Autor |
Mensagem |
leilafl Veterano |
# jan/11
Alguém poderia me explicar e dar um exemplo de voz semitonada?
|
Leopold Veterano |
# jan/11
· votar
leilafl
Alguém desafinado. Exemplo? esse é engraçado:
|
Jattto Veterano
|
# jan/11
· votar
Eu penso que o mais conveniente é chamar uma voz de desafinada. Semitonada não me parece um bom termo.
A desafinação é muito imprecisa e variada. Por exemplo, quem costuma ser bem afinado durante sua performance, normalmente, 'nunca' vai desafinar ao ponto de descer ou subir um semitom (que já é uma desafinação absurda - bem desagradável de se ouvir) e sim somente um ou alguns comas.
Por essa razão, acho que voz semitonada adequa-se mais a, por exemplo, aumentar ou diminuir um semitom em software na track da voz. Hehehe. Ou, se existe, pra voz de alguém que consegue transpor naturalmente uma melodia para um semitom acima ou abaixo.
Por mais comum que seja, dizer que alguém semitonou em tal segundo de uma música, só é realmente válido se, naquele segundo, a criatura cantou um semitom acima ou abaixo do que deveria ser.
Portanto, desafinação ou desafinada é bem mais conveniente. :)
|
Leopold Veterano |
# jan/11
· votar
Jattto
Concordo plenamente. Aliás a primeira vez que eu vi essa expressão "semitonou" foi aqui no fórum, sempre pra definir alguém cantando desafinado.
|
gege_correa Veterano |
# jan/11
· votar
Jattto Leopold
Tem um fator psicológico ai, vc chegar pro cara e falar que ele é "desafinado" as vezes ofende, falar que ele canta "semitonado" fica menos feio, digamos que é um eufemismo! hehehe
|
Jattto Veterano
|
# jan/11
· votar
gege_correa
Cara, eufemismo é uma coisa. Aplicar um termo musical de forma errada é outra. Ainda mais em um fórum de música!
E eufemismo, convenhamos, é uma forma de passar a mão na cabeça também.
As pessoas têm de se ofender com o que realmente gera ofensa (um insulto, uma calúnia, um roubo). Ouvir a verdade de forma clara e objetiva e tomar isso como ofensa é um tanto insano. E o pior é que a maioria das pessoas tem essa reação que, pra mim, é realmente muito curiosa.
|
Leopold Veterano |
# jan/11 · Editado por: Leopold
· votar
Jattto
Imagine eu como professor de canto, qdo digo para o aluno:
"está muito ruim, não é nada disso"
Tem cara que se ofende e some da aula. Esperam sempre aquele tapinha nas costas dizendo que não está tão mal, porém, é necessário deixar bem claro pra pessoa qdo algo está totalmente fora do eixo para que abandone logo.
Eu já fui técnico de volei, e trago o mesmo sistema para o ensino do canto. É treino, sem frescuras.
Se não tem peito pra encarar é porque não tem perfil pra coisa. E são bem poucos que estão preparados pra ouvir a verdade a respeito da própria voz. Eu mesmo já ouvi poucas e boas de uma professora, que acabou comigo, só que assimilei e um ano depois o papo foi outro.
Mas 90% não consegue digerir quando vc fala diretamente.
|
Gansinho Veterano |
# jan/11
· votar
Leopold Agora eu entendi! Leopold Bernardinho! asduhauhsd :D
|
gege_correa Veterano |
# jan/11
· votar
Jattto
Concordo plenamente com você, não quis dizer que "semitonado" e "desafinado" são sinonimos, eu apenas exemplifiquei o uso mais comum (o que geralmente vejo) do termo "semitonado". Abraço.
|
Leandro Rigon Veterano |
# jan/11 · Editado por: Leandro Rigon
· votar
Disse o Leopold: "Concordo plenamente. Aliás a primeira vez que eu vi essa expressão "semitonou" foi aqui no fórum, sempre pra definir alguém cantando desafinado."
Somos 2!
Alíás, aqui também o primeiro lugar que vejo um monte de loucos doidos para aprender Whistle e gutural, coisas q eu nunca tinha ouvido falar antes de entrar, e que também não me fazem diferença nenhuma...
|
Jattto Veterano
|
# jan/11
· votar
Leopold
Mas 90% não consegue digerir quando vc fala diretamente. Pois é, cara.
Como eu disse... E o pior é que a maioria das pessoas tem essa reação que, pra mim, é realmente muito curiosa.
É falta de bom senso. Porque quem quer fazer aula tem de ter a consciência de que se está fazendo é porque não sabe (se soubesse, para que querer aprender?). E que todo mundo que não sabe erra e que se melhora com tempo.
É tão simples. Para mim é pura falta de bom senso.
|
Cantana Veterano |
# out/11
· votar
[i][/i] Galera, comentaram um vídeo meu no youtube dizendo que eu estava semitonando direto. Gostaria de saber a opinião de vcs ------> http://www.youtube.com/watch?v=Un5osTnea4c
|
Guilherme Nau Veterano |
# out/11
· votar
Leopold
Talvez eu vá para o inferno por isso.
Mas o vídeo que você postou aí me fez rir tanto a ponto de sair lágrimas dos meus dois olhos.
Eu fui obrigado a comentar.O cara não desafina e muito menos semitona, o cara literalmente criou uma nova regra pra desafino.Esse aí se quiser cantar bem fica uns 40 anos fazendo aula.
|
brolynfera Veterano |
# out/11
· votar
Eu fui obrigado a comentar.O cara não desafina e muito menos semitona, o cara literalmente criou uma nova regra pra desafino.Esse aí se quiser cantar bem fica uns 40 anos fazendo aula.
