Microfones para gravação caseira: Dinâmico x Condensador

Autor Mensagem
Jonas F. L.
Veterano
# jul/11 · Editado por: Jonas F. L.


Oi, estou com uma dúvida meio boba:
Fazendo uma gravação de voz em casa tem como se obter uma boa qualidade com microfones dinâmicos (no caso o meu é um Samson Q7) ligados em linha na placa de som do Computador (Onboard)? Ou para fazer gravações de alta qualidade é necessário uma placa de som melhor / inteface de gravação e um microfone condensador?

Se tiverem alguma dica pra gravar bem com o meu equipamento já é uma ajuda.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/11
· votar


Eu acredito que em casa, principalmente num ambiente não isolado, a qualidade da gravação fica bem melhor com um microfone dinâmico bom (a recomendação básica é pelo Shure SM58). Agora, ligado em linha na placa onboard é um problema. O sinal fica baixíssimo. O que se costuma fazer no caso de ligar direto é ligar na entrada mic da placa, mas a pré-amplificação da entrada mic das placas é de baixa qualidade. É preciso de um pré-amp pra voz ou de um mixer simples para então ligar ele na entrada Line (linha - a azul). Mas isso só fica legal se a placa onboard for de boa qualidade e tiver latência baixa. Senão é preciso de uma off. E uma off possui entradas melhores do que a de linha.

o/

wil2761
Veterano
# jul/11
· votar


E Tb uma mesa de som...

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11
· votar


Jonas F. L.

Sempre, uma placa de som boa vai melhorar e amplificar seu som.

Dá pra usar mic dinâmicos bons (tipo o shure que falaram ai) com placa de som boa e obter uma gravação legal em casa sim

O condensador é usado em estúdios profissionais pq é mais sensível e grava a voz de um jeito mais natural, digamos assim. Mas por ser mais sensível ele capta qualquer ruído, por isso vc tem que ter um isolamento acústico muito bom pra pegar só os sons que vc quer.

Abs

wil2761
Veterano
# jul/11
· votar


Jonas eu gravo com um mic SENNHEISER E-815 e fica muito bom. mas uso uma mesa de som pra equalizar e amplificar o som. neste sistema ae que vc quer fazer direto na placa muuuito dificilmente tera uma qualidade aceitavel

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/11
· votar


wil2761

E Tb uma mesa de som...
Que é o mesmo que mixer e isso eu já havia citado.

o/



Pé de chinelo

Sempre, uma placa de som boa vai melhorar e amplificar seu som.
Pra mim, a qualidade do microfone supera, em prioridade, a da placa. Mas logicamente é um conjunto que define a melhoria real.

Uma placa muito ruim vai injetar ruídos na boa captação feita pelo microfone, mas ainda assim acho melhor do que não ter ruído e a captação não for de boa qualidade.

Contudo, é válido dizer que as placas, mesmo onboards, hoje em dia tem uma qualidade razoável.

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11
· votar


Jattto

Tá certo cara, eu quis dizer o conjunto mesmo. Msm pq tem mesas de som que funcionam no USB do computador e como pré-amplis tb.

Mas vc que é vocalista e sabe, então a qualidade do mic deve ser prioridade mesmo.

Algumas onboard são razoáveis msm, mas as que são feitas especifícamente pra gravação tipo fast track ou delta tendém a ser melhores.

Abs!

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/11
· votar


Pé de chinelo

Algumas onboard são razoáveis msm, mas as que são feitas especifícamente pra gravação tipo fast track ou delta tendém a ser melhores.
Com certeza, tenho uma Audiophile 2496 (placa off) e uma Fast Track Pro (interface USB) para o desktop e o notebook respectivamente. Curto muito a qualidade das duas.

Entretanto, eu acho importante a pré-amplificação por pré-amplificador ou por mixer. Considero um grande ganho de qualidade na captação. Dá pra aproveitar melhor o que o microfone pode oferecer.

o/

Kayk Oliveira
Veterano
# jul/11
· votar


Jatto

Aproveitando o tópico... eu tenho uma SuperLux Pro258... ele é razoável para gravação???

