Avaliem minha voz e posso ser cantora?

Autor Mensagem
lsmle
Veterano
# mar/13 · Editado por: lsmle


Faz um tempo que canto por hobby (sem nunca ter aulas), antes era bem pior porque ficava muito inibida para cantar e também acabava seguindo o tom original das músicas...
Sei que desafino (algumas ou muitas vezes), eu mesma percebo isso, porque não consigo controlar muito bem a voz, mas... enfim, queria saber se (tendo aulas de canto) tenho potencial para ser cantora.

http://www.youtube.com/watch?v=PrLf6GqDoGg
(trecho de Lost in Paradise - Evanescence)

http://www.youtube.com/watch?v=l-qbz2-Bw5A
(composição própria)

Às vezes acho minha voz tão fria, não sei se é por ser um pouquinho (?) grave. O tipo de voz interfere na emoção que se pode transmitir cantando ou isso depende mesmo de aula, treino, dedicação, interpretação?
Só mais uma coisa: qual a opinião que têm da minha voz (timbre, etc)? Avaliem, por favor. :)

ViniciusBorges
Veterano
# mar/13
· votar


lsmle
queria saber se (tendo aulas de canto) tenho potencial para ser cantora.
Qualquer pessoa tem capacidade de cantar bem, salve casos específicos(relacionados a patologias). Sua voz está muito soprosa, e isso se resolve com estudo de técnica, principalmente o apoio.

O tipo de voz interfere na emoção que se pode transmitir cantando ou isso depende mesmo de aula, treino, dedicação, interpretação?
Eu acredito que não haja voz 'certa', nem para cantar um estilo específico ou para transmitir emoções. Tudo depende da pessoa, e obviamente de um background de estudo suficiente para que ela possa se sentir livre e transmitir seu 'feeling', sem faltar com os aspectos básicos do canto(como afinação, apoio, etc).

Só mais uma coisa: qual a opinião que têm da minha voz (timbre, etc)?
Não dá para avaliar uma coisa que você não trabalhou ainda. Comece aulas de canto e você pode ir longe.

lsmle
Veterano
# mar/13 · Editado por: lsmle
· votar


ViniciusBorges
Sua voz está muito soprosa, e isso se resolve com estudo de técnica, principalmente o apoio.

Sim, agora deu para perceber isso mesmo, porque mesmo que ela já seja soprosa, às vezes eu a faço ficar mais soprosa ainda, pensando que isso com que ela fique mais forte, mas não fica. E ainda fica sem feeling.

A opinião sobre minha voz era se gostaram dela ou não, tipo, dizendo de primeira impressão mesmo. Acho que mesmo que uma pessoa cante bem (não dizendo que eu cante), há vozes que as pessoas gostam e outras que não gostam...

RafaelBernatto
Veterano
# abr/13
· votar


Sabe quando voce fala algo e a pessoa nao entende. E voce repete com mais enfase e nitidez.. Tente utilizar isso no canto. Pode ajudar. Me ajudou.
Boa sorte. E procure um profissional (:

rmbiancarm
Membro
# abr/13
· votar


acredito que com acompanhamento com fonoaudiólogo aprendendo um pouco mais da sua voz , d como utilizar a voz. ajudaria tem alguns tópicos legais aqui neste blog da uma olhada e interessante. e bem explicativo e vale a pena.

http://www.fonoinfoco.blogspot.com.br/

lsmle
Veterano
# abr/13 · Editado por: lsmle
· votar


Tá tão ruim assim? ^^'
Então o problema deve ser de dicção também (?!)... talvez seja também porque não sou muito comunicativa, mas mais reservada. (Aí também não solta a voz)

f14gomes
Membro
# abr/13
· votar


lsmle

(Aí também não solta a voz)
Esse é o problema, vc estava sussurrando no primeiro vídeo, por isso só ouvi assopro e nem consegui ouvir tudo. Tenta incomodar os vizinhos na próxima vez!rs

lsmle
Veterano
# abr/13 · Editado por: lsmle
· votar


f14gomes
Tenta incomodar os vizinhos na próxima vez!rs

Com certeza, e vai ser muito bom extravasar também. Ainda quero tocar aqueles rocks mais loucos (e acordar os vizinhos hehe)!!

