Existe diferença muito grande entre aulas individuais e em grupo?

Autor Mensagem
Leopold
Veterano
# dez/11
· votar


Picareta

Deixa prá lá. Isso não vai levar a nada mesmo. Pelo menos a nada de bom.

Melhor parar de desvirtuar o tópico.

Gansinho
Veterano
# dez/11
· votar


Tá, mas vamos tentar ajudar a garota.

Leopold
Você cobra quanto por cada aula? Quantas horas de aula?

Aulas em grupo adiantam alguma coisa ou só com a atenção especial dada na aula individual que consegue-se alcançar um resultado satisfatório?

babidmc
Veterano
# dez/11
· votar


KKKKKKKKKKKKK vocês são engraçados ;)
geente, pra que essa discussão toda ?
eu só queria saber uma coisa, e que por final ninguém me respondeu ¬¬
dizem que ele é muito bom, e na minha cidade a maioria faz aula com ele.. porem acho que 400 individual é caro demais pro meu bolso.
enfim..

o que eu quero mesmo saber é se aulas em grupo é mais diificil o aprendizado .. ou se individual é mais facil e etc. ?
eu já tenho uma base .. mas nunca fiz aula de canto.

o que vocês me sugerem ? individual ou em grupo ? (independente do valor) qual vou ter mais avanço em menos tempo ?

babidmc
Veterano
# dez/11
· votar


por exemplo .. tenho problema de anasalação em agudos ... se eu fizer aula em grupo ele vai corrigir isso em mim ? porque ja que sao varias pessoas, ao meu ver fica dificil ele ir de um em um corrigir os vicios e bla bla bla

o que vocês acham ?

LeandroP
Moderador
# dez/11
· votar


babidmc

Experimente fazer aula em grupo. Aula particular só se for sobre assuntos específicos, temas específicos. Em conjunto pode ser mais divertido também.

Jonas F. L.
Veterano
# dez/11 · Editado por: Jonas F. L.
· votar


@ontopic
Já fiz aulas de canto coral em grupo de graça e sinceramente não gostei...
Não tem como o professor ter preocupação individual com a sua voz se tem 15 pessoas fazendo aulas juntas. Já fiz também aula com professora particular, sozinho e com o meu irmão, e sobre isso eu digo que sozinho se aproveita melhor o tempo, mas se for fazer aula com alguem com quem pretende cantar acompanhado, pode ser que os dois já criem uma espécie de "entrosamento", e isso é bom.

@offtopic
Eu fazia aula com uma professora de canto que não era formada, mas fazia oficina de canto lírico e tinha muita experiência, dava aula em escolas, e pagava só 40 reais o mês, por 1 aula por semana, ela cobrava muito barato, e a aula rendia bastante.

Carregando
Veterano
# dez/11
· votar


babidmc


eu ja fiz aulas de teoria musical em grupo, e pra aprender eu achei pior...
porque sempre tem um aluno mais lento doque voce que atrasa o teu lado.

por isso prefiro particular.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/11
· votar


Um abismo de diferenças e o motivo é muito óbvio.

Basta você lembrar que quando estamos com dificuldade em alguma matéria na escola, uma aula particular, mesmo com um amigo que sabe um pouco mais, já ajuda.

Só pra constar, eu cheguei a pagar 150$ POR AULA, durante uns 10 anos. Tremenda bobagem querer comparar preço de aula ou dizer que quem cobra mais é desonesto - ninguém colocou uma arma na minhas cabeça e me obrigou a pagar. Tudo depende do que você quer pra você, da qualidade do professor e do que você pode pagar.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Christhian
eu cheguei a pagar 150$ POR AULA, durante uns 10 anos.

Poxa, a aula de canto dos professores top daqui da cidade num teatro ta R$20 a mais encima desse preço por MES :/

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/11
· votar


E pensando aqui, agora como professor.