E será que vc pode citar uma placa off e um pré-amp ou mixer que tenham bom custo x benefício e eu consiga achar na net pra comprar???

Vlw!

Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


wil2761
E Tb uma mesa de som...

Se comprar uma interface não precisa de uma mesa. Equalização se faz em qualquer DAW.

.omni
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny
O que você disse procede, usando essas interfaces baratas que a gente tem em casa uma mesa fica com pouco uso. Mas o que teria bastante uso mesmo com essas interfaces seria um pré.

E sobre a EQ, sim, se faz em qualquer DAW, mas existem ótimos equalizadores em hardware e além disso não dá pra gravar já equalizando com plugins.

No mais concordo totalmente com você, mesas são completamente dispensáveis pra home studios, ainda mais essas baratinhas.

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11
· votar


ACho que a única aplicação realmente útil da mesa de som é pra show ao vivo ou gravação de uma banda em studio ao vivo.

Ontem eu tava vendo o making off do dark side of the moon, os caras faziam toda a equalização e ajuste de volume manualmente na mesa de som, como se fosse um take ao vivo msm, pq não existia automação na época...imagina o trampo que era?

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/11
· votar


Kayk Oliveira

eu tenho uma SuperLux Pro258... ele é razoável para gravação???
UmA ou um? Não sabia do que se tratava, pesquisei no Google e parece ser um microfone. Pode ser ignorância da minha parte, mas nunca ouvi falar nem tinha lido antes essa marca. Eu sou da opinião de confiar no tradicional.

será que vc pode citar uma placa off
Já citei, a que eu uso é uma M-audio Audiophile 2496 e ela é MUITO tradicional no mercado, apesar de existirem diversas opções mais atuais.

pré-amp ou mixer
Os mixers da Behringer também estão bem tradicionais nos últimos anos. Eu tenho um Eurotrack 1002 e um Xenyx 502. A Behringer também tem pré-amp. Nunca usei um, até tô pensando em comprar, mas mais pra frente. O Christhian já recomendou diversas vezes por aqui acho que o Behringer MIC100 e o Behringer MIC200.

Abraço.



.omni

Apoiado!

T-Rodman
Veterano
# jul/11
· votar


Pé de chinelo
Mas nem dá pra comparar uma SSL, uma Neve e afins - essas utilizadas em discos 'clássicos', com uma Berhinger de 8 canais.

Pra usar essas comuns, melhor ficar só com a interface.

Em segundo plano, há 'surface controllers' que ajudam em casa. O mais em conta seria o Presonus Faderport, que é até motorizado:
http://www.presonus.com/products/detail.aspx?productid=2
outro 'em conta', mas sem motorização:
http://www.novationmusic.com/products/midi_controllers/zero_sl_mk_ii

Pra home studio pequeno, melhor ainda usar um que tem também teclado midi incluso:
http://www.novationmusic.com/products/midi_controllers/sl_mkii/

Aqui tem uma lista de vários outros:
http://emusician.com/controlsurfaces/

Pra pouco mais do que isso, vamos dizer, um patamar acima, tem as interfaces de 16 ou 32 canais com mesa embutida, tal como os Presonus LiveStudio, uma outra da Avid, etc.

E nos finalmente, daí sim, vamos para as SSL e as Neve 'clássicas', utilizados em grandes estúdios.

Ou seja, em casa, melhor ter uma boa interface de 8 canais e uma control surface. Daí melhor focar o investimento em mais RAM e mais um monitor, já que trabalhar com 2 monitores grandes em um home-studio é muito bom - pra deixar as tracks de um lado e os controles da mesa em outra tela.

