Dúvida: Problemas de Garganta

    Autor Mensagem
    RonFX
    Veterano
    # ago/03 · Editado por: Moderador


    olá pessoal!

    tenho banda há uns 3 anos... nunca fiz aula, mas consigo me virar bem no meu estilo (hardcore)...

    o problema é que pra alcançar os tons mais agudos eu forço bastante a garganta, e quase sempre acabo ficando rouco...

    ultimamente estamos levando uns sons que tem umas partes bem rasgadas, tipo gritadão mesmo, e minha garganta apanha grandão...

    às vezes parece que falta fôlego tb...

    queria saber:
    cantar sem forçar a voz?
    como não ficar rouco depois de cantar?
    a falta de fôlego tem solução?
    e (revendo aquele tópico anterior), é possível cantar rasgado sem zuar (pelo menos sem zuar muito) a garganta?

    links com informações interessantes serão muito bem vindos... :)

    valeu!!!

    yvo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    nao entendo mto bem, ms talvez vc tenha q aquecer mais a voz antes de cnatar

    RonFX
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    valeu yvo!

    vou procurar info sobre como aquecer a voz e tal...

    James Bond
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    RonFX
    Respostas:
    cantar sem forçar a voz?>>não dá,é como fazer exercício fisico,voce precisa conhecer o seu limite através da pratica

    como não ficar rouco depois de cantar? >>faça aquecimento antes de cantar, e procure não forçar a voz em excesso,ou seja,não grite(se for possivel,claro)!!

    a falta de fôlego tem solução?>> exercícios de respiração,vocalização e até mesmo exercícios fisicos podem te ajudar

    e (revendo aquele tópico anterior), é possível cantar rasgado sem zuar (pelo menos sem zuar muito) a garganta?>>Repetindo,vc precisa conhecer seu limite.e so o fará com a prática.

    Espero q tenha ajudado!Sorte e sucesso!!

    dESslOCk
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    aqueça bem a voz, tome muita agua.. e nao cante com a garganta.. sim com o diafragma..

    guschard
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    dESslOCk
    nunca fiz uma aula d canto nem nda, e tbm canto mal, mas kero comeca a canta, q q eh canta com o diafragma?

    yvo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    guschard minha situaçao eh igual a sua, ms minha avo( era cntora de ópera) me explico e eu me lembro mais o menos: acho qq diafragma eh um musuculo( acho) q fik abaixo da divisa das costelas, um pocuo acima do abdomen.. acho q canta com o diafragma vc sente o abdmomen se contrair

    guschard
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    ah
    valeu yvo

    LeandroDoria
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Eu sou tecladista, mas tb canto. Já cantei numa cover de Legião. Meu timbre é bem parecido com o do Renato Russo, mas, sempre depois dos ensaios, eu ficava rouquinho tb. Isso foi há uns 2 anos, não sei hoje em dia. Será q o fato de eu não ter amígdalas influencia na rouquidão?

    Douglas_ems
    Veterano
    # set/03
    · votar


    [i][/i]

    Bom, eu fiz aula de canto por 1 ano, parei para trabalhar, mas prentendo voltar.

    Tons agudos:
    Bom, eu sei bem pelo que você está passando Ron, sou barítono e pra eu alcançar tons agudos também é uma dificuldade.
    Dicas:
    Aqueça a sua voz antes de começar a cantar;
    Quando for cantar notas acima do Mi3 tente colocar a ressonância pra cabeça. Isso é um pouco difícil, quando você estiver sentindo a vibração no céu da boca é porque está indo no caminho certo.
    Cuidado com os rasgados, talvez isso esteja deixando você roco.

    Quanto a roquidão:

    Assim como um atleta se alonga antes de jogar qualquer jogo que exige esforço físico, também é bom que o cantor se aqueça antes de cantar e também faça um breve alongamento quando não for mais cantar. (antes de dormir por exemplo).

    Falta de fôlego:

    Bom, neste caso você tem que fazer uns exercícios de respiração. Mas antes disso você deve saber onde guardar o ar.
    Ao contrário do que muita gente pensa o ar que você vai usar para cantar não deve ficar nos pulmões e sim na barriga. Quando você for tomar o fôlego você deve fazer uma inspiração naso-bucal, ou seja, sugar o ar tanto pela boca quanto pelo nariz e enviar o ar direto para a barriga.
    Quando o ar estiver sendo usado você deve contrair os músculos perto do púbis e os músculos bem abaixo do coração (o diafragma).
    Fazendo isso você vai enomizar ar, vai forçar menos a sua garganta.

    Execício:

    O exercício mais recomendado para se ter um bom fôlego é o seguinte:
    1- Fiquei deitado ou em pé;
    2- Calmamente sugue o ar para a barriga usando a respiração naso-bucal;
    3- Começe soltar o ar bem devagar, bem devagar mesmo, fazendo bico. O ar deve ser liberado quase imperceptívelmente. (Marque no cronômetro o tempo que você gasta soltando o ar).
    4- Quando acabar o ar, pare o cronômetro. Respire fundo e descançe por 30 segundos e faça o exercício novamente.

    Pra quem tem tempo de fazer isso todos os dias é recomendável 2 sessões de 5 exercícios. Pra que não tem faz só 1. :)

    Obs: A liberação do ar dura em média 25 segundos. Se o seu for menos que isso tente diminuir o fluxo do ar que você libera.
    Com o tempo, você vai conseguir liberar o ar por 50 segundos, 1 minuto e até mais. :)
    Isso vai ajudar muito no seu fôlego na hora de cantar porque fazendo isso você aprende a administrar o fôlego.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Problemas de Garganta