Autor |
Mensagem |
Junior Klein Veterano |
# ago/10
Eu sempre acreditei que o timbre de cada pessoa se deriva de caracteristicas físicas de cada um... mais hoje tive duvida se isso é verdade. ouvi um cara que imita 4 cantores perfeitamente!!! o timbre fica identico, engana facilmente. Ele imita bruno e marrone, jorge e matheus, edson e hudson e cesar menotti e fabiano. imita sempre as primeiras vózes.
Vejam e me expliquem se possivel:
http://www.youtube.com/watch?v=F8tsSUAvLO0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=o9po5PinyaI&feature=related
http://www.youtube.com/watchv=emXpDdtWN5U&feature=related
|
Diego Vermelho Veterano |
# ago/10
· votar
voce quis dizer fisiológicas google, sobre o titulo do topico
|
Lori_Dw Veterano |
# ago/10
· votar
Junior Klein
Eu axo que o timbre independe das caracteristicas fisicas!! Pois senão como explica-se gordos com voz fina, e magros com vozeirão, e vice-versa ... ou afros com voz grossa e brancos com voz fina ... no meu ponto de vista, independe!! É muito subjetivo!!
|
Gansinho Veterano |
# ago/10
· votar
Lori_Dw O "física" que ele quis dizer é relativo à fisiologia das pregas vocais, e não altura, peso, etc.
Junior Klein O timbre natural de uma pessoal é meramente fisiológico. Mas há pessoas que tem o dom de imitar as outras, transformar o timbre na hora que falam/cantam, aí já é outra coisa.
|
Junior Klein Veterano |
# ago/10
· votar
kkk mals aê. tava num teclado ruim.
Nóssa, estranho. Me mato pra fazer bem o meu timbre, e o cara faz o dele e mais outros perfeitamente. kk
|
Lori_Dw Veterano |
# ago/10
· votar
Gansinho
Bem melhor explicado!!
|
McBonalds Veterano |
# ago/10
· votar
Ah, mas imitar dupla sertaneja é fácil. Por si só, um já imita o outro, então se você consegue com um, você consegue com todos.
|
Junior Klein Veterano |
# ago/10
· votar
Ah, mas imitar dupla sertaneja é fácil. Por si só, um já imita o outro, então se você consegue com um, você consegue com todos
Amigo, essa foi a explicaçao mais ignorante que ja ví na minha vida.... aliáz discutir por estilo musical é a coisa mais idióta que existe. Se um artista tem um público, isso significa que a principal motivaçao dele existe e o trabalho ta sendo be recompensado. Grande bosta as criticas dos que nao gostam do estilo, vai mudar muito a carreira dos que batalham pra um dia terem sua música reconhesida.
e foda-se os erros de portuga. kk
|
Leo Rio Veterano |
# ago/10 · Editado por: Leo Rio
· votar
Fala sério cara. As caracteristica fisiologicas de que se falam por aqui no forum, nao sao se o cara é gordo, magro, musculoso, alto, baixo, vivo ou defunto, sao sobre a fisiologia da laringe dele, a disposiçao dos musculos ao redor dela, o formato do cranio e o tamanho e formato das pregas vocais em si.
Corpo nao quer dizer muita coisa quando se fala de timbre e imitar a voz nao quer dizer nada. Nao sei que tipo de tecnica se usa pra fazer isso, com certeza os que fazem nao conhecem tbm, soh fazem. Mas aqui é soh a palavra de um amador, acho que os profissionais nem vao perder tempo lendo esse topico rsrs.
Nao to querendo te ofender cara, mas voce querer relacionar imitaçao com timbre pessoal, porra, fala serio! >.<
Uma coisa é o teu timbre, uma coisa é tu imitar o timbre de outra pessoa.
Talvez voce tbm esteja confundindo timbre com outra coisa: tessitura. Um gordo imenso, que seja tenor lirico, vai obviamente soar mais "fino" que um magrelo que seja baixo ou baixo baritono/dramatico, simplismente pq as vozes deles se encontram em "locais" diferentes(dentro da escala de notas). Alem da timbragem depender pra caralho da colocaçao da laringe e dos outros musculos proximos a ela (nao sou expert nisto).
Sinta soh o grave do André Matos na fairy tale, é um tom ateh grave, porem com um timbre bem claro e sem peso, por ele ser tenor lirico. Agora escute ai um James Hetfield, qualquer musica dele. Voce vai sentir que a voz dele é bem mais "pesada" que a do André Matos pelo Hetfield ser um baixo-baritono (creio eu).
