dá para usar um compressor boss ( guitarra ) na voz?

    Autor Mensagem
    felipegoffi
    Veterano
    # nov/08


    é isso mesmo.... funciona legal usar um compressor de guitarra tipo BOSS na Voz??? Faria a mesma coisa??... Porque quanto tou gravando a voz no PC, e ponho o compressor ( do próprio nuendo 3 ) melhora muito a voz... aparece muito mais, independete de vocÊ canta mais longe ou mais perto do microfone

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    felipegoffi
    Melhor você gravar normal e depois aplicar a compressão com um vst.
    Pedal de guitarra é pra guitarra, não inventa não. =P

    felipegoffi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Mas tipow, usar ao vivo mesmo... pq a vocal da minha banda tem uma voz meio fraca, apesar de cantar pra cacete... tem hora q a voz dela sai alta, tem hora q sai baixa... e um compressor de voz é muito caro... será que não seria a mesma função guitarra e Voz??? hehehe

    pq no VST eu sei q fica legal usar... só se eu levar o notebook no estudio na hora de ensair hauhsuhasuahsu

    Levizitus
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O mais certo é o vocalista pegar umas aulas de canto "felipegoffi".

    Adianta nada tentar compensar uma deficiência com um efeito, só vai agravar um problema, caso existir!

    felipegoffi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Então, é menina... e a voz dela não é muito forte... eu apenas tou perguntando pois quando uso VST no PC fica perfeito... melhora muito a qualidade da voz. queria saber apenas se o de guitarra funcionaria igual...

    K-Bass
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Acredito que não, pois o compressor para voz tem recursos e funções diferentes do compressor para guitarra.

    Apesar de nivelar o volume do sinal, o compressor para guitarra, tem um sustain, que ao meu ver, prejudicaria a performace do cantor. Isso se dá exatamente por conta da compensação de sinal. Quando toca-se uma corda ela vibra em intensidade decrescente e o volume vai caindo aos poucos. A medida que essa nota vai ficando mais baixa, o compressor atua, aumentando o vol., compensando essa queda, dando a impressão de nota mais longa. Isso na voz, tira a dinâmica do cantor.

    Já o compressor específico para a voz (que pode também ser usado em instrumentos, claro), é configurável, a partir de que nível de sinal ele atua, tanto para baixo (expander), como para cima (limiter), determinando-se nessa configuração inclusive, o nivel de compressão desejado e velocidade de atuação. Enfim, é bem mais preciso.

    Toco numa banda onde há um vocalista que vez ou outra se entusiasma e canta muito alto e muito próximo ao microfone, abrindo grande tendencia a distorções. O compressor nesse caso, é nosso "controlador de volume automático", controlando os excessos, sem tirar a dinâmica do cantor.

    Claro que o ideal seria o cantor aprender a dominar melhor a fera que há dentro dele e usar melhor o microfone. Mas na prática, quando se está no palco com público e banda entusiasmados, nem sempre a técnica é lembrada e nada melhor que nosso grande amigo compressor pra colocar as coisas em ordem.

    No mais, acho que nada melhor que experimentar. Se não tiver um, consegue um emprestado e faz o teste. Canta a mesma música com e sem ele. Experimenta um equalizador também. Talvez, com um eq. bem configurado, você consiga melhorar o peso da voz dela, sem interferir na dinâmica. Reveja também, se a banda acompanha a dinâmica dela (ou vice versa). Há casos em que todo mundo toca mais forte e tem-se a impressão que o voz está ficando mais baixa, quando na verdade todo o resto é que está subindo.

    Espero ter sido útil.

    Grande abraço.

    felipegoffi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    K-Bass

    Você foi muito útil cara... Valeu mesmo! nota 10 para seu texto...

    vou ver se consigo testar um para ver como fica...

    Valuu mesmo cara.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dá para usar um compressor boss ( guitarra ) na voz?