Mais uma pérola - Edu Falaschi!

Autor Mensagem
nyurig3
Veterano
# ago/07
· votar


Midgard
no final de tudo o Bruce eh q comanda
pois e, o bruce e fera mesmo

o edu aparece na lista nas primeiras posiçoes (quinto)........

Homem Cueca
Veterano
# ago/07
· votar


nyurig3
o edu aparece na lista nas primeiras posiçoes (quinto)........


Essa lista de melhores foi feita por pessoas comuns que nada entendem de técnica, voz, e afins...olhe lá quem está na lista : Tom Araya do Slayer, ele não tem voz nem pra cantar born to be wild (vide versao do slayer pra essa música, ele não chega a acertar o tom dela).


Bruce Dickinson, realmente, é o melhor...mas existem muitos no mesmo nível...Sebastian Bach é um exemplo perfeito de cara que cada vez esta cantando melhor.

Ninee
Veterano
# ago/07
· votar


nyurig3
nao e possivel ne gente, algum talento cara deve ter, afinal ele e falado por ai afora

Claro que tem, mas não adianta, quem não gosta nunca vai aceitar nenhuma boa colocação dele, nem críticas positivas seja de quem vier, ou de que parte do mundo, enfim...

Parabéns pro Edu!

Homem Cueca
Veterano
# ago/07
· votar


Ninee
Claro que tem, mas não adianta, quem não gosta nunca vai aceitar nenhuma boa colocação dele, nem críticas positivas seja de quem vier, ou de que parte do mundo, enfim...

Parabéns pro Edu!


Talento...tem, mas não sabe usar...tanto é que vive fazendo essas gafes.

Um bom cantor deve no mínimo cantar afinado ao vivo, principalmente as coisas que ele mesmo fez.

Elogios? Sim, muitos, em estudio ele faz trabalhos com a voz exepcionais...Temple of Shadows em termos de voz é maravilhoso...porém ao vivo...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07 · Editado por: Christhian
· votar


Só pra botar argumentos na mesa. Quem entende de canto, pode opinar.

Estou colocando um trecho do meu acervo pessoal, do CD da turne do Rebirth, ou seja, o começo do Edu com o Angra, pra evitar dizer que foi um dia ruim (já que foi gravação de CD) ou que foi mais recentemente, no "fim de carreira" dele.

http://www.4shared.com/file/22654185/acea7bab/Edu_-_Rebirth.html

É o trecho da modulação de Carry On, no final.
Ele entra tentando encaixa o falsete, como o Andre fazia. Foi relativamente bem (falsetes soprosos, pregas em paralelo muito abertas, sacrificando as falsas e o apoio pra dar volume), até os 0:13. Dai pra frente é um show de "destécnica". A voz fica esganiçada, ele não consegue mais relaxar a laringe (evitando que suba) pra deixar entrar no registro de falsete, que é o natural desse trecho. A voz fica trêmula, mostrando o quanto a tensão na garganta está sendo nociva (vide toda as acentuações - carry ON, it´s TIme to forGET the reMAINS) e o ápice, o vibrato totalmente tenso e descontrolado em PAST 0:20 que de tão bizarro, me sugere o som de um rack-autotune. Esses defeitos se repetem até o final.

Pro leigo, isso é normal. Pra quem canta, é um sintoma simples de falta de conhecimento. E cantando assim, era mais do que evidente que a voz iria acabar.

Abraços.

PS: Usei um equalizer pra ressaltar a voz e ficar mais fácil, ja que tem reverb sobrando ai na voz, acho que até pra encobrir algumas falhas.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
Cara, sinceramente, ouvi trocentas vezes esse trecho e não percebi nada disso que você falou!!!

vide toda as acentuações - carry ON, it´s TIme to forGET the reMAINS
Em ON, eu ouvi um vibrato, na boa.
Em TI, GET e MAINS, eu ouvi a voz estridente e tensa, mas nada que me parecesse completamente descontrolado. Ok, você vai me dizer que tensão já é descontrole, mas eu quis dizer que nem se compara com o descontrole total do video postado no início do tópico.
Em PAST, senti o mesmo que em ON.

Se for contar esses trechinhos pra essa música, eu tenho um monte do LaBrie se esganiçando e fazendo feio ao vivo... e com descontrole. Nesse caso aí do Edu já é pegar no pé demais, não é não?

A única parte esquisitóide pra mim foi antes dos 0:13, quando ele canta "Which someday we may find...", exatamente no "find", no finzinho, ele dá uma quebra de registro baixando o tom.

___
Sobre a revista
Edu, o quinto melhor DO MUNDO??? Sim, sei...
E, pelo amor de Deus, o que que James Hetfield está fazendo em 21º, 16 posições à frente do Tobias Sammet? Se ouvirmos cada álbum do Metallica, ouviremos um vocal diferente.
Não dá mesmo pra levar a sério esse ranking... ¬¬

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


Danckor Vallence Buriok
Todas as falhas técnicas dele são gritantes e incompatíveis com o exercício profissional da voz.

