canto: dom ou treino?

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08 · Editado por: membro
· votar

Vamos lá. Tem criança que com 4 anos de idade que voce à ouve cantar, e percebe que ela é totalmente afinada, não tem potencia de voz, mas canta afinado, voce coloca um CD ou voce canta e ela consegue acompanhar, isso é porque a percepção dela já é apurada,

Taí uma coisa que me intriga, pois na verdade uma criança que consegue fazer isso é porque tem o dom ou teve estímulo desde pequena?

Ex: Eu iniciei um trabalho com a minha primeira filha (vou iniciar com a segunda) desde que ela tinha um mês de idade, primeiramente com ritmo apenas e depois com sons e depois em escala. Coloquei sempre cd's de Mozart e batia as mãos dela no ritmo, etc. Isso diariamente. Hoje ela tem quase quatro anos e tem uma facilidade absurda na fala e no canto. E a afinação é ótima.
Por essas e outras que eu fico pensando até onde essa história não tem mais a ver com estímulo desde cedo do que dom propriamente dito.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08 · Editado por: Jattto
· votar

Cantante

Eu acho que tenho uma certa facilidade com afinação e nunca tive aulas de canto.

E NUNCA tive estímulo nem dentro nem fora de casa para a música. Cresci ouvindo música sertaneja (porque as minhas irmãs, bem mais velhas que eu, gostavam) e Sandy & Junior. Só de 2005 pra cá é que eu comecei a expandir (e bota expansão nisso) o que eu escutava de música. Claro que antes eu também gostava de outros artistas da música pop (muito mais nacional que internacional), além de pop internacional antigo (por causa das minhas irmãs também - Roxette, Tony Braxton, Bonnie Tyler, ...) e qualquer coisa que lembrasse ópera que fosse comercial (tocasse no rádio ou na tevê - Vivo por ella, Tormento D'Amore e coisa e tal). Entrou na sequência, em 2005, principalmente metal melódico (sim, comecei por metal... rs), japanese music, pop rock e "rock" internacional e "rock" nacional.

Hoje escuto um monte de coisa diferente... rs

Mas, enfim, o que eu fiz até hoje foi só escutar e cantar junto. Realmente nunca tive estímulo pra música. Eu ganhei um violão quando era pequeno de uma irmã, mas nunca me puseram numa aula. Um cunhado me ensinou a fazer um Lá e é só o que eu sei até hoje.

Como o sr. explica isso? :P

Isso tá parecendo "Caçadores de mitos" do Fantástico... rs

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

Jattto
Mas, enfim, o que eu fiz até hoje foi só escutar e cantar junto. Realmente nunca tive estímulo pra música. Eu ganhei um violão quando era pequeno de uma irmã, mas nunca me puseram numa aula. Um cunhado me ensinou a fazer um Lá e é só o que eu sei até hoje.

Isso tá parecendo "Caçadores de mitos" do Fantástico... rs

O que voce tem é exatamente a percepção apurada, ainda não é comprovado se isso é genético ou é hereditário, talves voce tem alguém na familia que é músico, ou canta etc... voce ouve música desde criança, isso ajuda (eu disse música, não essa porcaría de "crew") isso tem uma influencia direta, é comprovado que a formação de uma criança vai até os 5 anos de idade, por isso musicalização infantil deve começar antes dos 5 anos, se voce ouviu música de qualidade, as informações que voce tem são de qualidade. Mais cedo ou mais tarde elas vão aparecer, e me parece que é o que está acontecendo agora com voce. Eu acho que voce deve olhar a música (não só ouvir, fazer música, no sentido amplo da palavra) com mais carinho.
Um abraço

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar

Cresci ouvindo música sertaneja

Tá explicado :P

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

Cantante
Taí uma coisa que me intriga, pois na verdade uma criança que consegue fazer isso é porque tem o dom ou teve estímulo desde pequena?

Ex: Eu iniciei um trabalho com a minha primeira filha (vou iniciar com a segunda) desde que ela tinha um mês de idade, primeiramente com ritmo apenas e depois com sons e depois em escala. Coloquei sempre cd's de Mozart e batia as mãos dela no ritmo, etc. Isso diariamente. Hoje ela tem quase quatro anos e tem uma facilidade absurda na fala e no canto. E a afinação é ótima.
Por essas e outras que eu fico pensando até onde essa história não tem mais a ver com estímulo desde cedo do que dom propriamente dito.

