Scream e gutural, uma pequena discussão

Autor Mensagem
Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/10
· votar


Dan Figueiredo
Você tem certeza de tudo isso que escreveu? Ou é a sua opinião apenas, a respeito do que você pensa?

Dan Figueiredo
Veterano
# dez/10 · Editado por: Dan Figueiredo
· votar


Christhian
Como você pode ver no que escrevi, essa é a minha opinião.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/10
· votar


Dan Figueiredo
Ok. Mas está bastante equivocada.

Resuma a diferença dessas duas interpretações em uma palavra:

Em 1985:
http://www.youtube.com/watch?v=_zoCZ4QhOdU#t=100

Em 1999:
http://www.youtube.com/watch?v=JTMiYyxl7CA#t=60

Sua resposta: ____________________

O próprio Bruce diz no livro "Pro Secrets of Heavy Rock Singing" que em 1993 ele não aguentava mais e sentia que estava destruindo a voz, e esse foi mais um dos motivos para largar o Iron e tratar de se recuperar, aprendendo a cantar. Hoje, ele pratica regradamente por pelo menos 2h por dia (além de dormir cedo e por pelo menos 8h, beber 3l de água, etc) e julga ser a única coisa que torna possível cumprir a agenda da banda ao redor do mundo.

Numa entrevista (que preciso lembrar onde) o James LaBrie do DT, quando perguntado na época do Train of Thoughts qual tinha sido maior mico que ele havia pago em palco, respondeu 'Cantar todos esses anos sem técnica nenhuma, acreditando que a minha voz era infinita'. Ele procurou um tenor russo, preparador vocal, que posteriormente desenvolveu com ele o trabalho 'The True Symphonic Rockestra'.

Enfim, essa história de 'dói mas acostuma' tem uma resposta óbvia. Com o tempo, a pessoa desenvolve procedimentos para cantar que prejudicam menos a voz e não tem nada a ver com 'costume' de cantar assim. Essa maneira 'na marra', porém, pode ter várias consequências nocivas. Mas grafei a palavra 'procedimentos', por que a definição de 'técnica' tem tudo a ver com isso. Ou seja, é parodoxal. O sujeito acha que técnica não é o principal, mas crê que 'desenvolver técnicas' por conta própria é uma boa idéia.

E por que alguém iria querer arriscar a voz e deixar de fazer aquilo que mais gosta, se é perfeitamente possível atingir resultados excelentes num tempo hábil interessante com acompanhamento de quem sabe como fazer em vez de ficar tentando adivinha na base do 'fiquei menos rouco dessa vez'?

E só pra constar: As Lesões por Esforço Repetitivo são as principais causas de degradação vocal em cantores populares.

Dan Figueiredo
Veterano
# dez/10
· votar


Christhian
No caso do Bruce, não aconteceu apenas por "falta de tecnica", e sim por excesso de bebida, maconha e falta de dormir... que pra qualquer parte do nosso corpo sofrera consequencias do mesmo jeito.
Em nenhum momento disse que não se deve ter acompanhamento, mas aqui nesse forum, todos dizem que não se pode cantar sem um professor, e eu provo por A+B que não é necessario... assim como podemos aprender tudo na vida sem ir na faculdade, porém, de uma maneira lenta e com certeza perdendo muitos principios basicos.
Provavelmente você se sentiu ofendido com o que disse, mas não era minha intenção, apenas acho que muitas pessoas são desmotivadas quando alguem que entende do assunto falam coisas como se fosse algo impossivel, e mais que impossivel se for com a ajuda de um professor.
Eu ja vi varios videos que você gravou, e acho você um otimo vocalista, mas tenho um ponte de vista diferente, e não é so pq não fiz aula que devo me sentir "leigo" no assunto, pois eu tenho a pratica e posso descrever o que sinto no meu corpo como qualquer um.
Ter professor é bom? Otimo! Cantar sem professor é impossivel? Não, e nem chega perto de ser algo dificil, basta ter força de vontade.
Como não fiz aula, so posso me basear em experiencias, e digo que nunca fiquei rouco ou perdi a voz apos cantar.

