Scream e gutural, uma pequena discussão

Autor Mensagem
Heaffy
Veterano
# out/10


Bem pessoal eu sempre quis aprender esta técnica mas como dizem q fode a voz e eu não sou vocalista msmo não tentei aprender.

Porem é sabido q tem 2 tipos o "pra dentro" e o "pra fora".

então em uma noite de bebedeiras após voltar d um show, todos cantavam toscamente na rua, o vocalista da minha banda fez esse Scream (o "pra fora") eu perguntei como ele fazia ele disse
"é algo como fazer força pra cagar, sei lá! mas machuca a garganta"

o Estranho é q entre agudos bebados q doem os ouvidos de tão desafinados, esse scream não soou desafinado, soou como algo, sei lá, "atonal". como se encaixasse em qalqer lugar.

Nessa msma noite eu aprendi com um amigo a fazer o Scream inalando o ar (o "pra dentro"), q é até facil e não dói a garganta, mas no começo eu ficava tossindo bastante, ele falou q é normal e agr dps d um mês treinando, isso qse não acontece, só qndo eu o prolongo.

Não venho pedir dicas e bla bla bla. Venho levantar essa discussão, se alguem souber.

pq o scream inalando não dói e apenas coça, e o pra fora dói?

pq ele parece encaixar em qalqer lugar sem se preocupar com o ton?

Antes q os haters fiquem de paumolecencia, não considero bem isso uma técnica vocal, visto que em 1 ano dá pra conseguir uma boa perícia, tempo q no canto é como aprender a engatinhar :S

PS: tópico grande, Sorry fellas

renansena777
Veterano
# out/10
· votar


não considero bem isso uma técnica vocal

Mas é sim, tenho um amigo que estuda canto, mano tem muita tecnica pra fazer guturais

Heaffy
Veterano
# out/10
· votar


po cara pra mim pareceu tão facil! pelo menos oq eu faço dá pra aperfeiçoar em pouco tempo.

shoyoninja
Veterano
# out/10
· votar


Heaffy
Nessa msma noite eu aprendi com um amigo a fazer o Scream inalando o ar (o "pra dentro"), q é até facil e não dói a garganta, mas no começo eu ficava tossindo bastante, ele falou q é normal e agr dps d um mês treinando, isso qse não acontece, só qndo eu o prolongo.

Tá certo...

E se te falarem que é normal cuspir sangue depois também tá tudo certo então?

Tem um monte de informação sobre técnica e emissão no fórum, você não é novato, use a busca e leia.

Recomendo muito que você pare de fazer esse suposto exercício.

Abraços.

Dualitty
Veterano
# out/10
· votar


Heaffy

Teu amigo ta fazendo errado,o cara do gloria faz um Screamo diferente,o dele eu nao sei fazer nao,agora pega alesana,underoath e otras bandasd de screamo popular,akeles la eu sei fazer e posso te garantir,e TECNICA SEM DOR,eu aprendi sozinho,e nao tem nada disso de jogar a voz pra dentro nao,e pra fora mesmo.

Sobre guturais,nunca tentei e nem curto,ja tentei fazer as paradas do kra do Slipknot,akilo ali sim e foda,do jeito que eu fiz doeu pra kralho,mais fico igual ; /.

Polaris
Veterano
# out/10
· votar


2 palavras: Melissa Cross.

(The Zen of Screaming)
:)

Heaffy
Veterano
# out/10
· votar


shoyoninja
po brother eu ja procurei e não achei exatamente oq queria =/
além disso eu naum to pedindo dica, to comentando o assunto.

Dualitty
é cara eu to ligado, ja me falaram q essa é a tecnica q os caras usam, mas a questão é, quem ensina? haha achar e chegar prum cara q eu nunca vi na vida e pedir pra ensinar é tenso =/ hauaha
vc aprendeu no gogó e na coragem?

