´Qual é a sensação de cantar com o diafragma? Estou cantando certo?

Autor Mensagem
Victor519
Veterano
# mai/13


Então,Eu estive cantando os ultimos 2 meses com a garganta,no começo nao incomodava mas depois começou a incomodar,minha garganta ficava sempre inflamada,minha garganta vivia inflamada e hoje comecei a usar o apoio e eu quero saber se estou cantando certo...Enquanto canto sinto uma pressao forte no abdomen e nas costas (quando acaba o ar ate da uma "fisgada" nas costas) eh como quando vc faz abdominal,meio que queima o abdomen,como se tivesse fazendo exercicio....Estou cantando com o diafragma??? Nunca fiz aula de canto,aprendi cantar sozinho...Aprendi fazer drive vocal e ele ja é perigoso se cantar com o diafragma,cantando com a garganta pode acabar com td,ou seja,é de EXTREMA importancia que eu aprenda cantar com o diafragma....

Me ajudem!

GersonM
Membro
# mai/13
· votar


Victor519

Você tem que ter consciência também da total impossibilidade de sabermos se vc está cantando certo ou não. Mas pela descrição das suas sensações, pelo visto, está TUDO errado.

Vc não vai conseguir aprender a apoiar corretamente sozinho. Vc pode até cantar sozinho, mas não vai saber usar bem o apoio e a respiração.

É de extrema importância fazer aula, se isso for possível para você.

pOkiz
Veterano
# mai/13
· votar


Esse negócio é complicado, um jeito bom pra saber é colocar a mão do abd enquanto canta, se ele estiver contraído tem uma boa chance de fazer certo... mas essa contração não é uma contração que você força, é algo natural de quem canta com um bom apoio.

Você pode partir de uma tosse por exemplo, uma tosse de verdade mesmo você coloca a mão no abd e sente a contração natural, pois o diafragma trabalha pra expulsar o ar.

Essa explicação não vai ajudar muito não, é só uma maneira de tentar explicar onde acontece e como acontece.

Mas véi, vai procurar um professor porque apoiar em sí é algo relativamente fácil para quem já é mais apegado ao canto, mas para quem não entende no começo pode ser complexo.

Victor519
Veterano
# mai/13
· votar


Obrigado pelas dicas,acho bom eu procurar um professor mesmo....mas eu percebi uma diferença...tipoo,na epoca (há 2 dias atras cantava sem me preocupar hsauash) que eu cantava sem me preocupar mto com apoio o drive arranhava um pouco a garganta,e hj,quando tentei usar o apoio e senti aquela pressao no abd, nao arranhou em nenhum momento que eu cantei,por isso achei que pudesse ter acertado o apoio,mas vlw

Victor519
Veterano
# mai/13
· votar


AAh só pra explicar como eu to fazendo:

Eu puxo o ar pela boca e pelo nariz (mais pela boca que pelo nariz) e jogo ele no abd,prendo e vou soltando aos poucos enquanto canto...respiro a todo final de frase desse jeito....percebi ate um controle melhor da voz quando faço isso....
mas vou procurar um professor,melhor que perder a garganta daqui uns anos...

Gansinho
Veterano
# mai/13
· votar


Victor519
Cara, apoio é uma coisa complexa. Eu acho difícil que você comece a apoiar corretamente sozinho.

Procure um professor mesmo, é o melhor que você faz. Ainda mais pra usar drive, que é uma técnica muito prejudicial se você não conseguir executar o básico da técnica corretamente.

Victor519
Veterano
# mai/13
· votar


ok, obg =)))

RafaelBernatto
Veterano
# mai/13
· votar


Victor519

Antes de qualquer coisa, você precisa urgentemente ler sobre apoio e impostação Leia!. É o mínimo que você precisa saber pra começar a estudar, ainda que em casa, o canto.

1º Qual é a sensação de cantar com o diafragma?

A maior sensação, sem dúvida, depois do aprendizado, é a de perceber que você faz menos esforço, utiliza melhor o ar.

2º "Cantar com o diafragma" ou APOIO. Nada mais é do que vocalizar/cantar com o máximo de aproveitamento do seu corpo por inteiro, inclusive, claro, do diafragma. Se você não sabe o que é, provavelmente não está usando.

Tem-se a cultura de que o "certo" é: "Barriga pra dentro peito pra fora.". Esqueça isso!. A verdade é que a respiração correta é feita estabilizando o peito numa posição relaxada, e movimentando a barriga (pra dentro e pra fora), e expandindo, também, as costelas laterais, as flutuantes, não as do peitoral.

