Irmão gémeos verdadeiros podem ter uma voz bastante distinta?

Autor Mensagem
GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/13
· votar


Sobre o lance dos gêmeos... É possível terem as vozes diferentes sim.

Há dois conceitos básicos em genética. Genótipo e Fenótipo. O genótipo é toda a carga genética, as informações contidas no DNA para codificar e sintetizar proteínas, que são as substâncias que formam boa parte das estruturas do nosso corpo (cabelo, pele, músculos, várias coisas dentro de todas as células). O fenótipo é o genótipo aliado a todas as alterações causadas pelo ambiente.

Então vejam.. Gêmeos têm o genótipo idêntico. Ou seja, a informação genética para desenvolver suas estruturas é a mesma. No entanto, eles podem receber esímulos e alterações ambientais diferentes, modificando-os. Sendo assim, existe a possibilidade de apresentarem fenótipos diferentes. Inclusive, dependendo dos estímulos ambientais (hábitos alimentares ou uso de drogas, por exemplo), as informações genéticas mesmo sendo iguais, podem ser influenciadas ou alteradas. Pode ocorrer de haver um determinado gene que produza uma determinada proteína para determinada função, e aí fatores ambentais podem alterar a forma como essa informação se transformará na tal proteína, ou ainda substâncias químicas podem alterar ou inibir genes, enfim...


No fim das contas, isso tudo é só pra dizer que a possibilidade existe, afinal, mesmo sendo gêmeos, nunca acontece para um EXATAMENTE o que acontece para o outro.


Abraço!


Fonte: minha cabeça mesmo. Sou estudante de biologia

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Fonte: minha cabeça mesmo. Sou estudante de biologia
muito legal! ia perguntar justamente se voce estudava algo do genero.

Tvfc
faltou falar mais uma coisa:
com essa ultima gravação, deu pra ouvir outras coisas mais (porque ta mais bem cantada que a anterior, voce ta pronunciando bem melhor as palavras, não parece com tanta vergonha). ficou evidente a sua pronuncia, acho que precisa treinar umas coisas de ingles (normal, faz parte).
não é que eu entenda muito do assunto, eu tambem falo varias coisas erradas. mas me incomodou um pouco alguns R, e tambem o TO, que voce fala como se fosse o tu (pronome da 2a pessoa), e em ingles é mais tchú.

Tvfc
Veterano
# fev/13 · Editado por: Tvfc
· votar


Sim, notei agora.... estou a tentar resolver essas pronúncias...

R's ingleses sempre pronunciei mal, preciso de tomar atenção a isso, o TO penso que posso melhorar instantaneamente, nem tinha notado que pronunciava mal e é bastante importante.

Engraçado que tanto no inglês como no francês (este ainda pior ), sempre me safei razoavelmente quando não era prova oral, não é que seja falta de jeito para línguas, mas para a sua pronúncia.

Tudo o que sobe E4, não consigo segurar ainda bem, mas penso que com treino vou lá.

McBonalds
Veterano
# fev/13 · Editado por: McBonalds
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Gêmeos têm o genótipo idêntico. Ou seja, a informação genética para desenvolver suas estruturas é a mesma. No entanto, eles podem receber esímulos e alterações ambientais diferentes, modificando-os.

Isso é parcialmente verdade. O fato de determinado indivíduo, que tem uma voz com um determinado timbre, extensão e volume modificar o seu jeito de cantar (projetando a voz no nariz, por exemplo) não muda a voz em si, só a maneira pela qual ele a usa. Dois gêmeos monozigóticos possuem a mesma genética, logo, também vão possuir a mesma voz. Até pode ser que um dos dois fale/cante de maneira mais nasal, ou para trás (que são os aspectos fenotípicos que você comentou), mas isso não faz das vozes diferentes.

victorhb
Veterano
# fev/13
· votar


McBonalds

A voz pode ser diferente sim, os fatores fenotípicos que ele mencionou ali são coisas das mais diversas, desde o uso de drogas, alimentação, até coisas que podem parecer aparentemente sem ligação alguma com o desenvolvimento da voz. É dificil (ou até impossível) descrever todos os fatores contribuintes, mas até mesmo a estrutura básica, digamos que sejam as cordas vocais, são diferentes em gêmeos monozigóticos, assim como gêmeos tem alturas diferentes também.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/13
· votar


McBonalds
Quando eu falei dos gêmeos genótipo, fenótipo e essas coisas todas, eu quis dizer que geneticamente eles são idênticos, mas eles sofrem influências ambientais em absolutamente tudo. E nunca serão exatamente as mesmas para ambos.

Citemos um exemplo para a voz. Suponhamos que dois irmãos gêmeos estejam passando pelo período da puberdade e mudança de voz. Pode acontecer de, por alguma razão qualquer, a produção dos hormônios das características sexuais secundárias ser maior em um deles do que no outro. Por consequência, isso afetará a voz. Vai que um deles desenvolve um problema de produção de testosterona? Isso também alteraria.

São muitos fatores a se pensar nesse assunto...