Realmente muito curioso. Eu acho que eles estavam brincando. Não é possível ou é?
|
Guilherme Nau Veterano |
# out/11
· votar
brolynfera Realmente muito curioso. Eu acho que eles estavam brincando. Não é possível ou é?
Acho que não cara.Mesmo se o cara soubesse cantar ele não iria cantar daquele jeito...Que eu chorei de rir eu chorei.
|
Leopold Veterano |
# out/11
· votar
Guilherme Nau
O cara se matando do lado dele é que é bom rsrs.
|
Cantar Bem Veterano |
# out/11
· votar
Isso mesmo, semitonar nada mais é do que desafinar. É um jeito bonito de falar...kkkkkk
|
gege_correa Veterano |
# out/11
· votar
Pessoal, a Cantana perguntou do vídeo dela, vejam ai... eu sou guitarrista, não manjo nada hauahauah Abraço!
|
Cantana Veterano |
# out/11
· votar
Fiquei no vácuo hahahaha...
|
Carregando Veterano |
# out/11
· votar
Cantana
tem namorado?
nem entendo de canto, mas pelo que eu ouvi ta desafinando e tal...
faz aulas?
|
Guilherme Nau Veterano |
# out/11
· votar
Carregando
Olha a salamangem rsrs zuera
|
victorhb Veterano |
# out/11
· votar
Existe um outro lado dessa expressão semitonar, que eu vejo bastante gente usando no metal, e que não foi abordado aqui. É quando o cantor vai atingir uma nota muito alta e não consegue sustentá-la por tempo suficiente, então ele faz um vibrato bastante forte e exagerado muitas vezes, subindo e descendo meio tom "semitonando", que parece ser mais fácil do que sustentar uma nota só.
Alguém mais experiente poderia comentar isso?
|
Guilherme Nau Veterano |
# out/11
· votar
victorhb Existe um outro lado dessa expressão semitonar, que eu vejo bastante gente usando no metal, e que não foi abordado aqui. É quando o cantor vai atingir uma nota muito alta e não consegue sustentá-la por tempo suficiente, então ele faz um vibrato bastante forte e exagerado muitas vezes, subindo e descendo meio tom "semitonando", que parece ser mais fácil do que sustentar uma nota só.
Alguém mais experiente poderia comentar isso?
Eu posso não ter muita experiência mas essa técnica é usada num show ao vivo,pra mascarar o desafino.
Mas mesmo para ficar aceitável o tom médio teria que ficar perto da nota certa.
|
victorhb Veterano |
# out/11
· votar
Guilherme Nau
Sim, o que vc disse está certo. Mas teria que vir aqui um vocalista pra explicar melhor esse "fenômeno".
|
Guilherme Nau Veterano |
# out/11
· votar
victorhb Sim, o que vc disse está certo. Mas teria que vir aqui um vocalista pra explicar melhor esse "fenômeno".
Não precisa um vocalista demonstra.O vibrato no canto popular é mais usado como um ornamento do que uma técnica necessária.
Até onde eu sei também o vibrato já vinha muito antes do que a gente imaginava,lá da época do canto lírico.
Dificilmente você vai ver um cantor lírico desafinar,quanto mais deixar de usar vibratos.
|
victorhb Veterano |
# out/11 · Editado por: victorhb
· votar
Guilherme Nau
Cara, isso é o campo teórico, acho que a maioria daqui sabe disso aí. O que eu tô querendo dizer em demonstrar, é chegar aqui um vocalista experiente e nos explicar como funciona exatamente esse mecanismo. Da parte fisiológica mesmo,por que muitos vocalistas acham mais fácil fazer um vibrato do que sustentar uma nota alta? Qual o embasamento por trás disso?
|
Guilherme Nau Veterano |
# out/11
· votar
Da parte fisiológica mesmo,por que muitos vocalistas acham mais fácil fazer um vibrato do que sustentar uma nota alta? Qual o embasamento por trás disso?
Não sei cara,tem algumas notas que fica realmente muito difícil fazer um vibrato,acho que é muito mais fácil fazer um vibrato num tom baixo do que num tom alto.
Acho que "sustentar" não seria o correto,mas sim mantê-la afinada é isso?Bom,você pode semitonar um pouquinho e jogar uns vibratos massa que vai "maquiar" o desafino.
Eu me baseio nisso,eu não tenho praticamente técnica nenhuma eu acho,primeiro porque nunca fiz aulas,até tenho meus covers jogados lá no perfil mas nem é muita coisa e depois que teoria das técnicas não é meu forte.Se eu falar que talvez você trabalhe mais com o diafragma pra sustentar a nota alta e que vai dificultar em vibra-la posso ta falando uma grande besteira.
Se o Christian viesse aí dava uma aula rsrs
|
victorhb Veterano |
# out/11
· votar
Guilherme Nau
Sustain (Sustentar) é um termo musical, recomendo que leia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustain
|
Guilherme Nau Veterano |
# out/11
· votar
victorhb Sustain (Sustentar) é um termo musical, recomendo que leia.
ahhhh,mas eu desmenti uma palavra pra falar outra com o mesmo sentido então ta valendo :)
|
Carregando Veterano |
# out/11
· votar
Guilherme Nau
Olha a salamangem rsrs zuera
levei um vaco bonito, hehe..
tu é de Blumenau cara?? eu nasci ai, e moro em Gaspar agora, aqui do lado hehe..
tens banda?
|