RafaelBernatto
rmbiancarm
Faaato, até falando não me entendem ou a voz é baixa às vezes. Aulas vão ser a chave também, mas já pensou em travar completamente nas aulas?! Não tenho horário para fazê-las agora, mas ainda vou fazer, senão não sossego!

eumesmah
Veterano
# abr/13
· votar


lsmle

Antes de tudo, eu não entendo de canto, de técnica nem nada, estou opinando como ouvinte ok?

Eu achei o seu timbre interessantíssimo! sabe qual é o problema? a música! Essa musica é tensa, a Emylee tem uma maneira mto particular de cantar. E sobre a voz estar soprosa, tipo, vc deve ter cantado mto perto do microfone por isso deu essa impressão.

Tenta não imitar a voz da Emylee, solta esse vozeirão aí menina! Vc esta explorando o lado mais grave cantando Evanescence...ja tentou cantar alguma coisa mais alta?

lsmle
Veterano
# abr/13 · Editado por: lsmle
· votar


eumesmah
Obrigada! Então, você pode dizer que não entende, mas canta muito bem (ouvi seu cover, me lembra Epica)!

Tenho achado que agudos são meu fraco, porque ficam muito fracos, uma voz fina demais, não gosto muito dela. Mas talvez seja como falaram ali, falta de apoio/técnica, aí falta sustentação, afinação e outras coisas para cantar essas notas mais altas.

eumesmah
Veterano
# abr/13
· votar


lsmle
Obrigada! ^^

Grava mais coisa pra gente! Já que vc gosta do Evanescence pega um musica menos grave, pra gente poder escutar as variações da sua voz, mesmo que fique mais baixinho!

Eu tenho certeza que vai ficar bonito!

lsmle
Veterano
# abr/13 · Editado por: lsmle
· votar


Ok, essa é a mesma música do começo do tópico (#150), que compus, mas com algumas mudanças:

www.youtube.com/watch?v=gUFXmPxLD0Y

Foi só um teste, para comparar também... mas talvez agudos não saiam tão soprosos.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13 · Editado por: Moderador
· votar


lsmle

Tua voz é ótima, nao se preocupe com os resultados, graves sopros etc, porque teu equipamento de gravação ta destruindo a tua bela voz.

Claro que ainda tem muito que melhorar no começo é assim.

Uma coisa importante é usar alguma coisa tipo um pop filter, pode ser até uma meia calça na frente do microfone em uma distancia de uns 3 cm do mic já vai sumir um poucos desses sopros.

Se gosta de cantar aconselho a comprar uma interface de 1 canal e um microfone SM57, ai sim vc vai aprender a lidar com o equipamento e se acostumando com a sua voz e vai poder julgar o que ficou melhor ou pior e assim ir melhorando, mas nada te impede de fazer as suas gravaçoes como está fazendo.

Depois pode usar os software de afinação pra ir vendo o que precisa melhor em termos de afinação.

Manda esses seus vizinho pro inferno e canta alto, faz essa voz sair e vc vai se surpreender com o que é capaz, eu fico imaginando essa voz bem afinada e soando melhor, da pra melhorar muito, no começo é assim mesmo.

Se não tiver condições de comprar a interface de 1 canal e um microfone, tem uma solução mais barata que não é a ideal mas já vai fazer as tuas gravações soarem bem melhor, é um microfone bem simlpes e improvisado que aprendi a fazer já vai dar resuldados bem melhores.

Se quiser posso te ajudar com isso, foi assim que eu comecei.

manda um e-mail pra mim, heavymetalrs@gmail.com

abs

McBonalds
Veterano
# abr/13
· votar


lsmle
Não ouvi as gravações. Até porque, como foi dito, não dá pra avaliar algo que ainda não foi trabalhado, não vejo muito propósito nisso.

Quanto a poder ser cantora ou não, você é a única pessoa que pode responder essa pergunta. Se você quer mesmo, vá atrás e aprenda, porque com dedicação, o resultado sempre vem.

ViniciusBorges
Sua voz está muito soprosa, e isso se resolve com estudo de técnica, principalmente o apoio.

Se o problema é a soprosidade, o apoio não vai ajudar. Ela só precisa encontrar o ponto focal pra melhorar a qualidade da emissão.


rmbiancarm
acredito que com acompanhamento com fonoaudiólogo aprendendo um pouco mais da sua voz , d como utilizar a voz.

