canto: dom ou treino?

Autor Mensagem
danielribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


Cantante

hahhaha, mas faça isso por favor, se puder claro, ate pq vc tb vai mostrar como vc esta cantando agora e tenho certeza de que babaremos...

Lasanha
Veterano
# jun/08
· votar


Cara, duas coisas:

1- Em primeiro lugar vem o treino.

2- Vc não gostou do timbre da sua voz, certo? Se vc nunca estudou canto, isso não quer dizer nada. Falo por mim, eu odiava meu timbre de voz no começo, hoje acho ótimo! Timbre de voz é de nascença, mas quando vc aprende a articular e melhora a sua respiração, seu timbre se "purifica", e aos poucos os elementos que são desgradáveis na sua voz vão sumindo...

Estudo não é tudo, mas é a maioria...

danielribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


Lasanha
obrigado por este post
pq eu ODEIO meu timbre de voz hahaha
pelo menos há uma luz no fim do túnel : )

Angellie Comeau
Veterano
# jun/08
· votar


Eu sonho em ser cantora como mtos que estão aqui [dã], mas não sou boa em certas coisas. Como diz o ditado, a pratica leva a perfeição. Minha opinião eh que se vc treinar, vc pode fazer qualquer coisa. Eu sou um exemplo disso. Quando eu custumava cantar e treinar, minha voz era uma beleza. mas agora eh boa porcaria [nem tanto]. Por isso que nós devemos estudar sempre.

Lasanha
Veterano
# jun/08
· votar


Daniel, talvez vc odeie o timbre da sua voz pq vc não saiba como usá-la... Se vc estudar mais e da maneira correta (reveja se realmente vc está estudando corretamente) aos poucos sua voz vai ficando legal...

Acho muito raro alguém ter voz feia... Tive um professor que a voz dele era horrível na hora de falar, mas cantando era fantástica...

danielribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


Lasanha
lasanha sempre me ajudando hahaha
vlw cara, vou começar umas aulas, e ver no que que dá
acredito que pelo que voce e outros disseram da pra transformar a voz de QUASE qualquer um numa voz "cantavel"

C. Godoy
Veterano
# jul/08
· votar


bom... eu toco guitarra e tambem toco violão, curto muito cantar, embora quando me gravo cantando desanimo e muito...

na minha opinião cantar é dom mesmo... o treino seria para lapida-lo... porque quando me ouço cantando e quando ouço muitas outras cantando acho que é impossivel se tornar um cantor no minimo médio ou "ouvível".

posso até estar enganado... mais essa é minha opinião...

gonewylde84
Veterano
# jul/08 · Editado por: gonewylde84
· votar


Cara, eu passei por isso...
Tocava guitarra e nada de cantar. Eu sou um bom guitarrista, sei solar legal. Tenho uma pegada maneira, mas sempre quis cantar. Mas NUNCA tinha cantado nada! Resolvi fazer umas aulas de canto, fiz durante 1 ano e meio. E vou te falar, as gravaçoes do começo nao me animavam muito nao. Pensei em desistir, pensando justamente isso. Que eu nao tinha o dom e etc. Mas todos me falavam o meu timbre era muito bom. E eu resolvi apostar nisso. To cantando tem 2 anos só, to sendo bem persistente e to colhendo os frutos disso só hoje. Não vou dizer que canto MUITO, mas eu sou muito critico, comigo mesmo e ja consigo gostar das musicas que eu gravo e canto. Sou só vocalista em uma banda, e tenho convite pra cantar em outras, só nao tenho tempo. Em outras, canto e toco, faço backs e etc. Mas te digo, nao vai achando que seu timbre é palha nas primeiras vezes que vc tentar, pq na maioria das vezes, nas primeiras vezes que a gente canta, a voz ainda ta presa e nao deu pra ouvir o timbre de verdade. Se vc realmente quer, tem que insistir. Tem gente que canta muito logo de cara sem aula. Mas olha o Chris Cornell... vc ja ouviu os 2 primeiros discos dele? do Soundgarden. Ouve uma musica chamada little joe. Vc nao apostaria nele como vocalista, e hoje ele é referencia.
Acho que dom é superestimado e as pessoas subestimam o treino.

Espero ter ajudado...

Lasanha
Veterano
# jul/08
· votar


A minha história é praticamente idêntica a do gonewylde84...

Demorou um pouco (pouco, nada demais), mas hoje gosto da minha voz...

Gansinho
Veterano
# jul/08
· votar


gonewylde84

Não cita Cornell como referência no canto não.. Please xD

gonewylde84
Veterano
# jul/08
· votar


Cara, o chris cornell pode não ser o mais técnico do mundo. Mas ele é referência pra muitas pessoas. Muitos professores de canto, mesmo sabendo que ele nao é o mais técnico, admiram o cara. Muita gente que fala mal do Chris, pega uma música dele pra cantar e nem sequer percebe os vocalizes que o cara faz.

