Dúvida sobre aula de canto

    Autor Mensagem
    GuiMolusco
    Veterano
    # jan/11


    Bom, eu sou guitarrista a 5 cinco anos, e estou em uma banda em que terei que fazer backing, e logo começarei a fazer aulas de canto, como ainda não entendo muito bem tenho dúvida se farei aula de canto popular ou lyrico.
    E mais uma, eu tenho bastante tempo para praticar e estudar para as aulas, e gostaria de saber quanto tempo poderei treinar sem machucar a minha voz, se isso ocorrer.

    A dúvida é um pouco estranha, mas agradeceria muito se me respondessem.

    Desde já grato.

    GuiMolusco
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    up!

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    GuiMolusco
    canto popular ou lyrico.
    se é pra cantar na banda, é popular.
    a nao ser que voce queira fazer cover de nightwish

    e gostaria de saber quanto tempo poderei treinar sem machucar a minha voz, se isso ocorrer.
    ué, pergunta isso pro seu professor!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/11
    · votar


    kiki
    Po, mas eu só estudei canto lírico a vida toda...

    =\

    kiki
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: kiki
    · votar


    Christhian
    por isso que voce é assim hoje

    +_+

    entao aproveite pra desfiar todo seu conhecimento (é sério):
    o que se aprende em cada um?
    eu realmente tenho essa duvida, eu ja vi aulas de canto erudito (nunca fiz), mas nunca vi de popular.
    as aulas de erudito que eu vi era pro pessoal cantar em ópera, coisas assim, por que eram todos - professores e alunos - focados em musica erudita.

    GuiMolusco
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    será q vira fzer os 2 (naum ao msm tempo, só pra sakar como é?)

    e qual é a real diferença entre o popular, lyrico, erudito etc...? (c tiver + algum)

    kiki
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: kiki
    · votar


    GuiMolusco
    Christhian
    bom, como tenho que dar o exemplo, usei a busca (há)

    achei dois topicos legais:

    "Canto Lírico primeiro, sem sombra dúvidas! Com o lírico, vc desenvolve todas as técnicas possíveis, passa a entender melhor sua voz. "

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/63909/

    "comecei à fazer aula de canto com um professor q tb é coordenador dos cursos de graduação da faculdade de musica aki de minha cidade. (...) Dae eu perguntei, "será lirico ou popular?" Ele disse q hj em dia é ultrapassado separa - los. Os dois estilos são cantados com uma só fisiologia, portanto, o q se ensina é o CANTO. "
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/66336/

    Gansinho
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kiki
    Mas eu acho que cabe a você saber usar a técnica no popular.
    Se o seu professor te ensina a apoiar corretamente, a fazer a passagem de registros, etc.. O que te impede de aplicar isso no popular?
    É só não usar a impostação típica do lírico.

    GuiMolusco
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    bom eu vou perguntar ja pq eu vou fzer aula só mes q vem, e nesse sabado msm ja começarei cantando

    q tipos d cuidados são necessarios para voz? (na banda naum farei nada alem do normal)

    Leopold
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kiki

    Vejamos qual a grande diferença de se estudar canto lírico ou com professor que tenha como formação o canto lírico.

    Eu tenho dito aqui algumas vezes que se pode nomear um cantor como "lírico" não pelo repertório que canta mas porque são vozes preparadas para cantar sem microfone.
    Muita gente acha que canto lírico é só embatatar a voz e pronto.

    Então, se vc treina um cantor popular visando projetar a voz, não como um verdadeiro lírico, mas ao menos certa (e boa) projeção, visto que ele vai cantar com microfone, os esforços diminuem muito.
    Para um cantor com projeção, cantar com microfone é um passeio. É muito mais daí uma questão de domínio da voz, e detalhes finos, que deixam tudo ainda mais rico.

    Vejo entrevistas de cantores famosos que fazem um trabalho contínuo com fono, mas não fazem aula de canto...??? resultado. Não melhoram tecnicamente, não tiram a soprosidade da voz. Só vão se mantendo, mas nao evoluem.

    patudodi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    GuiMolusco

    É importante fazer aquecimentos antes, como os vocalizes, dá pra vibrar a lingua e os labios pra relaxar, mas nao sei se vc entendeu direito o que eh pra fazer.Assim como é bom ficar relaxado pra cantar, pode se alongar, eu pelo menos acho bom.

    Enquanto voce estiver cantando, nada pode doer, absolutamente nada, assim como voce tambem nao deve fazer grandes esforços, enquanto voce nao tiver professor voce nao sabe o que é um grande esforço, entao sempre tenha um pé atras.

    Esses vocalizes são exercicios com a voz, exemplo, ache uma nota confortavel, e toque a escala maior até a quinta e volte, depois cante junto com a guitarra, cantando a mesma nota, voce pode ir para uma nota mais aguda e mais grave e recomeçar, mas nao se veja fazendo esforço, esse exercicio é de precisão, não para espandir seus limites. É autodestruiçao voce ir pra Lá-12 logo de cara.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre aula de canto