Autor |
Mensagem |
Necoco Membro |
# jan/13
O que você prefere dentre as duas opções a seguir: uma música popular cantada com muito vibrato ou sem ele?
Favor desconsiderar os tremolos horríveis de cantores sertanejos.
|
pOkiz Veterano |
# jan/13
· votar
Necoco
Depende a música, cara. Por exemplo os "tremulos horríveis de cantores sertanejos" é necessário nesse estilo, é são as marcas deles, não acho nada de horríveis.
Um vibrato bem peculiar na minha opinião é do Oswaldo Montenegro, apenas com bastante estudo se consegue ele com um bom controle e consistência.
Isso também vai muito da interpretação do artista.
|
El_Cabong Veterano |
# jan/13 · Editado por: El_Cabong
· votar
Eu prefiro aqueles vibratos (naturais) que só aparecem no final das notas longas.
Estas notas longas seriam mais ou menos assim (vou tentar mostrar num gráfico):
Eixo Y - Intensidade (Volume) | | __ ____ |/ \ ____----- \/\/\/\/\/\/\/ | \____----- | | |--> Vibrato | | | |-----------------------------------------> Eixo X - Tempo
A nota começa com um volume inicial, e logo em seguida cai um pouco no volume, Logo em seguida ela começa a crescer gradativamente em volume até atingir um máximo, e a partir dalí começa o vibrato. Assim as notas curtas não dariam tempo para terem vibrato, pois as mesmas terminariam antes.
Todo este nuance faz a nota longa ficar muito bonita !!!!
|
Jattto Veterano
|
# jan/13
· votar
El_Cabong
Cara, o vibrato não tem a ver com variação de volume, como mostra teu gráfico.
|
pOkiz Veterano |
# fev/13
· votar
El_Cabong
Cara existe vários tipos de vibratos e cada um se encaixa melhor em algum estilo ou na voz de determinados cantores.
Heavy Metal tem o uso exacerbado dessa técnica, é algo que não pode faltar.
|
El_Cabong Veterano |
# fev/13
· votar
Jattto Acho que meu gráfico não ficou bem claro, ou bem entendido. Vou fazê-lo de novo:
Eixo Y - Intensidade (Volume) | | __ __________________ |/ \ ____----- | \____----- \/\/\/\/\/\/\/ | | |--> Vibrato | | | |----------------------------------------------> Eixo X - Tempo
A intensidade (volume continua na linha reta acima). Só estou marcando o ponto onde começa o vibrato. Esse é o meu gosto com relação a vibratos. Sei que existem muitos outros tipo (inclusive os forçados) Não gosto quando o vibrato começa já no início da nota.
|
Jattto Veterano
|
# fev/13
· votar
El_Cabong
Entendi.
Bom, normalmente um vibrato bem conduzido, muitas vezes naturalmente, fica sempre no final mesmo.
Mas esse esquema de diminuir a intensidade logo depois do ataque a essa nota longa não funciona bem. Pode servir como recurso interpretativo em alguma obra específica, mas se for fazer sempre isso fica estranho e pode obscurecer a letra também.
[ ]s
|
El_Cabong Veterano |
# fev/13
· votar
Jattto Um cara que às vezes faz este tipo de vibrato, seguindo este gráfico com relação a intensidade é o James Reyne (do Australian Crawl) Eu digo às vezes por de vez enquanto ele já taca o vibrato logo no início da nota em algumas músicas.
Eu sou fã deste cantor !!! O vibrato dele é muito legal !!! E quando ele coloca o vibrato só no final das notas na minha opinião fica perfeitíssimo !!!
|