T-Rodman
Veterano
# jul/11
· votar


Kayk Oliveira
Superlux é tão genérica e chinesa quanto os Berhinger.
Vamos dizer que até que não fazem feio (melhor que um Samson, que já foi citado por aqui), mas também, não é um primor. Como em alguns anúncios do ML, se diz que ele é cópia barata de um Beta58. Bem, é isso que ele tenta ser, mas se for pra ser um Beta58, veja o preço dele. Cada um vale o que custa.

inferface: vai de seu bolso. Tem desde as Presonus Audiobox USB ou M-Audio Fast Track Pro, para o infinito. O 'minimo' hoje em dia é uma dessas duas citadas.

Pre amp, sinceramente, eu não gosto dos Berhinger. O melhorzinho hoje seria de entrada o Presonus Tube Blue.

Kayk Oliveira
Veterano
# ago/11
· votar


Pessoal, tava querendo comprar uma M-Audio Fast Track Pro e um Pré-Amp Behringer Mic-200 conforme falado ai acima...

Agora queria saber na parte de cabos!

Tipo, já tenho um cabo do microfone que é de 3 pinos macho e P10 Mono... da certo de ligar ele no Mic-200??? Ou tem algum melhor??? Gravação de voz é tudo Mono mesmo??? (leigo é foda...)

E pra ligar o Mic-200 na Fast Track, uso um XLR Macho/Femea???

É só desses cabos que preciso mesmo???

Vlw ai...

T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


Kayk Oliveira
O melhor é ligar tudo em XLR, desde o microfone até a interface. Guarde esse outro cabo para usar no PA e use só nele.
Com o tempo vai acabar seguindo a dica que todo mundo repete: usar cabos em estúdio, só no estúdio, e cabos para tocar ao vivo, deixe guardado em outro lugar.
Entre pré e interface, existe bons cabox XLR curtinhos que servem para o que você precisa, e não custam caro.

Kayk Oliveira
Veterano
# ago/11
· votar


T-Rodman
Entendi...
Vou ver se compro XLR mesmo então...
E no caso de gravar 02 tracks, violão e vocal ao mesmo tempo...
Ligo o Microfone no Pré e o Pré na Interface...
Faço o mesmo com o violão ou ligo ele direto na Interface???

Vlw ai kra!

T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


Depende do pre. Acho que o mic200 e so de 1 canal. Antao seria so o mic nele e o violao direto na interface. Mas a interface tambe tem pre, entao vai segurar o violao.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/11
· votar


T-Rodman

Eu tenho uma Fast Track Pro e o pré das entradas dela é muito ruim. Só tem efeito se tu colocares praticamente no máximo o gain, só que aí junta um monte de ruído que não vale a pena. De outra forma, o gain é mínimo, pra não dizer que não há nenhum.

A solução que achei foi passar pelo meu mixer antes da interface. Mas logicamente só faço isso porque não tenho um pré-amp separado.

Tu sabes me dizer se é assim mesmo ou se a minha interface é defeituosa? Eu procurei sobre isso no Google logo que constatei o problema e 'acho que me lembro' de ter achado comentários que confirmavam a "fraqueza" da pré-amplificação nas duas entradas da interface.

o/

T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


Bom, eu sempre cito a FTP - como o resto dos colegas o fazem, mas justamente por causa desse problema que você citou, eu prefiro indicar a Presonus Audiobox USB como interface de entrada, justamente por causa que eu tenho experiência com ela, e que os prés dela não são ruins como dizem sobre a FTP. A Fast Track básica eu já tive, e realmente, comparando com qualquer outra, eu não indicaria, porque ela é fraca tanto na entrada quanto nas saídas.

Caso não tentaste, como dizem, quem lê o manual da FTP, tem um botão lá que você indica o som como entrada de linha ou mic, e que o pre embutido da FTP some caso você não utilize a mesma como 'MIC', pois ela acha que quem está usando entrada de linha, já tem potência casada nela. Veja se não é esse o problema, que foi o que eu li por aqui no FCC sobre problemas entre proprietários da FTP.

amplexos

T.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/11
· votar


T-Rodman

Uhm... eu tentei usá-la de tantas formas possíveis que é difícil eu não ter testado isso. Mas, quando chegar em casa hoje, vou ver isso.

