Por que os verdadeiros professores são mais raros?

    Autor Mensagem
    gravity
    Veterano
    # jun/12


    Então pessoal, fiquei pensando aqui sobre o assunto. Não sei se é o caso das regiões de todos vocês mas, por aqui é um lance sinistro perceber que 70% dos professores de canto são uns belos charlatões e não sabem ao certo o que estão fazendo. Os outros 30%, não conheço o trabalho de todos, mas tenho boas referências. Isso tudo numa cidade onde existe curso superior e habilitação pra lírico e popular. Não acham que pra lecionar canto deveria haver um certificado?

    Não exclusivo pros formados por faculdade, mas um teste de uma instituição de respeito que pudesse colocar a devida credibilidade nos profissionais.
    Eu mesmo no pouco tempo que estudo (2 anos e em diversos professores)
    passei por cada figura atrasadora...Não acham que deveria haver uma regulamentação para que só os professores "de verdade" pudessem atuar? Ou já existe e é muito igonorada??


    Abraços!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
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    mas, por aqui é um lance sinistro

    "Por aqui" é aonde?
    [só pra saber].

    gravity
    Veterano
    # jun/12
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    LeandroP

    Não achei importante, já que a questão não é essa
    mas já que quer saber é Salvador-Ba

    abraço!

    Leopold
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Leopold
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    O problema é: um teste de uma instituição de respeito que pudesse colocar a devida credibilidade nos profissionais.

    Se dentro das próprias instituições tem gente ruim demais? Eu já conversei com 3 professores de canto de universidade que soltaram as seguintes pérolas:

    - Pavarotti é ruim demais.
    - Mario Del Monaco é o tenor mais desafinado que eu já ouvi.
    - Vocalise é bobagem, cantar é um ato natural.

    E aí? Quem seria capaz de julgar a capacidade do professor? Só tem um julgamento possível. Os resultados que ele consegue com seus alunos.

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
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    gravity
    Porque eh tao dificil achar um médico bom? Ou um policial bom? politico bom...?
    Tem que garimpar!
    Use o professor pra aprender conceitos mais universais e tenha sua opiniao sobre influéncias ou questoes mais subjetivas.
    Tente rejeitar o lixo, subproduto do conhecimento, produzido durante sua concepçao, pelo professor.
    Se tem um "residuo" na produçao do conhecimento, que seja o seu! Nao de outro cara.
    Sei lá , eu sou altamente questionavel hehehehehehe!

    gravity
    Veterano
    # jun/12
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    Darkjazz

    Achar bons profissionais ,de fato, é complicado em qualquer área, o problema é que tem professores que realmente não tem a menor condição de dar aula. Já topei com professor que sabia menos que eu. E eu comecei a estudar ontem.


    Leopold

    Entendi bem seu raciocínio. Mas seria interessante que ainda assim houvesse um filtro. Claro que ainda haveria uns loucos, mas pelo menos se teria um controle da coisa (teoricamente) e professores que de fato têm um conhecimento decente.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/12
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    gravity
    Não acham que pra lecionar canto deveria haver um certificado?

    Em se tratando de arte, não.

    Se eu quisesse aprender a pintar, por exemplo, iria tentar conhecer um pouco da obra de quem está disponível a me ensinar. Se eu não achasse que o sujeito é bom o bastante, procuraria outro. Se Monet estivesse disponível para me dar aulas, certamente eu iria fazer aulas com ele.

    Nesse caso, ruim é o critério de quem o escolhe esses tais 'charlatões' como professor. Se quem procura aulas tivesse o mínimo de bom senso e fosse atrás de alguma produção (no sentido de execução) musical do tal orientador, iria partir com um "norte" muito bem resolvido. Depois bastaria bater um papo pessoalmente para saber da formação do cara, da sua ideia de trabalho, do plano de aulas e por último, tentar saber dos resultados já produzidos nas vozes de outras pessoas.

    gravity
    Veterano
    # jun/12
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    Christian

    Concordo com quase tudo man, menos com a analogia. Porque arte visual é subjetiva, canto é algo mais físico e envolve a saúde também. Já conheci professor que nem sabia cantar e dizia saber a teoria de todas as técnicas.
    Não que um certificado fosse algo para limitar o trabalho de ninguem, mas para dar segurança. Eu no ponto em que estou com certeza sei reconhecer um professor de canto de verdade, mas a maioria dos que começam não.
    Eu falo muito pelos leigos e desinformados que ferram a voz na mão desses profissionais incompetentes.
    Quantos deles teriam esses conselhos de como saber quem é o professor ou saber de alguem que realmente canta bem por causa dele?
    Será mesmo que um selo de qualidade seria inútil?
    É complicado o negócio...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/12
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    gravity
    Porque arte visual é subjetiva, canto é algo mais físico

    Ambos envolvem técnica em prol da interpretação, ambos exigem estudo e ambos são produções artísticas.

    Já conheci professor que nem sabia cantar e dizia saber a teoria de todas as técnicas.
    TEORIA sem PRÁTICA = HIPÓTESE.