Vamos por parte, toda criança que tem todos os sentidos perfeitos, audição, fala etc... tem a possibilidade de ter a percepção apurada, é lógico que ela não vai falar: da-da , du-du afinado, mas o estímulo na maioría das vezes nem vem propósitalmente, acontece as vezes por acaso, só pelo fato de voce colocar pra ela ouvir música de qualidade, isso influencía diretamente no que ela vai guardar na memória tudo com relação à música, além de influenciar diretamente no comportamento da criança, voce pode perceber nitidamente em uma criança de 4 anos que sempre ouviu música classica, a diferença na fala ( A fala dela vai ser mansa, difilmente fica gritando, tem um comportamento sereno) quando as que sempre ouvem "funk, os crew da vida" vai ser mais agitada. O estimulo do qual voce falou é fator primordial na formação músical da criança. Os pais não tem necessidade de serem músicos para que isso aconteça, ligue o som mais baixo, evite ficar gritando, coloque música de qualidade. Se voce sabe tocar algum instrumento, nem que seja pouco, toque pra que ela possa ouvir. A criança vai guardar isso por toda vida, um dia poderá lembrar e essas informações vão ser muito úteis. Hoje eu estava tocando com o meu filho de 09 anos, eu viola caipira e ele bateria (nada a ver) mas essa influencia ele irá levar para o resto da vida.
Obs: Eu não gosto de escrever muito sobre aulas de canto (apesar de dar aulas de canto) eu acho um pouco complicado, porque uma pessoa pode pegar alguma informação e querer colocar em prática, e cada pessoa tem que ter um tratamento pessoal, quando se trata de voz. É muita responsabilidade.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

Cantante
batia as mãos dela no ritmo, etc.

Essa é a melhor tática, além de ajudar na música (mais tarde) é um otimo exercício para a coordenação motora. Mais não à fadige, faça só enquanto a criança estiver gostando, senão o efeito é contrário, ela poderá não querer aprender música, por causa do stress da marcação de tempo, que ela tem guardada na memória. E marcação de tempo é a pior parte do aprendizdo de música.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

Por favor não confundam percepção apurada, com ouvido absoluto, não tem nada a ver. Falamos disso depois.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

Cantante
Cresci ouvindo música sertaneja

A música sertaneja é uma boa pedida, porque são músicas que tem melodía, e por mais simples que sejam, voce para prá ouvir, voce tem curiosidade de saber o que a letra da música está dizendo, e o fato de voce parar para prestar atenção na letra, faz com que voce preste atenção, no arranjo do violão, no toque da batería, no som do teclado, voce vai "ingerindo" isso, mesmo sem perceber, daí a pouco voce se pega cantando um pedacinho da música, e fazendo o ritmo com um copo e uma colher, ou duas colheres, ou uma caixinha de fósforos.rsrsrsrsrsrs
Moral da história: A sua percepçao "ingeriu" tudo. O bom disso, que voce pegou o quis, não o que foi imposto. Voce prestou atenção em 10 intrumentos, mas não ouviu o violino, a sua memória não quis. Muito doido, né?
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

Angellie Comeau
Eu sonho em ser cantora como mtos que estão aqui [dã], mas não sou boa em certas coisas. Como diz o ditado, a pratica leva a
perfeição.

Como eu disse, eu não gosto de ficar escrevendo sobre aulas de canto. Mas eu separo a aula de canto da de tecnica vocal, muitos professores dizem que eu estou errado, mas é minha didática, e sempre obtive bons resultados. Aula de tecnica vocal: A que te ensina a ter controle de respiração, aquecimento de voz, relachamento, postura e etc.. A de canto: Trabalhar diretamente a sua afinação, fazer voce aplicar toda a tecnica no canto.
Depois vamos falar mais sobre isso.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

Diino
pe eu fiz 2 anos de tecnica vocal e bah, é horrivel a minha voz (cantada)

Agora aplica toda a tecnica que voce aprendeu durante 02 anos, na hora que voce for cantar. Se voce não fizer isso, pode fazer 200 anos de tecnica vocal e vai continuar cantando do mesmo jeito. Tecnica vocal é uma parte da aula de canto. Se não sabe cantar, tem que aprender a cantar, como eu disse, aplica o que voce aprendeu de tecnica vocal à música que for cantar, falsete, vibrato etc e etc...
Eu acho que ja estou falando demais.
Um abraço

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar

Cantante

Heuhuahauhauhuahuha
Que direto...