~Treine! Aqueça a voz. Escolha uma nota em um tom médio. Vocalize do jeito que está acostumado. E depois faça o mesmo melhorando o apoio. Você vai perceber a diferença!

Nunca faça o drive numa nota que você não consegue produzir normalmente sem o efeito. Ou melhor esqueça o drive por enquanto! Leia, leia, leia, leia.

El_Cabong
Veterano
# mai/13
· votar


O certo seria dizer:
- cantar com a ajuda do diafragma.
He He.

Procure um professor, não só para te ensinar o jeito certo de cantar, mas também para te ensinar os cuidados com a voz, exercícios de respiração, cuidados com a garganta, hidratação, tipo de alimentação antes de cantar, ...

A minha professora de canto me deu dicas valiosas sobre tudo isso !!

Victor519
Veterano
# jun/13 · Editado por: Victor519
· votar


RafaelBernatto

Eu sei o que é o diafragma,ja vi varias video aulas e tals,acho que me falta treino mesmo....Vou fazer como vc flou,vou esquecer o drive por um tempo até aperfeiçoar o apoio e a respiração,aí depois eu começo treina-lo novamente
Obg a tds

McBonalds
Veterano
# jun/13
· votar


Eu sempre achei errado falar em respiração e apoio diafragmático. Em primeiro lugar porque não é possível cantar nem respirar sem usar o diafragma. Em segundo lugar porque o diafragma é um músculo involuntário, ou seja, não podemos controlá-lo diretamente e sim através de outros músculos, como os intercostais.

E em terceiro lugar porque quando se fala em "usar o diafragma", normalmente o aluno vai cair no mesmo erro do RafaelBernatto e doVictor519, tentando empurrar a barriga para dentro e para fora sem ter efeito nenhum, quando o correto é abrir as costelas e mantê-las abertas durante toda a frase em que se está cantando.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/13
· votar


Victor519
Qual é a sensação de cantar com o diafragma?

El_Cabong
O certo seria dizer:
- cantar com a ajuda do diafragma.


Nem um, nem outro.

Quem começou com essa história de "cantar com o diafragma" não sabia o que dizia e soltou uma falácia daquelas.

O diafragma funciona quer você queira ou não. É um músculo involuntário, tal qual o seu coração. Se você é mamífero, usa o diafragma e ponto final.

O termo certo é "apoiar", que é muito mais complexo do que o simples funcionamento do diafragma. Não tem como aprender sozinho, pois exige uma compreensão conceitual, além da supervisão de quem conhece para aplicar na prática, sem desequilibrios.

Enfim, se está cantando por conta e está conseguindo os resultados que espera, continue assim. Se está forçando a voz ou obtendo resultados muito abaixo do que gostaria, faça aulas.

Abraços.

RafaelBernatto
Veterano
# jun/13
· votar


McBonalds

Realmente da forma que eu escrevi, parece que estou dando enfase na barriga, ao invés do conjunto. Esse é um assunto complexo, principalmente pra se estudar via teoria. Às vezes precisamos de um pouco de sorte de principiante mesmo.. rsrs. Mas valeu pelo toque.

Bruno-
Membro
# jun/13
· votar


Bem, segundo o wikipedia o diafragma é um músculo estriado esquelético. E, também segundo a mesma fonte, estes músculos são os responsáveis pelos movimentos voluntários do corpo, exceto pelo coração, que tem músculo estriados mas não possui movimento voluntário.

Eu fui ler um pouco mais sobre pq achei estranho pensar no movimento do diafragma como involuntário. Penso que quando estamos conscientes conseguimos controlá-lo, caso contrário não poderíamos prender a respiração, respirar profundamente, soltar o ar com menor ou maior intensidade, defecar, etc. :)

Acho que como qualquer músculo que se treine, o diafragma pode sim ficar mais eficiente na execução do movimento. O que acham?

McBonalds
Veterano
# jun/13
· votar


Bruno-
Acho que como qualquer músculo que se treine, o diafragma pode sim ficar mais eficiente na execução do movimento. O que acham?

Acho que você não leu direito o artigo, rs.

Pense no diafragma como uma membrana no formato de um pequeno guarda-chuva. A função dele é simplesmente puxar o ar para dentro dos pulmões quando se contrai e expelí-los quando relaxa. Aquilo que você controla quando prende a respiração, respira profundamente e etc. é só a musculatura intercostal e outros pequenos músculos que "prendem" o ar nos pulmões.