Cara, sinceramente, ouvi trocentas vezes esse trecho e não percebi nada disso que você falou!!!

Vc mesmo respondeu:
Em TI, GET e MAINS, eu ouvi a voz estridente e tensa, mas nada que me parecesse completamente descontrolado. Ok, você vai me dizer que tensão já é descontrole

mas eu quis dizer que nem se compara com o descontrole total do video postado no início do tópico.
Eu não me lembro de ter citado comparações. O que é evidente é que ele não tem técnica. E só.

Sobre tensões, conceito simples: Tensões são destrutivas, ponto final. O controle do pitch com a movimentação da laringe, compensando com volume é falta de técnica. Ao longo do tempo isso causará (no caso dele já foi) um declinio da voz, podendo levar inclusive a patologias, como pólipos ou edemas. Pra um qqr tudo bem, mas pra um sujeito que se propõe a ser um profissional de alto nível, isso não é aceitável.

Sobre a estridência, varia desde a falta de apoio, inconsistência no controle de ar, ressonancia mal trabalhada, passagens deficientes, etc.

Em ON, eu ouvi um vibrato, na boa.
Não é vibrato. O vibrato se dá pelo relaxamento das pregas vocais, com a coluna de ar constante, com uma oscilação regular e nitidamente relaxada. Aquilo é uma tremida tensa na voz, ocasionado pela variação de pitch, forçando a laringe a esticar mais as pregas (daquelas que causam queimação na garganta).

Se for contar esses trechinhos pra essa música, eu tenho um monte do LaBrie se esganiçando e fazendo feio ao vivo...
LaBrie ao vivo é um lixo, realmente. Mas as falhas técnicas dele são outras. Um paliativo burro do labrie, por exemplo, em colocar a língua pra fora denota que ele sabe o que está fazendo, mesmo qdo está errando. A língua projetada dessa maneira, não obstrui a passagem do ar pela garganta, facilitando a emissão - típico recurso de quem está cansado. A mesma coisa serve pro Russel Allen, sendo que esse exagera nos drives.

Nesse caso aí do Edu já é pegar no pé demais, não é não?
Não. O Edu Falaschi jamais se preparou pra ser um profissional. Ele não tem um quinto da técnica do Labrie ou do Russel Allen. Ele tem deficiências que alunos de canto, com 6 meses de aula já estão começando a sanar.

Recomendação para resolver isso tudo é a mesma para todos: Aulas.

---------------
Vou reforçar uma questão, já que citei outros dois nomes.

A questão técnica não impede ninguém de ser fã do trabalho de qqr um dos 3 que foram citados. Eu, pessoalmente, gosto MUITO do trabalho do Labrie e do Russel (esse é incrível) em estúdio e gostei do Aurora Consurgens. Mas a questão aqui é outra, estamos tratando de "saber ou não cantar". Eu não escolho meus ídolos pela técnica e sim pela música e a maneira que ela interage com meus sentimentos. Se fosse o contrário, eu só ouviria ópera.

PS: Eu tenho falhas técnicas tb graves. Mas estudo exaustivamente pra tentar acerta-las. E mesmo assim, ainda estou muito longe de um "alto nível", que eu espero atingir com a melhora progressiva, que só as aulas me agregam.

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


nyurig3
alguem pode me explicar isso?
Posso.

A Burn é a mesma revista que coloca o Kiko Loureiro como o melhor do mundo e que já teve o Della Vega como colunista.

Explicado?

:)

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
Se não me engano, esse ranking da Burn é feito por votação dos leitores, ou estou errado...?

Zapata
Veterano
# ago/07
· votar


TG Aoshi

No caso, seriam leitores que gostam de ler uma revista que coloca Kiko Loureiro como melhor do mundo e dá emprego de colunista pro Della Vega. Mesma coisa, basicamente.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


TG Aoshi
Não lembro cara... Muito tempo longe da terrinha! ahuhaua
Mas acho que é sim..

Zapata
Exatamente por ai..

nyurig3
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
Della Vega como colunista.
agora ta explicado :) della vega aaafffff

Russel Allen, sendo que esse exagera nos drives.
christian responde umas perguntas:
como o russel allen consegue aqueles drives? treino ou uma predisposiçao na voz?
colocar a lingua para fora (labrie) melhora os agudos?
vc da aula de canto?

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
Dá pra encontrar "Tranqüilo" essas revistas japas por sampa,
o duro é o preço: uma facada!

Homem Cueca
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
A mesma coisa serve pro Russel Allen, sendo que esse exagera nos drives.

Russel Allen é PHODA com PH!

Verdadeeeee...tiu, vo gravar um Symphony X pra voce cantar!!

bele?