Prof. Rosélio Araujo

Eu acho que voce deve olhar a música (não só ouvir, fazer música, no sentido amplo da palavra) com mais carinho.
Ah, mas eu faço isso. Eu estive numa banda durante os 5 primeiros meses deste ano e agora estou com um projeto acústico com um amigo músico pra tocar em bares e similares, afora um tributo ao Legião Urbana que vamos fazer agora em agosto ou setembro numa boate da cidade.

O que eu preciso mesmo olhar com mais carinho é pras minhas pregas vocais. Tenho medo de ter problemas no futuro em ficar usando elas inadequadamente.

Eu queria ter iniciado aulas de canto este ano, mas não deu. Preciso terminar a faculdade. Antes disso não tenho sossego. Então ano que vem, sim, definitivamente eu quero iniciar aulas! :D

Tu podes ouvir diversas gravações que eu já postei aqui no fórum clicando no microfone embaixo do meu nick e indo nos meus tópicos criados, se quiseres.

Observação: vou te informar, já que vi que tu és novato no fórum, que o Cantante também é professor de canto. :P

Abraço!

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar

Ih... o relógio do servidor do fórum tá atrasado.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/08 · Editado por: Christhian
· votar

Esse lance de dom já foi discutido 1.000.000 de vezes por aqui. Vamos fazer uma observação derradeira.

Em primeiro lugar, é importante se estabelecer o que significa "dom", pra não ter dúvidas na hora da definição.

A palavra dom vem do latim donu e tem, em geral, conotação de dádiva, que por sua vez tem o significado de presente, algo que nos foi concebido, por uma força maior. Em um significado secundário, possui conotação de dotes naturais. No figurado: merecimento, mérito, privilégio, poder.

Bom, feita a análise, cada um vai desenvolver uma linha de raciocínio sobre a existência do dito "dom". Há quem queira acreditar que cantar é uma concepção divina, uma dádiva, como mencionado, algo que poucos escolhidos podem fazer com graça, especialmente os mais religiosos. Eu, como não sou lá muito religioso, refuto fortemente essa hipótese.

O que é aceitável é que uma pessoa tenha dotes naturais, por uma questão de atuação cerebral diferente. Perceba, existem pessoas com 'facilidades' para a matemática, outras para idiomas, por exemplo. Algumas pessoas tem a inteligência espacial super apurada, outras fazem desenhos com perfeição desde muito cedo, outras são 'ases' em combinações numéricas, outras coordenam ritmos com total facilidade. Isso é uma diferenciação orgânica que não se verifica somente na música, mas em todos os segmentos da vida.

Mas isso não significa que uma pessoa que não tenha nascido com facilidades, não possa desenvolver tanto quanto outra que apresenta habilidades naturais desde muito cedo. É evidente que se o habilidoso se dedicar, dificilmente ele será igualado por quem treina e se desenvolve. Mas em geral, os resultados são similares, já que o 'inato' tende a não se dedicar tanto, achando-se mais do que realmente é. Esse defeito tb é 'inato', mas do ser humano, em geral.

O estímulo infantil é essencial, em muitos casos, especialmente na música. Pessoas expostas a música mais cedo, desenvolvem noção rítmica e melódica de maneira diferenciada, além de percepção em relação a mais básica característica musical: Interpretação. Quem nunca viu uma criança cantando e fazendo mil caretas? Ou seja, uma pessoa pode ser musicalizada desde muito cedo, recebendo estímulos apropriados. Isso certamente fará com que haja um desenvolvimento cerebral diferenciado em relação a outra criança que não recebe o mesmo estímulo.

Fechando o raciocínio, DOM, na concepção original da palavra, relacionando a religião ou 'deus' ou qqr força maior, elevando como algo inconquistável*, não existe. Existem facilidades coordenativas e cerebrais inatas que estabelecem um grau diferenciado de dificuldade/facilidade aos indivíduos quanto ao desenvolvimento, mas é fato que estímulos podem fazer o papel compensatório. E pensando por essa linha, quanto mais cedo é evidentemente melhor, já que passa a ser intrínseco ao desenvolvimento global da pessoa.