Polaris
ééé eu ja ouvi falar dela! joguei no google agr e ela ensina a técnica profissionalmente :O
q massa

Dualitty
Veterano
# out/10
· votar


Heaffy

E que nem andar de bike cara,uhhusauhashu

Pod existir algum professor que possa te ajudar com isso,mais ESPECIALISTA em ensinar isso ae nao existe nao......tem gente que demooooora pra pegar,tem gente que pega rapidinho.....

O screamo e um efeito que voce faz que da uma impressao de berro,de grito de desespero,por isso 90% das pessoas que ouvem pela primeira vez ja pensam:nossa o kra ta fudendo a garganta!!!!,mais nao......e como se voce trancasse a garganta e fizesse o ar passar por um vãozinho,o que da o efeito.

Uma vez eu tava loko pra aprender,cheguei pra um cara que sabia e perguntei....ele me respondeu mais ou menos assim:''Tu tem que berrar cara,berra o mais alto que voce puder,e quando nao aguentar mais bebe agua gelada pra irritar a garganta e ficar rouco.....''..... = / juro cara......

Eu sinceramente achava muito dahora,depois que aprendi nem liguei mais husauhsauhas,uso so em algumas musicas do Nirvana pra nao precisar ficar me esguelando hsahsahusa.

Gansinho
Veterano
# out/10
· votar


Dualitty
Cara, eu acho que tem profissional que ensina sim.

Os vídeos que eu vi da Melissa Cross (citada pela Polaris) me pareceram interessantes. Realmente parece que ela entende do assunto.

Gostaria até que o Christhian visse algum vídeo dela sobre o assunto no youtube e me dissesse se ela realmente sabe do que está falando.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/10 · Editado por: Christhian
· votar


Heaffy

Um preceito básico de canto: Laringe baixa minimiza esforço e potencializa o uso das ressonâncias.

Visto isso, pense no seguinte: Quando você faz o gutural pra fora há um esforço na região abaixo da laringe, que caracteriza a voz basal (gutural, mas com o nome técnico). A tendência natural é que esse esforço atue como uma comporta para o ar que vc aplica na voz, forçando a subida da laringe. Caso você tente empurrá-la para baixo, vai gerar mais tensões - todo musculo quando submetido a dois movimentos em direções diferentes AO MESMO TEMPO, tensiona MUITO. O resultado dessa tensão é desgaste vocal e, na persistência, lesões. Um apoio MUITO FORTE e BEM FEITO (o que demanda anos de estudo de técnica) poderia ajudar a ter um efeito interessante, mas ainda com muitos riscos.

Ao fazer para dentro, acontece um movimento um pouco diferente. A conformação que você faz com a boca para dar ressonância a esse ruído se assemelha a da vogal O, que é mais relaxada e faz a laringe descer mais. Porém se você tentar botar muito volume, vai forçar tanto quanto para fora, pois ao forçar o ar que entra desequilibrará a voz.

Existem vídeos de quem faz isso no Youtube, dizendo que isso funciona bem no estúdio e se você insistir nisso ao vivo, vai destruir a voz.

O mesmo serve para o drive.

Dualitty
Veterano
# out/10 · Editado por: Dualitty
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=mOIxt5RggV4

O leitao faz um o tipo mais facil de Screamo que tem(pelo menos na minha opiniao),e na tecnica mesmo,sem machuca,ele fica vermelho pra dizer que ta se fodendo todo masi e mentira uhssauhasuhas.

O de vozinha fina e guitarra azul,da uns berros meio esquisitos cara,parece que e na garganta mesmo......e bem estranho,mais e legal,voz desse cara e mto fina.

Mais e sem dor mesmo cara,e uma coisa que se voce souber fazer vc faz em qq situaçao,durante toda sua vida e sem se machucar,minha mae ate assusta as vzs c eu fazendo isso ae,me xinga,fala que se eu continuar assim eu vou perder minha voz e pah ashuhashuas.

De gutural eu nao entendo nada,mais ja tentei fazer,e faço errado por que doi demais,todo mundo fala que gutural e o mais foda de todos,eskece esse negocio s Screamo pra dentro,isso n existe fica mto estranho,gutural ate pode ser.

