Qual o estilo de musica mais dificil de se cantar?

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/08
· votar


Ela cantando Nessun Dorma foi a coisa mais pavorosa que eu já vi, depois do Max Petrônio: ela uivando e ele miando. Chuta que é macumba...


ahauhauahauhauah

Mahasiah
Veterano
# dez/08
· votar


O que me revolta é que eu adoro a ópera Turandot, e amo essa ária. Meu sonho é virar um tenor de verdade, depois rezar pra virar um tenor spinto ou dramático lá pelos 40 pra poder cantar Nessun Dorma como se deve.

Aí chega qualquer um, acha que é só acertar um Si3 no final (sem nem timbrar o primeiro Dó2) e tá tudo bem, e vira essa zona. Nessun Dorma está totalmente banalizada -.-

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/08
· votar


Todo tenor gostaria de ser spinto pelo menos. Mas um tenor lírico com o centro da voz bem resolvido pode muito bem cantar Turandot. Claro que não é a voz ideal para o papel que pede uma voz poderosa e mais escura, mas é possível fazer tipo, uma vez para ficar registrado.
Colocar essa ópera no repertório seria suicídio, não só essa, tem mais algumas perigosas.
Aliás a escolha de repertório é um fator decisivo para a saúde da voz. Lá fora a ópera carro-chefe dos tenores que estão começando é o Rigoletto. Todo tenor vai cantar isso um bom tempo (anos) antes de pegar algo mais pesado, se é claro a voz permitir.
Mas se for para cantar apenas a ária é claro que dá, que nem o Pavarotti fazia.
Mas o melhor mesmo é respeitar a própria voz e tirar o máximo dela, sem querer ter outra.

Mahasiah
Veterano
# dez/08
· votar


Todo tenor gostaria de ser spinto pelo menos. Mas um tenor lírico com o centro da voz bem resolvido pode muito bem cantar Turandot. Claro que não é a voz ideal para o papel que pede uma voz poderosa e mais escura

Pra minha felicidade, minha voz não é muito leve e nem clara. Agora só resta esperar que o tempo se encarregue de deixar ela como eu espero que fique, já que é o amadurecimento (envelhecimento) em si que faz aparecer o spinto/dramático (:

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/08
· votar


Mahasiah

Se vc tem esse tipo de voz é o cara que corre mais risco. È muito tentador pesar mais do que é dando a sensação de vozeirão.
Numa voz assim tem que buscar a leveza mais do que tudo, fugir dos graves, não "confirmar" os graves nas árias. É difícil, mas tem que se controlar e ver se realmente voz é assim mesmo naturalmente.

já que é o amadurecimento (envelhecimento) em si que faz aparecer o spinto/dramático (:

Essa afirmação não é correta na verdade.
Uma voz já é o que é na essência. Com o desenvolvimento da técnica ela pode atingir todo o potencial. Mas tem muito tenor jovem que apresenta a voz escura, quase baritonal.
O que acontece é que a voz atinge o seu desenvolvimento total mais tarde, não necessariamente "faz aparecer". As vezes isso nunca aparece e a voz não se altera.

Mahasiah
Veterano
# dez/08
· votar


É, minha professora vive falando pra mim: "NÃO PESA! deixa leve!"
Bom, nem tanto agora porque eu não fico pesando tanto, nem "buscando um tipo". Leve eu já sei que eu tenho que deixar, mas escura ela é mesmo.

Acho que eu me expressei mal. Eu não quis dizer que o tempo necessariamente faz o tenor se tornar spinto/dramático, mas que, SE ele tiver de ser tornar um, só o será de fato quando atingir uma certa idade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o estilo de musica mais dificil de se cantar?