Será que eu preciso mesmo aprender a cantar?

Autor Mensagem
Sgt. Eddie
Veterano
# nov/09


Antes de tudo, explico o título: tenho recebido a ajuda de um amigo meu, cantor há anos, para melhorar meu canto e minha voz, já que me interessei por cantar pois pretendo compor músicas em breve.

Contudo, achei extremamente desestimulante todo o ensino musical que ele exemplificou e que eu tenho pesquisado ultimamente, pois o que pretendo cantar não condiz com uma voz muito preparada e desenvolvida.

Minhas principais influências são Oasis, Nirvana e The Strokes, e gostaria de ter uma voz que englobasse essas quatro bandas.

O problema é que nenhum dos vocalistas destas bandas parece importar-se com a voz, principalmente o Noel Gallagher, pois todos vivem de cigarros e álcool (eu também), rasgam a voz (como não tenho conhecimento musical não posso afirmar se o drive deles é correto) e, comparados a bons cantores, a voz dele parece pífia, embora eu ache extraordinário o espírito que as músicas deles tem.

O que eu quero mostrar é que uma voz excelente não seria bom no meu caso, pois iria contra os preceitos do rock 'n roll, portanto, gostaria de saber se alguém consegue dizer se esses vocalistas realmente tiveram algum preparo musical ou se eles simplesmente cantam inconsequentemente.

Além disso, em uns dois dias eu terei alguma coisa gravada para mostrar pra vocês, se vocês não se importarem em fazer uma avaliação da minha voz.

Obrigado pela atenção!

ivan_puppets
Veterano
# nov/09
· votar


Sgt. Eddie
Não é porque eles não se importam que você também tem que fazer o mesmo.

Esses caras realmente não se importam com técnica nem saúde vocal, ligam o Mic e saem gritando, por sorte tem uma extensãozinha legal que deixa eles gritarem mais ainda.

Então estude bastante, treine e fixe o seu trajeto. porque tudo se realiza! =)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar


Eu acho que EU devo estudar.

GuardianOfTheBlind
Veterano
# nov/09
· votar


já pensou que feio desafinar no meio de um show? a voz falhar? vc ter q fazer uma cirurgia pq forçou demais sem preparo? e o pior, parar de cantar com 1 ano de carreira pq a voz nunca mais vai voltar a ser a mesma?

mais do q motivos, né?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/09 · Editado por: membro
· votar


O problema é que nenhum dos vocalistas destas bandas parece importar-se com a voz, principalmente o Noel Gallagher

Eles tem todo o direito de serem idiotas.

anonimuzz
Veterano
# nov/09
· votar


Simplesmente porque adquires técnica vocal, não tens de ficar limitado a um estilo diferente do que queres. A técnica vocal serve exactamente para um cantor poder fazer o que quiser com a voz sem o risco de a danificar. Por isso, não tens desculpas. Mas, se vais aprender a cantar, alguns hábitos vão ter de ficar para trás... Cigarro e voz não combinam, por exemplo.

ramon_cp2
Veterano
# nov/09
· votar


Sgt. Eddie
Apesar de nao gostar muito do seu estilo, respeito. E tb acho que vc deve cantar com técnica por causa do que o GuardianofTheBllind disse. Nao é nada legal vc parar de cantar com um ano por problemas de saude que vc mesmo procurou.

Abraço;)

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


Sgt. Eddie
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/#5058029

cybx
Veterano
# nov/09 · Editado por: cybx
· votar


Minhas principais influências são Oasis, Nirvana e The Strokes, e gostaria de ter uma voz que englobasse essas quatro bandas.

Antes de qualquer coisa, acho que vc deveria ter aulas de matemática.

Gansinho
Veterano
# nov/09
· votar


cybx
ASDHUUHSADUHSDAHUASDHUSADHUSADHUSDAHUASDHUSAD

Oasis, Nirvana, The e Strokes pô!

remitheguy
Veterano
# nov/09
· votar


Minhas principais influências são Oasis, Nirvana e The Strokes, e gostaria de ter uma voz que englobasse essas quatro bandas.

eu num intindi o que ele falou

ivan_puppets
Veterano
# nov/09
· votar


cybx
mew, tu ta sumido! hauihauihauih

Li Crisoli
Veterano
# nov/09 · Editado por: Li Crisoli
· votar


Sgt Eddie
olá... então, essas bandas q vc citou não são meus modelos de banda.... mas respeito e acho q não é bem assim q ´´os caras não se importam com a técnica´´... a técnica é importante pq te dá suporte pra fazer oq eles fazem (e beeem mais) sem se danar todo... eles usam pelo menos um pouco sim, pq do contrário por exemplo o Kurt Cobain do jeito q é (era) branco ia ficar parecendo um pimentão no famoso acustico mtv.

