Pessoas "gordas" tem mais facilidade para cantar?

Autor Mensagem
remitheguy
Veterano
# fev/09


Eae gente,

Parece estranho, mas criei esse tópico pra saber de vocês se as pessoas que são "gordas" tem mais facilidades pra cantar do que as outras.

Os professores dizem que a voz é um instrumento unico e que varia de acordo com cada pessoa, seu aparelho fonador e etc..

As pessoas gordas levam vantagem nisso??

Porque eu conversando com um amigo esses dias comparamos e vimos que, existem muitas pessoas gordas, quase a maioria, que canta muito bem...

eh isso, pode parecer estranho, mas eh uma duvida que tenho e que outras pessoas tbm devem ter.

esclarecimentos e explicações são bem vindas..

Abs a todos =)

MauricioBahia
Moderador
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


remitheguy
Acho que não tem lógica não, pois se tivesse, essa mesma pessoa "magra" passaria a cantaria mal.

remitheguy
Veterano
# fev/09
· votar


Acho que não tem lógica não, pois se tivesse, essa mesma pessoa "magra" passaria a cantaria mal.


Mas ai é que está, mesmo magra, o aparelho fonador, e etc, seriam o msm, eh isso que estou querendo dizer...

abs

leobozzo
Veterano
# fev/09
· votar


é verdade no Fat Family todos cantam bem :P

ah e tem o Ed Mota...o...

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# fev/09 · Editado por: Discípulo do Olavo de Carvalho
· votar


O pessoal gordo tem mais facilidade de gritar.

Slash_1989
Veterano
# fev/09 · Editado por: Slash_1989
· votar


nesse eu aposto -47 negativos... ^^

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Os gens relacionados com a voz podem estar linkados com os que propiciam um armazenamento de gordura, dai seria comum quem tem um apresentar o outro.

Se fosse verdade que a maioria dos que cantam bem são gordos.

É possível.

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/09 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


é claro que é mais facil, eles já treinaram abrir e fechar a boca várias vezes

piadinhas a parte: eu já reparei nisso, vou perguntar pra algum médico, talvez tenha alguma relação com a respiração (pessoas fora de peso respiram mais depressa)

edit: tenho um mal pressentimento com relação a esse tópico

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


vou perguntar pra algum médico

¬¬'

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil
no predio onde moro tem varios

Slash_1989
Veterano
# fev/09
· votar


SpectrosGuitarman
no hospital em que eu trabalho tambem tem varios!
[/house]

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


Slash_1989

Aqui onde eu tô também tem vários.
[/acidentado]

Nycolas
Veterano
# fev/09
· votar


Slash_1989
-47 negativos = 47 positivos :S
eahueaihueiaoiueh

"-" com "-" = "+"

______________

Sei lá... vejo muitas pessoas gordas que cantam bem, mas também existem muitas pessoas magras que cantam bem!
Eu por exemplo já pesei 107Kg e hj to com 89Kg e continuo cantando igual, ou seja, uma merda :P~

Mas acho que o gordo tem uma capacidade maior de armazenar ar... eahueiaohueau

Gansinho
Veterano
# fev/09
· votar


Nycolas
Mas acho que o gordo tem uma capacidade maior de armazenar ar... eahueiaohueau

É aí que você se engana. Normalmente pessoas gordas não praticam exercícios físicos (até por isso estão gordas) e não possuem uma grande capacidade respiratória. Creio eu que pessoas atléticas, que praticam esportes e outros exercícios aeróbicos, têm mais facilidade pra armazenar e manter o ar nos pulmões.

leobozzo
Veterano
# fev/09
· votar


putz afirmar uma coisa dessas simplismente pelo "achismo" é que não dá... teria que ser feita uma pesquisa na população, analisando quantos estão acima do peso e ver se a porcentagem dessas pessoas (que cantam bem) está acima da média do resto da população... ou seja impossível saber

Rmiguez
Veterano
# fev/09
· votar


remitheguy

também já me liguei nisso... e tembém não encontrei explicação...

deve ter alguma relação com apoio/tamanho do diafragma .. to chutando.

abs

Bruce Maiden
Veterano
# fev/09
· votar


Não importa ser magro ou gordo, a facilidade não está ligada à isso. Mas praticar exercícios físicos ajuda muito sim na hora de estudar canto e é ai que os 'magros' tem ligeira facilidade em relação aos mais gordinhos. No geral, não tem nada a ver.

