenho aulas de técnica de emissão vocal e fisiologia da voz).
    Acredito que meu apoio seja pífio... apesar de eu entender os mecanismos envolvidos, não consigo colocar em prática com regularidade. Às vezes consigo cantar bem por 3 minutos, de forma correta (bem apoiado e com boa ressonância nas cavidades do crânio), mas depois perco a manha e é uma batalha pra achar de volta aquela sintonia fina.
    Um apoio firme alivia o esforço que eu procuro na laringe, isso eu compreendo, mas raramente consigo sentir isso no meu corpo.
    Alguém tem dicas pragmáticas pra eu sentir essa relação?

    ps.: Sempre cantei pra mim, gosto de brincar de imitações e fazer um monte de coisa com a voz , mas nunca tive técnica, ou seja, acredito que eu tenha viciado minha voz em maus hábitos (laríngeos). A minha qualidade vocal me agrada, mas quando canto sem técnica o desgaste na laringe é muito grande.

    gravity
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Então, a questão é que você ta fazendo coisa errada. Primeiro precisa de uma série de exercícios pra abaixar a laringe (controlá-la) depois precisa a realmente apoiar direito. Infelizmente te ajudar por aqui é complicado, sendo assim só temos a velha resposta: Aula de canto.

    Rmiguez
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    SODAPOP

    Seja por uma questão de aprendizado mesmo ou de adaptação do corpo a determinadas posições, movimentos, etc. e até mesmo para ganhar resistência pela prática, é necessário fazer exercícios de canto de uma forma mais constante.