Autor |
Mensagem |
Gansinho Veterano |
# ago/12
· votar
Deco_ufrj Ele mudou completamente o arranjo da música, inclusive é acústico. Queria ver ele cantar assim com uma backing track da original.
|
bruno.pdias Veterano |
# ago/12 · Editado por: bruno.pdias
· votar
Queria ver ele cantar assim com uma backing track da original.
Pra quê, se a voz dele fica melhor no tom que ele adaptou? Se é pra ouvir falsetes esgoelados só pra ouvir o cara falar "eu dou conta de cantar no tom", prefiro nem ouvir.
E a música ainda é a mesma, mesmo com novos arranjos.
(edit) PS: a versão do cara ficou melhor que a da Adele. PS 2: "Acústico" com guitarra elétrica? Mostrou que manja hein.
|
Gansinho Veterano |
# ago/12 · Editado por: Gansinho
· votar
bruno.pdias Eu disse a backing track da original, mas não exatamente no mesmo tom. Quis dizer de não mudar o arranjo.
E a música não é a "mesma" mais. Tá completamente diferente. Tempo, arranjo, tudo.
PS: a versão do cara ficou melhor que a da Adele.
Na sua opinião.
|
bruno.pdias Veterano |
# ago/12
· votar
E a música não é a "mesma" mais. Tá completamente diferente. Tempo, arranjo, tudo.
Qualquer um que ouvir vai falar "esse cara tá tocando Adele". Ou seja, a música ainda é a mesma.
Mas agora eu entendi. Vc é do tipo que prefere uma Backing Track da música original ao invés de versões novas e criativas que exploram o talento do músico. Não tem mais pq eu discutir aqui
|
leviribeiro Veterano |
# ago/12
· votar
CarolRodrigues. no popular nao tem muito essa de classificação, tem baritono cantando agudão, tenor cantando gravezão, etc.
Vc pode trabalhar nos graves, tentar adaptar tecnicamente pra fazer esses trechos, e ver se fica legal. Quem sabe vc pode dar uma outra cara pra musica, o peso nao vai ficar com o mesmo, mas vc pode cantar sim, sem problemas.
Sobre mudar o tom, é só ter bom senso e criatividade. Se vc pegar uma backtrack pronta, vc pode usar um programa pra subir o tom, sem ficar muito estranho, tipo, meio tom, 1 tom...
Agora se vc fizer isso, via software, subir muito, fica bizarro. Aí seria melhor regravar o instrumental no tom que vc quer, ou fazer uma adaptação, releitura... Não é pecado nenhum mudar tom das musicas, fazer versões, etc...
|
Gansinho Veterano |
# ago/12
· votar
bruno.pdias Mas agora eu entendi. Vc é do tipo que prefere uma Backing Track da música original ao invés de versões novas e criativas que exploram o talento do músico.
Mais uma vez colocando palavras na minha boca. Você é bom nisso hein? Tchau.
|
Deco_ufrj Veterano |
# ago/12
· votar
Gansinho Ele mudou completamente o arranjo da música,
ele adaptou a música ao estilo dele cantar, é isso que faz ser uma boa versão... se ele cantasse igual a adele, talvez não ficasse boa... é o que estão falando desde o inicio, não é só "ajustar o tom"... Sabendo adaptar, fica bom em 100% das vezes. Depende da competência do cantor, e só.
|
Gansinho Veterano |
# ago/12
· votar
Deco_ufrj é o que estão falando desde o inicio, não é só "ajustar o tom"...
Não. O assunto inicial foi que mudando o tom resolve. Nem sempre resolve, às vezes fica feio.
O próprio bruno.pdias disse: se não alcança o tom, é só transpor todos os arranjos pra outra tonalidade que não compromete a essência da música.
E o que eu disse é que às vezes compromete. Não estávamos falando de mudar o arranjo.
|
shoyoninja Veterano |
# ago/12
· votar
ele adaptou a música ao estilo dele cantar, é isso que faz ser uma boa versão... se ele cantasse igual a adele, talvez não ficasse boa... é o que estão falando desde o inicio, não é só "ajustar o tom"... Sabendo adaptar, fica bom em 100% das vezes. Depende da competência do cantor, e só.
Só tem auto-tune ali, do começo ao fim. Uma bela porcaria. Inclusive umas arrumadas descaradas que dá até pra ouvir a ramelada que o cara fez. A técnica pra cantar isso no tom original ou meio/um tom abaixo é a mesma.
Se está legal, mérito do engenheiro de som.
|
Leopold Veterano |
# ago/12
· votar
bruno.pdias
Prove.
