Pensando em começar a ter aulas de canto

Autor Mensagem
edsim
Veterano
# mai/09

Galera, tava querendo começar minha iniciação musical, to com 18 anos e queria começar aulas de canto e de algum instrumento de apoio (tava pensando em guitarra ou teclado).

Mas então, to meio desanimado pra começar... Nunca cantei antes e sabe, acho que não nasci com talento pra isso... Teria que começar bem no básicão mesmo.
Tava lendo no forum que não importa a sua voz, que é sempre possível molda-la com esforço e cantar bem...
Vocês acham que com tudo isso (idade, fato de nunca ter cantado, possivelmente não ter uma voz boa) pode impedir que eu me realize?
Canto não é que nem futebol? Só vingam os que nasceram talentosos e quem realmente nasceu pra isso?

E outra coisa, como sou leigo em música, não sei como procurar professores.
Devo procurar por escolas? Professores particulares?

Agradeço qualquer ajuda :)

Gansinho
Veterano
# mai/09
· votar

edsim

Fala cara.
Nunca é tarde pra começar, 18 anos tá de boa.
E todo mundo tem que começar no basicão, senão não desenvolve o resto direito.

Corre atrás de professor particular, é o melhor.
Com dedicação você vai conseguir cantar bem sim.

Rodrigo Araujo
Veterano
# mai/09
· votar

Bora Edsim, blza?
Como o amigo Gansinho falou ai em cima" nunca é tarde pra começar", eu tbm comecei a ter aula ano passado ( quando eu tbm tinha 18 anos) e eu to vendo um grande avanço na minha voz.
Procura sim brother, vc vai ver como compensa quando sua voz estiver cada dia melhor.

edsim
Veterano
# mai/09
· votar

Obrigado pelas respostas galera
É sempre bom ouvir palavras de incentivo :)

@Gansinho
Você acha prof particular melhor mesmo? Como posso achar um bom?
Tava pensando em escola, pq ai faço a aula do instrumento de apoio lá também... Além de ter uma infraestrutura e interação com outros músicos.

@Rodrigo
Obrigado, mas você disse: avanço na voz... Eu nunca cantei antes, tô partindo do zero mesmo, acho que nem levo jeito. Por isso essa indecisão.

Se mais alguem tiver algum conselho, sinta-se a vontade :D

Mahasiah
Veterano
# mai/09 · Editado por: Mahasiah
· votar

acho que nem levo jeito

O que é ter jeito?

Fazer uma multidão chorar (não de raiva!) na primeira frase que você canta na sua vida?

edsim
Veterano
# mai/09
· votar

@Mahasiah
Sei lá cara, eu acredito que se eu me esforçar eu consigo... Mas tenho medo de ter uma voz que vingue pro canto... Se é que isso existe.

Alguem sabe onde eu posso achar escolas de música boas em São Paulo? Recomendações são bem vindas tambem

Agradecimentos :)

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar

Cada voz tem um conjunto de particularidades. Mesmo uma pessoa que não tem uma fisiologia muito própria pro canto pode tirar proveito das melhores características da sua voz.

De que bairro você é?

Carla Andréa
Veterano
# mai/09
· votar

edsim

18 anos tá tranquilo. Quando eu comecei a fazer aula de canto tinha 20, parei e estou voltando agora (4 anos mais velha).
Vai lá e dedique-se!
;)

edsim
Veterano
# mai/09
· votar

@Mahasiah
Eu sou da zona oeste de São Paulo!

@Carla Andréa
Obrigado pelo apoio
Achei que tava meio tarde pra uma iniciação musical, mas parece que tem bastante gente que começou o canto com um pouco de idade :)

Xucrute
Veterano
# mai/09
· votar

edsim
Dai Cara blz?
Bom eu tou com 19 anos, toco guita faz um tempinho ja e to querendo fazer aula de canto tb. pelo oque eu vi o negocio é vc fazer uma aula experimental e tentar tirar o maximo de duvidas possiveis com o prof. Se for o caso faça 1 mes e veja se é isso que vc quer. Eu tb tou com o pé atraz pq naum vou ter tempo para praticar em casa, apenas nos horarios das aulas...

espero ter ajudado
Vlw
Abraços

Gansinho
Veterano
# mai/09
· votar

edsim
Procura prof. particular sim, é melhor, pelo que já ouvi falar aqui no fórum, pelos professores mesmos.

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar

edsim

A única diferença entre a pessoa começar a cantar com 10 ou 40 anos, é se ela vai ser uma excelente cantora aos 15 ou aos 45.

A minha professora dá aula no Jabaquara, tanto de erudito quanto de popular.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09 · Editado por: membro
· votar

A única diferença entre a pessoa começar a cantar com 10 ou 40 anos, é se ela vai ser uma excelente cantora aos 15 ou aos 45.

