Dúvida, dúvida, dúvida

    Autor Mensagem
    Alan_27
    Veterano
    # out/07


    Galera,

    Meu prof de canto disse q eu provavelmente sou um 1º Tenor. Ele fez um teste no piano e disse q eu eu tenho um voz brilhante e chego em voz plena num Mi4, mas que precisava ver se eu conseguia subir mais e ver tb o qto eu conseguiria descer. O que seria uma voz brilhante? Ah, tava vendo aqui no fórum q a extensão de um 1º Tenor vai até Dó4. Então fiquei sem entender.
    O q vcs acham???

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    1º tenor é coisa que regente de coral usa pra classificar tenores ligeiros ou lirico-ligeiros.

    Mi4 em voz plena? tem que ouvir isso, não é comum, mas tb não é nada anormal pra um tenor ligeiro se for o caso.

    Agora dizer que precisa subir mais?

    Veja bem que mi4 é o mi acima da nota normalmente mais aguda de tenor, então tem que ver se essa notação aí não está trocada, daí até faz sentido dizer que tem que subir mais.
    E não tem esse papo de que usa outra notação pq aqui no Brasil dó3 é o dó central do piano e ponto.

    Alan_27
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cantante

    Mi4 em voz plena? tem que ouvir isso, não é comum, mas tb não é nada anormal pra um tenor ligeiro se for o caso.

    Pois é cara, n acho minha voz tão aguda qto dizem ter esses tenores ligeiros q vc citou ai, mas sei lá. Minha primeira aula ele acho q eu fosse barítono pelo grave q consegui, mas dai qdo minha voz foi aquecida ele disse q eu tinha tudo pra ser tenor por conta de um Lá da vida q só tenor consegue chegar. Dai, semana passada eu pedi pra ele dá uma pré classificação e pedi pra ele fazer uma escala pra vê até onde eu conseguia chegar, e ele disse q eu cheguei no M4 em voz plena. Mas, se ele estiver certo qto a isso mesmo e como vc falou que nesse caso seria um tenor ligeiro vai ser legal pq dai eu vou poder cantar músicas q eu tenho vontade, tipo opera, ehehehhe.
    Ah! eu levei a partitura de Nessum Dorma pra ele e eu vou tentar canta-la, ehehhe!
    Valeu por ter comentado!!!

    Ed_Vedder
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Afinal qual é a duvida?

    anonimuzz
    Veterano
    # out/07
    · votar


    A dúvida dele era o significado de "voz brilhante" e porque é que o professor disse que ele ainda poderia aumentar a sua extensão se ele já tinha até ultrapassado o limite comum dos tenores ligeiros.

    Alan_27
    Veterano
    # out/07
    · votar


    anonimuzz

    A dúvida dele era o significado de "voz brilhante" e porque é que o professor disse que ele ainda poderia aumentar a sua extensão se ele já tinha até ultrapassado o limite comum dos tenores ligeiros.

    Justamente isso!! Acho meu timbre de voz grave e me surpreendi qdo o prof disse q eu era 1º tenor e ainda mais ultrapassando o limite comum do tenor ligeiro. Esperar ser no mínimo barítono ou mesmo 2º tenor, mas dai a 1º tenor ainda to desconfiado q meu prof tá errado, kkkkkkkkkkk, mas se ele disse é pq ele deve ter algum fundamento pra falar isso ou então errou, hehehhehe

    Valeu a todos !!!!

    Alan_27
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cantante

    Como eu sei q vc tem experiencia em canto, vai ai outra duvida minha.
    O meu professor é formado em música, especificamente em regencia coral. Vai fazer um mes q estou tendo aulas com ele, tenho 50 min pratica e 50 min teorica. As aulas práticas de canto é individual. Dai o cara ainda n passou nenhuma técnica de canto, tipo como respirar, como pronunciar as vogais e tal. O q ele passa na aula são exercicios tipo solfejo, acho q de articulação com umas palavras bem complicadas lá e é capaz de enrrolar a lingua. Então minha dúvida é justamente se devo esperar mais um pouco ou eu devo cobrar essas técnicas dele? Ou será que eu to indo com muita sede ao pote e ele ainda está averiguando minha voz ou pode até mesmo nos exercicios já está aplicando as tecnicas e como eu n tenho experiencia n sei o q tá acontecendo?

