Canto popular ou lírico?

    Autor Mensagem
    Frusciantesque_Freak
    Veterano
    # nov/04


    É o seguinte: canto relativamente bem (tive uma banda que tinha no repertório Foo Fighters, U2, Red Hot Chili Peppers), mas gostaria de me aprimorar.Para tal pensava em fazer aulas de canto popular....mas tinha vontade de fazer canto lírico também...então eu pergunto: devo fazer aulas de canto popular e depois lírico, ou se eu fizesse lírico agora isso sanaria quaisquer deficiências que eu tivesse no canto de maneira geral?

    Espero ter sido clara....

    Priscilla Marsters
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Estava com e mesma dúvida que você.Hoje conversei com minha antiga professora de canto e ela disse que as aulas de canto lírico são muito úteis,que trabalham muito a técnica vocal,a extenção da voz,entre outras coisas importantes.
    Mas que não é tão fácil adaptar as técnicas do canto lírico ao canto popular.
    Com base nisso vou começar a ter aulas de canto lírico e depois eu vejo se será nescessário entrar na aula de canto popular ou não.
    Espero ter ajudado em alguma coisa. :)

    bruna callado
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Estava querendo fazer aulas de canto também, mas não sei aonde... Alguem teria uma sugestão de professor em Sao paulo??

    Ycaz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ow, pessoal, qnd eu fui conversar pela primeira vez com um professor de canto de um conservatório, o kra me indicou o canto popular. Ele flw q no popular eu aprenderia técnicas muito mais específicas ao meu "objetivo musical" que eu não aprenderia no lírico... Na época eu axei razoável, fiz 5 meses e tive q parar mês passado. Agora ano q vem eu vou voltar, mas to pensando exatamente isso: se volto pro popular ou se tento o lírico. Q q v6 axam disso q o kra me disse?

    paulao_jazz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Frusciantesque_Freak
    devo fazer aulas de canto popular e depois lírico, ou se eu fizesse lírico agora isso sanaria quaisquer deficiências que eu tivesse no canto de maneira geral?

    o ideal é alguém que saiba muito das duas áreas.

    A diferença de técnica do canto lírico pro canto popular é a seguinte: no canto lírico vc usa todos os ressonadores da sua cabeça pra cantar, no canto popular, só algumas (as mais próximas da fala).

    mas a técnica é a mesma. Eu não aconselho direto o canto lírico pq INFELZMENTE muitos professores de canto lírico tem a cabeça muuuuuuuuito fechada pro popular.

    Tb não aconselho popular pelo mesmo motivo: alguns professores de popular não sabem absolutamente nada de técnica de emissão vocal pq "não tem saco pra canto lírico".

    Ycaz
    Ele flw q no popular eu aprenderia técnicas muito mais específicas ao meu "objetivo musical" que eu não aprenderia no lírico...

    discordo. A base da técnica vocal é lírica. Se vc quer ter uma carreira de 40 anos como cantor, sem ter sua voz prejudicada, seja popular ou lírico, estude lírico. É como o ballet clássico na dança. Segundo bailarinos e dançarinos de ballet moderno e dança contemporânea, tem que passar pela base do ballet clássico. Disso eu não sei pq não fiz ballet (:P) mas imagino que seja mesmo.

    MAS, se vc quer cantar popular, não deixe seu professor de lírico empurrar música lírica pra vc cantar! Se ele for bom ele aplica as técnicas todas do lírico na música popular.


    Espero ter sido clara....

    eu tb! :)

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    paulao_jazz
    Olá paulo...todo aquele que aprende e faz canto lírico precisa cantar árias de opera para firmar técnica..senão o estudo fica com um buraco...
    Frusciantesque_Freak
    Eu aconselho você estudar lírico...e pegar as técnicas...repertório..e a técnica...depois você vai saber tudo certinho...vai ter a afinação..e vai poder encarar popular na boa...já vai ter toda técnica

    PuNk Bass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Frusciantesque_Freak
    Te aconselho a fazer Lírico, Eu sou um pouco suspeito pra falar porque minhas aulas de Canto Popular não foram muito úteis e eu peguei meio que raiva....rss
    O Canto Lírico te desenvolve de verdade, mas você tem que "entrar de cabeça" nas aulas. É óbvio que vc não vai cantar red hot da mesma forma que vc canta árias.... mas vc vai se desenvolver muito, muito mais e poderá aplicar as técnicas no popular.
    Boa sorte

    Morgana Turunen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Frusciantesque_Freak
    Canto Lírico primeiro, sem sombra dúvidas! Com o lírico, vc desenvolve todas as técnicas possíveis, passa a entender melhor sua voz. O estudo é árduo, pergunta pra qualquer cantor lírico, mas o resultado é muito gratificante. Esse negócio de q professor lírico tem a cabeça muito fechada não é bem verdade. Eu aconhselho que antes de se matricular, visite as escolas, converse com os professores, se possível assita a uma aula de demonstração. Quanto a te passar árias para cantar, é meio difícil ele não fazer isso. Professor nenhum vai ficar o curso inteiro te passando somente vocalizes. Vc não precisa amá-las, mas como vc vai aprender o lírico em toda sua plenitude se não cantá-las?
    Com o lírico você desenvolve também uma grande consciência e disciplina sobre tua voz, vc com certeza vai prolongar sua carreira vocal.
    A Marisa Monte, por exemplo, estudou lírico, mas canta popular. Vc percebe como ela usa as técnicas do lírico com maestria para cantar popular? E mesmo assim não fica nem um pouco lírico. Ela desenvolveu um domínio muito grande sobre sua voz.

    Eu tive sorte de achar um professor lírico "porreta" (como diria minha amiga), que tem a mente aberta para todos os estilos, canta popular muito bem, sem ficar quadrado.
    Por isso acho importante vc não ir se matriculando logo de cara, e sim pesquisar, senão vc pega trauma do lírico, e aí já viu!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    paulao_jazz
    MAS, se vc quer cantar popular, não deixe seu professor de lírico empurrar música lírica pra vc cantar! Se ele for bom ele aplica as técnicas todas do lírico na música popular.

    Minha professora q quer passar popular, mas eu prefiro as árias...ahauhuahau.....

    Mas é isso mesmo, se o intuito eh cantar popular, entao que cante popular e as árias tb, pra aperfeiçoar. =]

    Ycaz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    meu, sem comentários... cada vez q eu vejo tópico assim tenho vontade de matar meu professor... =/

    Ycaz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    EX-professor

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ycaz
    hauhauahuaha =PPP

    Frusciantesque_Freak
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Obrigada a vocês todos! ;o)

    rcfassio
    Veterano
    # out/05
    · votar


    O canto popular surgiu qdo os cantores decidiram não usar as tecnicas. Para saber deixa-las... seria bom, mas muito bom, aprende-las. por isso, meu voto é para o lírico, disparado

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Canto Popular é pra gente preguiçosa!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Canto popular ou lírico?