canto: dom ou treino?

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar

Cantante
pelo menos deixa uma lembrança boa.

E valeu essa força, eu já nem estava pensando mais a respeito disso. Valeuuuuuuuuu

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar

Cantante

Todos os instrumentos foi eu quem tocou, sax, baixo, bateria, guitarra..... tudo....
ouça a música com aquela "sonzera" de piano, é muito doido, adorei fazer.

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar

Prof. Rosélio Araujo
Sem querer ofender, mas se você dá aulas de canto não deveria estar melhor a voz não? Ou isso é de um período anterior?

Legal você ter gravado todos os instrumentos.

Abraços, não leve a mal por favor.

Wrvieira
Veterano
# ago/08 · Editado por: Wrvieira
· votar

shoyoninja

mas se você dá aulas de canto não deveria estar melhor a voz não?

Acho que já discuti isso com o Christian e com vc mesmo e, pra ser sincero, acho que não tenho uma opinião formada sobre isso... É meio como perguntar se o técnico do time tem que saber jogar bem... Talvez a resposta seja: "ajuda, mas não é essencial"...

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar

Wrvieira
Bom eu discordo disso. Usando analogias, se vc hj fosse procurar um professor de piano, o que vc usaria como referencia? Vc claro que procuraria algum professor que toque bem na sua concepcao e que saiba transmitir isso.

Sua analogia do tecnico eu acho valida, mas o jogador profissional ja sabe jogar, o tecnico e o preparador fisico nao vao ensinar a ele a jogar bola.

Se bem que eu entendo tanto de futebol qto toco de piano hehehehe

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar

shoyoninja
Prof. Rosélio Araujo
Sem querer ofender, mas se você dá aulas de canto não deveria estar melhor a voz não? Ou isso é de um período anterior?

É... eu também acho que devería ter saído melhor, mas isso foi em 2001, e como não fiz prá vender, apesar de ter feito muitas copias. Não me preocupei muito, fui lá e cantei umas cinco músicas no mesmo dia, e isso é errado, eu que toquei instrumento por instrumento, já "tava" meio que cansado. Depois já gravei coisas melhores, com relação a voz. Eu dou aulas de canto, mas dou aulas de mais 12 instrumentos, então voz é só mais uma. Isso é prá ficar para o "Aquí jaz".
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar

shoyoninja
não leve a mal por favor.

Não se preocupe com isso, se somos músicos e não aceitamos as criticas, não somos músicos de verdade, porque qual músico que não é critico? Eu adoro criticar (no bom sentido da palavra) as vezes no mal também.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar

shoyoninja
Vc claro que procuraria algum professor que toque bem na sua concepcao e que saiba transmitir isso.

Quase sempre o bom professor, não é o melhor instrumentista.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08 · Editado por: membro
· votar

Nessa questão eu discordo. Não acho possível que se possa ser um bom professor de canto se não for tecnicamente bom e não consiga realizar isso em si mesmo.
Simplesmente porque a pessoa que alcançou um nível técnico alto, a ponto de poder ensinar alguém, já passou por todas aquelas fases difíceis e encontrou soluções para si mesmo que dão um embasamento muito maior.

Não é nem de longe a mesma coisa que um instrumentista que aí sim pode não ser um virtuose e ensinar bem. Não dá para comparar com um professor de natação ou um técnico de futebol que necessariamente só tem que saber ensinar e não executar.

Numa aula de canto, vc tem que demonstrar, as vezes até convencer a pessoa de que aquilo que vc quer é possível porque muitas vezes o aluno acha que não tem jeito, que vc está querendo algo impossível.

Não sei como poderia dar aula sem mostrar exatamente onde é a melhor colocação, como muda o som quando bem apoiado, e digo mais, não acho possível dar aulas sem que seja assim.

Como já foi comentado aqui várias vezes, um instrumento vc vê, é material, a voz não e todo o modo de ensinar é diferente.
A voz do professor pode não ser a mesma do aluno, mas vc mostra que tipo de efeito causa na sua voz para que ele(a) busque o mesmo efeito na dele(a), nunca imitação como alguns pensam. Mas vc tem que ser capaz de fazer.

Eu penso que essas são regras básicas para que alguém seja um mestre - sem medo da palavra.

Chronnos
Veterano
# ago/08
· votar

Acho que é uma mistura de om e estudo msm...

Tem mto cantor de bana famosa por aí que sequer fez aula de canto!

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar

Chronnos
Tem mto cantor de banda famosa por aí que sequer fez aula de canto!

Isso é uma verdade incontestável. Eu conheço varios cantores que nunca fizeram aula, quer um exemplo? Jessé, nunca fez aula de canto e o cara era um monstro da música. Varias duplas sertanejas que eu conheço nem sabem o que é isso. Aí vem a pergunta? E a tecnica? O cara é tão bom que voce nem percebe várias falhas que ele comete. Um dos cantores com maior tecnica que conhecí foi Nelson Gonçalves, tinha tecnica demais, fazia o que quería com a voz. E nunca fez aula de canto.(Ele dizía: Eu já nascí cantor) Existe vários casos, mas fazer aula ainda é a melhor opção. O "mundo" da música está saturado, então voce tem que ser melhor do que voce mesmo.
Um abraço

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar

Prof. Rosélio Araujo

Realmente. Nos dias de hoje não cabe mais se segurar só no "talento".
Hoje basta ver no mercado de trabalho como se exige curso de inglês, informática, Mestrado, Phd, VCD, H2O, e o diacho a quatro.

Só se dá bem quem estuda. Quem fez sucesso só no natural, já fez, agora as coisas mudaram.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar

Cantante
Só se dá bem quem estuda. Quem fez sucesso só no natural, já fez, agora as coisas mudaram.

Mesmo depois de trinta anos na música, ainda tenho que estudar, música é uma "coisa" que voce nunca sabe tudo. Quando voce pensa que sabe, aparece alguém e te desbanca. É como foi dito, hoje só com o talento voce não vai muito longe. Se voce tiver a bunda grande, voce já está com meio caminho andado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a canto: dom ou treino?