Gostaria de finalizar isso de uma forma amigavel, mesmo pq adimiro muito o que você faz e a maneira que você da atenção para todos aqui, porém, é bom ter pessoas com opiniões diferentes. Não acha?

Cristhian, um forte abraço!

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


Ta, vamo parar com discussôes, isso não traz coisas boas, mas sobre minha pergunta, que comecou o tópico, alguma resposta?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/10
· votar


Dan Figueiredo
e eu provo por A+B que não é necessario

Bom, eu suponho que você queira provar com você cantando, pois não há outra maneira de provar, certo?

Vamos entender que a técnica vocal serve, além de preservar a saúde vocal, ajudar a interpretar melhor e expressar melhor aquilo que você pretende com a sua voz. Partindo dessa premissa (e não no contexto de gosto musical ou estilo), eu posso provar pra você por A+B+C que é possível fazer MUITO mais com orientação.

Existem pessoas, assim como nas artes plásticas, cinema, futebol, etc. que tem facilidades para determinadas atividades e desenvolvem algumas habilidades sozinhas. Eu conheci na infância pelo menos uns 10 caras que jogavam muita bola, mas apenas um deles se tornou profissional, depois de passar por 8 anos nas categorias de base do Corinthians, ganhando experiência e aprendendo. O nome dele é Zé Elias. Enfim, o exercício das suas capacidades só alcançará a plenitude com a orientação e com o estudo adequado.

Não me senti ofendido, mas na obrigação de postar. As pessoas não se sentem desmotivadas quando se fala de aula, é exatamente o contrário! Quando elas acham que isso é 'dom' ou 'coisa de nascença' é que desmotiva. Basta ter clareza de que estudar é algo que qualquer pessoa pode fazer e que é algo que muitos de nós já tem ciência de que é edificante, por conta da formação acadêmica.

Cara, uma coisa me chama a atenção, sempre nesses debates. E tu usou uma frase que eu uso, mas de uma maneira inadequada. Veja:

assim como podemos aprender tudo na vida sem ir na faculdade, porém, de uma maneira lenta e com certeza perdendo muitos principios basicos.

Não cara. A gente não pode nem é capaz de aprender tudo na vida. Muitas coisas dependem de séculos de conhecimento acumulado, compreendido e formulado de maneira didática. Pense num profissional de medicina, por exemplo. Nem é preciso se aprofundar na história, certo?

Portanto, cantar sem professor pode até ser fácil pra você, mas não significa que será para outras pessoas - como não foi pra mim e aí eu tenho o meu lado da história pra contar. Pra maioria das pessoas chega a ser um desafio de superação pessoal, que envolve muitas vezes um trabalho psicológico muito forte.

E claro que todo debate civilizado é bem vindo! Se não houverem opiniões contrárias, eu só seria capaz de falar tudo isso num monólogo.

:)

Abraços.

Dan Figueiredo
Veterano
# dez/10
· votar


Christhian
Então cara, você me interpretou mal quando disse sobre aprender tudo na vida, não podemos aprender tudo que existe em um vida, mas podemos nos focar em uma coisa e aprender.
Um exemplo disso são os grandes filosofos, não existia faculdade ou qualquer curso para se basearem, e tiveram que estudar por conta propria... E não disse tambem que não devemos estudar, e sim que podemos estudar sozinhos.
Esse negocio de "dom" não existe, e realmente desmotivaria qualquer um que acredite nisso... porém, eu nunca tive condições financeira de fazer aula e não me adaptei em coral... sendo assim, se eu entrasse em um forum e me falassem: "Você só sabera cantar se um professor te ensinar", isso seria o fim de um sonho.
Eu não sou um expert e nem tenho conhecimentos teoricos de canto, mas sempre entro nesse forum e faço um filtro das coisas que leio aqui que me ajudam bastante, e muita dessas coisas são escritas por você... por isso eu digo que se você tem força de vontade, você pode criar seu proprio ritmo de aprendizado... se não tiver condições de ter um professor, devera aprender a se conhecer, conhecer seus limites para poder se adaptar no que você quer se propor a fazer.