Valeu pelas informações!

Kayk Oliveira
Veterano
# ago/11 · Editado por: Kayk Oliveira
· votar


T-Rodman

Tipo, vc recomenda mais a Presonus do que a FTP???

Pq achei a Presonus por R$ 590,00 e a FTP por R$ 519,00... ambas no ML...
Se a Presonus for realmente melhor, talvez compense pagar a diferença...
Outra coisa, vi que a Presonus é 2x2 e a FTP 4x4... o que significa isso???

E pela foto que vi da MIC200, ela parece ter só uma entrada mesmo... no caso teria que ligar o violão direto na interface... e se a interface da FTP não aguentar... ai complica...

Ah... mais uma dúvida... existe alguma marca de cabo XLR que vcs recomendam???

Vlw ai!

Kayk Oliveira
Veterano
# ago/11 · Editado por: Kayk Oliveira
· votar


Galera, vou evitar criar outro tópico e continuar nesse...

Tipo, meu cunhado vai pra Praga (Republica Tcheca) em Setembro... e tava pensando em pedir para aquele infeliz trazer um microfone pra mim...

Ai tava pensando em pegar um negócio mais top... já que é uma oportunidade meio única pra mim...

Vi dois microfones que parecem legais:

- Audio Technica At 4040
- MXL V69m

Vou usar mais em casa para gravação em home-studio mesmo... funcionariam bem???
Acham boas opções ou devo levar outras em consideração???
Achei pouca informação no fórum desse V69...

Vlw ai...

T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


AT4040 na cabeça. Nem pense em outra.
Outra coisa: Rep. Tcheca pra muita coisa, tem o mesmo preço do Brasil... então nem acho que compense trazer o mic de lá.
Lá compensa: comer, beber Pilzner Urquell e comprar Svarowsky e portas automatizadas (que é a especialidade deles, que é o que fazem brasileiros irem à negócios pra lá).

Miguelito.
Veterano
# ago/11 · Editado por: Miguelito.
· votar


Vou usar esse tópico pra tirar umas dúvidas também galera, se não for incomodo responder!

Jattto
Então, a Fast Track Pro que tu tem é essa aqui ?

To querendo uma interface dessas pra gravação caseira também, tanto de guitarra/violão (ambos microfonados) quanto voz!

T-Rodman
Tu já colocou a Fast Track Pro lado a lado com a Presonus ? Então o pré-amp da Presonus que você tá citando é melhor ? Uma é 2x2 e outra 4x4, que diabos isso muda ?

O préamp que ambos citaram é um como esses aqui ?

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


Alguém já utilizou os condensadores da mais baratos da AKG?
São bons? Sei que tem na lista de vários estúdios.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191369561-microfone-akg-percept ion-120-condensador-p-estudios-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194545177-akg-perception-220-no vo-lacrado-_JM

Tem outras opções melhores nesta faixa de preços?

T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


Miguelito.
aquele é preamp de phono.
Preamp de mic é esse:
http://www.amazon.com/ART-Tube-Studio-Mic-Preamp/dp/B0002E50MC/ref=sr_ 1_3?s=musical-instruments&ie=UTF8&qid=1312510541&sr=1-3

Sim, eu prefiro os preamps da Presonus ao da Fast Track Pro.

T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


danielfz
depois dos chineses mais chinfrim, o 120 e 0 220 são parte do primeiro degrauzinho dos condensers com um pouco mais de nome. Desse degrau eu tenho e gosto do AT2020. Mais acima, tem o AT4040 e o AKG C3000b - e esses sim são considerados em estúdios.
Pra quem está começando, AKG 220 ou AT2020 podem ser uma boa, entre condensers de capsula larga.

amplexos


T.

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


T-Rodman

Valeu mesmo pela resposta!
Será possível utiliza-los em home Studio perfeitamente??
Pois vi que possuem atenuador de 20db!
Você tem alguma gravação postada neste mic?
Pode passar??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Microfones para gravação caseira: Dinâmico x Condensador