Vc disse que se alguém baixar 2 oitavas ainda vai ficar bom. Faça isso e poste aqui. Vamos ver.
|
gravity Veterano |
# ago/12
· votar
baixar 2 oitavas é querer que a original tenha suas notas mais graves quase na 4ª oitava...Ou seja, piração...
|
Deco_ufrj Veterano |
# ago/12
· votar
shoyoninja Só tem auto-tune ali, do começo ao fim. Uma bela porcaria. Inclusive umas arrumadas descaradas que dá até pra ouvir a ramelada que o cara fez. A técnica pra cantar isso no tom original ou meio/um tom abaixo é a mesma.
Se está legal, mérito do engenheiro de som.
mas eu nao to discutindo se tem auto-tune ou não, até porque se tem ou nao EU não sei identificar... só to dizendo que mudou o tom, refez o arranjo, e ficou legal... eu achei bem legal... só acho que as pessoas não devem ficar na neura de "ai, essa musica está fora do meu alcance vocal, então não posso cantar..." mude o tom, mude o arranjo, mas cante ueh, se a pessoa quer cantar, cante...
|
Leopold Veterano |
# ago/12 · Editado por: Leopold
· votar
Deco_ufrj
Ninguém disse que não se pode mudar o tom. O que está pegando é que tem gente que teima em dizer que se baixar muito o tom ainda vai prestar, o que NÃO É verdade.
Qualquer um que lida com música deveria saber disso. Mas o achismo sempre fala mais alto...
|
bruno.pdias Veterano |
# ago/12 · Editado por: bruno.pdias
· votar
Leopold Prove.
Vc disse que se alguém baixar 2 oitavas ainda vai ficar bom. Faça isso e poste aqui. Vamos ver.
não vou fazer isso, não tenho a obrigação de te agradar nem de mover meus músculos pra te provar alguma coisa. só estou dizendo que, se por acaso o Crash Test Dummies quiser gravar uma música da Mariah Carey abaixando trocentas oitavas, se eles forem competentes pode sim ficar bom.
O que eu disse é que qualquer música é adaptável em mudanças de tons. Não precisa necessariamente abaixar tudo isso, foi um modo de dizer (pq o outro cara tinha usado essa expressão "2 oitavas")
o q eu disse desde o começo é que qualquer pessoa pode cantar qualquer música do mundo em alternâncias de tons (e é óbvio que eu estou falando de mudanças dentro de uma oitava)
edit: Mas isso não dá pra discutir, vem do gosto de cada um. Eu não sou fresco a ponto de achar que toda música tem que soar como a original, eu gosto de versões diferentes, tanto que aquela música da Adele que postaram com o cara cantando, eu gostei mais que a versão dela. Tem gente que não gostou. Pronto, não tem mais o que falar.
|
Leopold Veterano |
# ago/12 · Editado por: Leopold
· votar
bruno.pdias
não vou fazer isso, não tenho a obrigação de te agradar nem de mover meus músculos pra te provar alguma coisa.
Não de agradar a mim e nem de provar para mim particularmente (situação que dificilmente aconteceria) mas para quem presta atenção no que vc escreve sim, a partir do momento em que vc faz afirmações e quer sustentar o seu argumento, porque apenas falar sem provar não é nada.
Por isto mesmo é que tomamos cuidado ao postar aqui coisas que não deixem nenhuma dúvida. Porque senão fica esse negócio de: "eu disse, mas não era bem isso".
Apenas um cuidado a ser tomado quando se escreve num fórum, porque tem gente de todo o tipo e de todos os níveis de conhecimento. Alguns com bem pouco e que certamente ficariam um tanto confusos.
|
bruno.pdias Veterano |
# ago/12
· votar
Leopold Não de agradar a mim e nem de provar para mim particularmente (situação que dificilmente aconteceria) mas para quem presta atenção no que vc escreve sim, a partir do momento em que vc faz afirmações e quer sustentar o seu argumento, porque apenas falar sem provar não é nada.
tá bom, desculpa se eu não soube me expressar, mas a minha última postagem espero que tenha dado pra entender
Também desculpa a minha falta de educação, ontem eu estava meio sem paciência com outras coisas, nem deveria ter entrado no fórum pra não transparecer aqui
E sobre eu "provar" o que eu disse, eu não vou produzir minhas próprias provas pq eu reconheço q ainda estou estudando, ainda não sou bom o suficiente, só quero gravar e postar quando eu achar q está realmente bom, isso ainda vai levar um tempinho (estou na metade do segundo ano de aula)
Mas o exemplo q eu dei do Crash Test Dummies acho que deu pra enteder melhor
Até mais!
|
Leopold Veterano |
# ago/12
· votar
bruno.pdias
Sem problemas meu!