Também depende muito do quanto que você acha que vale o seu tempo. Deve ser frustrante passar dois ou três anos da vida perdendo tempo sem aprender nada, só por que o critério de escolha das aulas não foi o que deveria ter sido: preço. Não da pra voltar atrás e, no meu caso, teria custado meu futuro profissional.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/11
· votar


Guilherme Nau
Não da pra comparar. Uma sessão com um fonoaudiólogo pode servir como referência. Procura o preço ai.

Carregando
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau


e no Carlos gomes também tem as aulas de teoria, que são em grupo...

é bem chato, mas da pra aprender legal, se o cara não sabe nada mesmo, é bom pra caramba.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Carregando

Você chegou a fazer aulas de canto no Carlos Gomes?

Um amigo meu fez aulas lá e disse que os 170 conto vale a pena. Ele disse que tem uma faze de "testes" durante 3 semanas.

Carregando
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau

eu fiz guitarra com o Mazinho... não fiz Canto
cara, essa faze de testes eu não sei não. eu não fiz nenhum... porque a escola é particular, ae não precisa.

devia ser que tinha muita fila de espera, seila...

eu fazia aula de guitarra do lado de uma sala de canto, e po, a galera que cantava la mandava bem pra caramba.

em Blumenau é a melhor escola que tem, eu gostava de fazer aulas lá...

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Carregando

Po cara, com esse depoimento me reforço fazer aulas de canto lá.

Eu so estou esperando dar uma ajeitada na minha, arranjar um emprego, compra uns equipos pra minha guita e faze as aulas.

Mac-
Veterano
# dez/11
· votar


Acho que todo mundo que quer cantar por ai, ou apresentar e etc deveria fazer aula de canto. Pq tanto tempo cantando errado pode acabar com a sua voz, isso em grande parte os homens, pq a maioria dos brasileiros são segundos tenores , e os agudos ficam todos forçados. Imagina isso a longo prazo, nossa.. Eu quero fazer pra aprender a usar certo minha voz e etc. Quero tirar esse som nasal que eu tenho na minha voz, e começar a usar voz de cabeça, que dizem que representa uma oitava acima da sua voz natural de peito. Eu pensava que os agudos de C4 eram todos de peito nas operas, mas são de cabeça HUSAUHSA' . Enfim, uma voz de cabeça bem trabalhada pelo que eu sei também deve parecer bastante com a voz de peito, além da potencia dela ser forte..

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Mac-
isso em grande parte os homens, pq a maioria dos brasileiros são segundos tenores

Oo. Fontes dessa informação?

Tomaz.
Veterano
# dez/11
· votar


Christhian

Mas provavelmente durante esses 10 anos que tu pagou isso, tu já tinha uma noção do que queria, não? A impressão que fiquei, é que a moça é iniciante. Portanto, eu não acharia válido gastar tanto dinheiro assim, sendo que cantar pra ela pode ser apenas um hobby, e não uma profissão, como é o teu caso.

Vejo isso como alguém que tá começando na guitarra comprar direto uma guitarra top de 3000$. Nada impede que tu faça isso, mas eu só não acho algo com um custo x benefício bom, porque um iniciante pode se desestimular a qualquer momento, e aí jogou dinheiro "fora". E mesmo assim, um iniciante não saberia muito bem a diferença entre uma guitarra top e uma razoável.

Enfim, comparação de merda, eu sei. ehauhuah

Mas acho que a guria deveria procurar um professor bom e por um preço mais acessível, pra ver se ela realmente quer isso, e aí, então, partir pra aulas mais "profissionais" (caras).

Mac-
Veterano
# dez/11
· votar


Eu fiz aula de canto, por uns 3~4 meses, e perguntei para meu professor qual era a voz mais comum de se achar, ele disse que os segundos tenores eram mais comuns.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/11
· votar


Tomaz.
Mas provavelmente durante esses 10 anos que tu pagou isso, tu já tinha uma noção do que queria, não? A impressão que fiquei, é que a moça é iniciante.
Quando eu comecei obviamente também era iniciante e isso não teve nenhuma influência em saber o que eu queria, por que a resposta é simples: O que eu queria era aprender a cantar direito. Se a pessoa não está buscando isso e somente isso, está errado.