Se o diafragma fosse voluntário o ser humano não sobreviveria à primeira noite de sono hehehe

McBonalds
Veterano
# jun/13
· votar


Por isso é errado dizer que, no apoio não se pode "levantar" o peito. Como você vai dar espaço para os pulmões se expandirem e os intercostais trabalharem se você não abrir as costelas? Concordo que não se deva levantar para cima, e sim para os lados, mas deixar estático é impossível.

RafaelBernatto
Veterano
# jun/13
· votar


McBonalds

Agora eu me perdi.. rsrsrs

Pelo que eu andei lendo, e nao me pergunte onde. O ideal e que se esqueca o peitoral, pois, o controle do trafego de ar e mais dificil por ele. Eu controlo bem melhor so com a barriga e as costelas laterais.

[teclado ruim perdoem a falta de acentos]

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/13
· votar


Bruno-
Eu fui ler um pouco mais sobre pq achei estranho pensar no movimento do diafragma como involuntário.

Então faz o seguinte: Encha-se de ar, mantenha a garganta e o nariz abertos e pare de respirar. Imediatamente você sentirá uma vontade de soltar o ar e, se for atento, perceberá que estará fazendo força com as costelas para fora para reter o ar, pois o diafragma quer relaxar para soltar o ar.

E não se preocupe, você não vai morrer. Antes disso, o seu cérebro "desarma o disjuntor" e você apaga e adivinha? Você respira, inconscientemente.

:)

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/13
· votar


McBonalds
RafaelBernatto
A controvérsia está no "movimento". Pensem que o peito já deve "estar" levemente (repetindo: LEVEMENTE) aberto ao apoiar. Assim não haverá movimento, pois você já estará na posição. Uma leve pressão abaixo do esterno já indica o ponto de onde não se deve passar.

Bruno-
Membro
# jun/13
· votar


Christhian
Se entendi o que disse, os músculos intercostais são os responsáveis por todo o controle da respiração voluntário, já que são eles quem conseguem controlar o movimento involuntário do diafragma. É isso?

McBonalds
Veterano
# jun/13 · Editado por: McBonalds
· votar


RafaelBernatto
Agora eu me perdi.. rsrsrs

Pelo que eu andei lendo, e nao me pergunte onde. O ideal e que se esqueca o peitoral, pois, o controle do trafego de ar e mais dificil por ele. Eu controlo bem melhor so com a barriga e as costelas laterais.


Não, sem o peitoral o apoio não pode ser 100% funcional. Até porque não tem como usar as costelas sem movimentar o peito.

Até é possível apoiar se você só empurrar a barriga para dentro. Mas os com o passar do tempo os músculos do abdome não conseguem manter a mesma intensidade de pressão que mantinham antes e aí a voz acaba caindo na garganta. E se você abrir o peito você vai perceber que os músculos do abdome automaticamente entram em um estado de "pré-contração", que auxilia no apoio.

Mas eu repito, o correto é você pensar em abrir para todos os lados, não só o peito.


Christhian

A controvérsia está no "movimento". Pensem que o peito já deve "estar" levemente (repetindo: LEVEMENTE) aberto ao apoiar. Assim não haverá movimento, pois você já estará na posição. Uma leve pressão abaixo do esterno já indica o ponto de onde não se deve passar.

Mas esse limite também depende da frase, não depende? Por exemplo, se eu tiver uma frase longa ou com um agudo muito sustentado é natural que eu precise de um movimento mais amplo do peito na respiração, pra poder puxar mais ar. Não é?

Por exemplo, veja todo o movimento que o Del Monaco faz antes dos agudos:



Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/13
· votar


McBonalds
Mas esse limite também depende da frase, não depende?
Sim!

Por exemplo, veja todo o movimento que o Del Monaco faz antes dos agudos:
Difícil dizer onde começa a interpretação. Lembre-se que o dito popular associa "encher o peito" com "soltar a voz".

:)

El_Cabong
Veterano
# jun/13
· votar


Christhian
Enfim, se está cantando por conta e está conseguindo os resultados que espera, continue assim. Se está forçando a voz ou obtendo resultados muito abaixo do que gostaria, faça aulas.

Sei não cara !! Eu, antes de fazer aulas pensava que estava tendo ótimos resultados, e assim não precisava de aulas.
Mas depois que eu resolvi fazer aulas, notei que aquilo que eu pensava que estava bom demais da conta, não estava !!