Abraços.

* Existe essa palavra? ahuahua

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar

Christhian

Assino embaixo.

Pior que eu já fui católico praticamente e eles pregavam mesmo que quem "sabe" cantar é agraciado, tem dom e, inclusive, que não deve cobrar por isso. Huehuahuahuha... que palhaçada*!

* Existe essa palavra? ahuahua
Existe! :)

Abrax!

*PS: Palhaçada pra mim, O.K.? Se tu, caro leitor, acreditas, segue em frente.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar

Pior que eu já fui católico praticamente e eles pregavam mesmo que quem "sabe" cantar é agraciado, tem dom e, inclusive, que não deve cobrar por isso.

Ah, mas isso aí é muito difundido. creio eu que mais ainda no pessoal evangélico. Alguns mais radicais só escutam hino, porque não devem escutar a música do mundo.
Essa história de achar que música só se presta para algo religioso para mim não faz nenhum sentido. A música apesar de causar as vezes uma sensação de "elevação", é também trabalho duro e técnica.
Já aconteceu comigo de cantar pensando apenas e totalmente na parte técnica, praticamente sem interpretar direito (no começo) e no final uma dona pulou no meu pescoço chorando rios de lágrimas.
Então vc nunca sabe o que aquilo vai causar nos outros. Eu acho que a interpretação ideal só vem quando vc se dedica a pensar apenas na música e nada mais (se tem fulana assistindo, se a platéia vai gostar ou não etc) aí as coisas funcionam e vc tem aquela coisa inexplicável que acontece quando vc faz música bem feita e que muitos consideram como divino.

leviribeiro
Veterano
# jul/08
· votar

dom existe sim.

mas nao duvido que uma pessoa possa treinar duro e ficar bom.

eu nao tive influencias musicais...

meu pais nao tinham costume de ouvir musicas...
qdo eu era pequeno eu gostava de mamonas assassinas...

mas mesmo meus pais nao influenciar e tal, qqr festinha. eu sumia, qdo a minha mãe via, eu tava lá no microfone, cantando, falando... enfim, não que eu tenha o dom de cantar, mas eu sempre gostei de palcos, teatros e afins...

e eu nao fazia idéia doq era uma guitarra,
nao sabia oq q era um baixo...

e aí um dia conheci um irmao de uma amigo meu que tocava violão, e um certo dia, pedi pra ele me ensinar alguma coisa.. e..
a coisa fluiu o/

no outro dia, comprei um violao kashima que tenho até hoje...
e comecei tocar, aprendendo sozinho, procurando na ent e tal...
e aprendi bem rapido... isso só pode ser dom.

mas uma coisa que vai além do dom, é a força de vontade.
tem pessoas que tem o dom, mas não tem o mínimo gosto pela coisa, oq é um baita desperdício...

e qto as influencias, deve ajudar bastante....

os pais de uns amigos meus, tocam e cantam, e botaram nomes de cantores nos filhos. esses, por sua vez, cantam muiito bem!
e o mais novo, ensinei ele a tocar algumas coisas na guitarra,
e ele aprendeu tão rápido qto eu. o/

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar

Christhian
Fechando o raciocínio, DOM, na concepção original da palavra, relacionando a religião ou 'deus' ou qqr força maior, elevando como algo inconquistável*, não existe. Existem facilidades coordenativas e cerebrais inatas que estabelecem um grau diferenciado de dificuldade/facilidade aos indivíduos quanto ao desenvolvimento, mas é fato que estímulos podem fazer o papel compensatório. E pensando por essa linha, quanto mais cedo é evidentemente melhor, já que passa a ser intrínseco ao desenvolvimento global da pessoa.

É mais ou menos assim que eu penso. Já que as pessoas acham que é dom, brigam se voce falar que não é. Então eu digo que 10% é dom. O resto voce aprende.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

Cantante
Ah, mas isso aí é muito difundido. creio eu que mais ainda no pessoal evangélico. Alguns mais radicais só escutam hino, porque não devem escutar a música do mundo.
Essa história de achar que música só se presta para algo religioso para mim não faz nenhum sentido. A música apesar de causar as vezes uma sensação de "elevação", é também trabalho duro e técnica.