Calaf
Veterano
# fev/09
· votar


é claro que é mais facil, eles já treinaram abrir e fechar a boca várias vezes

Excelente! :D

Supor este achismo é um verdadeiro absurdo! Cantar bem não tem relação alguma com gordura ate se fosse excluiria qualquer possibilidade de cantores magros cantarem bem. O que as vezes concide é o fato de eles terem maior facilidade em aparecer, até porque é um fato notorio e muitas vezes eles chamam atenção. Eles mesmo ja estão acostumados com isto. Acredito que isto talvez de uma certa facilidade para o teatro ao para estarem em palco. É possivel que a partir disto surja um certo carisma e empatia. Anyway...O que pode supor se tratar como genética é o fato de que há pessoas que tenha mais facilidade em armazenar gorduras cujas familias tenha esta tendencia a engordar assim como tem pessoas com mais facilidades em musicalidade muitas vezes por ter nascidos em lares cujos familiares sejam musicos; e mesmo assim não tem uma coisa a ver com outra. Li neste forum já que "cantar é a respiração estruturada". O cantor jamais deve se esquecer de prestar atenção na respiração e ja vi em videos o proprio Pavarotti falando que "o cantor tem que ser um verdadeiro atleta" e saibam voces ou não, ele queria ser jogador de futebol, sempre praticou esportes e isto lhe deu muita resitencia para interpretar papeis que muitas vezes exigiriam horas encima do palco.

Espero poder contribuir! :)

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


leobozzo
putz afirmar uma coisa dessas simplismente pelo "achismo" é que não dá...

Cara, ninguém afirmou nada, apenas perguntou.

Calaf
Supor este achismo é um verdadeiro absurdo!

Absurdo é você dizer uma coisa destas.

Cantar bem não tem relação alguma com gordura

Você já viu algum estudo relacionando isto pra afirmar com tanta certeza? Achismo é isso que você está fazendo.

ate se fosse excluiria qualquer possibilidade de cantores magros cantarem bem.

Não mesmo. É possível que sejam genes ligados e ai é mais provável que quem tenha um apresente o outro também.
Assim como é possível que nada disso seja verdade e não tenha nada a ver com a gordura, e também é possível mais um milhão de coisas; mas você chegar aqui afirmando com toda esta certeza de que não tem nada a ver, isso sim não é possível.

assim como tem pessoas com mais facilidades em musicalidade muitas vezes por ter nascidos em lares cujos familiares sejam musicos

Ó o Lamark ai gente!

O que pode supor se tratar como genética é o fato de que há pessoas que tenha mais facilidade em armazenar gorduras cujas familias tenha esta tendencia a engordar

???

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/09
· votar


A gordura NÃO influencia na voz.

------------------------------

Análise acústica da voz de obesos mórbidos pré e pós tratamento cirúrgico para a obesidade
Raquel Malara Dell\'Acqua
Location: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-13022008-121848 /

Devido ao grande aumento da obesidade no Brasil e no mundo e aos riscos que esta afecção oferece à saúde dos indivíduos, existem diversos tipos de tratamento possíveis para reverter esse quadro. Entre eles, o tratamento cirúrgico, que é o mais indicado para os casos classificados como obesidade mórbida. Por meio desse tratamento é comumente possível a redução de até 40% do peso inicial do indivíduo. Contudo, existem casos em que a perda ultrapassa esse percentual. Com essa perda de gordura tão significativa, o organismo todo apresenta modificações nitidamente observáveis, e tais alterações incluem o trato vocal. Sabendo que a voz é um sinal complexo composto pelo sinal vocal produzido na glote e pelas ressonâncias do trato vocal, observou-se a necessidade de avaliar se os parâmetros vocais sofrem alteração com a drástica mudança de peso corpóreo. Este estudo comparou as análises acústicas e perceptivo-auditivas antes e depois do tratamento cirúrgico para a obesidade, tendo como objetivo verificar se alterações vocais acontecem após o emagrecimento. Os resultados apontam que nas perdas de peso de até 40%, os parâmetros perceptivo auditivos e os acústicos não apresentaram alterações estatisticamente relevantes, e para perdas maiores que 50% observou-se a alteração significativa em dois parâmetros específicos, o PA e o Ex, o que significa: melhora na movimentação das pregas vocais com aumento de ruído na voz após o emagrecimento. Contudo, a amostra que compõe esse percentual de perda de peso é composta por apenas um participante, portanto tais resultados não podem ser generalizados.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Contudo, a amostra que compõe esse percentual de perda de peso é composta por apenas um participante, portanto tais resultados não podem ser generalizados.

