Dúvida sobre nomenclaturas

    Autor Mensagem
    Poeta
    Veterano
    # dez/03


    Gostaria de saber o que é sí 4, ré 5, dó central...

    Me desculpem a (super) ignorância, já tenho base em música mas no canto estou começando agora. Gostaria de obter estas informações para medir a minha tessitura vocal.

    Abraços,

    Poeta.

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Poeta
    mostra em quantas oitavas a nota está acima...

    Poeta
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    FáBiO LiOnE

    Obrigado.

    Amomusica
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Oi Poeta,


    O dó central (ou dó 3) é representado pela tecla central do piano (tom médio), as notas abaixo dela geralmente são escritas na clave de fá, pois são notas graves. Nas vozes masculinas apenas o tenor tem as notas representadas na partitura pela clave de sol.

    Como o Fabio já disse acima, essas classificações servem para mostrar quantos tons a nota está acima ou abaixo da nota média (dó central / dó3).

    Tenho uma apostila sobre canto que classifica as vozes masculinas da seguinte forma:

    Tenor: em geral a extensão está situada entre o dó3 até lá4, em casos excepcionais pode chegar ao si4 sustenido e dó5.

    Barítono: geralmente entre si2 até mi3, em casos excepcionais até sol3 sustenido.

    Baixo: geralmente entre fá1 até ré3, em casos excepcionais pode chegar ao fá3.

    Também pelo que diz na apostila, classificar uma voz não é tão fácil quanto parece. Não se deve ter pressa em classificar uma voz, pois com aplicação da técnica e treino, a voz pode aumentar até uma oitava de extensão, dependendo do temperamento vocal de cada pessoa.

    Inclusive, outro dia minha professora de canto estava me falando sobre uma cantora lírica profissional que ficou vários anos cantando como mezzo soprano e depois um maestro "descobriu" que na verdade ela era contralto.

    Ou seja, o importante é cantar... e isso não se resume em mostrar extensão ou potência da voz. Algumas pessoas têm voz com extensão fantástica e potência mas não sabem exprimir sentimentos, não conseguem passar a mensagem da música para o público.

    O canto deve vir da alma... a interpretação é o essencial, pois quem canta tem que estar em êxtase para ENCANTAR...

    fernando canuto
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Amomusica
    Ou seja, o importante é cantar... e isso não se resume em mostrar extensão ou potência da voz. Algumas pessoas têm voz com extensão fantástica e potência mas não sabem exprimir sentimentos, não conseguem passar a mensagem da música para o público.

    O canto deve vir da alma... a interpretação é o essencial, pois quem canta tem que estar em êxtase para ENCANTAR...

    Valeu!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Amomusica
    é isso aer cara!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre nomenclaturas