C. Godoy
Veterano
# jul/08
· votar


gonewylde84
tipow... não toco tanto assim guitarra, mais sei tocar algumas musicas...

sobre o timbre... algumas pessoas falam que eu canto bem... tipow minha exnamorada falava... um amigo meu tb já me disse isso algumas vezes. Bom, axo que não custa nada fazer algumas aulinhas e ver no que dá né... :D

gonewylde84
Veterano
# jul/08
· votar


só não vai esperando os melhores resultados no 1o mes. Eu passei meses tentando acabar com um vício enorme que eu tinha... Tem coisa que realmente demora, aí vai do empenho de cada um...


abraço

C. Godoy
Veterano
# jul/08
· votar


pois é... eu ainda estou tentando ser um otimo guitarrista... tive muito progresso sozinho e percebi que nada é impossivel, basta querer....

o tempo é sinonimo da perfeição!!

abração

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Muito se fala em dom para cantar, na verdade a pessoa nasce com uma voz que não desafina ao cantar, mas tem muita gente que nem sabe que tem essa qualidade,(não desafinam ao cantar) por isso nem cantam, acontece muito de chegar aquí na escola, pessoas que querem fazer aulas de canto, porque querem cantar de qualquer jeito, e decobre depois de umas 4 aulas, que ela não tem dificuldades para cantar. Voce quer cantar? Procure um professor, faça uma aula experimental e pessa a opinião do professor, mas diga a ele pra sincero na resposta, e voce não fique indignado, se a resposta não for favorável a voce. Pode ser que dentro de voce existe um cantor e voce nem sabe. Não estou falando de gravidez. Pode rir, porque este ainda é o melhor exercício para a voz.
Um abraço

shoyoninja
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
na verdade a pessoa nasce com uma voz que não desafina ao cantar

Não entendi. O que você quis dizer com isso?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08 · Editado por: membro
· votar


Eu imagino e espero que ele tenha dito isso no sentido de que existem pessoas que conseguem cantar simplesmente, já tem certa facilidade, se é que pode-se dizer isso. De qualquer maneira, sem estudo a tendência é sempre o declínio bem antes do tempo.

Mas nessa questão de que em uma aula experimental um professor pode dar uma opinião definitiva eu não concordo. (isso se foi isso que o prof. quis dizer).

Acho impossível e até uma soberba - pois a gente nunca chega a conhecer todos os mistérios do canto - dar um veredicto definitivo assim de primeira, visto que o progresso mais depende do próprio aluno do que do professor.
Tem pessoas que são tinhosas e mesmo sem terem nascido com um material vocal privilegiado - a famosa voz feinha se preferirem -conseguem obter grandes resultados utilizando o pouco que tem. Não precisa ir muito longe. Está cheio de cantores populares de voz limitadíssima e que fazem sucesso e cantam bem dentro das suas possibilidades.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


shoyoninja
na verdade a pessoa nasce com uma voz que não desafina ao cantar

Não entendi. O que você quis dizer com isso?


Pode ser que voce tenha o bendito dom de cantar e não sabe que tem.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Cantante
Mas nessa questão de que em uma aula experimental um professor pode dar uma opinião definitiva eu não concordo. (isso se foi isso que o prof. quis dizer).

Faça voce mesmo um teste com qualquer pessoa, peça a ela para solfejar corretamente uma escala simples Dó- re-mi-fa-sol-la-si-do.(faça no teclado ou violão para ela ouvir e peça a ela pra repetir) Quando a pessoa é desafinada ela não consegue fazer isso. Claro que em uma aula ninguém vai ser um cantor e dominar as tecnicas (Nem pode, professor vai viver de que?)
Este é um exemplo meio grosseiro, mas ainda é o mais usado na primeira aula de todo aluno que vai fazer aula de canto.
Um abraço

ivan_puppets
Veterano
# jul/08
· votar


Dom não existe.

Existe esforço, coragem, e força de vontade.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08 · Editado por: membro
· votar


Prof. Rosélio Araujo

vc está dizendo que se o infeliz não conseguir ele não pode se tornar um cantor? Vc elimina possíveis alunos se eles não conseguem fazer isso?
Vc pode ser mais claro? È que não estou entendendo o seu ponto de vista.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Cantante
vc está dizendo que se o infeliz não conseguir ele não pode se tornar um cantor?

É claro que pode ser um cantor, só o tempo de aprendizado será maior. Eu acho que qualquer pessoa pode cantar "perfeitamente" dentro das suas limitações, é claro. Eu já tive uma aluna que me deu muito trabalho, aí eu tinha que conseguir uma forma para ensina-la, porque os métodos normais não estavam dando certo, ou não estavam dando o resultado esperado, vamos dizer assim. Então comecei a dar aulas de flauta doce prá ela, era uma tentativa, mas que deu certo, o som da flauta tocado nas notas certas ajudou. Hoje ela canta, não é aquela coisa....mas é afinada, não atrapalha os outros.

shoyoninja
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Eu ainda não entendi o que foi que você quis dizer. Sério mesmo.