Essa cultura de que gordo tem voz grossa e magro tem voz fina nao faço ideia de onde surgiu, talvez pq o Pavarotti era gordao e mandava aqueles mega agudos com aquele timbre super escuro, o detalhe eh pq 90% das pessoas nao sabe que aquilo é uma tecnica classica, chamada de cobertura de voz.
Agora meio que contradizendo aquilo que disse anteriormente, essa parada toda do corpo, de certa forma tem um fundinho de verdade:
Pessoas altas tem tendencia a ter uma laringe/pregas vocais mais desenvolvidas, para que elas sejam proporcionais ao corpo em geral, logo dando uma maior tendencia(nao obrigatoriedade) que esta pessoa tenha a voz mais grave. Mas isso nao é regra, pois o tamanho em si nao é o unico fator que influencia nisso, principalmente nos homens.
Ja o fato de ser gordo, magro ou esqueletico, sinceramente, nao tem nada a ver MESMO!
|
McBonalds Veterano |
# ago/10
· votar
Junior Klein Amigo, essa foi a explicaçao mais ignorante que ja ví na minha vida....
Junior Klein 15 anos, Maringá / PR, Brasil
Isso não é muito tempo, hehehe.
E o que eu disse não é nenhuma mentira, considerando-se que a maioria dos cantores sertanejos ainda tentam imitar o Zezé di Camargo. Desde as roupas até o vibrato caprino.
aliáz discutir por estilo musical é a coisa mais idióta que existe. Eu não falei do estilo, eu falei dos cantores.
Se um artista tem um público, isso significa que a principal motivaçao dele existe e o trabalho ta sendo be recompensado.
Sim, a principal motivação do artista é ganhar dinheiro. Isso não significa que o cantor seja bom.
Grande bosta as criticas dos que nao gostam do estilo, vai mudar muito a carreira dos que batalham pra um dia terem sua música reconhesida.
Nesse caso, acho que tanto a crítica quanto o elogio não mudam em nada. Quem manda são as gravadoras. Logo, não tem porque você ficar na defensiva desse jeito só por causa de um comentário contrário ao que você gosta.
|
McBonalds Veterano |
# ago/10
· votar
Leo Rio
Excelente post.
Acho que essa idéia de que o "formato" do corpo tem a ver com a voz vem também daquela idéia errônea de ressonância de corpo inteiro, daquele pessoal que diz que a voz tem que ressoar no peito e tudo o mais.
|
Andy Viper Veterano |
# ago/10
· votar
Junior Klein Amigo, essa foi a explicaçao mais ignorante que ja ví na minha vida.... aliáz discutir por estilo musical é a coisa mais idióta que existe.
Viajou geral, hein... O cara não disse nada disso.
E ele tá certo, não só no sertanejo, mas em qualquer estilo. Um cara que canta Angra teoricamente vai ter mais facilidade pra cantar Iron Maiden, e por aí vai.
|
Junior Klein Veterano |
# ago/10
· votar
Desculpa se me expressei mal. é que to acostumado a gente criticando meu estilo muscial. Apesar de ser meio eclético, ouso des de legiao urbana ateh xitaozinho. kk
McBonalds
O que entendi é que estava a criticar o estilo dizendo q todo mundo se imita, automaticamente, nada de "novo" acontesse, e tudo no sertanejo é vélho, chato e imutável a nível despresivel. kk
E quanto ao cantor ser bom, é gosto e ponto de vista. Muitos, principalmente os ouvintes de sertanejo, acreditam que o cara bom é aquele que atinge nótas assustadoramente altas. Pra outros, um conjunto de técnica muito bem integrado agrada. Gosto nao se discute.
Quanto a imitaçao, realmente muita gente busca imitar seu ídolo. isso independente do gosto musical. Conheço um cara que canta perfeitamente igual ao zezé di camargo. Agóra me pergunta se ele teve chance na carreira musical? Ja temos uma vóz e nao queremos outra identica, pq entre uma e outra escolheremos a original.
E quando citei o termo "fisiológicas" nao me referi a gordo, magro ou alto. e sim das caracteristicas do aparelho fonador. A pergunta foi: Se o timbre vem de motivos físicos, como conseguimos imitar, mudar o nosso timbre?
Depois de muita leitura a respeito ja tenho idéia formada.
Timbre imitado é diferente de timbre natural, e o que acontesse é o vicio em fonar em determinadas maneiras...
