Vibrato = Falta de técnica?

    Autor Mensagem
    BozoCareca
    Veterano
    # fev/04


    Existem pessoas que consideram o uso do vibrato um indício de falta de técnica (com o argumento de que a pessoa usa vibrato por não saber suster a nota de forma correta).

    Eu discordo totalmente, mas gostaria de saber o que vocês acham disso.

    Valeu...

    Rockweiler
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Discordo.
    COnhece Patricia Kaas? A mulher canta com vibratto e sabe dominá-lo que nem fera. Desde que não exagerado, o vibratto é muito agradável e prolonga notas difíceis sem que falhe a respiração...
    Depois, basta ouvir os cantores da Broadway, todos eles usam a técnica do vibratto...não soa mal, soa?

    BozoCareca
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Não conheço Patricia Kaas. É portuguesa?

    Eu discordo da teoria da falta de técnica, até porque é muito mais difícil suster uma nota com vibrato (isto é, com um vibrato bem feito) do que sem.

    Basta ver os cantores líricos, por exemplo. Se aquilo for falta de técnica, eu não sei de mais nada.. auauahuha

    Rockweiler, me cadastrei no fórum que você indicou.

    Rockweiler
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    É alemã, mas é uma artista francófona. Você encontra info sobre ela em:
    http://212.43.196.110/pk/

    Rockweiler, me cadastrei no fórum que você indicou.

    Muito bem! Espero que goste. Tenho mais material para download, agira seria muito bom se todos postassem...imagina só a quantidade de info útil para nós!

    BozoCareca
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Quando tiver tempo vou baixar as MP3 que estão disponíveis lá e depois digo o que achei.

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    BozoCareca
    Nada a ver...
    Tremolo sim pode ser um sinônimo de falta de técnica, porém vibrato é inclusive uma indicação que a nota está bem colocada...

    Leech
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    BozoCareca

    É muito pelo contrário, o vibrato só se adquire com o desenvolver da técnica. Se um professor me disser para não usar vibrato, deixo de ter aulas com ele na hora...

    BozoCareca
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    FáBiO LiOnE
    Leech

    Concordo, mas há uma corrente que prega que o vibrato indica deficiência técnica.

    Li sobre isso várias vezes.. Vou ver se encontro e posto aqui um trecho.

    BozoCareca
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Aí está um exemplo:
    http://notsosynonymous.tripod.com/sing/vibrato.html

    O sujeito diz, entre outras coisas, citando fontes como Lillie Lehmann (de quem eu nunca ouvi falar...):
    "...é o resultado da pressão sem controle do ar contra as pregas vocais, o que vai prejudicando-as gradativamente; é incontrolável e seu uso não é recomendado".

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    BozoCareca
    tem merda na cabeça esses caras...

    Pescaldo
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    porra
    o bruce dickinson usa vibrato
    :P

    BozoCareca
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Pescaldo
    É mesmo, é?

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Pescaldo
    impressão sua...

    Garotinha_PoP
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Eu sempre achei que o vibrato fosse característica de cantor profi com mta tecnica hehe :D

    Damien Karras
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Ae pessoal!

    É preciso não confundir primeiramente as diferenças desse ornamento. O Vibratto é uma vibração involuntária de uma das membranas do aparelho fonador, portanto, não se pode controlar inteiramente. Esse é o desafio de ter um bom vibratto: tem que pelo menos ajustar o vibratto. Já existe o Vibratto artificial, que é chamado de tremello. A maioria esmagadora dos cantores usam tremello. Vibratto natural é sempre mais frequetemente encontrado em canto lirico.

    O vibratto teoricamente não tem nada a ver com as cordas. Por isso não provoca danos. O que se discute é que futuros danos podem ser provacados pela falta dele. Principalmente dando agudos extremos em voz de peito com o som "reto" ( há alguns casos). Pra finalizar, todos os cantores liricos usam vibratto, e até hoje eu nunca ouvi falar de que isso fizesse mal...

    Abraços!

    Michael Kiske
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Garotinha_PoP
    O vibrato n é privilégio de cantores profissionais c/ muita técnica.É usado desde cantores de chuveiro, até cantores de ópera.
    Minha mãe mesmo mesmo nunca fez aula de canto, nunca cantou numa banda, e sabe fazer vibrato.

    BozoCareca
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Damien Karras
    Involuntária entre aspas. Eu, que não sou um exemplo de técnica, consigo suster uma nota com vibrato (não, não é trêmolo), e depois fazê-lo sem.

    O vibrato pode ser uma característica natural na voz da pessoa, ou seja, "por padrão" essa pessoa usa o vibrato, mas é perfeitamente possível deixar de usá-lo.

    O que se discute é que futuros danos podem ser provacados pela falta dele. Principalmente dando agudos extremos em voz de peito com o som "reto" ( há alguns casos).
    A ausência de vibrato em certos casos pode provocar danos?
    Explica isso aí direito, por favor, que o goró do carnaval ainda tá fazendo efeito na cabeça do garoto aqui.

    Damien Karras
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: Damien Karras
    · votar


    BozoCareca

    Cara, o que eu quis dizer é que a vibração da membrana é invluntária! Você pode não fazer vibratto, mas se fizer, não há como controlá-lo totalmente, e sim ajustar. Foi isso que eu escrevi. Agora se vc controla a quantidade oscilações em um tempo, você não está fazendo vibratto e sim tremello.