Hells Bells
Veterano
# ago/07 · Editado por: Hells Bells
· votar


Realmente o Edu decaiu absurdamente de 2/3 anos pra cá. E não cola mais a desculpa antiga de que ele estava "doente", é só pegar como exemplo esses 3 videos do Angra gravados no Japão com ótima qualidade sendo dois de 2006 e um de 2007.

http://www.youtube.com/watch?v=jGghlyoo8-w

http://www.youtube.com/watch?v=YY_JIpdyZkM

http://www.youtube.com/watch?v=AjjTEg25vis

São 3 musicas que foram gravadas por ele originalmente e são de shows em datas diferentes, com qualidade muito boa e ainda assim o cara deixa a desejar de modo sofrível. Não quero queimar o Edu, só acho que na proposta do Angra de ser uma banda de excelentes musicos e fazer um metal tecnico e elaborado, o Edu esta devendo muito...

Wrvieira
Veterano
# ago/07
· votar


Russel Allen é PHODA com PH! (2)

Aliás, ele e o Jeff Scott Soto são minhas referências "modernas" de timbre vocal (quando digo "moderno", quero dizer não-clássico, tipo Bruce, Dio, Halford, Coverdale, etc.)

Só que, depois que troquei uma idéia com o Christhian sobre ele, comecei a perceber que realmente o cara estraçalha a garganta pra tirar aqueles drives (ouça o último do Symphony X, "Paradise Lost", pra ter uma idéia disso) e que, ao vivo, ele não reproduz isso fielmente (acho que até por uma questão de preservação do aparelho fonador)

Sinceramente espero que o cara tenha alguma anomalia (assim como o Phil Anselmo deve ter) pra continuar mandando desse jeito por bastante tempo...

Homem Cueca
Veterano
# ago/07
· votar


Wrvieira
assim como o Phil Anselmo deve ter

Phil Anselmo é técnica, ele próprio chegou a dizer isso...disse ele que nunca ficou sem voz após um show.

nyurig3
Veterano
# ago/07
· votar


Wrvieira
Homem Cueca

deem uma olhada no Russel:
http://www.youtube.com./watch?v=MuPjUU7M_0A

olha como em of sins and shadows ele ta cansadao
http://www.youtube.com./watch?v=NLHp0koLbJQ&mode=related&search=

que voz hein galera, mas ele acaba com a garganta assim ne
mas o cara canta muito!!

ROo
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
LaBrie ao vivo é um lixo, realmente.
Mas ele não tinha fodido a voz? Ele não tá mau no Score e nos shows do principio no Images and Words vendo uns bootlegs ele até que manda bem, atingindo as notas que atingiu no album, como aquele F#(não tenho certeza se é essa a nota xD) de Learning to Live.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07 · Editado por: Christhian
· votar


nyurig3
como o russel allen consegue aqueles drives? treino ou uma predisposiçao na voz?
Cara, isso é uma coisa subjetiva demais... É necessário entender uma coisa: Drive não é Tecnica de canto. É uma técnica de controle de esforço e direcionado (com um foco, ao invés de forçar tudo). É, em termos, uma "anti-técnica", uma vez que, entre outras coisas, a técnica de canto visa não se esforçar. Mas caminha na mesma direção, no sentido de minimizar esforços entende?

colocar a lingua para fora (labrie) melhora os agudos?
Não.

vc da aula de canto?
Yes! =)

Abraços!

Homem Cueca
Phil Anselmo é técnica, ele próprio chegou a dizer isso...disse ele que nunca ficou sem voz após um show.
Tem um monte de vocalistas por aí que tem essas desculpas prontas. Ele pode dizer o que ele quiser, mas o Phil Anselmo não tem técnica, ou melhor, abdicou dela do Cowboys from Hell pra frente.

E volto a dizer: Eu mesmo já fiz um tópico sobre o Phil, pq eu acho literalmente "do caraleo". Ou seja, ninguém tem que deixar de ser fã ou admirar pelo fato do cara não ter técnica pra cantar.

Abraços.

ROo
O Labrie está se recuperando, realmente. Mas ele definhou por abusos, o q é normal quando não se cuida da voz com a técnica. Se for falar de principio de carreira, até o Edu Falaschi era melhor.

Abraços!

ROo
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
Ele diz que teve uma intoxicação alimentar. Mas creio que aquele estilo rasgado que ele usou no Awake fudeu a voz dele também.

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


O que diria a Aracy de Almeida????



Vô pagá déish pau hehehehehe

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


Esse também é ótimo hehehahehehahehe



Homem Cueca
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
Tem um monte de vocalistas por aí que tem essas desculpas prontas

Mas sinceramente, nunca vi ele ficar sem voz em show algum.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


Homem Cueca
Mas sinceramente, nunca vi ele ficar sem voz em show algum.

Não era realmente muito comum, mas no final do Pantera o Phil já estava meio baleado. Mas como eu citei no tópico que fiz, ele realmente deve ter alguma anomalia, pois além de cantar como canta, usa heroína, bebe, fuma ou seja, faz tudo de errado e ainda assim consegue manter um certo nível.

É pra poucos, na minha humilde opinião.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais uma pérola - Edu Falaschi!