Ela está querendo aprender a cantar, e não a falar. O profissional mais adequado é o professor de canto.

Jardel_ES
Membro
# abr/13
· votar


McBonalds
Concordo com o que disse a respeito de ela precisar de um professor de canto, mas discordo no ponto em que restringe a função de um fonoaudiólogo a limitações relativas à fala.
Uma orientação de um orl é capaz de identificar patologias associadas ao aparelho fonador e as mesmas poderão ser tratadas por um fonoaudiólogo.
Quando comecei aulas de canto, minha profª identificou uma certa soprosidade na minha voz, e me enviou à uma fonoaudióloga especializada em canto, que me encaminhou à um orl para um exame mais detalhado e com os resultados, tratei os problemas com a fono, e desenvolvi melhor nas aulas de canto...é um processo! E em termos de saúde vocal todos esses profissionais são importantes.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13
· votar


lsmle

Esqueça "um pouco" isso de fonoaudiólogo e professor de canto por enquanto, por enquanto.

Coloque um pop filter improvisado na frente do microfone.

POP FILTER (improvise um)

Então pense que um dia não estaremos mais aqui nesse plano, e sua música vai ficar eternizada, coloque o sentimento pra fora em forma de voz.

Cante mais alto, vá testando aumentando o volume da sua voz até achar um ponto bom, vá gravando e escutando.

Pra cantar mais afinado pegue um teclado ou se nao tiver um procure na internet um teclado virtual ou um aplicativo de celular que faça isso e toque ali nele as notas da sua voz e depois vá se acostumando com as notas corretas.

GersonM
Membro
# abr/13
· votar


Jardel_ES

Não sou contra o acompanhamento por fonoaudiólogo, porém no que diz respeito a aprendizado de técnica é irrelevante. Como você disse, quando há uma patologia sim, e como manutenção, afinal você pode fazer exercícios de fono várias vezes ao dia, mas não pode usar o mesmo princípio para os vocalises. O que se está dizzendo é que uma coisa é totalmente diferente da outra, visto que o fono quase nunca sabe qualquer coisa a respeito de técnica vocal propriamente dita.

Hendrix Gallagher Straits

Não creio que isso seja muito produtivo. Cantar, cantar e cantar apenas não vai resultar em praticamente nada, fora a frustração de você perceber que não está fazendo isto bem feito, se tem consciência que desafina por exemplo. Sem dúvida a gravação ficará eternizada, mas de modo ruim, afinal ouvir algo desafinado não inspira ninguém a colocar o sentimento para fora, pode ao contrário, inibir mais ainda o candidato a cantor.
Além disso, quando mais tempo demorar, mais vícios adquiridos, e portanto, um trabalho mais longo para o professor de canto.
É um sofrimento que pode ser evitado.

McBonalds
Veterano
# abr/13
· votar


Jardel_ES

Exato. Quando o problema é patológico sim, é necessário procurar tratamento com otorrino e fono. Mas embora sejam importantes para a manutenção do "instrumento", nenhum desses profissionais ensina a cantar, que é do que estamos falando aqui. Seria como dizer para um aspirante a guitarrista fazer aulas com um luthier.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13
· votar


GersonM

Discordo, nunca fiz aula de nada, bom só de de piano quando era criança, mas sou autodidata em guitarra, baixo, até bateria se precisar e acho que a força de vontade é o mais importante. e canto tb e fica muito bem e canto afinado.

Hj toco todos os instrumento de uma muscia e alem da parte técnica, e produção e inclusivoos proprios equipamentos que eu uso faço tudo...

Faço musica melhor que muita gente que estuda e faz curso disso e daquilo.

Se eu quero eu posso e consigo. Esse é meu lema.

GloriaGaiaIA
Membro
# abr/13
· votar


lsmle
Estou tipo a eumesmah aqui, de ouvinte, sem técnica... Só não canto igual a ela.. hehe

Ainda assim, acho que melhorei muito comparada as minhas gravações antigas. Tenho hábito de procurar na internet sobre todos esses assuntos que me interessam - de canto, gravação em home studio, etc - e acho que ajudou bastante.