Com certeza iremos debater bastante, e isso fará com que eu aprenda muitas coisas com você. Mesmo tendo opiniões diferentes, o que você escreve fica registrado na minha memoria e muita das coisas você tem razão!

Valeu cara!
Abraços! :)

slashandhendrix
Veterano
# dez/10
· votar


O que o Sebastian Bach faz é um scream? E, na opinião de vocês, ele faz isso certo? Porque eu acho que ele canta pra caramba, e faz isso super certo. Sou leigão nisso de canto =P

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


Ow, alguem responde a minha duvida ai!!!!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/10 · Editado por: Christhian
· votar


Dan Figueiredo
Então, aproveitando que você falou sobre 'filtro', perceba que não é pra todo mundo que eu (pelo menos) falo isso - apesar da pedância de alguns em insistirem que é. Se aparece um cara como você aqui e mostra uma música sua, dificilmente alguém vai dizer 'É legal, mas precisa de aulas', assim como da Sheev, Dresssa, MauricioBahia, Jattto entre outros. E é uma mera questão de relação do que se apresenta com o objetivo que se quer alcançar.

Agora, em geral, o que aparece aqui é o seguinte: o sujeito querendo que alguém ensine a fazer gutural pela internet; ou perguntando 'comofas' pra cantar 'igual ao fulano de tal'. Ou o maluco que discutiria até com o capeta em fúria, quando alguém diz que o Sebastian Bach não tem técnica - e nesse ponto, a minha opinião bate com a sua, por que eu já falei aqui mais de uma dezena de vezes que técnica não deve orientar o gosto de ninguém! Se o Bach quer berrar daquele jeito, eu quero mais é curtir o que ele está fazendo e pouco me importa se ele estudou ou não. Ou o cara que disserta sobre ser "Baixo-barítono" num tópico e posta uma gravação em que fica nítido que o cara não tem nem condições de seguir uma melodia, quanto mais querer se meter com classificação vocal.

Percebe? Esses são mais perdidos que cegos em orgia! Não tem jeito cara, se ficar batendo cabeça desse jeito não vão só se desmotivar com o canto, mas quando desistirem, vão alimentar crendices das mais toscas, como essa de dom e isso vai virar desculpa pra tudo na vida do cara! "Se não deu certo em uma profissão qualquer, é por que precisa de 'dom' pra isso." Não é o que mais se ouve por aí? Por isso tem mais é que ir fazer aula mesmo e mesmo que não aprenda a cantar como quer, vai descobrir que o estudo é a chave de tudo na vida.

Enfim, acho sua participação super importante como contestador! Mas é sempre importante observar tudo o que motiva as pessoas a escreverem aqui. Pense na sua motivação e história de vida e depois pense na de outro usuário qualquer, que posta um vídeo cantando totalmente fora do tom... o que levou ele a isso?

Abraços.

DINO EK
Larga de ser mala, mano. Se alguém quiser responder, vai responder.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/10
· votar


slashandhendrix
Não, é um belting em cima de uma voz bem aguda.

E apesar de curtir Skid Row pra kct, ele já acabou com a voz. É só ouvir o Angel Down...

slashandhendrix
Veterano
# dez/10 · Editado por: slashandhendrix
· votar


Christhian
belting
Levando isso pra guitarra, seria como eu aumentar o volume do amp e sair aquele cruchzinho?

UHUSAHS, péssima comparação.

Realmente, a voz dele já não é mais como era antes.

slashandhendrix
Veterano
# dez/10
· votar


Responde ai Christhian! Por favor!

Heaffy
Veterano
# dez/10 · Editado por: Heaffy
· votar


Levando isso pra guitarra, seria como eu aumentar o volume do amp e sair aquele cruchzinho?
shauhsUAHsUAhsUAhsUAHsuHA cara isso foi genial !