    Valeu!!!

    Alan_27
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cantante

    Esqueci, depois q eu faço o solfeijo lá e alguns exercicios ele pega uma partitura e começa a tocar e pede pra eu cantar!

    John Arch
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Alan_27

    Cara, quem sou eu pra querer falar do teu professor aí com 50 anos de experiência. Mas sabe, já falando, como o cara quer trabalhar solfejos e músicas sem ter te passado exercícios básicos de respiração?? Isso é prejudicial à sua evolução, ao meu ver. Dps vc vai ter d desaprender toda a sua não técnica que vc vai desenvolver com esses solfejos e músicas pra aprender a técnica correta? Ainda, o cara já chegou tirando a sua classificação na primeira aula, como se as coisas funcionassem assim, e dum dia pro outro, em 2 míseras aulas ele mudou de opinião de barítono para 1° tenor, o q é uma diferença bem grande. Bem confuso isso. Mas enfim, foi só algo q eu notei...

    Alan_27
    Veterano
    # out/07
    · votar


    John Arch

    Justamente por isso q eu to na dúvida disso, em relação a classificação ele n me deu certeza n, ele falou de barítono pq faço a aula pela manha dai a voz tá grave mesmo.

    Mas sabe, já falando, como o cara quer trabalhar solfejos e músicas sem ter te passado exercícios básicos de respiração??

    Já q na proxima aula será um mes de aula eu vou falar com ele sobre esses exercícios de respiração e sobre técnica de canto, caso ele n resolva, vou procurar outro prof pq afinado eu já sou, agora o q n tenho é técnica e principalmente n sei respirar!!!

    Valeu!!!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    Alan_27

    Eu sou suspeito pra falar porque a minha experiência com regente de coral dando aula de canto foi a mais desastrosa possível. Na verdade nunca vi nenhum que realmente saiba técnica a contento. O que eles sabem é o suficiente (pouco) para dar alguma noção para quem nem sonha o que é técnica e estão voltados para CORAL, ou seja equalizar um grupo e não fazer um trabalho específico para solista, que é totalmente diferente.

    Depois mais, uma aula de canto de 50 minutos não dá pra nada. Minhas aulas nunca são menores que 1:30 h para canto lírico.

    Eu não sei, não conheço o trabalho do seu professor mas a grosso modo, pelo que vc descreveu não me parece lá muito interessante.

    Alan_27
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cantante

    Pois é, eu to meio inseguro em relação a isso, o q eu sei é q ele tem grande experiencia em coros de igreja evangelica e q tb prepara o solista pra cantar nessas igrejas, mas mesmo assim fiquei meio assim depois q n senti nada de técnica nas aulas dele até agora. O que vou fazer é questionar isso na proxima aula e caso esse quadro n se reverta vou procurar outra escola ou até mesmo trocar de prof, sendo q continuar na mesma escola e dizer q quer trocar de prof pq n gostou dele é meio complicado né?
    Mas valeu cara pela força ai!!!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    Alan_27

    Ah, é escola é?

    Ah não dá. Trabalho que rende mesmo só com prof. particular.
    Escola tem outros interesses.

    Alan_27
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cantante

    Ah não dá. Trabalho que rende mesmo só com prof. particular.
    Escola tem outros interesses.


    Vixeeeee, não sabia disso!! Achei q fosse a mesma coisa, aula particular e aula em escola. Mas vamos ver, prox ano eu vou ver se encontro um prof particular mesmo, ja q vc tá dizendo q é melhor entao.

    Valeu

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07 · Editado por: membro
    · votar


    Eu nunca conheci ninguém que tenha feito aula em escola e que tenha tido algum resultado, não digo ter um bom resultado, mas algum, qualquer um.

    Aliás das pessoas que me procuraram, só contaram coisas das mais absurdas.

    Mas vai que nesse caso é diferente... :o(

    Alan_27
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cantante

    Poxa, agora fiquei mais desistimulado ainda, heheheh. Vou testar esse prof até dez até pq n tenho como procurar um prof particular. Mas vou fazer umas pesquisas e qdo chegar janeiro eu resolvo isso.

    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida, dúvida, dúvida