Isso com certeza é o melhor do forum. :) aliáz, ta rolando uma discuçao identica em outro tópico.
abrasso a todos
|
Leo Rio Veterano |
# ago/10
· votar
Junior Klein
Putz cara, desculpa, é pq eu acabei lendo a resposta de outro carinha aqui o "Lori_Dw" e acabei confundindo a sua ideia com a dele. Mas enfim acho que deu pra entender o que eu quis dizer com o post anyways \o\
McBonalds Opa Obrigado \o/
|
El_Cabong Veterano |
# ago/10 · Editado por: El_Cabong
· votar
Junior Klein Nóssa, estranho. Me mato pra fazer bem o meu timbre
Sei lá mas o timbre original da pessoa ele sai naturalmente. eu acho que só há esforço, ou a pessoa se mata pra fazer, quando se quer dar uma outra cara no timbre de nossa voz. Não sei se este é o caso mas o melhor é cantar naturalmente sem tentar imitar ninguém. ------------------------------------ Com relação à pergunta: Será mesmo que timbre vem de caracteristicas fisiológicas? Acho que sim até certo ponto. Eu conheço uma mulher que tem uma voz muito bonita e um belo timbre, mas ela sempre diz que nunca teve aulas de canto, acho que nesse caso ela faz um bom uso de suas qualidades fisiológicas, porém se ela estudasse, acho que melhoraria mais ainda. Características fisiológicas e técnicas de canto são dois fatores que se complementam para um melhor timbre de voz.
Junior Klein Pelo que eu li, você gosta de sertanejo. Puxa. Eu não gosto de nenhum artista sertanejo que está por aí, com exceção de um!!!! Almir Sater. Esse eu acho muito bom !!!! Fica a dica pra você que gosta deste estilo ---> Almir Sater
|
Junior Klein Veterano |
# ago/10
· votar
El_Cabong
Opa com serteza curto esse cara. O cara tóca muito e sem falar q a vóz dele nao tem muito belego dego (hahaha) soa bem natural.
Nóssa, estranho. Me mato pra fazer bem o meu timbre
Quis dizer que tento manter meu timbre sem altera lo demais. Nas nótas muito altas e muito baixas, geralmente acontesse um certa descaracterizaçao, se é que me entende....
|
Christhian Moderador
|
# ago/10
· votar
Junior Klein Será mesmo que timbre vem de caracteristicas fisiosólicas?
Qual a diferença de espessura de uma corda de contrabaixo para uma corda de violino? E qual a diferença dos ressonantes de ambos?
|
McBonalds Veterano |
# ago/10
· votar
Junior Klein O que entendi é que estava a criticar o estilo dizendo q todo mundo se imita, automaticamente, nada de "novo" acontesse, e tudo no sertanejo é vélho, chato e imutável a nível despresivel. kk
Não falei do estilo. Falei dos cantores, dizendo que eles se imitam. E é verdade, é só ir em qualquer bar de sertanejo universitário (que é o que está na moda agora) e ver uma das várias réplicas desses cantores que estão na mídia.
E quanto ao cantor ser bom, é gosto e ponto de vista.
Não, não é. Canto envolve técnica, e técnica não é subjetiva. Salvo raríssimas e honrosas exceções, os cantores sertanejos cantam mal, devido a vários problemas de técnica. O porquê de gostar deles ou não, aí sim é subjetivo.
Quanto a imitaçao, realmente muita gente busca imitar seu ídolo. isso independente do gosto musical. Conheço um cara que canta perfeitamente igual ao zezé di camargo. Agóra me pergunta se ele teve chance na carreira musical?
Com certeza foi devido a vário$ fatore$ que nada têm a ver com a voz do cidadão.
E quanto à questão do timbre imitado e timbre natural, o timbre é um só. O que acontece é que algumas pessoas descobrem maneiras de "mascarar" o seu próprio timbre adicionando tensões (o que não é tecnicamente recomendável) para fazê-lo ficar parecido a um outro. É o que muitos atores e dubladores fazem.
|
El_Cabong Veterano |
# ago/10
· votar
Junior Klein Quis dizer que tento manter meu timbre sem altera lo demais. Nas nótas muito altas e muito baixas, geralmente acontesse um certa descaracterizaçao, se é que me entende....
Eu também tinha este problema, do timbre da voz mudar conforme a altura das notas, mas nas aulas de canto, e com tudo que estou aprendendo, eu estou conseguindo manter o timbre igual, indiferente da altura.