Eu acho que ninguém tem o direito de interferir no gosto músical de outra pessoa, se o evangélico gosta de ouvir hinos, me desculpe, mas é escolha dele (ou imposição do Pastor, o que é mais provável) o gosto músical de cada um tem que ser respeitado, aliás não devería nem ser comentado. Quando eu cito o "crew" é porque aquilo não é música, aquilo parece a voz do capeta.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

Cantante
Alguns mais radicais só escutam hino, porque não devem escutar a música do mundo.

Essa frase é bem caracteristica de quem é ou já foi evangélico. (Tenho vários alunos evangélicos.)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08 · Editado por: membro
· votar

Eu acho que ninguém tem o direito de interferir no gosto músical de outra pessoa, se o evangélico gosta de ouvir hinos, me desculpe, mas é escolha dele (ou imposição do Pastor, o que é mais provável)

Quem falou em interferir no gosto musical? Vc leu o que eu escrevi? entendeu pelo menos?

o gosto músical de cada um tem que ser respeitado, aliás não devería nem ser comentado.

Cara vc vai me desculpar mas detesto esse tipo de frase feita.

Vc cita o crew e eu cito hino, tudo de acordo sobre o que se está falando e no contexto adequado, portanto não me venha dizer o que pode ou o que não pode ser comentado, porque pelo que me consta não há assunto proibido por aqui desde que não ofenda ninguém.

Olhe o contexto, olhe o contexto!

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

Cantante
Cara vc vai me desculpar mas detesto esse tipo de frase feita.

Vc cita o crew e eu cito hino

Me desculpe, na verdade, não me espressei da maneira correta ou não me fiz entender.
Valeu...

soundcrafter1983
Veterano
# jul/08
· votar

Prof. Rosélio Araujo
Fala ae! Tu é professor de canto, mas é focado em qual estilo ?

Canta mais popular ?

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar

ivan_puppets
Fala ae! Tu é professor de canto, mas é focado em qual estilo ?

Hoje a maioría dos alunos são **popular, tem uns de canto lírico, 05 duplas sertanejas. Me parece que são 80 alunos de canto na Escola.
**popular, não seguem uma linha, cantam todos os estilos, menos o lírico.

soundcrafter1983
Veterano
# ago/08
· votar

Prof. Rosélio Araujo
Mas 'você' tem como objetivo, cantar qual?

Posta umas gravações suas ae pra gente ouvir! =)

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar

ivan_puppets
Mas 'você' tem como objetivo, cantar qual?

Eu não tenho objetivo de ser cantor, eu gravei um CD em 2001, ). mas foi com músicas que eu canto no dia a dia.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar

Eu não tenho objetivo de ser cantor

Vc é um professor de canto que não canta?? eheh

Mostra alguma coisa sua oras, vc deve ter gravado alguma coisa não é ?

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar

Cantante
Vc é um professor de canto que não canta?? eheh

É lógico que canto, né! Mas não tenho intenção de ser cantor profissional, ou viver de ser cantor. Vou colocar algumas coisas aqui. Se voce pegar alguns discos de Teodoro e Sampaio e mais alguns aí, voce vai ver meu nome lá. Já fiz muito Back.
Dou aulas de canto,( tenho especialização na UFOP. Universidade federal de Ouro Preto MG.)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08 · Editado por: membro
· votar

Prof. Rosélio Araujo

Sim, mas não seria interessante gravar um CD ou DVD? pelo menos deixa uma lembrança boa.
O meu avô cantava no rádio, músicas sertanejas, tinha dupla, gravou discos mas infelizmente tudo se perdeu.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar

Cantante

Eu nunca tive estímulo nem pra canto nem pra bateria...

Alguns chamam de facilidade... eu chamo de dom... e estamos falando da mesma coisa.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar

Cantante
Sim, mas não seria interessante gravar um CD ou DVD? pelo menos deixa uma lembrança boa.
O meu avô cantava no rádio, músicas sertanejas, tinha dupla, gravou discos mas infelizmente tudo se perdeu.

Dá uma olhadinha ou uma "ouvidinha". Eu gravei em 2001, mas foi prá ficar de recordação. É um CD com 10 músicas. Com umas composições minhas e os arranjos e insttrumental é meu também.
Espero que goste. Depois vou colocar as outras músicas, tenho alguma coisa de viola caipira, acordeon, uns chorinhos.

http://palcomp3.com/roselioaraujo/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a canto: dom ou treino?