Pré amplificador/Compressor ao vivo

Autor Mensagem
RoLP
Veterano
# nov/13


Fala Pessoal,

Quase nunca mando uma pergunta sobre canto, pois sou guitarrista, mas minha vocal quer umas melhorias ao vivo no vocal e andei pesquisando um pouco e comparando com equipamentos profissionais top de linha e cheguei em uma conclusão:
Um bom pré amplificador de microfone/compressor fazendo a ligação do microfone com a mesa de som ajusta muito bem o que ela está querendo, que é não perder definição e volume nos graves e não estourar os agudos com potência de voz (independente de afastar o microfone quando vai soltar a voz, pois ela tem muita dinâmica com isto até), mas dependendo do retorno e do que sai pra frente, nem sempre isto é seguro de confiar.

Achei duas placas que me interessaram, mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre ambas.

Uma é essa: ART Tube MP/C

E a outra é: Ultravoice Digital Vx2496 Behringer

As duas contém compressor/limiter e são pré amplificadores.
Normalmente são usadas para gravação, porém, vi que muitos profissionais usam ao vivo.

O que me sugerem?
A margem de preço é entre R$ 300,00 a R$ 500,00 destes produtos...
Há alguma outra opção que possui essas característcas?

Slash_1989
Veterano
# nov/13
· votar


RoLP
Se vocês ja estão usando a mesa, não precisa de pré-amp, ela ja tem!

Só comprar um compressor qualquer e ligar no insert da mesa (algumas até tem um compressorzinho mixuruca que quebra um galho)

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


RoLP

Sugiro vocês pedirem para o técnico botar um compressor num ensaio primeiro, para ela ver se é isso mesmo que vai resolver a vida dela. Acho que vocês já passaram da fase da gambiarra, mas qualquer coisa dá uma tateada na coisa usando um compressor de guitarra.

O problema de pegar só um compressor é que vocês vão querer botar o compressor depois da pré-amplificação. Então vocês terão que botar esse compressor no send/return da mesa e tem uns cabeções mexendo no PA por aí que vão se enrolar... kkkkk

Esse aí que você propôs nunca mexi. Já mexi no pré da Art, sem compressor e ele muda bem pouco em relação a um pré de qualquer mesa, pelo preço não dá para pedir muito. Apesar de sair um pouco do seu orçamento, o TubePré + o Comp 16 da Presonus é um equipamento simples e que já funciona um pouco melhor para sua proposta (se importar talvez caiba). O compressor é de presets, não dá para regular cada parâmetro, mas os presets são bem feitos e talvez lhes sirva. E antes de malharem dizendo que é simples demais (não deixa de ser mesmo), a Enya já usou em gravações esse equipamento, para assombro meu e da galera...

RoLP
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
Então...o compressor já vem junto com o pré amp...já faz parte dele.
Agora se eu fosse usar só o compressor ligado direto na mesa, me falaram pra fazer um insert na mesa que dava certo.

Slash_1989
Pensei nisto também...

RoLP
Veterano
# nov/13
· votar


Esse aqui me interessou também:
Clicar

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


RoLP

Sim, no insert dá certo. Mas botar no insert, regular, ás vezes é muito para a cabecinha de uns técnicos por aí...

Por enquanto dos que você mostrou eu iria de Art mesmo. Como disse, não espere muito dele, mas se vai resolver a vida da sua vocalista, manda ver.

RoLP
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
Também tava tendencioso a este viu !!
Quem vai regular vai ser a própria vocalista ou uma pessoa instruida por ela...E acho que só o compressor já vai dar uma melhoria absurda (atualmente usamos apenas o mic direto na mesa).

pOkiz
Veterano
# nov/13
· votar


Pra eu que canto metal, um compressor faz muuuuuuuuuuita falta, muita mesmo, quando canto em lugares que não tem sinto muita diferença.

RoLP
Veterano
# nov/13
· votar


Então galera...a minha dúvida é a seguinte...
Atualmente ligo o mic assim ao vivo:

MIC => Mesa de Som => Caixa de PA ATiva -----que alimenta a Passiva.

