Microfones para gravação caseira: Dinâmico x Condensador

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


danielfz
do AT2020 eu tenho certeza que gravei essa:
http://www.4shared.com/audio/o_VyqoYF/Tributo_RHCP_-_Warped.html
e essa:
http://www.4shared.com/audio/7hfWeztl/Dos_Margueritas__Overlapping_C.h tml
nas mais recentes participações nos tributos aqui do FCC, eu gravei com o AKG C5, pois a sala que gravo, um quarto, não tem tratamento acústico decente, então preferi começar a gravar com um condenser handheld - e o mais em conta que achei na época foi esse.

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


T-Rodman

Estes que você passou foi no gravado no mesmo ambiente??

Neste caso a gravação acaba ficando melhor no C5?

Tem alguma do C5 pra passar?

Valeu!!

T-Rodman
Veterano
# ago/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


danielfz
sim, todas as gravações foram feitas no meu quartinho.

as mais recentes, estão aqui no tributo grunge:
http://soundcloud.com/tributo-grunge

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


Legal hein!

Então pelo jeito você não aconselha os condensadores para este caso de home Studio né?

Kayk Oliveira
Veterano
# ago/11 · Editado por: Kayk Oliveira
· votar


Galera, bom, acabei me decidindo por pegar uma Presonus Audiobox USB... achei um kra que importa dos EUA por R$ 465,00...

Pedi para ele cotar outros produtos... e tava querendo pedir pra importar o pré-amp de lá tb...

Vcs conhecem algum desses 02 modelos:

- ART Tube MP Project Series Microphone Preamp - R$ 319,00
- ART Tube MP Studio V3 Microphone Preamp and Limiter with Presets - R$ 285,00

Vi umas notas no ZZounds e no MusiciansFriends, e em ambos os sites o Project Series se apresenta melhor que o V3...
Acham que essa melhora justifica os R$ 34,00 de diferença entre eles???
E acham que compensa ligar um desses em uma Presonus Audiobox??? Ou pra home-studio (amador) um Mic200 já dá e sobra????

T-Rodman
Veterano
# ago/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


Kayk Oliveira
os preços não estão trocados não?
o que o V3 tem a mais são os presets, coisa que a maioria reclama deles. De resto, tem as mesmas funções, conforme as fotos.
Preset de um lado é bom pra quem está começando. É melhor ainda se você usar ele como DI, que é também uma das funções dele, mas fora isso, não vai servir muito o 'a mais' dele.
danielfz
no meu caso, sim, condensers de cápsula grande não ajudaram muito - no quarto sem muito tratamento. Com um pouco de espuma acústica, eu tenho menos reverbância, mas eu não tenho aqui isolamento externo - e isso é que está prejudicando.
amplexos

T.

Kayk Oliveira
Veterano
# ago/11 · Editado por: Kayk Oliveira
· votar


T-Rodman
Realmente, to achando que os preços estão trocados!!! Vou confirmar com o kra...
Eu só to aki analizando se isso não é demais pra mim... rs...
To entre pegar um Mic200 por R$ 125,00 no ML ou importar um desses ai... provavelmente o Project... por cerca de R$ 300,00...
É uma diferença bem grande de preço, provávelmente de qualidade tb...
Não sei se vou conseguir tirar dele tudo que ele tem pra dar...

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


T-Rodman

Então, você sabe qual mic o Cristhiam usa nestas últimas gravações??
É condensador?

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/11
· votar


Miguelito.

Então, a Fast Track Pro que tu tem é essa aqui ?
Sim.


T-Rodman
Bah, eu ainda não testei tua dica na FTP! :\

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


T-Rodman

Eu testei e não funciona. Acho que os prés dela são bem fraquinhos mesmo, pra não dizer inúteis. É uma decepção pra um produto caro.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


danielfz
Então, você sabe qual mic o Cristhiam usa nestas últimas gravações??
É condensador?

Eu não lembro quais foram, mas é bem normal eu gravar com o Shure SM86, que é condenser.

Abraços.

victor guitars
Veterano
# dez/12
· votar


como ligar um mic dinamico no pc sem uma interface de audio pq por enquanto nao posso comprar mais em breve vou comprar.
pq quando eu ligo meu mic no pc tento gravar pelo audacity e fica mt ruim pois fica mt grave e baixo e so grava a parte de cima da pista. me ajudem plz

Rabbit
Veterano
# dez/12
· votar


victor guitars

Sem interface é complicado. Esses microfones precisam de power. Precisam de 48v. E você deve estar gravando em stereo, deve gravar em mono por isso só aparece em só um lado.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/12
· votar


Rabbit
acho que você confundiu... São os condensers que precisam de phantom power...

victor guitars
Use um adaptador P10 P2 (que é o padrão de entrada do PC). Desligue o "volume booster", caso haja e regule o volume de entrada para que o pico do sinal não ultrapasse -10db.

El_Cabong
Veterano
# dez/12
· votar


victor guitars
Para usar a placa onboard do PC para gravar microfones dinâmicos é preciso um pré amplificador, porque senão o som fica muito baixo e com muito chiado.
Antes (quando eu não tinha interface de audio) eu usava este:

http://todaoferta.uol.com.br/comprar/pr-amplificador-do-microfone-plac a-de-som-indispensvel-YGVBNSMSN1#rmcl

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/12
· votar


El_Cabong
Para usar a placa onboard do PC para gravar microfones dinâmicos é preciso um pré amplificador

Qualquer placa multimídia onboard tem seu próprio pré amplificador e não precisa de nenhum externo. O pré externo melhora a qualidade, por conta, especialmente, de conversores dedicados.

Mas, repito, não é uma questão imprescindível. É perfeitamente possível fazer boas gravações com uma placa onboard.