eu estou postando pq pensava como vc tb, tipo ´´ah foda-se aula, impostação, eu quero fazer popular mesmo, num pega nada usar o pescoço´´ (e olha q eu tenho ´´o´´ pescoço hein!)... só q eu procurei um prof e minha vida mudou!!!! tudo bem q os exercícios são chatos mesmo, mas o resultado te surpreende, vai por mim!

qto á fumar, beber, a p...a toda e cantar bem, é complicado pq ás vezes o cara é o mais careta do mundo, mas se o agente dele quer q ele pareça louco pra levantar ibope, é isso aí... eles são tipo manipulados, e manipulam o público tb com essa postura.
eu sou louca mesmo, sem salvação hehehehe, então eu só te falo: seja louco mas não largue a aula, mude de professor talvez... e coma uma maçã por dia q é bom camarada. bjux!

Sgt. Eddie
Veterano
# dez/09
· votar


Li Crisoli
Obrigado pela resposta, mas eu realmente não pretendo fazer aulas, já que não vou fazer parte de uma banda nem nada, seria algo apenas para meu prazer.

E sobre o lance do agente que você falou, por favor, releia o que você escreveu. Nós estamos falando de bandas, não de RBD, Jonas Brothers ou qualquer outra coisa. Kurt Cobain era viciado em heroína, você acha que o agente dele pediu isso? Ou você acha que drogas dão uma boa imagem a banda?

Bem, apenas reveja sua opinião.

Muito obrigado a todos!

Li Crisoli
Veterano
# dez/09 · Editado por: Li Crisoli
· votar


hum....
primeiro:

tenho recebido a ajuda de um amigo meu, cantor há anos, para melhorar meu canto e minha voz, já que me interessei por cantar pois pretendo compor músicas em breve

depois:

mas eu realmente não pretendo fazer aulas, já que não vou fazer parte de uma banda nem nada, seria algo apenas para meu prazer.

não entendi!!!........

eu só postei pq achei q estava interessado.... se vc tivesse dito tudo antes, eu nem teria perdido meu tempo.

Nós estamos falando de bandas, não de RBD, Jonas Brothers ou qualquer outra coisa.

entendi. e qual é a diferença entre nirvana e rbd e jonas brothers e nx zero? Cada um vende um som, uma imagem e uma atitude(sinceros ou não) pra um tipo de publico, só essa diferença vejo. Se tiver outra me diga e juro q vou tentar enxergar. Vale lembrar q o grunge tb já foi moda...
E outra: prefiro q meu filho de 11 anos goste dos jonas brothers do que do Kurt Cobain, na boa...

Kurt Cobain era viciado em heroína, você acha que o agente dele pediu isso?

não, não acho q o agente dele pediu, acho que ofereceu o negócio mesmo. Se picar não é pra qquer durango ai não, é caro, vc acha q Kurt Cobain começou com isso antes ou depois da fama? parece q depois, infelizmente.

Ou você acha que drogas dão uma boa imagem a banda?

BOA imagem a droga não dá não, mas alguma imagem ela associa sim. As drogas, a bebida, o cigarro, o sexo, o barraco, tudo isso chama atenção.
Talento todo o artista tem, é questão de gosto, mas muitas vezes ele é lembrado mais pelo que usava e fazia de errado, e a mídia sabe disso. Vc ve um show da Sharon Jones ou da Amy Winehouse? Da 2a, pq vc conhece ela. E pq vc conhece ela? pq ela causava.

Bem, apenas reveja sua opinião.

Pode ser q eu mude de opinião, mas não vai ser hoje. Só quis te dar um toque qto ás aulas pq estou aprendendo e tb passei por isso, e dizer humildemente pra vc q é normal se basear em qm agente gosta... mas sem se deixar levar pelo que passa na rede globo.

obs.: tem uma música, diz assim ´´emaemaema cada um com seus problemas.´´Então desculpe aí, da proxima vez postarei a letra inteira dela pra vc.