    E quando aos danos, eu falo sobre algumas especulações de como algumas cantoras liricas detonando C5 totalmente "retos" podem ter acelerado o declinio da voz. Eu falo sobre vibratto em canto lirico tomando a técnica de bel canto para ilustrar. Como por exemplo, um Pavarotti detonando um C4 de peito. Ele usa o vibratto natural. Especula-se que fazer aquilo sem vibratto pode acarretar em um dano. Mas como eu disse " o que se discute".. Ou seja.. é uma discussão, não é regra, muito menos comprovado totalmente.

    Não tem nada a ver com qualquer outro tipo de canto. Isso que eu falei é EXCLUSIVAMENTE sobre tecnica de BEL CANTO, em notas ALTAS. Não se assuste.

    Se bem que, cantor lirico dar agudo sem vibratto natural é no minimo "mal visto". Por isso não passa de pura especulação.

    BozoCareca
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Damien Karras
    Agora entendi, obrigado.

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Damien Karras
    olá...você é novo??
    gostei das explicações estão de acordo com os conceitos que eu tenho tido sobre o vibrato...
    Mas caramba hein....
    C4 de peito...tá doido....pavarotti é pavarotti...
    eu não pego C4 nem com você de cabeça!!imagina no peito!

    Damien Karras
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    FáBiO LiOnE

    Novo no fórum? Novo de idade? =)

    É mesmo, pavarotti é pavarotti... huauhaha
    Pegar um C4 em voz de peito é muito dificil, ainda mais com a potência que exige o canto lírico.

    Em voz de peito dando uma boa "estralada" dá pra pegar tb essa nota tendo uma boa elasticidade com um volume bom. Só que isso começa a forçar as cordas se feito direto. Tipo, não é muitoa aconselhável..E também é dificil não desfigurar o timbre cantando desse jeito. Vide Bon Jovi - Hey God. São agudos em voz de peito, inclusive ele atinge o C4, mas dá pra notar que é forçado e que no final o timbre já começa a desfigurar...

    =)

    Amomusica
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Nunca ouvi dizer que vibrato é falta de técnica. Essa teoria deve ser coisa de quem não consegue fazê-lo corretamente.

    Michael Kiske
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Damien Karras
    Fiquei curioso e fui procurar essa Hey Gog de Bon Jovi.
    Onde é q tem agudo nessa musica?Os gritos dele são muito toscos.C4 então...

    Damien Karras
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: Damien Karras
    · votar


    Michael Kiske
    Onde estam?
    O C4 está no refrão. e no final tem uma sucessão de A3.. todos em voz de peito. É só dar uma apurada no ouvido.

    Conotação brasileira sabe? Sem estrangeirismos..

    =)

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Damien Karras
    Eu não acho que pegue bem notas tão altas com voz de peito no metal e tals, acho que fica bem lindo na ópera, aquele C4 estrondoso é muito lindo...nossa!

    rafaeldf33
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ae galera não quero ser sabe tudo da parada, mas fazer precisa de muita técnica e esforço do cantor. Pois primeiramente o vibrato é feito no diafragma e muitos cantores acham que fazem vibrato mais estão fazendo tudo errado... valeu!!!
    Estudem mais antes de criticar...

    Leandro Rigon
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Bom, no violino e outros instrumentos de corda, muito antigamente (período barroco), o vibrato não era uma técnica muito utilizada, então hoje se discute se deve ser utilizado em músicas desse período. Já no canto, que eu saiba, sempre foi uma técnica muito utilizada, e que você necessita de um bom preparo para bem realizá-la.

    floor jansen
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Todos nascem com ' um vibrato natural ' onde se usando a voz livremente e praticando exercícios vocais pode melhorar gradualmente a força e o controle de sua voz e subseqüentemente o vibrato sobre um período de tempo, geralmente o tempo de emissão das notas, (que pode levar anos!), entretanto, alguns cantores parecem ter vozes ' puras ' sem nenhum ' vibrato '. Esta nem sempre é uma uma coisa ' má ' - alguns cantores escolhem usar um tom mais limpo para ser mais eficaz para uma passagem em uma canção ou ao executar algum estilo da música. É incomum para um cantor não ter nenhum vibrato natural na voz e isso sim pode indicar que o mesmo esteja cantando errado, com maus hábitos em sua voz, respirar incorretamente ou problemas com a postura. Assim o que é ' o vibrato?' - o termo do dicionário é ' efeito como Tremelo em cantar e em tocar um instrumento ' mas o som produzido é mais similar ' a um warble ' que um canário faça. Quando canta-se uma nota a voz parece ' tremer ' daí cria-se o efeito do vibrato. Esta é uma ocorrência natural na voz que melhorará com treinamento e prática. Se você estiver tendo problemas conseguir o vibrato tente observar estes pontos:- 1. Assegure-se de q sua respiração esteja correta,
    2 - Melhore sua postura
    3 - Pendure sua cabeça e relaxe completamente sua garganta, músculos facial e boca, daí nesta posição cante um Ooooooooaaaaah delicado
    4 - Pratique com vogais e consoantes
    5 - Tente bocejar cantando uma nota
    6 - Tente prender uma nota longa
    7 - Tente cantar uma nota executada em alteração rápida e depois uma nota acima dela
    8 - Mais fácil : procure um professor d canto, pois é impossível ensinar a cantar sem a interação com o professor, pois só o mesmo para corrigir nossas falhas .

    è isso galera,

    Beijinhos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vibrato = Falta de técnica?