Não mesmo. Em ciência um tamanho amostral igual a 1 não vale nada pra este tipo de coisa.

E além disto este artigo analisa apenas a influência da gordura na voz, que era um dos pontos discutidos.
Mas mesmo que seja provado que ela não influencia na voz, não desprovará o título do tópico, que é o de "pessoas gordas".
"Pessoas gordas" é diferente de gordura pelo fato de que é possível que a gordura e o canto [ou aparelho fonador, ou whatever] sejam de gens ligados, o que faria com que bla bla bla já expliquei 3 vezes isso.

E mesmo que a pssoa gorda fique magra por meio de dietas ou operações [influência ambiental no fenótipo], ela vai continuar tendo a carga genética com que nasceu, no caso, de pessoa gorda.

Christian
melhora na movimentação das pregas vocais com aumento de ruído na voz

O que seria o ruído na voz?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/09 · Editado por: Christhian
· votar


The Root Of All Evil
A pesquisa diz que com a redução da gordura em até 40% a alteração sonora não é perceptível. Precisa de mais?

Uma pessoa de 120kg que reduz seu peso para 72kg não tem uma alteração vocal sensível. Isso é fato, está comprovado pela amostragem. A exceção que a pesquisa se refere é exatamente o contrário do que vc quer argumentar: a amostragem acima de 50% que demonstrou uma alteração em apenas dois parâmetros só pode ser observada em um único elemento que perdeu mais de 50% de gordura. São dados suficientes pra concluir que gordura não afeta a voz.

E sobre o título do tópico, você está lendo, mas não está compreendendo.

Pessoas "gordas" tem mais facilidade para cantar?

A formação da laringe e das cordas vocais adultas se dá exatamente pelo grau hormonal na adolescência, podendo ser afetada por distúrbios que levam a obesidade, como por exemplo, a Tireóide. Mas isso não tem nada a ver com 'facilidade para cantar'.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/09
· votar


Pessoas "gordas" tem mais facilidade para cantar?

Não.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


Pessoas "gordas" tem mais facilidade para cantar?

Seja lá como for (se isso tem sentido ou não ) conheço mais pessoas obesas que cantam bem do que magras que cantam bem...
E tb, as várias pessoas obesas (que não cantam) que conheço tem mais potencial vocal do as magras que conheço ...

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Christhian
A pesquisa diz que com a redução da gordura em até 40% a alteração sonora não é perceptível. Precisa de mais?

Sim, só foi testado em uma pessoa. Com todas suas particularidades que podem comprometer os resultados.
E esta parte só influenciaria no fator fenótipo gordo/magro x canto.
No entanto o que eu estou falando é sobre o genótipo gordo x canto.

Mas, além disso, esta informação dada apenas na forma de porcentagem da perda de massa não diz muita coisa, pois o cara podia ser tão pesado que mesmo com uma perda de 40% ele pode continuar sendo gordo.
Christhian
Uma pessoa de 120kg que reduz seu peso para 72kg não tem uma alteração vocal sensível. Isso é fato, está comprovado pela amostragem.

Não é pois só foi testado em 1 indivíduo, com muitas das sua particularidades pra milhões de fatores desconhecidos que podem alterar e muito esta variação.
Em outros pode nem existir. Só com uma taxa de amostragem maior é possível, como o próprio autor do artigo disse, generalizar.