Outra coisa que me ajudou foi começar a tocar em bares. Em um deles, o dono sempre me dizia pra soltar a voz. Fui treinando em casa, perdendo o medo de "cantar alto"... Agora sinto que forço muito menos e já penso em mudar o tom quando é algo da Legião Urbana, por exemplo. hehe

Ainda não fiz aulas de canto por puro custo, mas essa é só mais uma das coisas relacionadas à música que eu vivo me prometendo que farei assim que puder.

No seu terceiro link, percebi claramente que você estava cantando baixo - para mais ninguém em casa ouvir, talvez? Então, se serve de dica, grave quando estiver sozinha (é o que eu faço, porque minhas maiores críticas, as mais duras, vieram de casa mesmo). ; )

GersonM
Membro
# abr/13 · Editado por: GersonM
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Você deve saber da diferença entre o canto e os instrumentos. Não é a mesma coisa. Não é porque alguém tem facilidade para cantar (e muita gente tem) que você pode usar a mesma medida para todos.
O seu lema pode ser esse mas não serve para todo mundo. Tem gente que deseja cantar e tem tanta dificuldade que jamais conseguirá cantar afinado sem aula. Aliás, fazendo aula já demora meses e meses. O que não quer dizer que ele não conseguirá cantar bem. Geralmente vai conseguir cantar muito melhor do que um autodidata (que no canto não existe, falando tecnicamente). Você pode até cantar, mas vai seguramente fazer coisas erradas sem nem perceber, que cobrarão um preço mais tarde, basta ver a quantidade enorme (pra não dizer todos) de cantores famosos que declinam bastante com alguns (poucos) anos de estrada, coisa que não acontece com quem tem boa técnica.
Indo um pouco além, as vezes a pessoa acha que está cantando bem e isso pode não ser verdade. Tudo depende do objetivo que se tem.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


GersonM

Eu não toco pra nenhum orquestra sinfonica, nem canto pra aparecer na novela, mas isso nao significa que eu não tenha minhas técnicas, e que criei minhas proprias tecnicas tb, meu negócio é rock and roll, com varias infuencia em vários estilos de metal.

Muitos musicos que fazem parte da minha e da história de muita gente aqui, tem cantores que desafinan na vóz e nos instrumentos, então essa galera toda não tem seu valor?

Vc tem coragem de escutar um jimmy hendrix e dizer que a guitarra tá desafinada, criticar o trabalho dele?

Vai escutar um neil young e criticar o jeito que ele fez o solo.

Um cara que não canta perfitamente bem e a musica é incrivel, então todo o trabalho tá condenado?

Acho que a coisa é mais simples, então no meu caso eu to cagando pra uma aula de canto, mas é só minha opinião, ninguem precisa seguir se nao quiser.

McBonalds
Veterano
# abr/13 · Editado por: McBonalds
· votar


Hendrix Gallagher Straits

O trabalho de qualquer um é sujeito a críticas, seja do Jimmy Hendrix, seja do tiozinho que toca na churrascaria. Quem não quer ser criticado que fique em casa tocando pras paredes. E, acredite, o GersonM tem gabarito suficiente pra criticar o trabalho de qualquer cantor que você conheça, não que seja necessário gabarito pra poder criticar.

Não se trata de depreciar e condenar todo o trabalho por causa de uma técnica deficiente. Ozzy Osbourne, por exemplo, não é um bom cantor, tecnicamente falando, mas mesmo assim tem o seu mérito.

No mais, você fala como se cantar bem se resumisse a cantar afinado, quando o buraco é bem mais embaixo. Por isso a aula de canto é tão importante, ela te faz ver detalhes que normalmente passariam desapercebidos, mas que fazem toda a diferença no resultado final.

Se você quer fazer um trabalho alto nível mesmo, sugiro repensar o seu conceito sobre aula de canto, e também sobre o estudo formal, de uma maneira geral.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13
· votar


GersonM tem gabarito suficiente pra criticar o trabalho de qualquer cantor que você conheça..

Ah e vc acha q o GersonM criticando o meu trabalho ou o trabalho de quem eu conheço vai mudar alguma coisa? pode ser que mude pra ele, pra mim nao muda nada, independente do seu gabarito, ele deve ter vendido mais discos q o pink floyd pelo jeito que vc falou, então eu devo estar aqui discordando de uma mega estrela do mundo da musica e não sei.