André_89
Veterano
# dez/09
· votar


cara, eu axo que entendi oq vc quis dizer.... eu to fazendo aula faz +- 6 meses...... e eu tinha esse mesmo receio que voce tem; "será q a minha voz vai ficar "certinha" de mais?", tipo aqueles cantores dos programas ídolos..... e cara... oq eu posso te dizer é o seguinte.... COMIGO isso nao está acontecendo... oq tá acontecendo é que agora eu conheço bem melhor a minha voz... além disso, antes eu fazia um esforço maior pra alcançar uma nota mto grave ou mto aguda, nos limites da minha voz; agora já faço isso sem aquele esforço, eu ainda consigo fazer "com esforço", até pq tem horas em q eu axo q fica mais bonito, mas agora eu tenho essa escolha! haahah... putz, eu respirava errado um pouco, e isso fazia eu nao conseguir sustentar algumas notas, coisa q tb melhorou...quanto à afinação e este tipo de coisa, eu nao sei te dizer o quanto melhora, pq no meu caso eu sempre cantei super afinado...... entao assim, te falo com toda sinceridade.... no meu caso só acrescentou.

AnaaBanana
Veterano
# dez/09
· votar


se vc é fã de Oasis, sabe que o Liam não consegue mais cantar as músicas do Definetly Maybe direito. Percebi isso no show de maio, ele tem MUITA dificuldade!

E se o Kurt tivesse vivo, te garanto que estaria pior :D

eu estudo a pouco tempo (e tive que parar esse mês por causa de problemas com meu ex-professor), mas te garanto que, se vc quiser ter pelo menos garantia de que sua voz não vai pifar com os anos, aprenda a usá-la corretamente :)

Prof. Grosélio
Veterano
# fev/10
· votar


Sgt. Eddie
eu realmente não pretendo fazer aulas


???????????????????

Gansinho
Veterano
# fev/10
· votar


GRANDE PROF. ROSELIO DE VOLTA!

Rafa-Ban
Veterano
# fev/10
· votar


Sgt. Eddie
kra eu não sou cantor,não me interesso e enm levo o menor jeito pra isso...mas qdo vc for refletir se deve estudar ou não,pense no ozzy, o kra não canta nada,nunca cantou,mas hoje em dia ele não canta metade do próprio repertório,é quase tudo playback,vc acha mesmo que vale a pena isso?

El_Cabong
Veterano
# fev/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Sgt. Eddie
O que eu quero mostrar é que uma voz excelente não seria bom no meu caso, pois iria contra os preceitos do rock 'n roll

Puxa!!
Então Freddie Mercury, Elvis Presley, Paul McCartney, Bono Vox, ... iam (ou vão) contra os preceitos do Rock 'n Roll ??

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Sgt. Eddie

Sou guitarrista, já fui o vocalista de minhas bandas autorais, hoje tenho uma banda de soul music com um cantor, duas backings e eu faço backing tambéml.

Pra que serve uma aula de música, seja de canto ou não. Você tem que saber minimamente alguns conceitos. Saber cantar em terças ou quintas ou sétimas, ou seja, ter noção de intervalos, de rítmo ou seja de música.

Qualquer vocalista deve saber tocar algum instrumento, normalmente os harmônicos para se acompanhar. Este fato já te dá boas noções de música: ritmo, dinâmica, afinação.

A voz ou a voz... foda-se se é rouca, anasalada, grave, aguda, etc.

Os caras que vc citou, são afinados, tem ritmo e sabem cantar.

Aulas de canto a moda tradicional vão te ensinar a cantar com o diafrágma, fazer vocalises, classificar tua voz como barítono e proibir você de jamasi cantar acima de um barítono.

Conclusão estude música, toque um instrumento, e cante, cante, cante. Só aprende a cantar quem canta e nunca numa aula de canto de conservatório.


Valeu???

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/10
· votar


Soul Fine
Aulas de canto a moda tradicional vão te ensinar a cantar com o diafrágma, fazer vocalises, classificar tua voz como barítono e proibir você de jamasi cantar acima de um barítono.

Diafragma não canta. Ele é um dos responsáveis pela respiração e ninguém ensina ninguém a usar o diafragma. Trata-se de um músculo involuntário, assim como o coração.

Na aula de técnica vocal, a última coisa com o que se preocupa é com a classificação vocal.

Conheço cantores exímios que não tem nenhum conhecimento a respeito de nenhum outro instrumento que não seja a voz. Alias, conheço alguns que não tem a menor noção do que é uma 3a. e cantam com perfeição estética e técnica.

Só aprende a cantar quem canta e nunca numa aula de canto de conservatório.

Desculpe, mas essa frase é totalmente sem noção.

AnaaBanana
Veterano
# mar/10
· votar


Aulas de canto a moda tradicional vão te ensinar a cantar com o diafrágma

O-O

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Christian

Não se além de moderador você é professor de canto e está defendendo sua categoria.

Diafragma não canta. Ele é um dos responsáveis pela respiração e ninguém ensina ninguém a usar o diafragma. Trata-se de um músculo involuntário, assim como o coração.

