canto: dom ou treino?

Autor Mensagem
danielribeiro
Veterano
# jun/08


bom, o unico topico q achei sobre isso ta fechado, entao la vai:

eu toco violao/guitarra faz um tempinho ja, meu sonho eh saber cantar, pra tocar e cantar o mesmo tempo, mas sei la, ja tentei gravar coisas com voz e ficou horrivel, eu desafianva e minha voz nao era muito boa...

tentei mudar o tom da voz, consegui um tom ate razoavel, mas nele eh desafinava em certas partes, enfim

entao a pergunta eh: qlqr um pode cantar se treinar, ou é soh pra aqueles q nasceram com o dom?

grato pela atencao

Koisa
Veterano
# jun/08
· votar


Sei la, desculpa a invasão, sou la do violão.. rsrs
Eu acho que timbre da voz, é dom, e saber cantar, é treino..

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/08
· votar


Eu acho que timbre da voz, é dom, e saber cantar, é treino.. (2)

Ok, pode fechar esse tópico também, eheh.

danielribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


calma, ainda nao hahaah

eu queria cantar as musicas das bandas q eu gosto (obvio) e nao sao bandas que gritam, ou q precisam de uma puta voz,

vo botar uns exemplos aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=iQJYGmum9M4

http://www.youtube.com/watch?v=TLIquztdlnw


se eu treinar, fizer aula, tenho chance?

grato pela atencao

Wrvieira
Veterano
# jun/08
· votar


danielribeiro

Não tenho acesso ao Youtube daqui, mas cara, é claro que fazendo aulas, vc poderá cantar qualquer tipo de som. Não tem segredo, é só estudar sério.

Agora, se o que vc está querendo saber é se vc poderá cantar IGUAL aos seus ídolos, aconselho vc a procurar aulas de imitação, e não de canto. :P

danielribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


Wrvieira

hahah nao tenho essa ambicao de cantar IGUAL, mas gostaria de cantar as musicas deles sem quebrar a janela ou estourar o tímpano alheio = )

Dogs2
Veterano
# jun/08
· votar


Depende do cantor, da proposta, de tudo, mas os melhores cantores são uma mistura de dom e treino

Gansinho
Veterano
# jun/08
· votar


Saber cantar é ESTUDO.
Claro que certas pessoas têm vozes mais bonitas, isso eu considero dom.
Mas se não estudar, nem adianta. Não vai saber usar o dom que possui.

El_Cabong
Veterano
# jun/08
· votar


Na minha opinião as influências para transformar alguém num bom cantor são:
Treino (estudo) --> 70%
Dom --> 30%

* Acho que antes de estudar eu cantava 30% (ou menos) do que eu canto hoje !! He He.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/08
· votar


Qualquer hora eu vou postar gravações de quando eu comecei cantando música popular...pra comparar com uma de hoje pra vcs sentirem o drama do que eu NÃO cantava. Era horrível.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/08
· votar


El_Cabong
Treino (estudo) --> 70%
Dom --> 30%


hehe estatísticas Datafolha

=P

danielribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


que bom q tem como treinar, pq to malz hahaha

meu objetivo nao eh me tornar o frank sinatra, soh como eu disse, conseguir cantar sem fazer o ouvido dos outros doerem :/

vlw pelas dicas, e cantante, posta aí mesmo, pra eu ter uma ideia do que uns treinos podem fazer...

vlw pelas respostas

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


cara, queria meio que aproveitar teu topico , pelo fato de ele ter "encerrado"

eu estou preste a começar a fazer aula

mas queria saber o seguinte

eu toco guitarra , ok

tenho uma banda , o vocal é bom , mas nao é muito tecnico

ele me disse que minha extensao vocal é bem "normal"

entendi disso que nao consigo chegar a notas muito agudas nem graves

acontece

que eu quero aprender a cantar

pq curto muito

Coldplay e audioslave e beatles

enfim

sei que sao PUTA vocais..

mas agora..

se eu treinar eu chego la?

vou conseguir chegar nessas notas

ou ja estou partindo para ignorancia ???


outro que eu gosto tbem é o Richie Sambora


abç

Prof. Grosélio
Veterano
# jun/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Para qualquer coisa que voce for fazer, e na música muito mais, eu acho que 10% é Dom, 40% é vontade, e o resto é treino e dedicação.

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
eaheaheahea

cara me animei tanto que ja marquei uma aula !!!

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


a pergunta é

com o treino

vou conseguir chegar a notas mais agudas e moldar o timbre da voz

o isso ja vem genéticamente decidido ?

Gansinho
Veterano
# jun/08 · Editado por: Gansinho
· votar


markolino

Cara, seu timbre é único, isso você nunca vai conseguir mudar.
E sobre sua extensão vocal.. Com muito estudo, pode ser ampliada essa extensão..
E não fique muito fissurado com agudos não. Cantar agudo não há nada necessariamente a ver com cantar bem.

E quando você disse:

pq curto muito

Coldplay e audioslave e beatles

enfim

sei que sao PUTA vocais..