Eu nao curto esse estilo nao,acho legal o cara mandar esse gritos as vezes em uma musica ou otra,so que os kras fazem isso em TODAS as musicas,n da nem pra entende qq o kra fala
; /.

abraço

Gansinho
Veterano
# out/10
· votar


Dualitty
Cara, que vocal BIZONHO DE TOSCO o desse vídeo que tu mandou.
Meu Deus do céu, tinha tempo que eu não via algo tão tosco.
O cara nem pronuncia nenhuma palavra, ele simplesmente grita.
Ridículo.

Polaris
Veterano
# out/10 · Editado por: Polaris
· votar


Tem que ter alguma maneira de fazer drive/gutural sem danificar as pregas vocais. Tem que ter, não é possível! Senão, como é que alguém explica um cara como o Christian Älvestam?! O cara faz tudo. TUDO!

/revoltada_mode off





Ele faz todos os vocais. TODOS. :p

Gansinho
Veterano
# out/10
· votar


Polaris
Pô, realmente é bizarro.
Nem parece que é possível que a mesma pessoa faça aquele gutural e cante com uma voz tão leve quanto na parte limpa. ASDUHSAHUD

Heaffy
Veterano
# out/10
· votar


Dualitty
é dificil achar alguem q faça isso na técnica =/ até tem + eu não vou chegar pra todo cara q manda scream e falar "po cara vc usa técnica ou só berra? me ensina?" hahahah

sobre o scream pra dentro ficar estranho... ouça Unholy confessions do Avenged sevenfold, o scream é pra dentro 80% das veses, e ouça Knives and Pens do Black veil brides, tbm é pra dentro '-'
PS: tbm ñ curto musica só com gutural, ue msmo sou guitarrista meu scream vai ser back xD

Christhian
po cara vlw msmo pela explicação :O haha
e é isso mesmo!! qndo eu faço com a boca em "O" é mais facil, mas qndo eu tento fazer algo mais agudo (abrindo a boca como se fosse falar "AAAA") o efeito de rasgo as veses falha, tenho q "puxar" mais ar, e fica ofegante dps d um tempo fazendo. ´pra aumentar o volume é a msma coisa. De vez em quando eu treino em casa qndo não tem ninguem esse "controle do rasgo", mas não dói minha garganta.
vlw cara!

Polaris
eu to no trabalho e não consigo assistir videos =/
mas realmente tem caras q gritam como loucos e dps cantam como se nada tivesse acontecido hahaha é genial.

Tivertimailaif
Veterano
# out/10
· votar


Tem o Rody Walker do Protest the Hero que manda muito tanto no Scream quanto no Gutural, não sei se daqui a uns 10 anos ele ainda vai tar aguentando a cantar.

renansena777
Veterano
# out/10 · Editado por: renansena777
· votar


é algo como fazer força pra cagar, sei lá

Tu tem que berrar cara,berra o mais alto que voce puder,e quando nao aguentar mais bebe agua gelada pra irritar a garganta e ficar rouco

è por causa dessas bizarrices que o povo fala que gutural e scream nao é tecnica vocal.

Tenho um amigo que estuda canto, principalmente esses vocais "sujos" como guturais, pig squeals e tal. Ele diz que o mais importante é vc executar a tecnica sem foder sua garganta. Quanto as tecnicas de execuçao existem varias, tem umas que é mais pro lado de "soltar a voz", outras que usa diafragma, enfim, coisas do tipo, mas eu creio que o foco principal de quem quer aprender isso é executar a tecnica de maneira saudavel, sem bizarrices =]

Me corrijam ai se eu estiver errado

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/10
· votar


renansena777
Quanto as tecnicas de exeor esse lacuçao existem varias, tem umas que é mais pdo de "soltar a voz"

?

renansena777
Veterano
# out/10
· votar


eita, vou editar

Dualitty
Veterano
# out/10
· votar


Gansinho

Isso que eu falo cara,e os kras fazem isso em TODAS as musicas.....nao tem palavras,nao tem melodia,e so isso = /


Heaffy

Se fizer o screamo com tecnica da pra cantar depois tranquilo ue......vc so sente uma pekena dificuldade pra cantar suave,eu pelo menos sinto,mais e quase nada msm.