Victor519
Veterano
# jun/13 · Editado por: Victor519
· votar


Ouvi dizer que para usar o apoio (agora falei certo kk) você precisa "sugar" o ar,depois prende-lo e ir soltando até o final da frase e fazer isso a todo começo de frase,é verdade?
Entao a sensação seria de respirar e depois prender o ar???? pq quando você respira e prende o ar, as costelas abrem,pode ser sentida uma pressão no abdômen
Eu andei treinando bastante e to cantando assim,puxando o ar,prendendo e soltando.Notei uma mudança na minha voz quando comecei a cantar assim,sinto que ela fica mais potente,mais controlada e com bastante ar saindo,o que a deixa mais rouca pois sair bastante ar junto........
Me disseram também que é mais facil puxar o ar pela boca,pode isso? Puxando o ar pela boca,quando canta no microfone da pra ouvir um barulho de puxando ar(quando a musica necessita de mais ar,é mais rapida) Ja ouvi vocalistas fazendo esse barulho de sugando o ar com a boca enquanto cantam,um belo exemplo é o Mr Shadows do Avenged,nos shows,a cada fim de frase,você pode ouvir ele puxando o ar pela boca....isso pode???

GersonM
Membro
# jun/13 · Editado por: GersonM
· votar


Ouvi dizer que para usar o apoio (agora falei certo kk) você precisa "sugar" o ar,depois prende-lo e ir soltando até o final da frase e fazer isso a todo começo de frase,é verdade?

É o que se faz pra cantar sempre, não?

Entao a sensação seria de respirar e depois prender o ar???? pq quando você respira e prende o ar, as costelas abrem,pode ser sentida uma pressão no abdômen

Abre costelas antes de puxar o ar.

mais controlada e com bastante ar saindo,o que a deixa mais rouca pois sair bastante ar junto........

Errado. O principio é segurar, então se a voz está soprosa, além do fechamento errado das pregas vocais, é para segurar mesmo e não soltar tudo de uma vez.


Me disseram também que é mais facil puxar o ar pela boca,pode isso? Puxando o ar pela boca,quando canta no microfone da pra ouvir um barulho de puxando ar(quando a musica necessita de mais ar,é mais rapida) Ja ouvi vocalistas fazendo esse barulho de sugando o ar com a boca enquanto cantam,um belo exemplo é o Mr Shadows do Avenged,nos shows,a cada fim de frase,você pode ouvir ele puxando o ar pela boca....isso pode???


Não está correto. SEMPRE se respira pelo nariz quando dá tempo. Pela boca e pelo nariz juntos, se não houver tempo para puxar somente pelo nariz, que é uma respiração mais profunda.

Esses cantores em que se houve a respiração exageradamente, não sabem o que estão fazendo, não tem a menor ideia do que é a respiração correta para o canto.

Gansinho
Veterano
# jun/13
· votar


Victor519
Me disseram também que é mais facil puxar o ar pela boca,pode isso? Puxando o ar pela boca,quando canta no microfone da pra ouvir um barulho de puxando ar(quando a musica necessita de mais ar,é mais rapida) Ja ouvi vocalistas fazendo esse barulho de sugando o ar com a boca enquanto cantam,um belo exemplo é o Mr Shadows do Avenged,nos shows,a cada fim de frase,você pode ouvir ele puxando o ar pela boca....isso pode???

Cara, M. Shadows não é um exemplo de técnica, claro... Mas, no caso dele, ele puxa muito ar pela boca ao vivo porque algumas músicas do Avenged são bem rápidas.. E se ele for respirar pelo nariz somente, não vai dar tempo de puxar o ar. Mas é como o GersonM disse: se dá tempo, o correto é respirar pelo nariz somente.

Victor519
Veterano
# jun/13
· votar


Cara, M. Shadows não é um exemplo de técnica, claro... Mas, no caso dele, ele puxa muito ar pela boca ao vivo porque algumas músicas do Avenged são bem rápidas.. E se ele for respirar pelo nariz somente, não vai dar tempo de puxar o ar. Mas é como o GersonM disse: se dá tempo, o correto é respirar pelo nariz somente.


Entendi cara...obg...

GILMOURPINKK
Membro
# jul/13
· votar


o quanto a respiraçao com o diafragma é usada entre os cantores? Pq eu penso que há muitos cantores que nem fizeram uma aula de canto e cantam muito bem. Alem disso tem varios videos de shows em que eu vejo o cantor erguendo os ombros pra pegar bastante ar, Jim Morrison por exemplo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/13
· votar


GILMOURPINKK
Você já leu ESSE tópico, pelo menos?

¬¬

Kold_02
Veterano
# ago/13
· votar


Então a pressão na hora apoiar é do próprio ar que a gente mantém preso? Nada de estufar a barriga? o negócio é controlar a saída do ar?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ´Qual é a sensação de cantar com o diafragma? Estou cantando certo?