O Cornell (Audioslave) nem possui muita técnica (isso já foi discutido em outro tópico, se quiser procure), apesar de eu achar suas interpretações muito boas.
Nos Beatles ninguém ali tinha muita técnica não, porém eles eram/são únicos, excepcionais compositores e intérpretes.
E sobre o Chris Martin (Coldplay) eu acho a voz dele bem normal, e MUITO CHATA (opinião própria xD)

Abração cara!

danielribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


10% dom, beleza... mas seriam esses 10% de dom os necessarios pra cantar isso (link abaixo)? ou com treino qlqr um consegue?

http://www.youtube.com/watch?v=-3Q_6I0018c&feature=related

e nao, essa nao eh a voz "normal" dele...

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


Gansinho
entao qualquer um que estude (muito claro)

pode berrar que nem eeles?

nao to dizendo que cantar agudo é cantar bem

mas eu curto d +
eahaehaehaeae


abç

San pa
Veterano
# jun/08
· votar


Se ligue, cantar sem treino é dom!

Black Velvet
Veterano
# jun/08 · Editado por: Black Velvet
· votar


Esse negócio de dom é pra mistificar. Parece que quem canta bem é uma criatura mágica de poderes sobrenaturais... fala sério viu ¬¬

Minha opinião pessoal (possa ser que eu esteja enganada =P) é que pra cantar bem vc precisa ter uma boa percepção musical, afinação e apoio. E isso se aprende estudando. =)

Ah, e genética tb ajuda. =P

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


Black Velvet
San pa
obrigado

perguntei essas coisas , mais para tipo:

nao começar algo que eu nao tenha condiçoes de atingir um nivel profissional


abç

Gansinho
Veterano
# jun/08 · Editado por: Gansinho
· votar


markolino

Cara, não diga berrar. Porque quem canta, não berra ;)

Se você estudar muito, você com certeza pode chegar no nível de muitos deles. É claro que alguns tem vozes mais bonitas que outros e tal, mas isso é genético.
Sobre os agudos: algumas pessoas (falando de homens, que são propensos a vozes mais graves) nascem com vozes mais agudas, e devido à genética atingem notas mais agudas. Sei que muita gente acha isso absurdo, mas é algo normal pra alguém com a classificação vocal deles.

Black Velvet

Exatamente. Esse negócio de dom é pra mistificar. Todos devem estudar.

Os professores Christhian e Cantante daqui do fórum já nos esclareceram assuntos sobre os estudos. Quando se estuda, se "acostuma" os músculos utilizados pelo canto e as pregas vocais a trabalharem de maneira correta, adequada ao canto. Nós somos acostumados a utilizá-los de outra maneira, desde que nascemos, e leva tempo (estudo) para reacostumar de forma a utilizar de forma correta no canto. Além do fato de que o estudo aumenta nossa percepção musical, melhora a respiração, apoio, etc.

Abraços!

Black Velvet
Veterano
# jun/08 · Editado por: Black Velvet
· votar


Cantante
Qualquer hora eu vou postar gravações de quando eu comecei cantando música popular...pra comparar com uma de hoje pra vcs sentirem o drama do que eu NÃO cantava. Era horrível.


Acho que se vc postasse essas gravações seria um ótimo exemplo de que pra cantar vc não precisa ter "super-poderes" e sim estudar e se dedicar, assim como vc fez. ^_^

E pode servir de motivação pra quem acha que não tem 'dom' pra cantar. XD

danielribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


Black Velvet
Cantante
Qualquer hora eu vou postar gravações de quando eu comecei cantando música popular...pra comparar com uma de hoje pra vcs sentirem o drama do que eu NÃO cantava. Era horrível.


Acho que se vc postasse essas gravações seria um ótimo exemplo de que pra cantar vc não precisa ter "super-poderes" e sim estudar e se dedicar, assim como vc fez. ^_^

E pode servir de motivação pra quem acha que não tem 'dom' pra cantar. XD



up

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/08
· votar


Black Velvet
danielribeiro

Só tenho que dar um jeito de tirar da fita cassete (siim isso mesmo) e passar para o computador. E também criar coragem para mostrar aquelas gravações medonhas.

danielribeiro
Veterano
# jun/08 · Editado por: danielribeiro
· votar


Cantante

hahaha, se vc tiver aquele cabo com a entrada pra ouvir, soh que nas duas pontas, vc liga ele no seu tocador de fita cassete, e otro no plug vermelho da placa de som do pc, ai usa o gravador de som do windows mesmo pra gravar (apesar de eu acreditar q vc tenha algo melhor)

e cara, todos aqui que estamos te pedindo isso cantamos horrorosamente mal, pense pelo lado de que isso vai incentivar pessoas a estudarem ; )

abç

Dudu SG
Veterano
# jun/08
· votar


Concordo, pq vcs cantam muito bem e eu to pensando seriamente em entrar numa aula. Gostaria muito de ver como alguém que canta tão bem começou antes.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/08
· votar


danielribeiro

Eu tenho como fazer, mas a qualidade é nojenta. Se o troço já é um troço imagine com uma qualidade péssima, aí é de chorar.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/08
· votar


canto: dom ou treino?
Dom.

Depois vem o treino.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a canto: dom ou treino?