E eu não estou sugerindo que as pessoas paguem 500$ por mês, como eu fiz. Só estou dizendo que é ridículo dizer que é um 'roubo' ou qualquer outro termo pejorativo para quem cobra acima do que as pessoas acham que deveriam pagar.

Vejo isso como alguém que tá começando na guitarra comprar direto uma guitarra top de 3000$.
Sua analogia está errada. Estamos falando de técnica vocal e, se fossemos comparar, deveríamos comparar um microfone de 3000$ com uma Gibson.

Veja isso como alguém que está iniciando e procura aulas, por exemplo, com um professor renomado, como o Mozart Melo. Ele vai cobrar 350$ por mês para aulas particulares e será MUITO válido, pois ele lecionou pra metade dos caras que estão aí no mercado, como Kiko Loureiro, Ardanuy, Joe Moghrabi e outros.

Gansinho
Veterano
# dez/11 · Editado por: Gansinho
· votar


Christhian
Veja isso como alguém que está iniciando e procura aulas, por exemplo, com um professor renomado, como o Mozart Melo. Ele vai cobrar 350$ por mês para aulas particulares e será MUITO válido, pois ele lecionou pra metade dos caras que estão aí no mercado, como Kiko Loureiro, Ardanuy, Joe Moghrabi e outros.

350 reais por mês com um professor renomado é MUITO barato.
Se tu pensar como se fosse um investimento numa faculdade.. Tu pagar 350 reais por mês e estudar numa faculdade particular do nível do ITA? Muito barato. Quem acha isso caro é porque é mão de vaca mesmo.

Tomaz.
Veterano
# dez/11
· votar


Christhian

Entendo. Mas eu não acho que um iniciante tenha a explorar todo o potencial do Mozart Melo. Digo, enquanto não tiver uma visão mais aprofundada sobre música, acho que os resultados são parecidos com um professor mais "comum". Mas pra se "profissionalizar", acho justo e perfeitamente normal que se pague 350$ numa aula.

Tu pensas diferente? Não falo em tom arrogante, é que por texto fica difícil de expressar o que realmente quero dizer... mas o início com o Mozart Melo e com um outro bom professor que cobre 80$, pra mim, é muito parecido. Não?

Digo, na percepção do iniciante. Ele vai aprender técnicas básicas, teoria básica. Pra mim, esse tipo de professor é mais destinado a quem já é fera, e só quer dar uma polida em algum aspecto.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/11 · Editado por: Christhian
· votar


Gansinho
Eu não gosto muito dessa comparação com um curso profissionalizante, pois muita gente faz aula de canto por lazer. Mas longe de achar que meio salário mínimo por mês pra aprender a cantar/tocar algo é coisa de 'bandido', como disseram aqui. Acho isso de extremo mal gosto.

Tomaz.
Velho, você está supondo que ambos ensinarão a mesma coisa, mas na prática não é assim.

Para você entender, uma comparação mais plausível é uma criança alfabetizada na rede pública e outra na rede privada de ensino. Supostamente, como você diz, ambas aprenderiam a mesma coisa, certo? Mas todos os censos do nosso país apontam que a maioria das crianças na 4ª série (pelo menos 4 anos além da alfabetização básica) não sabem ler e interpretar um texto corretamente.

Mas enfim, vou repetir: Cada um sabe o que quer para si mesmo. Se o critério de escolha das aulas de vocês for preço, vale lembrar que o tempo perdido é irreversível. Aliás, tenho um amigo que está numa situação parecida, com o inglês. Deveria ter aprendido quando mais novo, mas frequentou um CNA da vida e só conseguiu um diploma. Hoje está sofrendo, estudando no Cel Lep, com imensa dificuldade, pois está estagnado profissionalmente, por conta do idioma.

Abraços.

Tomaz.
Veterano
# dez/11
· votar


Christhian

Mas eu nunca disse que o resultado é o mesmo. Eu disse que pra um iniciante, que geralmente não tem planos de se tornar profissional na música, os resultados serão parecidos. Vai aprender técnica e teoria básicas. Num nível intermediário-avançado acredito que a diferença seja muito mais gritante.

