Aulas rápidas (não forçar, agudo, scream)

    Autor Mensagem
    Pâmela L
    Veterano
    # out/08


    Olá pessoal!

    Gostaria de saber se professores de cursos de canto ensinam a fazer scream(canto numa banda de screamo e faço a voz "limpa" apenas). Tipo, se eu quiser entrar na aula pra aprender apenas isso(logicamente o básico sobre apoio, algo pra não forçar e tal seria passado), é possível?

    E uma pergunta aqui do meu irmão... Igual com o caso do scream, ele poderia entrar na aula para pegar essa parte de apoio, o básico no canto e "melhorar sua voz aguda"?



    A necessidade surge pq já temos uma certa idade e queremos montar uma banda para o público jovem, então nao poderíamos perder muito tempo...

    Gansinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pâmela L
    Cara, eu nunca fiz aulas, mas creio que antes de qualquer coisa no canto você deve aprender a respirar corretamente, a fazer o apoio, ter uma boa emissão e boa afinação. Não creio que um professor vai te ensinar nada além disso antes de você ter "passado nesses quesitos".

    Pâmela L
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Claro... concordo...
    Mas será q eu posso ir no curso pra saber se o(a) professor(a) me ensina o tal do "scream" após isso tudo? Ou nao ensinam isso nesses cursos por aí?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08 · Editado por: membro
    · votar


    Nem sei o que é isso. Nomenclatura nova para algo que já eczistia?

    Gansinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cantante
    É como eles chamam o jeito de cantar das bandas de screamo. É tipo uma aplicação do drive, só que muito mais gritado mesmo, e bem no agudo. Parece grito mesmo, eu nem sei se há maneiras de fazer sem causar danos à voz.

    Pâmela L
    Eu acho que você deveria aprender a fazer drive primeiro, pra saber rasgar sua voz sem causar danos. Depois, com esse conhecimento, aprender a "gritar".

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    Gansinho

    Credo, cada uma que inventam...bom, é grito e bem agudo? È só imitar os sertanejos que dá no mesmo, eheh.

    Gansinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cantante
    haha, boa :D

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Pâmela L
    Como já citei em um outro tópico, eu conheço a técnica (a base é a mesma para drive, screamo e gutural) e costumo treinar meus alunos nela (quando eles querem), mas só depois de definir por completo a voz do aluno. Ou seja, tem MUITO o que trabalhar antes que se possa entrar em técnicas extremas, até por que qualquer recurso extremo É DANOSO. A técnica de drive visa minimizar os danos, mas eles existem e cabe ao cantor escolher a melhor hora de utilizar. Eu, pessoalmente, reduzi muito a utilização no meu trabalho, após os 30 anos de idade, por considerar que meu corpo já não responde mais como aos 20. Pode até só ser um grilo da minha cabeça, mas quero trabalhar até os 60, pelo menos, então vale se precaver.

    Abraços.

    Gansinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Christhian
    Já que você disse que ensina essa técnica, poderia nos esclarecer melhor o que é o scream? Eu somente dei meu parecer leigo ao Cantante.

    Kelpunk
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    bixo, eu solto os cachorros, ponho toda a raiva do dia e dou uns gritos do inferno!
    aprendi a fazer sem danifiocar a voz através da técnica OTP (Over the pencil), ou FRY.

    é facil....basta treinar e ....

    screeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEeeeeeeeeeeeeeeeeeam!

    cybx
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Kelpunk

    OTP (Over the pencil)

    Desculpa, mas é engraçado esse nome, ahuhauhuahuhuahuahua...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    ai ai.

    remitheguy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Over the pencil???

    daki a poko vai apareceu um "the book is on the table" ai rs...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    A 'técnica do lápis' se não me engano é a desenvolvida pela Melissa Cross, que usa um lápis pra apontar os focos das vogais nos guturais. Importante é que ela deixa bem claro nos vídeos dela, que a técnica É NOCIVA A VOZ, A MÉDIO PRAZO, por isso deve ser usada com muito cuidado.

    E, apesar de forçoso ao extremo, não tem nada de grito nisso.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08 · Editado por: membro
    · votar


    bixo, eu solto os cachorros, ponho toda a raiva do dia e dou uns gritos do inferno!

    Ainda bem que eu não canto com raiva porque isso não deve fazer bem ao coração.

    CheshireCat
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Kelpunk
    bixo, eu solto os cachorros,
    A Ana Maria Braga também. =D

    Pâmela L
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Sobre Screamo, aqui vai um exemplo http://www.youtube.com/watch?v=PbTAck5r3CY (obs: uns definem Blessthefall como Screamo, outros como Post HC, enfim...)

    Christhian, então é possível eu entrar num curso com o objetivo de aprender a tal técnica(mesmo tendo q aprender todo o resto, não menos importante é claro)?

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pâmela L

    Já existia um tópico dando dicas sobre vocal scream a 3 anos
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/103844/

    Lá dá dicas sobre o "controle" disto. Poxa Pâmela, por mais atraente no meio popular (do metal) acredito que estilos vocais que exigem mais esforço diminuam a vida útil da voz. De qualquer forma NEM PENSE EM PROSSEGUIR sem o seu professor. Mesmo se ele recursar-se a ensinar scream, você vai aprender cuidados básicos com voz, e aprimorar seu canto!

    Pâmela L
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    paulobelmarco, pois é, mesmo que eu não aprenda o Scream, todo estudo é muito válido.

    Será que seria tão degradando à voz uns gritinhos só as vezes? Tipo a banda 30 Seconds to mars, nem todas as músicas teem gritos e quando tem é numa parte do refrão só e tal... será que mesmo assim eu ainda sim ficaria "sem voz aos 40"?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    será que mesmo assim eu ainda sim ficaria "sem voz aos 40"?

    Oh, yes.

    Mahasiah
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Mahasiah
    · votar


    Pâmela

    Você quer aprender o básico rapidamente, pra poder aprender o tal scream logo.
    O detalhe é que esse "básico" é a parte mais demorada. Afinação, é super fácil de pegar. Ressonância, idem. A técnica em si, também não deve ser tão difícil.
    Agora, o básico, que é você controlar seu diafragma, sua respiração, seus músculos inter-costais, sua laringe, sua postura, sua boca, seu pescoço, sua língua, seu palato, e mais milhares de coisas... tem gente que estuda anos e não domina esse básico.

    Agora, se você quer mesmo aprender isso... o ideal seria você encontrar alguém que faz isso aí direito e perguntar se ele pode indicar um profissional que domine o conhecimento dessa técnica... porque, se já é perigoso aprender a cantar com professor despreparado, aprender isso aí que você quer com um professor qualquer seria suicídio.

    À propósito, você já fez aulas?
    Se você nunca fez e, como você mesma disse, já tem uma certa idade, é muito provável que você tenha "vícios" típicos dos 'autodidatas', que vão ter de ser retirados antes mesmo que você aprenda o básico (ou durante, depende do caso). Aí as coisas complicam um pouco, eu acho :)

    Pâmela L
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Muito obrigado pessoal, vou correr atrás do tempo perdido hahaha e começar a fazer aula e estudar o quanto antes.

    Beijos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aulas rápidas (não forçar, agudo, scream)