Se você quer fazer um trabalho alto nível mesmo, sugiro repensar o seu conceito sobre aula de canto, e também sobre o estudo formal, de uma maneira geral.


Meu trabalho é de alto nível, e estudo sim o que eu realmente preciso ,mas cada um tem seus limites e eu vou respeitar isso, sugiro vc mudar esse conceito furado sobre músicos autodidatas.

lsmle
Veterano
# abr/13 · Editado por: lsmle
· votar


Primeiro, agradeço pelas dicas, galera!

Agora, acho que estão desvirtuando um pouco o tópico ou se não, e eu estiver errada (já aviso), partindo para uma discussão mais pesada desnecessariamente. Relaxem, pessoal...

McBonalds
Veterano
# mai/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Ah e vc acha q o GersonM criticando o meu trabalho ou o trabalho de quem eu conheço vai mudar alguma coisa?

Bom, deveria né? Afinal de contas, sempre se pode aprender com as críticas.

ele deve ter vendido mais discos q o pink floyd pelo jeito que vc falou, então eu devo estar aqui discordando de uma mega estrela do mundo da musica e não sei.

Quando eu disse "gabarito", me referi a conhecimento técnico de canto. Se o seu parâmetro para qualidade é a quantidade de CDs vendidos, então nem temos o que discutir.

Meu trabalho é de alto nível
Não conheço o seu trabalho como instrumentista e não posso opinar sobre ele. Mas não existe cantor de alto nível que não tenha feito aulas. Não se consegue isso sozinho.

sugiro vc mudar esse conceito furado sobre músicos autodidatas.

Meu conceito é sobre cantores autodidatas, e eu só vou mudá-lo depois de conhecer algum que tenha feito uma longa carreira sem que a voz tenha ficado pelo caminho.

GersonM
Membro
# mai/13 · Editado por: GersonM
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Vou me concentrar apenas no que você falou, ou seja, no conselho que deu a lsmle. Como eu disse antes, você está tomando por base apenas você mesmo, as suas experiências e facilidades. Mas creia, que tem muita gente que tem dificuldades imensas para conseguir fazer o que para você pode ser extremamente fácil.

Então, aconselhar alguém (que já está pedindo opinião e que admite não conseguir controlar bem a voz) a ignorar aulas é que não acho nada produtivo.

E como eu disse, a percepção de ser bom pode não ser real, principalmente no canto. Vejo muita gente que canta mal, achar que canta pra caramba (não estou dizendo que é o seu caso pois nunca o ouvi), mas isso é bem comum. Convivo com isso diariamente, então sempre duvido num primeiro momento.

Enfim, a grande questão é que para aqueles que acham que devem dar um passo a mais, crescer de maneira sólida, o caminho são as aulas. É obrigatório fazer? Não, mas como eu disse, tudo depende do objetivo que se tem.

lsmle
Veterano
# jul/13 · Editado por: lsmle
· votar


Atualizando para dizer que minha voz não era nada do que eu pensava antes! Todas aquelas coisas no jeito de cantar disfarçavam a voz real... (mas ainda não é a ideal, eu sei)

Música gravada recentemente:
http://www.youtube.com/watch?v=EcyuzBy25yw

(Não é o objetivo do post, mas se quiserem comentar algo sobre a música, podem comentar também).

GersonM
Membro
# jul/13
· votar


lsmle

Você tem muito problema de afinação. Não dá nem pra fazer uma análise maior da voz, fica realmente muito difícil.

Você precisa urgente de aulas e vai levar um bom tempo.

lsmle
Veterano
# jul/13 · Editado por: lsmle
· votar


GersonM
Percebi...
Comecei as aulas há pouco e de uns tempos para cá estou tentando cantar mais firme e sem aquela soprosidade e voz leve que tinha antes (que aliás, parecia disfarçar as desafinadas) e aí fica mais perceptível a desafinação. E isso acontece principalmente quando sinto mais descontrole sobre a voz (mais do que antes, quando estava soproso e, acho que errado), que acontece quando falta força na voz em geral e para chegar em algumas notas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Avaliem minha voz e posso ser cantora?