Christhian
po cara, eu fui no show dele aki no rio, e ele ta MUITO melhor q na época do Angel down, tanto ele qnto o Axl no começo do século XXI.
mas o Bach está melhor... PS: oq é belting?

Dan Figueiredo
po cara, o Scream pra dentro prejudica menos e se passa por um scream normal facil facil, só ter pratica, não desmereça a parada xD hsuahsuahs tem uma amigo meu q faz isso melhor q 90% dos famosos ai...

DINO EK
cara, se vc fizer o scream padrão vc fica rouco no começo sim, dps vc naum sente mais.
mas como já disseram, isso pode te fuder no futuro. Eu nem me arrisco com esse, continuo com o meu pra dentro, q ta melhorando :D

Leopold
Veterano
# dez/10 · Editado por: Leopold
· votar


Eu fico lendo essas coisa a respeito de "não precisa aula, não precisa professor, dá pra fazer sozinho" e em praticamente 100% dos casos, quem fala isso, gostaria muito de fazer aula, só que não pode ou porque não tem grana ou não encontra alguém adequado na cidade onde mora.

Então, é preciso separar as coisas. Escrever isso aqui pode até trazer algum tipo de alento para aquele não pode fazer aula, seja porque motivo for, como desabafo, mas não é produtivo e nem bom para o iniciante que lê. Por isso tem que ser replicado.

Eu conheci uma garota há anos atrás, e falei pra ela, olha, você tem alguns problemas, canta bem, mas tem que corrigir isso e aquilo pra mais tarde não decair, etc, e ela tem até hoje uma idéia equivocada sobre fazer aula, que vai deixar a voz dura, etc, etc, vai perder naturalidade, blá, blá, blá.

Bom, passado uns 3 anos, ouvi ela cantando novamente e tudo aquilo que eu previa aconteceu. A voz decaiu, a afinação está indo pro buraco, tem que baixar as tonalidades das músicas que cantava antes, enfim, por absoluta falta de visão, está decaindo vocalmente ANTES de 30 anos.

Essa é a questão principal. Se auto-justificar não adianta nada.
Tudo o que se quer fazer depende da vontade. Não tem professor na sua cidade? viaje pra outra. Não tem grana? invente um modo. Crie situações, proponha um sistema de parceria.

Essa é a diferença daqueles que chegam há algum lugar e os que não. Vontade e criatividade.

Os que ouvem a gente cantando por aqui, as vezes acham que o caminho foi fácil, "ah, vc tinha o dom", ahã, e os anos de ralação sem grana pra pagar professor e inventando de tudo pra não parar? E as horas e horas estudando, quebrando a cabeça pra entender o que vc está fazendo de errado?


Aula é uma coisa necessária, eu diria imprescindível pra quem quer fazer carreira de cantor ou meteu na cabeça que quer ser bom no que faz de verdade.

slashandhendrix
Veterano
# dez/10
· votar


Levando isso pra guitarra, seria como eu aumentar o volume do amp e sair aquele cruchzinho?
shauhsUAHsUAhsUAhsUAHsuHA cara isso foi genial !


SUAHSUHAUHSHU, foi o que eu comsegui entender ali. =D

Leopold
Concordo. Eu toco guitarra há 1 ano +/-, mas comecei com violão quando tinha 8 anos. Desse tempo pra cá, só fiz 1 mês de curso de violão e parei, num fiz mais nada, só pegando coisa na net mesmo estudando só e tals.

Eu percebi que se você faz sozinho, depois de um tempo você num sai do lugar que tá e é ai que você se toca que fazer aula é muito bom pra evoluir. Já to louco pra entrar em um curso de guitarra logo, pra sair do lugar que eu to.

tito lemos
Veterano
# dez/10 · Editado por: tito lemos
· votar


EDIT: Retirei a informação postada, por reconhecer que a mesma não é produtiva.

Leopold
Veterano
# dez/10
· votar


Depois de um tempo, doem os músculos do pescoço

Nossa isso é tão bom....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Scream e gutural, uma pequena discussão