Epica - Memory (cover) by - Arthur (Starbreeze)

Autor Mensagem
    Starbreeze
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Starbreeze

Hehe, okay então, sou novo aqui no forum e gosto mesmo muito de cantar (Okaaay eu sei que gostar nao significa saber :P) e já 'canto' desde 2005 por aí por conta própria.
    Comecei a tentar cantar Nightwish... e desde 2005 até hoje eu ainda canto Nightwish ao menos umas 9 á 10 musicas por semana em um dia só, sem aquecer a voz, o metodo que eu usava era cantar algumas musicas antes que eu sentia que nao forçavam muito minha voz mas que ajudavam que aquecesse, ligo o som e começo o mini-show hahaha =P.
    Nunca tive aulas de canto, tenho medo é de estar a abusar da minha voz, já que não tenho uma preparaçao básica e só á duas semanas atrás que tive a brilhante ideia de ir procurar exercicios vocais e técnicas de aquecimento da voz pelo YouTube/Google. Achei MUUUITA coisa interessante e que realmente funciona, se alguem precisar dos videos e dos sites só me dizer que eu mando =).

A umas duas semanas e tal conheci a banda Epica, ja tinha ouvido falar neles mas só me aprofundei em conhecer mais e ouvir mais deles uns dias atras, e me emocionei muito com uma musica, Memory, e com várias outras que a letra das musicas fazem mesmo um sentido imenso com o que vivemos na atualidade etc.
    Decidi fazer um cover dessa mesma musica, Memory, que na verdade também os Epica fizeram um cover desse som do musical 'Cats'.
    Gostava que se tivessem tempo fossem ouvir pra ver o que acham, se minha voz é boa ou se nem devo continuar a tentar cantar neste estilo e tentar mudar para outra coisa ou mesmo parar de cantar que esse não é meu dom. Eu nunca tive opinião de ninguém mais além da minha mãe, e opinião de mãe voces sabem como é... não conta hahaha. Por isso, se tiverem um tempinho, ta aqui o video:

Espero que gostem. Abraços =)

membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar

respondi no email. :)

Gansinho
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Starbreeze

Primeiramente, seja bem vindo ao fórum.

Cara, a gravação tá bem ruim, o que prejudica algum tipo de "avaliação" (opinião). Mas homem fazer cover de bandas com vocal feminino (principalmente as de vocal lírico) nunca fica bom (pelo menos eu nunca vi ficar bom).

Como você mesmo disse que nunca fez aula, nem tem o que falar. Tá bem ruim. Se realmente gostar disso, vá fazer aulas logo, sem enrolação. E não tem dessa de "não ter dom pra cantar", qualquer um que estudar conseguirá cantar bem.

Eu não diria que o lírico não é o estilo vocal pra você (longe de mim dizer isso), mas eu tenho certeza que cantar vocais femininos não é pra homens.

Pra finalizar: NUNCA dê bola pra esses vídeos de aquecimento vocal, técnica vocal e afins que tem no YouTube e Google. Se você tentar aprender a cantar sozinho, é quase certo de que vai fazer tudo errado. Arrume um professor.

Starbreeze
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Gansinho

Obrigado ^^,

A gravação ta mesmo terrivel, esqueci de mencionar o que eu usei para gravar, gravei do meu celular mesmo, não tem edição nenhuma, efeito nenhum, 1º não sei, 2º não tenho o 'equipamento' necessario. Você deve estar acostumado com as outras gravações bem elaboradas, com efeitos e bem gravadas, o que eu fiz foi simplesmente ao acaso, quis gravar e gostei do resultado (eu). E não gosto muito de que digam que é impossivel ou quase impossivel que uma pessoa nao consiga aprender coisas sozinho. Gostaria mesmo muito de entrar no conservatorio de musica que há na minha cidade mas se ao menos eles dessem bolsas, era outra história.

Acho que pra quem nao fez nenhuma aula nem tem nenhum acompanhamento vocal eu consigo alcançar notas bem agudinhas para um rapaz hahaha, ainda mais agudas do que nesta musica. Mas tanto faz.

Também disseste que vocal lírico não é pra mim mas também disseste que 'Qualquer um que estudar, conseguirá cantar bem', só me fez mais confuso ainda :P. Quero continuar e vou continuar a cantar assim, eu gosto do resultado, como disseste, quero mesmo é saber da opiniao dos outros, tua opiniao foi muito pessoal e tem haver mais com o teu gosto do que em uma forma geral como o Cantante me respondeu de uma forma mais geral e objectiva.

Mas obrigado pela opiniao =)

Gansinho
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Starbreeze

Quando eu disse que eu acho que sua voz não é pra lírico, estou falando apenas de opinião, de gosto pessoal.
    E sobre as notas agudas, você só usou a região do falsete, então fica fácil alcançar notas agudas.

Eu não dei uma opinião mais técnica e objetiva porque eu não tenho base pra isso. O Cantante é professor de canto lírico, logo ele tem toda a base pra te responder o que for na área de canto.

Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Sendo bem direto: eu diria que você deve ter uma excelente voz de barítono e tá desperdiçando seu tempo tentando cantar em falsete pra imitar outros vocalistas.

fikdik

Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Sendo bem direto: eu diria que você deve ter uma excelente voz de barítono e tá desperdiçando seu tempo tentando cantar em falsete pra imitar outros vocalistas.

fikdik

Starbreeze
    Veterano
    # mai/09
    · votar

É que ja se tornou tão facil cantar assim e eu até gosto :P
    Mas eu andei ouvindo alguns baritonos já que voce citou e até gostei :P, vou depois tentar imitar algum deles também hahaha =P Só pra ver se consigo alcançar algumas das notas.

Obrigado pela opinião Mahaisiah =D

Mahasiah
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Mahasiah
    · votar

Cantar do jeito que você fez é bem fácil mesmo, tanto que até eu consigo fazer isso, mas é errado, e não serve pro canto lírico. Nem emissão decente a voz tem desse jeito.

Se você quiser mesmo cantar em falsete, pelo menos ache um professor pra te ensinar. Olha esses caras:

Christophe Dumaux
    http://www.youtube.com/watch?v=l3ghUmCxtAM

Andreas Scholl
    http://www.youtube.com/watch?v=iRe16N_UziY

Philipe Jaroussky
    http://www.youtube.com/watch?v=j_DsLiKzMiw

Starbreeze
    Veterano
    · votar

Mahasiah

Hahahaha ouvindo Christophe Dumaux e sonhando acordado com o Philipe Jaroussky xD

Muito obrigado mesmo, o Philipe Jaroussky eu ja tinha visto ja varias vezes num canal de musica classica, os outros eram totalmente desconhecidos.

Uma pergunta, eles cantam usando falsette também? Ou...? Sou mesmo leigo neste assunto, se puder explicar agradeceria.

Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Sim, eles cantam em falsete, mas com uma voz trabalhada. Falsete qualquer homem no mundo que não tenha algum problema nas pregas vocais, pode fazer.

Russel Oberlin
    http://www.youtube.com/watch?v=2YgrPBTRjMk

Esse cara era um contratenor 'natural', que canta na tessitura de contratenor, mas sem usar falsete. A diferença fica bem clara quando ele canta.

Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: Jattto
    · votar

Starbreeze

Olha, não curti nem um pouco.

Primeiramente, eu detesto vocal masculino imitando feminino (usando falsete, logicamente). Mas isso é pessoal, apesar de eu perceber que é um gosto mais ou menos convergente. Eu até fiquei me perguntando se tu eras mulher ou homem, porque via as fotos de um cara no vídeo e a voz de uma mulher. Aí, no "thank you", que eu entendi. Hehehe

"Segundamente", tua voz tá bem mal sustentada. Ou é por falta de apoio ou é porque o falsete tá ruim.

"Terceiramente", a afinação tá deixando bastante a desejar. A variação é pouca (deve estar sempre em menos de 1 semitom), mas é persistente - todos os versos têm.

E a gravação tá com uma qualidade terrível mesmo. Adquire um microfonezinho de kit multimídia de PC mesmo que já quebra um galho nesse sentido. Aí grava a voz fazendo uso de um software de edição de áudio e já pratica esta. Eu comecei do zero e hoje faço muita coisa com relação à edição de áudio, apesar de amador ainda.

Bueno, acho que nem preciso dizer que aulas são fundamentais. Eu mesmo não vejo a hora de retomar as minhas.

Abraço!

Starbreeze
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Obrigado Jattto, e por exemplo, já me disseram que mesmo se eu comprasse um microfone destes de kit media PC, dependeria não da qualidade do microfone mas da qualidade da minha placa de som... por isso não entendo muito bem =/ Se for só da qualidade do microfone ok, facil eu comprar um, há uma loja de pcs mesmo em frente a minha casa haha, agora, se depender da placa de som fica mais complicado porque uma placa de som boa $_$.

Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar

Starbreeze

Cara, dá uma ouvida nas minhas primeiras gravações no PC e que eu postei no fórum:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/129138/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/129700/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/135993/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/137772/

Todas essas foram gravadas com mic de kit multimídia de PC (que são condensadores a eletreto). Quanto à placa de som, a minha na época era onboard (integrada na placa-mãe) e deve ser o pior som onboard porque eu entendi que a PCChips tem as placas mais vagabundas... rs

Então eu acho que vale a pena.

[]s

Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar

Ah, e claro que a gravação depende da qualidade do microfone TAMBÉM, não só da placa de som. Além disso, pra dar um ganho de qualidade, um pré-amplificador pra voz ou uma mesa de som são indicados.

Starbreeze
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Vou ver isso Jattto, muito obrigado mesmo pelas dicas. Amanhã vou dar uma passada no conservatorio de musica aqui da minha cidade e ver no que dá. Ja consegui reparar que preciso mesmo de um professor.

Starbreeze
    Veterano
    · votar

Lol, um pré-amplificador, no Brasil, custa 490$ pelo que eu vi, não imagino nem quanto custa aqui em PT. Nao vou gastar tudo isto só para fazer gravações de audio com minha voz nem comprar uma mesa de som.