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


McBonalds
Até pode ser que um dos dois fale/cante de maneira mais nasal, ou para trás (que são os aspectos fenotípicos que você comentou), mas isso não faz das vozes diferentes.
ah, voce quer dizer que não muda o que acontece nas pregas vocais, que a rigor seriam iguais.

mas a voz é o conjunto de tudo isso, incluindo a sua "colocação" em todo o corpo! se os dois fotrem identicos mas um souber cantar tecnicamente bem e o outro nao, soarão bem diferentes!

GuitarristaDoNickEstranho
victorhb
uma coisa que me ocorreu aqui: só o fato de os gemeos terem uma possivel variação no crescimento devido À alimentação ou exercicios já pode influir na voz, uma vez que o som ressoa em toda a caixa toráxica, no pescoço, na cabeça... não sei o quanto isso influencia de fato, mas alguma diferença é possível sim.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
Creio que sim... São tantos fatores... hehehehe

Luis Bergamin
Veterano
# fev/13
· votar


Acho que sim. Por que vocês podem ser idênticos, mas são pessoas diferentes, com níveis de estudo diferentes,..

McBonalds
Veterano
# fev/13
· votar


kiki

Sim, no caso específico de um dos dois fazer aula de canto a diferença pode ser muito gritante. É como se os dois tivessem um mesmo instrumento, mas só um soubesse tocar.

Entretanto não é o que acontece na maioria das vezes, no caso da fala. Nós aprendemos a falar ouvindo nossos pais falando. Se os gêmeos forem criados juntos, é muito provável que tenham voz idêntica sim.

snd
Veterano
# fev/13
· votar


Pega dois gemeos univitelinos,
o primeiro nunca pegou sol na vida
o segundo vivia na praia

qual vai ser mais moreno?

(para simplificar, nenhum deles é albino)


É a mesma coisa que dizer que 2 carros de modelo igual, após 19 anos de utilização por donos diferentes, vão estar idênticos!

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


snd
Que analogia heheh
mas enfim, tu está certo, verdade.

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


McBonalds
Entretanto não é o que acontece na maioria das vezes, no caso da fala. Nós aprendemos a falar ouvindo nossos pais falando. Se os gêmeos forem criados juntos, é muito provável que tenham voz idêntica sim.
pra falar, talvez, ainda que alguma diferença na colocação da voz possa acontecer.

agora, pra cantar é diferente. aí acho que vale a analogia do instrumento, saber cantar é como saber tocar. e pode acontecer de um ter mais facilidade do que o outro, acredito.

McBonalds
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
pra falar, talvez, ainda que alguma diferença na colocação da voz possa acontecer.

A probabilidade de haver uma diferença naturalmente é pequena. A língua que se fala, por exemplo, já exerce um papel muito significativo na emissão da voz (e na consequente "facilidade" ou "dificuldade" que o aluno tem). Os portugueses, por exemplo, tendem a falar (e consequentemente cantar) "para trás", com a voz no fundo da garganta, enquanto os americanos tendem a uma emissão mais nasal. Já os italianos (e outros latinos) falam naturalmente com uma emissão alta, por uma facilidade da língua.

Logo, se os dois tiveram a mesma "escola" (os pais e a língua materna) é muito provável que os dois falem da mesma maneira.

Claro, eu digo isso excluindo a possibilidade de um dos gêmeos fazer aulas de canto, sessões fonoaudiológicas ou vivam afastados um do outro, em outro país, por exemplo.

Agora, quanto a cantar, vai depender do entendimento que cada um tem sobre a voz e do que cada um acha que deve fazer inicialmente. Mas mesmo cantando a língua materna tem MUITA influência inicialmente. Por isso é tão mais fácil para os italianos aprenderem a cantar.

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


McBonalds
A língua que se fala, por exemplo, já exerce um papel muito significativo na emissão da voz (e na consequente "facilidade" ou "dificuldade" que o aluno tem). Os portugueses, por exemplo, tendem a falar (e consequentemente cantar) "para trás", com a voz no fundo da garganta, enquanto os americanos tendem a uma emissão mais nasal. Já os italianos (e outros latinos) falam naturalmente com uma emissão alta, por uma facilidade da língua.
interessante isso, eu tinha uma impressão subjetiva disso, mas nunca tinha ouvido falar se procede.

McBonalds
Veterano
# fev/13
· votar


kiki

Pois é.
Por isso muitos professores de canto na itália dizem "canta come si parla" para os seus alunos. Mas isso não se aplicaria a nós brasileiros, por exemplo.

Gansinho
Veterano
# fev/13
· votar


McBonalds
Será que vem daí a facilidade dos italianos para o canto lírico?
Interessante isso.

McBonalds
Veterano
# fev/13
· votar


Em tempo, uma correção:

uma coisa que me ocorreu aqui: só o fato de os gemeos terem uma possivel variação no crescimento devido À alimentação ou exercicios já pode influir na voz, uma vez que o som ressoa em toda a caixa toráxica, no pescoço, na cabeça

Na cabeça sim, mas na caixa torácica não. O ar é impulsionado para cima, em direção ao nariz e à boca, nem tem muita lógica ele voltar para ressoar no peito, rs.

A influência da caixa torácica no canto é apenas na respiração e no apoio.