    Ou seja, "na hipótese de seu pai ser mulher, você terá duas mães." Isso é lógico, mas parece plausível?

    Abraços.

    gravity
    Veterano
    # jun/12
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    Christian

    Mas um pintor pode ser genial sem estudar e pintar a vida toda.
    Um cantor que seja genial sem estudar pode acabar com a voz em alguns anos.
    O que quero dizer é que a responsabilidade de um professor de canto vai além da subjetividade que ele ensina ao aluno, interfere no prazo de validade da voz...Por sinal o professor que eu citei, foi no sentido de ser ruim mesmo, afinal quem pode ensinar algo que não faz?

    Abraço!

    McBonalds
    Veterano
    # jun/12
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    gravity
    Mas um pintor pode ser genial sem estudar e pintar a vida toda.

    Uma pequena observação:
    A arte não é uma coisa inata. Ela é adquirida às custas de muito esforço e, ao contrário do que muitos dizem, ela vem de fora pra dentro. Por mais genial que seja o pintor no caso, se ele não aprender a usar as técnicas de pintura adequadamente ele nunca vai passar de um pintor mediano.
    A mesma coisa acontece no canto.

    Leopold
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Leopold
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    Será mesmo que um selo de qualidade seria inútil?

    Selo de qualidade é ótimo. Aí então quem não fosse submetido à "casta" de julgadores estaria impedido de ensinar.
    Sempre onde há poder demais há corrupção. Os desmandos aconteceriam de toda a forma.

    Não faz o menor sentido e nunca funcionaria.

    gravity
    Veterano
    # jun/12
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    Leopold

    Entendo seu ponto de vista. Assim como existe exame da OAB e ainda assim existem advogados (aprovados pelo mesmo) péssimos, assim seria provavelmente com os professores. Mas não tenho dúvida que, deixando a corrupção de lado, seria a melhor coisa a se fazer. Só que o buraco é mais embaixo. No fim das contas só resta o bom senso e um pouco de sorte pra quem quer fazer aulas de canto sérias.

    Obrigado a todos pelas opiniões!

    Leopold
    Veterano
    # jun/12
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    gravity

    Por mais injusto que possa parecer, professor bom é sorte. Sorte de você cair na mão de alguém que entendeu como a coisa funciona.

    Complicado.

    Duds McCready
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Duds McCready
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    Como aluno iniciante, já tentei ter aulas com 3 professores (o 3º estou há 2 meses).

    No primeiro, fui levado por gravações de seus melhores alunos e fiz aulas por durante 6 meses. A princípio, parecia que estava dando resultados satisfatórios, mas depois de algum tempo, percebi que estava perdendo meu tempo, pq não via nas aulas correções, puxões de orelha e etc mas sim só elogios. Desconfiei e percebi que não estava cantando nada. Pulei fora. Parecia que com elogios ele conseguiria manter o aluno motivado, independente de evolução técnica ou não.

    Segundo professor, começou bem mais interessante, com vocalises, CD para praticar durante a semana e aí sim comecei a perceber uma certa evolução, mas passados dois meses, percebi que o repertório era passado tão rápido quando o tempo de uma música... Inclusive indaguei sobre interpretação, segunda voz e várias dúvidas de iniciante e percebi que simplesmente, depois dos exercícios iniciais, não havia mais cronograma a ser seguido. Aí as aulas ficaram esparsas e acabei desistindo.

    Por fim, após pouco mais de um ano, resolvi tentar novamente (inclusive entrei em contato com o Leopold, mas por motivo de localização ficou meio inviável pra mim) com outra professora. Estou no 2º mês de aula e com uma pequena experiência com outros professores, talvez, 'charlatões', estou gostando bastante. Ainda tem alguns pontos a serem melhor organizados, mas tenho discutido mais sobre isso com ela. Uma coisa que logo antes de iniciar me chamou a atenção é o fato de ter realmente estudado música. Só estuda música quem realmente gosta, então isso de certa forma me soou interessante. Os outros 2, depois fiquei sabendo que um era cantor de banda show e outra, fonoaudióloga...

    Enfim, parece que hoje, pelo caminho que as coisas tomaram durante os anos (lembro daquela tirinha onde um aluno era criticado pela sua nota na escola em 1950 e em 2010, ele criticava a professora pela nota baixa hehe), as críticas acabaram diminuindo, mantendo-se os elogios para tentar manter um aluno. Hoje, isso já me deixa com um pé atrás, pq sou muito mais afim de receber críticas construtivas, do que elogios...

    Abraços!

    gravity
    Veterano
    # jun/12
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    Duds McCready

    Um bom aproveitamento desse fórum é que lendo um pouco você saca
    como é que se identifica um bom professor, poupa seu bolso, seu tempo e sua voz. Espero que nesse aí você consiga resultados!

    Abraço!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/12
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    gravity
    Por que os verdadeiros professores são mais raros?
    cantar é um ato natural.

    Isso, até onde eu sei (e não sei muita coisa, hehehehee) é errado ...

    Gansinho
    Veterano
    # jun/12
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    Fernando de almeida
    É claro que é errado. Ele tava citando as bobagens que alguns "professores" dizem.

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