Não sei se foi uma gracinha sua mas é óbvio que se usa diafragma de forma a soltar a voz. Tive aulas com a Ná Ozetti e ela passava horas falando de diafragma e até exercícios específicos para isto existem.


Na aula de técnica vocal, a última coisa com o que se preocupa é com a classificação vocal.

Ok, a qual curso vc está se referindo? A primeira coisa que um professor de canto faz é classificar sua voz, caso contrário ele vai te dar repertório de tenor e você é um baixo profundo. Absurda esta afirmação.

Conheço cantores exímios que não tem nenhum conhecimento a respeito de nenhum outro instrumento que não seja a voz.

A afirmação acima é contraditória. Você defende as aulas de canto e afirma que o conhece excelentes cantores que não tem a menor noção de música ???? OUtro grande absurdo.

Segundo grandes maestros só há dois motivos para um ser humano ser desafinado. Um grande problema auditivo ou um grave problema no sistema fonético, o resto fica por conta da inibição e por isto da afirmação que cantar é uma questão de cantar, cantar e cantar e LÓGICO COM AUXÍLIO DE CONHECIMENTO MUSICAL.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Rafa-Ban

kra eu não sou cantor,não me interesso e enm levo o menor jeito pra isso...mas qdo vc for refletir se deve estudar ou não,pense no ozzy, o kra não canta nada

Eu acabo me metendo em confusão mas não posso me calar diante afirmações do tipo acima. O Ozzy Osborne nunca cantou nada.

SERÁ QUE ESTE CARA JÁ OUVIU BLACK SABBATH ???

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Fico imaginando Ozzy Osborne, Janis Joplin, Paul McCartney, Robert Plant e o fantástico Steven Tyler em conservatórios tipo Souza Lima, Beethoven ou outro qualquer kkkkkkkkkkkkk

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Abaixo os assuntos tratados numa aula de canto de um conservatório no seu primeiro semestre, de um total de 6 semestres. Eles prometerm que em 3 anos você será um excelente cantor:

I Semestre

1. Anatomia
Sistema Esquelético e Respiratório / Postura

2. Fisiologia da voz
Respiração / Saúde e Higiene Vocal

3. Técnica vocal (*vide no final)

4. Teoria Musical
Conceitos Fundamentais / Estética

5. Leitura Rítmica e Melódica

6. Repertório Programado
Estudo das formas, motivos e gêneros musicais

7. Formação de Repertório Individual
Pesquisa e Desenvolvimento de Projeto artístico

8. Técnicas de Interpretação da Canção
Dinâmica e Acentuação


Como vcs podem notar existe grande ênfase ao sistema respiratório e aqui vai se falar constantemente em diafrágma.

Outra coisa que é uma constante é teoria musical, justamente porque um ignorante musical que não tem noção de melodia, harmonia, ritmo, dinâmica, dificilmente vai cantar.

EM TRÊS ANOS VOCÊ VAI SAIR DO CONSERVATÓRIO CANTANDO MAIS QUE O STING, ahahahahahahahaah

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/10
· votar


Soul Fine
Desculpe a objetividade. Mas não estou nem com tempo nem com paciência de discorrer a respeito de nada do que foi citado aqui.

A única coisa construtiva que posso lhe dizer é a seguinte: É mais inteligente falar apenas sobre as coisas das quais se tem conhecimento e certeza.

Abraços.

Rafa-Ban
Veterano
# mar/10 · Editado por: Rafa-Ban
· votar


Soul Fine
perdoe minha ignorancia,mas acho que não entendi direito o seu post
SERÁ QUE ESTE CARA JÁ OUVIU BLACK SABBATH ???
sim eu já ouvi,tenho a discografia completa,tenho a do ozzy tbm,ele tem uma voz personalissima,e mto carisma,mas pra mim,passa longe de ser um bom cantor, ja nos anos 80 ele fazia mto playback,desafinava e td mais,procure alguns vídeos que vc vai ver,como exemplo cito o carzy train no programa after hours,onde antes do solo ele engasga e fica olhando com uma cara de merda enqt o Randy começa o solo,ou então o vídeo de over the mountain do speak of the deviltotalmente playback onde ele até troca a letra,é possível ler os lábios dele e ver onde ele erra,não to questionando o talento nem a importancia do kra,mas sim o exemplo hj em dia ele tem mta dificuldade pra cantar,por isso aconsehei o sgt eddie a estudar pra não ficar na mesma situação que o madman,seria como estudar guitarra sem ter cuidado a vida toda e ter a carreira interrompida por complicaçãoes de tendinite,apenas pra ilustarar
desculpem o post monstro
abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Será que eu preciso mesmo aprender a cantar?