McBonalds
Veterano
# fev/13
· votar


Gansinho

Não só dos italianos, mas dos espanhóis, latinoamericanos (exceto brasileiros), gregos e russos também.

Tvfc
Veterano
# fev/13
· votar


Eu sou canhoto e meu irmão não é... existem algumas diferenças em diversos assuntos.

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


McBonalds
Em tempo, uma correção:

uma coisa que me ocorreu aqui: só o fato de os gemeos terem uma possivel variação no crescimento devido À alimentação ou exercicios já pode influir na voz, uma vez que o som ressoa em toda a caixa toráxica, no pescoço, na cabeça

Na cabeça sim, mas na caixa torácica não. O ar é impulsionado para cima, em direção ao nariz e à boca, nem tem muita lógica ele voltar para ressoar no peito, rs.

não sei não.
não sei se voce conhece de técnica de canto, eu conheço muito pouco, mas tenho certeza que alguma influencia tem sim, pois os sons graves ressoam no peito. pode ser desprezivel, mas ressoa.

Tvfc
interessante isso. se isso pode ser diferente, outras coisas tambem podem.

Gansinho
Veterano
# fev/13 · Editado por: Gansinho
· votar


kiki
pois os sons graves ressoam no peito

Não, não ressoam. A voz não desce pro peito, ressoa e depois volta pra sair pela boca. Isso não existe.

Inclusive tem isso no tópico de técnica vocal feito pelo Chris:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/#5058061

McBonalds
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
não sei não.
não sei se voce conhece de técnica de canto, eu conheço muito pouco, mas tenho certeza que alguma influencia tem sim, pois os sons graves ressoam no peito. pode ser desprezivel, mas ressoa.


Como eu disse, a influência da caixa torácica está apenas na respiração e no apoio, não na ressonância. No peito nem tem muito espaço para ressonância, na verdade.

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


McBonalds
Gansinho
saquei, valeu pelas explicações!

Tvfc
Veterano
# mar/13 · Editado por: Tvfc
· votar


A exemplo de um elemento do fórum ( que agora identificaram como tenor lírico ), gostaria de mostrar a mesma música, saber se evoluí alguma coisa... ou se estanquei desde Fevereiro, My Way do Frank Sinatra( sendo que não penso que esteja ao nível do gustavopage, e isto apesar de eu ser mesmo barítono e quem sabe baixo-barítono ).
Sei que a minha voz ainda não é melódica, falho nas afinações ( a música foi mal-sincronizada também , pois tinha diferente tamanho daquela que usei como modelo ), além disso tenho a voz demasiado grave ela sai sempre forçada nos agudos ( sem desculpa nesta canção pois de si é grave), estou com pena, pois apesar de fazer exercícios constantes, minha voz não fica com facilidade nos agudos, os timings, o inglês, etc... também são problemas...

http://soundcloud.com/tiagocampos-1-1/my-way-2013

McBonalds
Veterano
# mar/13 · Editado por: McBonalds
· votar


Vocês têm que ter em mente que baixo-barítono é simplesmente um baixo que tem uma boa extensão e consegue cantar na região de barítono, mas a voz é de baixo. Então se a sua voz não for escura como a voz de um baixo, há bem poucas chances de você ser um.

Tvfc

Não acho que a sua voz seja demasiadamente grave. Tem sim cara de barítono, mas não um barítono escuro e cavernoso. Talvez um barítono mais leve. Só que isso você só vai resolver definitivamente conforme for estudando.

Você tem problemas com agudos porque a sua voz está totalmente fora de foco e desapoiada. Isso gera tensão e impede a nota de sair adequadamente.

Tvfc
Veterano
# mar/13 · Editado por: Tvfc
· votar


Obrigado pela sua análise McBonalds, tentarei focar-me mais nessas questões daqui para a frente, de forma a atingir os agudos, estou mesmo determinado a melhorar a minha voz, uma outra questão , qualquer pessoa no meu estado atual pode-se tornar boa a cantar numa questão de um ano?
Claro que eu não estabeleço um prazo definido... nem que demore 2/3 anos, 5 anos... o que me interessa é fazer as coisas com a devida calma.

leviribeiro
Veterano
# abr/13
· votar


Se forem gemeos identicos, é psicológico. Os dois tem a mesma estrutura, mesmo timbre.

Agr se um se solta mais qdo canta, ou treina mais, ouve mais musica, vai cantar melhor doq o outro né

Tvfc
Veterano
# mai/13
· votar


Gostava de saber se se nota evolução na Light My Fire... se sim, onde e como posso melhorar mais...

A antiga que já vos mostrei e que possui 4 meses:

https://soundcloud.com/bad-singer-1/the-doors-light-my-fire

Esta possui alguns dias...

https://soundcloud.com/bad-singer-1/light-my-fire-maio

E não esquecer...

RIP Ray Manzarek

Gostava de evoluir mais, a minha voz ainda parece um pouco de morto, e continuo com dificuldades no ritmo... e bastantes ( onde acho que não evoluí nada ), os agudos apesar de um pouco melhores ainda pecam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Irmão gémeos verdadeiros podem ter uma voz bastante distinta?