Alexandre.M
Veterano
# dez/11 · Editado por: Alexandre.M
· votar


babidmc
procure um professor mais barato.
quanto as aulas: em grupo ela tem o preço mais baixo e se for fazer em grupo forme um grupo de amigos e vá, pois é mais facil com amigos do que fazer aula em grupo com desconhecido, mas se vc axar um professor com preço melhor faça sozinho, pois tera mais dedicação dele, e lembre-se, combine um horario em que vc esteja descansado, ex: saia do serviço(se trabalhar) chegue em casa se alimente descanse uns 30 minutos e va para a aula.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Gosto desse Christhian porque ele fala, escreve, e canta muito bem.

Sinto até cheiro vendo os textos dele.

Leopold
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leopold
· votar


Uma coisa tem que ser esclarecida. Existe uma diferença muito grande de um professor para outro. Supondo que um cara que cobra mais caro tenha um diferencial de um professor "genérico" como colocaram aqui, esse diferencial é simplesmente fazer a coisa funcionar ou não.

Tem que se levar em conta que ao pegar o bom caminho desde o início, você evita a perda de tempo, as correções desnecessárias, ou seja, você sai ganhando.

Iniciar com qualquer um para economizar? Melhor nem fazer, porque é pior fazer aula com alguém que vai lhe ensinar bobagens. Essas coisas trazem problemas de dificil solução.

Aula em grupo tem um certo valor, desde que não tenham mais do que tres pessoas envolvidas e todas de mesmo tipo de voz, por exemplo, tres vozes graves.
Simplesmente porque é praticamente impossível para o professor prestar atenção como se deve, dando aula pra mais gente, salvo esses trabalhos com coral, que aí é algo mais superficial mesmo.

Tudo depende do que se quer. Vc quer realmente aprender? vai seguir carreira ou simplemente é daquelas pessoas que quando estuda quer ir a fundo no que se propõe? Aula individual.
Se o seu objetivo não é tão firme, aula em grupo.

Carregando
Veterano
# jan/12
· votar


e quando a pessoa não tem grana pra pagar essas aulas caras?
todo mundo ta falando em economia, mas esquece que muita gente ganha pouco por aqui.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Leopold

Olha cara, como o Carregando falou, tem muita gente que não tem essa bola toda pra aulas de canto.

Eu tenho condições financeiras pra aulas de canto. Queria começar uma coisa em grupo mesmo. Caso eu quiser fazer carreira eu pago aulas particulares. Creio eu que pra quem tem pouco tempo livre durante semana, aulas particulares é uma boa.

Não quero investir em algo tão benéfico mas tão caro e que eu não sei se vai dar tão certo. Afinal, música não é meu forte. Toco bem e tudo, mas não é uma coisa no qual posso me tornar referência.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


Carregando
Pô velho... Se você não tem dinheiro pra comprar um carro, bote isso nos seus objetivos para um futuro próximo e segue a vida!

Você não é obrigado a se endividar, pois pode continuar andando de transporte coletivo e esperar o melhor momento para investir. Porém se você resolver gastar o pouco que tem comprando um carro muito velho, todas as consequências (boas ou más) serão problema unicamente seu, mas só de pensar na situação, fica fácil prever que a maior possibilidade é de você ter gastos imensos pra remediar uma decisão errada, com consertos, por exemplo, além de ter problemas pra desfazer do carro depois.

Só não espere que alguém venha lhe oferecer um carro de graça, pois isso literalmente não existe e não tem nenhum cabimento acreditar que um dia isso vai acontecer. E você não pode achar que aquele amigo mais endinheirado que você tem qualquer obrigação de lhe ajudar, certo?

Basicamente é a mesma coisa com a voz, com educação, com lazer, com a vida em geral. Se não temos condições, devemos ponderar e tomar decisões. Em geral, se programar é a melhor solução, mas se resolver arriscar qualquer outro caminho, é importante prever as consequências.

Feliz ano novo. :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe diferença muito grande entre aulas individuais e em grupo?