O que eu queria fazer era isto:

MIC =>Art tube mp/c => Mesa de Som => Caixa de PA Ativa -----que alimenta a Passiva.

Minha dúvida é...a mesa de som tb tem um pre amp...isto poderia dar algum problema? Alguém já ligou isto ao vivo?

Slash_1989
Veterano
# nov/13
· votar


RoLP
Minha dúvida é...a mesa de som tb tem um pre amp...isto poderia dar algum problema? Alguém já ligou isto ao vivo?

mas aí vc liga na entrada LINE da mesa!

RoLP
Veterano
# nov/13
· votar


Slash_1989
Hum....não entendo mto destas ligações...mas se eu ligar na entrada "line" da mesa...não consigo condicionar essa placa apenas para o mic da voz né?
Pq nos outros canais da mesa usamos 3 back vocais e 2 guitarras (microfonadas).
Queria que passasse pela placa somente o vocal principal.

pOkiz
Veterano
# nov/13
· votar


Normalmente as mesas tem mais canais LINE que XLR, o LINE normalmente não tem pré, logo vai passar pelo seu pré+comp, pela mesa direto e vai pros PA.

Se não me engano é isso

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Normalmente as mesas tem mais canais LINE que XLR, o LINE normalmente não tem pré, logo vai passar pelo seu pré+comp, pela mesa direto e vai pros PA.

Não digo mais canais, nem sempre, mas costumam ter pelo menos 1. É nesse canal que se liga um pré ou qualquer sinal de linha. Ás vezes em algumas mesas simples tem 1 só canal de linha que recebe o sinal direito e esquerdo separados ou não.

RoLP
Veterano
# nov/13
· votar


pOkiz
É compressor faz muita diferença....todos me alam isto!
Humm vou dar uma olhada neste LINE

MMI
Vou tentar colocar em prática essa idéia quando a placa chegar.

Slash_1989
Veterano
# nov/13 · Editado por: Slash_1989
· votar


RoLP
É que é o seguinte, cara....

Como diria a célebre frase de um produtor aí, "Na entra de microfone você liga o microfone!" Parece óbvio, mas muitas vezes a galera esquece de pensar no óbio.

Beleza, você vai ligar uma guitarra microfonada. Você microfonou ela com o que? Com um microfone! Então, onde você vai ligar?

Beleza, aí depois você pegou o microfone da vocalista e ligou no pré + comp da ART. Agora, aonde você liga isso na mesa? Na entrada de microfone? NÃO! Você ja ligou o microfone lá atrás (e espero que tenha sido na entrada de microfone do ART). O resultado disso daí você na entrada de linha da sua mesa e pronto!

Resumindo: Se você for ligar um microfone, você usa a entrada de........ MICROFONE! Se você for ligar qualquer outra coisa, mesmo que seja um Javali, você usa o LINE!

Iversonfr
Veterano
# nov/13
· votar


RoLP

Porque não comprar um TC-Helicon Voicelive Play?

Por R$900 no ML ele tem compressor e de quebra ainda ganha um delay, reverb, harmonizer, drive, doubler, chorus, gate, eq, etc, etc, etc... acho muito mais útil para um vocalista. Um pedal desse acho que consegue "grudar" a voz nos instrumentos num som ao vivo, pois sempre que vou ver uma banda acho que a voz destoa do resto, pois sempre está seca quando comparado ao resto dos instrumentos.

Dá uma olhada aqui com calma...

Ismah
Veterano
# nov/13
· votar


RoLP

Só respondi pq a mina é gata kkk (zoeira)

Tchê, não foge de um compressor de rack. A Behringer tem um valvulado que é massacrador.

Quanto ao que o MMI falou, cara a bateria só não leva compressor nos pratos, ligado no insert. Então desculpe, mas o técnico que não souber operar um compressor no insert, não fará uma boa mix. Isso é o básico do básico.

Sugiro alguma multi efeito, ou mesmo se for o em rack (SS ou valve), vá sem medo, mas pode não ser o que ela quer...

RoLP
Veterano
# nov/13
· votar


Ismah
kkkkkkk

Mas é bem isto q to procurando, mas com um pre amp junto..