Acha que sem estes da ainda na mesma para fazer gravações legais? Não quero nada muito editado, quero tudo mesmo 'cru' e real sem muito edit pra não tentar cobrir erros etc.

Starbreeze
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Ja agora, uma outra pergunta, o uso de falsetto é desprezado?

Se for, porque? Só porque a maioria conseguem também cantar com use de falsetto?

Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar

Starbreeze

Tem pré-amplificador custando menos.

Minha mesinha de som custou R$ 180,00. Mas não estou usando ela pra voz, só pra instrumentos. Não me adaptei com ela, mas acho que ela veio defeituosa e eu só percebi agora, depois de passar o tempo de garantia.

Dá pra fazer gravações legais, sim. Ouviste as minhas? É IMENSAMENTE melhor que gravar com celular ou MP3/MP4 player.

Compressor e reverb bem dosados não cobrem erros. Eles são efeitos fundamentais pra que a gravação soe agradável aos ouvidos. E equalização serve para, na maioria das vezes, valorizar as frequências do teu timbre, que a captação pelo microfone deteriora.

Sobre o falsete, eu vejo que é desprezado (o povo não curte) quando se trata de músicas em que ele é uma constante. Mas ele não é desprezado como "recurso a mais". Tipo, diversas músicas usam ele estrategicamente (em todos os estilos musicais possíveis). Mas não existe praticamente por aí músicas que são inteiras usando falsete. Como eu disse antes, acho muito desagradável de ouvir, particularmente.

Todo mundo faz falsete, okay. Mas a maioria, pelo que já ouvi, não tem um bom falsete. Acho que privilegiam trabalhar outras coisas na voz já que o falsete é só um "recurso a mais" e não o "instrumento de trabalho geral". O meu falsete é terrível (gasta todo meu fôlego para quase nada de som e sustenta muito mal as notas), mas quando fizer aulas vou querer trabalhá-los, SIM, porque gosto de usá-lo, estrategicamente nas músicas (naquelas que "cai bem" ter um falsete em alguma partezinha).

Starbreeze
    Veterano
    · votar

Ouvi as tuas sim e sinceramente soam realmente hiper-profissionais.

Quer dizer que se eu quero ser cantor eu tenho que entender desses equipamentos todo >_<? Pq isso é dificil de entender :P Não percebo nem metade do que voce diz quando se refere á algum aparelho :P

Só mesmo a parte do microfonezinhoo etc. Mas vou comprar, ver no que dá e se ficar bom eu gravo denovo, dessa vez mais bonitinho hahaha e outra musica, sem falsetto, com minha voz normal.

Eu nao curto minha voz normal >_< anyways, obrigado denovo pelas dicas, e os videos do youtube realmente nao funcionam. Tem muita coisa que aprender, não basta só fazer uns exercícios aqui outros ali com instrução de um video que vou disciplinar minha voz. Ainda mais se fizer pensando que estou arrazando, fazendo tudo sem erro nenhum, e no fim descobrir que estou fazendo uma grande caca e piorando a situação.

Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Jatto

O meu falsete é terrível (gasta todo meu fôlego para quase nada de som e sustenta muito mal as notas)

Cerveja como são as coisas...

Eu tenho muito problema com controle de ar. Meu ar acaba muito rápido quando canto com a voz natural. Mas no falsete eu consigo fazer um som que não é lá a coisa mais desagradável do mundo (minha professora disse que eu tenho um falsete bonito), sai com um volume bom, fácil de sustentar e parece até que meu ar dura mais.

Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar

Mahasiah

Cerveja!

:O

Acho que tu és o contrário de todo mundo então... hehehe

Starbreeze

Quer dizer que se eu quero ser cantor eu tenho que entender desses equipamentos todo
    Então, quando tu estás no meio (fazendo gravações ou numa banda), tu acabas aprendendo essas coisas "por osmose". :P

e os videos do youtube realmente nao funcionam. Tem muita coisa que aprender, não basta só fazer uns exercícios aqui outros ali com instrução de um video que vou disciplinar minha voz. Ainda mais se fizer pensando que estou arrazando, fazendo tudo sem erro nenhum, e no fim descobrir que estou fazendo uma grande caca e piorando a situação.
    Muito legal saber que tu estás consciente disso. Não deixe que ninguém mude essa tua opinião! :D O melhor de tudo é ter consciência, porque tem gente que simplesmente não tem...

Starbreeze
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Fiquei consciente depois que maxuquei minha garganta. Nao consigo mais nem falar por muito tempo, quando chego da facul to com a voz toda podre mesmo. Acho também que estou a dormir muito mal. Hoje dormi das 20h até as 22h, acordei agora pouco hahaha, mas ainda to com sono e de mau humor lol xD boa noite ^___^

Gansinho
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Gansinho
    · votar

Jattto

Eu consigo segurar meu falsete por um bom tempo, mais do que em voz normal.
    Falsete fica bem legal em partes suaves =P
    Christhian que usa uns falsetes muito bem aplicados, no momento certo, sem abusar.