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


Christhian
O pré externo melhora a qualidade, por conta, especialmente, de conversores dedicados.

Só pra constar, um pré só faz o trabalho de cuspir um sinal de linha, é um equipamento analógico. Alguns prés tem uma saída digital (AKA um conversor AD embutido), porém a qualidade sonora tem muito mais a ver com a qualidade da pré amplificação do que da conversão.

Rabbit
Veterano
# dez/12
· votar


Christhian

Você está certo. Não prestei atenção direito na pergunta dele.
Valeu!

El_Cabong
Veterano
# dez/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Christhian

As interfaces de audio já vem com pré amplificador para microfone (vem até com phantom power), mas as placas de som onboard NÃO TEM pré de microfone !!

Se tu conectares um microfone de PC na entrada mic-in de uma placa onboard tu até consegue gravar alguma coisa, mas se tu quiseres usar um microfone profissional SM58, XM8500, ... o som ficará muito baixo e o chiado (ruído de fundo) vai se sobressair !!

Falo por experiência própria. Quando não tinha interface de audio eu usava a placa onboard e conseguia um sinal de no máximo -20dB (ligando o microfone direto na entrada mic-in) e o ruído de fundo bombando !!!
Usando o pré amplificador aí sim, o ruído de fundo desaparecia e o sinal do microfone ficava limpo (assim eu conseguia um SNR de uns 78dB)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/12
· votar


El_Cabong
As interfaces de audio já vem com pré amplificador para microfone (vem até com phantom power), mas as placas de som onboard NÃO TEM pré de microfone !!

Brother, você está COMPLETAMENTE enganado.
Todas as placas multimídias, onboard ou não, tem três conexões: rosa, azul e verde. A rosa é uma entrada de MICROFONE, pré amplificada. Ou você acha que aqueles microfones de Skype tem um pré embutido nele? É perfeitamente plausível de se fazer gravações assim, com boa qualidade para "brincar" .

Já algumas interfaces, como a Delta 66 por exemplo, não tem nenhum pré e necessita amplificação.

Esse som foi gravado com o meu xm8500 espetado na placa onboard. Na minha escola, em São José dos Campos, eu dou aula e GRAVO TODOS OS MEUS ALUNOS dessa maneira. Se pra você não funciona, você está ligando errado.

http://www.4shared.com/mp3/yz5UPX7z/Thank_You_For_Loving_Me_-_Chri.htm l

El_Cabong
Veterano
# dez/12
· votar


Christhian
Ou você acha que aqueles microfones de Skype tem um pré embutido nele?

Quanto aos microfones de skype, eles largam um sinal maior, mas por conta disso eles tem uma distorção maior, por isso que eles servem para serem conectados na entrada mic-in de placas de som onboard.

Eu já conectei guitarra com captação passiva na entrada mic-in de placa onboard e gravou bem também, pois o sinal é mais forte que de microfones dinâmicos profissionais.

Na verdade as placas onboard tem sim pré amplificação, mas é uma pré amplificação de pouco ganho.
----------------------------------------------
Agora um microfone dinâmico profissional que tem um sinal menor que os de Skype não dá.
Eu já usei várias placas onboard e sempre foi assim. O sinal só ia no máximo até -20dB. e aquele controle de aumento de ganho para microfone aumenta o sinal junto com o ruído. Não é um aumento de pré amplificação.
----------------------------------------------
Depois em casa vou escutar a tua gravação. Se tu realmente espetou um XM8500 na entrada mic-in de uma placa e som onboard (das do tipo que eu usava) e conseguistes uma gravação limpa (tu fez milagre).

Que marca é a tua placa onboard ??
As que eu usava eram da Realtek HD.

* Graças a Deus hoje eu abandonei as onboards, e uso uma Focusrite Scarlett 2i2.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/12
· votar


El_Cabong
as placas de som onboard NÃO TEM pré de microfone !!
Na verdade as placas onboard tem sim pré amplificação, mas é uma pré amplificação de pouco ganho.

Um pouco confuso, não acha?

Agora um microfone dinâmico profissional que tem um sinal menor que os de Skype não dá.
Dá e com muita sobra de sinal. Aliás, um dos maiores problemas de se gravar com placa onboard é achar um sinal com ganho mais baixo. Por isso, recomendei que o nosso amigo desligasse o "volume booster" e regulasse a intensidade para que o pico não ultrapassasse os -10db.

Eu não faço milagre nenhum. Como eu disse, na minha escola eu GRAVO E DOU AULAS dessa maneira. Diversos dos meus alunos (alguns que participam do fórum, inclusive) levam PCs e laptops para que eu deixe tudo pronto para gravar. O que eu faço é instalar o Audacity e regular a entrada de mic com baixo ganho. O modelo da placa onboard não faz nenhuma diferença, pois todos eles tem funções similares.

Tenho mais umas dúzias de gravações aqui, minhas e de meus alunos, todas com baixíssimo ruído e qualidade (caseira) aceitável.

Abraços.

El_Cabong
Veterano
# dez/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Christhian

Muito boa a tua gravação. Inacreditável que tu conseguiu este resultado plugando DIRETO um XM8500 numa placa onboard.

Tu não passou nenhum Noise Gate na pista de vocal ??

Para tu teres uma idéia do que SEMPRE aconteceu comigo quando plugava direto o XM8500 na entrada mic-in da placa onboard ; há uns anos atrás eu fiz estas duas gravações testes:
1º) XM8500 ----------> Pré amplificador ----------> Placa onboard
2º) XM8500 ----------------------------------------------> Placa onboard

Escute e note a diferença das duas gravações.
www.4shared.com/zip/rjwIguUr/Preamplificador.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Microfones para gravação caseira: Dinâmico x Condensador