Ismah
Veterano
# nov/13 · Editado por: Ismah
· votar


RoLP

Não compensa uma pedaleira pra voz, como a VE-20 da Boss, Digitech Vocalist Live 5, ou algum set de pedais (acho mais viável se usar com algum looper tipo o do Pedrone) da TC Helicon - Voicetone?

MMI
Veterano
# nov/13 · Editado por: MMI
· votar


Ismah

Quanto ao que o MMI falou, cara a bateria só não leva compressor nos pratos, ligado no insert. Então desculpe, mas o técnico que não souber operar um compressor no insert, não fará uma boa mix. Isso é o básico do básico.

Cara, esses olhos que a terra há de comer já viram cada coisa... Inclusive em estúdios de grande porte, quem dirá de palcos pequenos.

Ismah
Veterano
# nov/13
· votar


MMI

Pior... tem coisas que só a estrada ensina...

francisco2004
Veterano
# abr/15
· votar


Pessoal,

Estou pensando em ligar algo entre o meu mic (um AKG D5) e a mesa do estúdio/palco para dar uma esquentada no vocal. O AKG D5 foi a primeira mudança, já que nunca me acerto com os SM-58, que parecem privilegiar barítonos com aquele bass boost característico (locutor de rádio), enquanto o que eu mais preciso é de ganho nos médios e agudos. O resultado é que o lead vocal fica tirando onda com a minha "falta de potência" vocal. Na verdade, é uma comparação de laranjas com bananas.

Eu tenho uma Fast Track Pro em casa usada para gravar, mas estou pensando em usar a função preamp dela. O problema é encontrar um cabo P10-stereo <-> XLR-macho. Mas a minha dúvida aqui é: quero mais compressão, mais volume e menos microfonia. Essa Fast Track Pro tem um pré legalzinho, mas fico pensando se eu não ganharia mais pegando um MIC200 da Behringer.

O que acham?

RafaelBernatto
Veterano
# abr/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


francisco2004
#para dar uma esquentada
O esquentar que conheço.. (Warm) É o de tirar agudos.. = LPF Low pass filter... Shelf...

#o que eu mais preciso é de ganho nos médios e agudos
Outra questão de EQ.. Tirando graves.. Ganha-se agudos..

# o lead vocal fica tirando onda com a minha "falta de potência"
Aí é questão de tomar aulas de canto...

# Mas a minha dúvida aqui é: quero mais compressão, mais volume e menos microfonia
Aí a questão é compressor... Conheço pouco... Mas acho que um Alesis usado resolve isso...**(Com a boa ressalva do Shoyoninja ali "em baixo")

Meu palpite? .. Você precisa de aulas de canto.. Precisa ganhar foco.. Projeção.. Apoio.. Colocação vocal...

shoyoninja
Veterano
# abr/15 · Editado por: shoyoninja
· votar


Compressão em microfones com o intuito de aumentar o ganho (mais volume) vai tornar problemas com microfonia já existentes piores, por via de regra.

francisco2004
Veterano
# abr/15 · Editado por: francisco2004
· votar


RafaelBernatto
Meu palpite? .. Você precisa de aulas de canto.. Precisa ganhar foco.. Projeção.. Apoio.. Colocação vocal...

E aí, Rafael. Acho que poderia ser o caso, mas refutando essa hipótese há o fato de que nunca tive problemas cantando sem microfones em rodas de violão desde guri. Como nunca fui bom em decorar letras de músicas, eu fui ocupando esse nicho de backing vocals, sobrepondo terças, quintas, sétimas, enfim, montando acordes com o lead (às vezes tríades, que eu mesmo instruo como fazer para o terceiro vocal) de tudo quanto é jeito.

Já fiz alguns poucos meses de técnica vocal e cantei em coral de colégio. Nunca senti necessidade de me aprofundar e cada vez que vejo um The Voice da vida, fico com menos vontade. Prefiro ser algo parecido com John Lennon, um Paul McCartney, um Mick Jagger do que ser o próximo vencedor de um reality show de vocalterofilismo.