Diino
Veterano
# jul/08
· votar


eu acho que é dom.

pe eu fiz 2 anos de tecnica vocal e bah, é horrivel a minha voz (cantada)

mas se treinar mto mto, q nem o cara do angra (que dizem q nao cantava nada) fica legal, ai vai da FORÇA DE VONTADE de aprender

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar


Voce quer cantar? Procure um professor, faça uma aula experimental e pessa a opinião do professor, mas diga a ele pra sincero na resposta, e voce não fique indignado, se a resposta não for favorável a voce. Pode ser que dentro de voce existe um cantor e voce nem sabe.

shoyoninja
Cantante

Com a citação acima, acho que ele quis dizer apenas que é pro professor, nesse primeiro contato com o aluno e, fazendo ou não o dito exercício de solfejos, é pra ser sincero com o aluno, dizendo que ele é bem ruim ou se é regular ou se já tem uma boa noção de afinação ao menos. E não dizer "tá bom, mas com as aulas você vai melhorar". Ser sincero desde o primeiro contato. "Você tá bem ruim, cara, então vai ter que se dedicar bastante e estudar muito para um resultado favorável ser mais próximo do que se espera". Pra não dizer em outras palavras: "você é completamente desafinado, não tem sustentação nenhuma e nem feeling se presta a passar na interpretação, se não se dedicar muito, vai levar décadas pra cantar!"... heuahuahuha

Foi isso mais ou menos que eu entendi. :P

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar


Diino

pe eu fiz 2 anos de tecnica vocal e bah, é horrivel a minha voz (cantada)
Tu não deves levar tempo em consideração, porque é algo muito relativo.

E tu não podes levar em consideração esse fato MEEEEESMO se não tens certeza sobre a qualidade/competência do teu professor.

Black Velvet
Veterano
# jul/08
· votar


Cantante

Já tomou coragem??? XD

Eu tô curiosa pra ouvir suas gravações antigas! ^_^

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Jattto
Com a citação acima, acho que ele quis dizer apenas que é pro professor, nesse primeiro contato com o aluno e, fazendo ou não o dito exercício de solfejos, é pra ser sincero com o aluno, dizendo que ele é bem ruim ou se é regular ou se já tem uma boa noção de afinação ao menos. E não dizer "tá bom, mas com as aulas você vai melhorar". Ser sincero desde o primeiro contato. "Você tá bem ruim, cara, então vai ter que se dedicar bastante e estudar muito para um resultado favorável ser mais próximo do que se espera". Pra não dizer em outras palavras: "você é completamente desafinado, não tem sustentação nenhuma e nem feeling se presta a passar na interpretação, se não se dedicar muito, vai levar décadas pra cantar!"... heuahuahuha

Foi isso mais ou menos que eu entendi. :P


Valeu "mano" foi exatamente isso o que eu quiz dizer. Obrigado
Um abraço

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar


Black Velvet

ainda não eheh

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


shoyoninja
na verdade a pessoa nasce com uma voz que não desafina ao cantar

Não entendi. O que você quis dizer com isso?


Vamos lá. Tem criança que com 4 anos de idade que voce à ouve cantar, e percebe que ela é totalmente afinada, não tem potencia de voz, mas canta afinado, voce coloca um CD ou voce canta e ela consegue acompanhar, isso é porque a percepção dela já é apurada, ela consegue por exemplo: Ouvir uma nota ( la em 440Htz ) e emitir o som na mesma frequencia. Isso é não desafinar, se essa criança ou adulto que nunca teve uma aula de canto ou de música, consegue fazer isso, é porque ela nasceu com o que todos nos chamamos de "Dom" isso não quer dizer que ela nunca vai precisar estudar. Quem não consegue fazer isso naturalmente, vai ter que estudar e se esforçar um pouco mais, não querendo dizer com isso que a segunda não vai cantar como a primeira, pode cantar sim, mas com um pouco mais de esforço e estudo. Tem muitos fatores que interferem na voz, e por mais que qualquer pessoa queira, ela não vai conseguir ter todas as informações e nem passa-las aquí. Não é acoselhável ninguém pegar exercícios aquí ou em qualquer outro lugar e começar a faze-los por sua conta e risco. Procure um professor, se este ver que tem necessidade, ele vai te mandar para uma consulta com um médico e etc...Lembrando que cada pessoa é diferente uma da outra, sendo assim, o que é bom prá mim, pode não ser prá voce. Ou o contrário.
Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a canto: dom ou treino?