Heaffy
Veterano
# out/10
· votar


Dualitty
putz, naum sabia q Alesana mandava tão mal ao vivo :S

olha esse, o vocal berra bastante e tem um vocal limpo mto bom tbm.
e po a banda toda ta melhor xD
Escape the Fate

Dualitty
Veterano
# out/10
· votar


Heaffy

Esse escape the fate e foda,os kras tem mta tecnica,olha o que o guitarrista faz ali no começo hahahah.

Heaffy
Veterano
# out/10
· votar


Dualitty
ééé, dessas bandinhas de scream é a unica q eu curto hahaha

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


Desculpa recussitar o tópico, mas eu queria saber se ficar rouco depois de fazer gutural é normal!?


Eu estava tentando fazer aquele gutural, aquele bem grave da musica this war is ours do escape the fate, e esta conseguindo. Mas como é minha primeira tentativa pra fazer gutural, nunca tinha feito. EU fiquei mais ou menos uma hora cantando junto com a musica e sempre tomando agua depois de cada frase. Isso foi de tarde, mas agora de noite estou rouco! É normal na primeira vez?

McBonalds
Veterano
# dez/10
· votar


É normal na primeira vez?

Não é normal nem na primeira e nem na última.
Tentar fazer essa loucura sem acompanhamento é mais anormal ainda.

Deixa disso e vá procurar um professor.

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


McBonalds
Se tivesse um professor na minha cidade eu ia, tenho que aprender guitarra pela internet até!

McBonalds
Veterano
# dez/10
· votar


DINO EK
Se tivesse um professor na minha cidade eu ia, tenho que aprender guitarra pela internet até!

Guitarra é diferente de canto. Se você arrebentar uma corda você pode trocar, com a voz não é assim.

Se não tem professor na sua cidade, procure em outra cidade. Eu, por exemplo, viajo três horas toda semana pra fazer aula com o meu professor.

Leopold
Veterano
# dez/10
· votar


McBonalds

Posta os teus vídeos aí.

Tu ch'hai le penne que ficou perfeita.

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


McBonalds
Maas isso não foi pq era a 1 vez que eu fiz gutural, pq eu dormi e agora ja to de boa ( 15 horas após, com uma noite de sono). Sera que vale a pena eu tentar cantar mais umas 3x, uma a cada dia, e então ver se persistir a rouquidez, parar de cantar, mas se parar a rouquidez, dai continuar?

Dan Figueiredo
Veterano
# dez/10
· votar


Uma coisa que me deixa puto são negos que acham que cantar é usar um milhão de tecnicas... em coral não se pode nem fazer vibrato pq é uma tecnica "não-natural"... meu deus... tem tantos rockstars que ganham suas vidas cantando sem se preocupar com tecnica e tem sua carreira longa e plena... pegue nosso mestre Bruce Dickinson...quem acha que ele é o rei da tecnica está extremamente enganado... e nem por isso ele é ruim... muito pelo contrario... ele é foda pq não respeita essas "tecnicas" que servem para limitar o vocalista... Acho que cada um se identifica e se adapta com maneiras ou "tecnicas" de acordo com seu biotipo. Essas tecnicas de gutural (Estou falando de gutural mesmo, não esse esquema de cantar para dentro), drive e etc são doloridos para a garganta sim... e apos se adaptar, a dor se resume a nada quando se esta quente. Não sou ninguem para falar, mas não acho que deve se criticar um estilo diferente de se cantar... não deixa de ser uma tecnicas e nada facil de se fazer...
Quem quer se arriscar nessas tecnicas primeiro tem que conhecer seu limite... é apenas isso que recomendo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Scream e gutural, uma pequena discussão