Voltando ao assunto... andei procurando em fóruns gringos e os caras dizem que um pré bom, que supere as deficiências do mixer (ou do técnico de som) é preciso gastar uns US$ 300,00, o que dá uns R$ 2000,00 por aqui. Ou seja, fora de cogitação por enquanto.

A boa notícia é que levei o AKG D5 para o estúdio e superou as minhas expectativas. O ganho do bicho é absurdo e às vezes precisava me afastar do microfone para a minha voz não ficar muito "na cara" na frente do lead. Vergonha dos SM58... são uma praga esses bichos... muita gente sofre com eles sem necessidade.

#para dar uma esquentada
O esquentar que conheço.. (Warm) É o de tirar agudos.. = LPF Low pass filter... Shelf...


Eu sou da guitarra e curto bastante equipo valvulado. O esquentar para mim tem a ver com a compressão característica e uma leve saturação que só as válvulas conseguem fazer. Na voz, imagino que isso produza uma sonoridade um pouco mais suja e vintage, estilo discos dos Beatles até 1965.

shoyoninja
Compressão em microfones com o intuito de aumentar o ganho (mais volume) vai tornar problemas com microfonia já existentes piores, por via de regra.

Faz sentido. Eu não penso muito num compressor dedicado, mas eu queria algo parecido com o que eu consigo com uma guitarra ligada num amplificador valvulado, ou seja, saturação leve em alguns momentos de ataque mais forte e compressão como efeito colateral (e não como finalidade). No equipo valvulado de guitarra, a compressão é um efeito colateral do headroom do equipamento...

Abraços!

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Isso vc consegue raramente fora de estúdio.

pOkiz
Veterano
# abr/15
· votar


Seguinte, não li os comentários anteriores mas eu digo uma coisa, taquei o fod*-se e comprei um TC Helicon Voicetone T1, que é um pré-amp, EQ e compressor tudo em um pedal.

Ele chegou para mim e só testei no meu home studio com uma gravação só pra sentir do que o pedal é capaz, ele tem um tone que filtra os agudos e graves de acordo com os parâmetros, um compressor + de-esser e um botão pra deixar a voz mais "quente", que no caso adiciona algumas frequências graves na voz caso você deixe o tone muito alto e perca um pouco de graves devido a isso.

Sei que domar um compressor ao vivo é bem mais dificil que num home studio, mas se ele fazer metade do que vi que faz no quarto já tá ótimo, afinal o compressor funciona muito bem, a ponto de quanto está no máximo vc se ouvir engolindo a saliva rs. Ainda mais pra eu que canto numa banda cover de Helloween na fase Michael Kiske na qual é difícil manter a projeção de voz de uma maneira mais padrão possível devido aos inúmeros registros de voz que utilizo.

Bem, os prés achei muito bom e ele também tem Phantom Power +24V, que no caso consegui ligar o meu AKG P420 que, segundo o manual, requer +48V pra funcionar (mas raramente hoje um mic necessita de todos 48V para funcionar...).

Ainda não utilizei ele ao vivo, terei um show no Blackmore dia 01/05 e pretendo estrear ele lá, vamos ver qualé do pedal.

francisco2004
Veterano
# abr/15
· votar


pOkiz
Legal, cara... testa ao vivo e depois nos conta.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Se vc usar uma mesa digital, por padrão ela tem um controle de dinâmica em cada canal.

Sobre o Phantom é -48V. Se usar menos que isso, na pior, vai ter um head room menor, que não deve ser o caso rsrs

canto numa banda cover de Helloween na fase Michael Kiske na qual é difícil manter a projeção de voz de uma maneira mais padrão possível devido aos inúmeros registros de voz que utilizo.

Não sei se é seu caso, mas... Isso é algo que tento entender... Pessoas saindo da sua tessitura pra cantar certas músicas... O correto é trazer a música para sua tessitura ou deixar ela fora do repertório...

pOkiz
Veterano
# abr/15 · Editado por: pOkiz
· votar


Ismah

Canto na minha tessitura e é muito confortável pra mim, basta ver um video meu



Não é porque uso inúmeros registros que canto fora da minha tessitura... e o meu repertório são todas músicas altas, chegando até em A5 que nem é minha nota mais alta ainda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pré amplificador/Compressor ao vivo