Decididamente não se pode dizer uma coisa dessas.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar

Mahasiah
A minha professora dá aula no Jabaquara, tanto de erudito quanto de popular.

Quem é sua professora? Eu tb dou aulas aqui no Jabaquara, devo conhecê-la.

edsim
Veterano
# mai/09
· votar

Quando vocês falam de aula particular, você quer dizer o professor dando aula só pra mim né?
Tem isso nas escolas ou são só aulas por turmas??

E acho que Jabaquara é um pouco longe daqui.
Alguem tem mais recomendações?
Onde posso achar professores que não dão aulas em escolas, e como eu faço pra avaliar se eles são bons mesmo?

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar

Cantante

Eu só quis dizer pro rapaz que a idade não vai impedí-lo de conseguir cantar bem.

Não acabe com o sonho dele :3

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar

Christhian

Thayana.
Ela estuda na FAAM e na ULM.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
· votar

Não acabe com o sonho dele :3

Nossa, me senti um cara mau agora.

Eu só quis dizer pro rapaz que a idade não vai impedí-lo de conseguir cantar bem.

Essa frase é bem mais adequada. Vai saber o que um iniciante pode pensar quando vc não deixa as coisas bem claras.

edsim
Veterano
# mai/09 · Editado por: edsim
· votar

tá tranquilo pessoal, eu entendi o que ele quis dizer :)

alguem pode me responder uma coisa?
é melhor eu ir pra uma escola ou até um professor particular? em escolas só tem aulas particulares?

qualquer recomendação de professor ou escola na zona oeste é bem vinda :)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar

aula com professor particular sem dúvida.

edsim
Veterano
# mai/09
· votar

aula com professor particular sem dúvida.

Mas ai como eu faço pra achar um bom professor?
E como normalmente funciona essas aulas particulares? O professor vem até minha casa ou tem um lugar próprio pra aulas?
Vc tem alguma recomendação, Cantante?

Mahasiah
Veterano
# mai/09 · Editado por: Mahasiah
· votar

como eu faço pra achar um bom professor?

Indicação ou sorte.

Se você tiver um piano ou um teclado, alguns professores aceitam dar aulas na casa do aluno.

E quando se diz "ter aula em uma escola", é simplesmente ter aula numa instituição ao invés de ser na casa do professor: as aulas práticas de canto são sempre individuais. Se você vir alguma escola com aulas práticas em grupo, corra.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
· votar

edsim

Nunca vi um professor considerado como bom se deslocar até a casa dos alunos. Mesmo porque normalmente cobram bem e se tiverem que se deslocar e perder um bom tempo com isso, iriam cobrar ainda mais, porque deixam de dar mais uma aula se tiverem que sair.
Geralmente sao pessoas conhecidas pela propaganda boca a boca e que (ao menos penso eu) tem o pensamento que quem tem que correr atrás é o aluno, quem tem que ter mais trabalho é o aluno e não o professor, então mesmo que você ofereça o triplo do valor ou mais, não vão aceitar.

Eu tenho amigos em SP, já indiquei uma amiga mas não sei onde ela mora. Já pedi para esses amigos que indicassem professores mas eles sempre se recusam...não sei bem porque mas enfim.

thiaguinhu
Veterano
# mai/09
· votar

Mahasiah
seria uma Thayana Roverso? Se for, estudei com ela na colégio. Excelente pessoa, e canta mtoooo bem =]

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar

É ela sim :o

thiaguinhu
Veterano
# mai/09
· votar

Mahasiah
caramba ... mundo pequeno =]

edsim
Veterano
# mai/09
· votar

Mahasian
Tava olhando a IM&T, 1:30 de aulas semanais, 250 reais mensalidade... Tava tudo perfeito até ver que eram aulas em grupos :(
O que vc acha disso?

Cantante
Obrigado pela dica :)

Outra escola que eu tava sondando era a Souza Lima, mas o preço não é muito animador (300 reais mensalidade quase)...
Quanto custa a mensalidade de um curso de canto com um bom professor, aproximadamente?

Gansinho
Veterano
# mai/09
· votar

Cantante
Curiosidade.. Você cobra quanto pra dar aulas?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar

edsim
Tava olhando a IM&T, 1:30 de aulas semanais, 250 reais mensalidade... Tava tudo perfeito até ver que eram aulas em grupos :(
O que vc acha disso?

Não presta.

Abraços.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
· votar

Gansinho

R$ 35,00 a aula. Ainda não tenho "nome" nesse mercado.

Em grupo, se o objetivo for o mesmo, no máximo 3 pessoas com o mesmo tipo de voz a R$ 20,00 por pessoa. Tem funcionado bem.

Bem acessível.

E tem gente aqui em Curitiba que cobra R$ 300,00 mensais e que é ruim de tudo. Nem cantar sabe e ensinar muito menos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Pensando em começar a ter aulas de canto