A formação da laringe e das cordas vocais adultas se dá exatamente pelo grau hormonal na adolescência, podendo ser afetada por distúrbios que levam a obesidade, como por exemplo, a Tireóide.

A obesidade pode ser definida geneticamente, assim como os hormônios, inclusive os distúrbios também podem ser pré determinados geneticamente [podem, pis também há o fator ambiental]

E sobre o título do tópico, você está lendo, mas não está compreendendo.

Pessoas "gordas" tem mais facilidade para cantar?


Ambas as características têm contribuição genética, pela pergunta do cara do tópico eu apenas mostrei uma possibilidade hipotética, que seria dos fatores genéticos relacionados à vocalização estarem ligados aos fatores que condicionam a obesidade, sejam eles quais forem.
É possível que eles estejam no mesmo cromossomo e sejam ligados entre si, de forma que numa reprodução sexuada, as chances de uma pessoa receber os dois seja muito alta. Isto faria com que as pessoas de genótipo gordo [ou seja, que têm tendência a engordar, mesmo que sejam magras,mas seriam magras por influência do ambiente] seriam propensos a ser bons cantores.
Note que pela minha hipóteses não faz diferença se a pessoa é de fato gorda ou não e sim se ela tem o genótipo de gordo.

Cantante
Não.

Como cientista, fico muito contrariado quando ouço este tipo de resposta.

MauricioBahia
Moderador
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Note que pela minha hipóteses não faz diferença se a pessoa é de fato gorda ou não e sim se ela tem o genótipo de gordo.
The Root Of All Evil
Então, vc está levantando a hipótese de que o fator genético da obesidade pode ter relação com o fator "ter facilidade para cantar". Não está no mérito da questão a quantidade de tecido adiposo, correto?
Abs

ps. Christian e Cantante vc tem facilidade pra engordar? hehe

McBonalds
Veterano
# fev/09 · Editado por: McBonalds
· votar


Pelo que eu saiba, a largura da caixa torácica influencia no volume de voz. Mas também não sei o grau dessa influência, e nem sei como funciona no caso da obesidade...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil
Sim, só foi testado em uma pessoa.
Não cara... novamente, vc está lendo mas não está compreendendo. Releia, com atenção, especialmente esse trecho:

Contudo, a amostra que compõe esse percentual de perda de peso é composta por apenas um participante, portanto tais resultados não podem ser generalizados.
Esse percentual, de 50%...

É possível que eles estejam no mesmo cromossomo e sejam ligados entre si, de forma que numa reprodução sexuada, as chances de uma pessoa receber os dois seja muito alta. Isto faria com que as pessoas de genótipo gordo [ou seja, que têm tendência a engordar, mesmo que sejam magras,mas seriam magras por influência do ambiente] seriam propensos a ser bons cantores.

Velho, com essa afirmação, vc coloca outro elemento na história: Ventila a hipótese de haver algum gene que facilita o canto, em si. Isso é totalmente fora de cogitação.

Fonar (muito antes de cantar) não é algo realizado por apenas um orgão ou esforço isolado. Depende de coordenação cerebral em reproduzir sons, coordenação motora fonatória, capacidade cardio-respiratória, inteligência sonora entre muitos outros fatores. Algumas pessoas tem facilidades, por exemplo, com coordenação com sons - aquelas crianças que cantam 'afinadinhas'. Mas veja que cantar amplifica - e muito - esses fatores, além de outros esforços, praticamente anti-fisiológicos, como os movimentos de apoio.

Entendo seu raciocínio, mas é tão hipótetico quanto dizer que pessoas magras (ou com o genótipo) tem mais propensão a ser melhores guitarristas. É fora de contexto.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/09
· votar


McBonalds
Mas também não sei o grau dessa influência
Praticamente nulo. Até por que da laringe pra baixo, o que vibra é osso, por simpatia e só dá a alguns harmônicos características mais graves.

Voz (som) é da laringe pra cima.

Abraços.

Chespirito
Veterano
# fev/09
· votar


Nada a ver.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pessoas "gordas" tem mais facilidade para cantar?