Vejo por mim mesmo, quando pego alguma canção que acho muito interessante mas que a tonalidade não é adequada. As vezes por mais que se tente, não dá certo. Exemplo: Se a música foi escrita para um barítono e a intenção do autor é uma coisa mais sombria, mais pesada, só aquela voz ou uma mais pesada vai dar essa característica. Vou eu, tenor, me meter a cantar e o treco fica uma nhaca. Tudo bem que é possível cantar, claro, mas ficar bom é outra coisa.
|
bruno.pdias Veterano |
# ago/12
· votar
Sim, isso é verdade... do mesmo jeito que um baixo tentar cantar Judas Priest sem os agudaços do Rob Halford não ia ficar a mesma coisa, isso eu concordo
Mas eu não acho que vai ficar "ruim" necessariamente, e sim diferente. Pode agradar algumas pessoas e desagradar outras, mas cantar Judas grave não quer dizer que vc está matando a música, só está tocando do jeito q a sua voz permite... As vezes uma parte aguda que agora seria cantada grave e potente, com uma boa afinação e interpretação, pode ficar bem interessante, ainda mais se os arranjos forem mantidos
|
McBonalds Veterano |
# ago/12
· votar
bruno.pdias Mas eu não acho que vai ficar "ruim" necessariamente, e sim diferente. Pode agradar algumas pessoas e desagradar outras, mas cantar Judas grave não quer dizer que vc está matando a música, só está tocando do jeito q a sua voz permite... As vezes uma parte aguda que agora seria cantada grave e potente, com uma boa afinação e interpretação, pode ficar bem interessante, ainda mais se os arranjos forem mantidos
Não concordo. "Interpretação" por si só significa entendimento. Entender a idéia que o autor da música queria passar e executá-la de acordo. Se o autor queria dar uma carga dramática à música e a sua voz não permite fazer isso, então você vai matar a música, ou no mínimo deturpar a idéia do autor.
Às vezes você pode alterar a tonalidade e ainda assim passar a idéia que o autor queria (dependendo da voz), outras vezes não. Aí não faz sentido cantar a música.
|
bruno.pdias Veterano |
# ago/12
· votar
McBonalds
Cara, isso já não compensa discutir pq é totalmente gosto pessoal. Eu sou da opinião que "mudar" a música não é "matar". "Matar" é quando o cara tenta dar berros agudos sem aguentar e desafina a musica inteira. Tem uma versão de "Snowblind" do Black Sabbath, tocada pelo System of a Down, TOTALMENTE diferente, que tem muito fã do Sabbath que vomita de ouvir. Já eu acho ela dahora demais, mesmo sendo fã do Sabbath e da versão original.
Se o autor quis passar uma ideia, e vc quis passar uma nova idéia com a mesma música, não tem nada demais... senão não existiriam tantos covers em versões diferentes. E se fosse tão ruim assim, os autores originais não autorizariam essas regravações.
|
mauricio gaucho Veterano |
# ago/12
· votar
Respondendo a pergunta da Carol:
Uma soprano pode cantar música de contralto?
Se for música popular: sim, é só transpor. Se for repertório de câmara: em geral sim, transpondo. Se for repertório de ópera ou concerto: não.
|
McBonalds Veterano |
# ago/12
· votar
bruno.pdias Eu sou da opinião que "mudar" a música não é "matar".
Eu não disse isso, olhe lá o meu post. O que eu disse foi que nem sempre fica bom (com relação a mudança de tom) e nem sempre depende do cantor ou do arranjador.
Se o autor quis passar uma ideia, e vc quis passar uma nova idéia com a mesma música, não tem nada demais
Claro que não. Só que daí você entra no ramo da composição, e não da interpretação. O papel de um músico cantor ou instrumentista é interpretar, e não compor. E interpretar é se manter fiel à idéia do compositor.
E se fosse tão ruim assim, os autores originais não autorizariam essas regravações.
Se eu tivesse uma ótima música registrada, e o Restart quisesse me pagar para fazer uma versão dessa música, você acha que eu recusaria? Se ficar ruim o azar é deles, não meu.
|
bruno.pdias Veterano |
# ago/12
· votar
Se eu tivesse uma ótima música registrada, e o Restart quisesse me pagar para fazer uma versão dessa música, você acha que eu recusaria? Se ficar ruim o azar é deles, não meu.
Isso é verdade hahahahaha... e ainda estão divulgando o seu trabalho
O foda é ouvir gente falando "aquela música Knocking on Heaven's Door do Guns é linda" nem sabe que é cover hahaha
|