Uma coisa que eu ainda erro é em alterar um pouco o timbre conforme as vogais cantadas, mas a professoara já me passou alguns exercícios para corrigir isso. Um deles é: Iii Uuu Iii Aaa Iii Eee Iii Ooo
|
Junior Klein Veterano |
# ago/10
· votar
Christhian
Saquei mais ou menos o que quis dizer.
McBonalds
poxa cara... sua opniao. na boa, respeito.
mais nao axo que canto é tudo isso q vc disse. Cada traça uma meta pra si proprio. uns estudao anos. outros treinam sózinhos. Apesar de um determinado artista nao usar as tais técnicas tao avançadas, ele ainda sim desenvolveu as deles, caracteristicas q diferenciam sua vóz. e se o publico gosta e a sua vóz nao vai pro saco, acredito q nao tem pq mudar.... Mais evoluir é legal. Ninguem canta por stresse.... o tempo todo se preocupando com as "tecnicas". as pessoas catam por prazer... é como qualquer outra profissao q vc gosta e sonha.
Quanto as imitaçoes. acredito q todo estilo musical tem certas caracteristicas q sao mantidas. O sertanejo, em questao, nao exige e nem nunca exigiu tanta tecnica como uma ópera (que cá entre nós sao ótimas e deliciosas musicas pra se ouvir). Mas nem por isso perderam -se o sertanejo. pelo contrario, hoje o que era coisa de caipira ta dominando as cidades e como vc disse virou módinha. mais quem se importa? cantar é bom. e se agrada ao publico vc pode ser cantor (com ou sem tecnica). o importante é ser feliz.. abrassos
|
McBonalds Veterano |
# ago/10
· votar
Junior Klein mais nao axo que canto é tudo isso q vc disse.
Realmente, canto não é tudo isso que eu disse... É muito mais, só que o resto não vem ao caso agora.
Cada traça uma meta pra si proprio. uns estudao anos. outros treinam sózinhos. Apesar de um determinado artista nao usar as tais técnicas tao avançadas, ele ainda sim desenvolveu as deles, caracteristicas q diferenciam sua vóz.
Estamos falando de cantores profissionais, não estamos? Se um cantor deixa de estudar técnica, ele vai ser um cantor ruim, independente se o público gosta ou não, e independente da "meta" que ele escolheu pra si próprio.
Além do mais, você fala como se a técnica fosse um elemento que fosse padronizar a voz de todos os cantores, quando na verdade o objetivo é o contrário.
Ninguem canta por stresse.... o tempo todo se preocupando com as "tecnicas". as pessoas catam por prazer... é como qualquer outra profissao q vc gosta e sonha.
Pois é, só que quando se canta sem técnica, esse prazer que você mencionou diminui, devido a tensões e vícios na voz. Além do que, se você aprender bem a boa técnica, não vai precisar ficar se "preocupando" o tempo todo com ela, é como aprender a dirigir, só que leva muito mais tempo.
O sertanejo, em questao, nao exige e nem nunca exigiu tanta tecnica como uma ópera (que cá entre nós sao ótimas e deliciosas musicas pra se ouvir). Mas nem por isso perderam -se o sertanejo.
O sertanejo pode não exigir tanta técnica quanto uma ária de uma ópera, mas se o cantor não tiver dominado pelo menos o básico para dar aqueles agudos a voz se acaba em pouco tempo. Que o diga Zezé di Camargo, Leonardo e outros.
Mas como eu já disse, o fato de um cantor ser ruim não significa que não se possa gostar dele. E o inverso também é válido: O fato de muitas pessoas gostarem, não significa que o cantor é bom. Os MCs da vida estão aí e não me deixam mentir.
Eu, por exemplo, gosto de ouvir algumas músicas do Guns n' Roses, mas admito que o Axl é um péssimo cantor. Ao mesmo tempo que não gosto de ouvir a maior parte do que o Bruce Dickinson, que é um ótimo cantor, faz. Por que? Gosto, fazer o que?
Entendeu o que eu quis dizer? Gosto é subjetivo, mas técnica não.
|
Junior Klein Veterano |
# ago/10
· votar
Entendeu o que eu quis dizer? Gosto é subjetivo, mas técnica não.
Uhum agora fico claro. foi nesse ponto onde quis chegar. Pra ser sincero sempre negligenciei aulas de técnica, mais admito que a 2 meses entrei numa aula.
|