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Rebec Veterano |
# jul/07
Oi. Procurei mas não achei... eu sei que a definição técnica de voz de cabeça é quando o som vai pros ressonadores da cabeça, como o da frente da face (máscara, talvez por esses resonadores serem "espaços" menores, eles gerem sons mais agudos, como numa comparação entre violão selo, violão normal e cavaquinho, é isso né?), bom... mas e uma definição de falsete? Como funciona? São usadas as pregas vocais pra faze-los? Se sim, de que forma? Como funciona o processo?
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Christhian Moderador
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# jul/07
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Rebec
O google sabe.
=)
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Rebec Veterano |
# jul/07
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Pois então, já usei o google... a única coisa que achei falando "um pouco" a respeito do funcionamento em si foi na wikipédia, mas msm assim, nada, mas nada mesmo esclarecedor...
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Christhian Moderador
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# jul/07
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Rebec
Pois é cara, eu só fiz a busca rápida tb, não li.. Mas tem muita informação, acho que bem mais do que qqr pessoa aqui esteja habilitada a falar, digo, tecnicamente, como tu perguntou.
Depois eu dou uma filtrada naquelas informações do Google e posto alguma coisa pra ajudar.
Abraços.
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Rebec Veterano |
# jul/07
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Obrigado...
Vou continuar procurando... derrepente né =)
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membro Veterano
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# jul/07
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O falsete é feito com CT (cricotireóideo) trabalhando e com TA (tiroaritenóide) relaxado, inclusive fazendo uma fenda PARALELA entre as pregas vocais.
Essa é a explicação técnica.
quando o som vai pros ressonadores da cabeça ???
E tem outra caixa de ressonância por acaso?
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CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# jul/07
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Cantante
quando o som vai pros ressonadores da cabeça ???
E tem outra caixa de ressonância por acaso?
esse Cantante viu... uhAahuAUHhua
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Christhian Moderador
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# jul/07
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Cantante
Excelente explicação!
E tem outra caixa de ressonância por acaso?
Aqui no fórum, acredita-se que voz de peito ressoa no peito e voz de cabeça na cabeça.
Seguindo esse princípio, tentarei inovar na arte e descobrirei a voz que ressoa no PÉ e para piorar, darei o nome ao registro de Voz Pediatrica (que o médico que cuida do pé).
=P
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membro Veterano
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# jul/07
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Seguindo esse princípio, tentarei inovar na arte e descobrirei a voz que ressoa no PÉ e para piorar, darei o nome ao registro de Voz Pediatrica
kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!
Que dirão então de voz Analógica?? De onde ela vem? kkk
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CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# jul/07 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
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Cantante
Que dirão então de voz Analógica?? De onde ela vem? kkk
uhAHUAHUauhahuAHU..
isso me lembra o Ace Ventura, UAHhuahu...
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Rebec Veterano |
# jul/07
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Não compreendi ainda pq não sei o que são CT (cricotireóideo) e TA (tiroaritenóide), mas tô dando uma pesquisada sobre eles...
Uma outra coisa que eu queria perguntar é: como que a voz pode ressoar no peito (quando a voz é de peito nunca é só de peito, é no peito e na cabeça, certo?) se a produção da voz é feita mais acima? Ou ela não ressoa verdadeiramente no peito... ou somente o ar antes de passar pelas pregas vocais que "ressoam" no peito? Aii =S help please
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membro Veterano
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# jul/07
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Ou ela não ressoa verdadeiramente no peito... ou somente o ar antes de passar pelas pregas vocais que "ressoam" no peito?
Não tem ressoador no peito, é apenas a vibração e a sensação que ocorre ali.
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Rebec Veterano |
# jul/07
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Então toda e qualquer voz é de cabeça?
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Gippe Veterano |
# jul/07
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Rebec
YEp... toda a voz tecnicamente tem ressonancia na cabeça. Eh nossa caixa acustica, saca? Soh q existem os denominadores "voz de peito" e "voz de cabeça" apenas por questoes didáticas. Quanto mais grave o som, a impressaum q se tem eh que a ressonancia estah no peito pq ele vibra bastante... mas eh mera impressaum, tah td na cabeça mesmo.
Não compreendi ainda pq não sei o que são CT (cricotireóideo) e TA (tiroaritenóide), mas tô dando uma pesquisada sobre eles...
Saum musculos do aparelho fonador. Se num me engano, a TA (tiroaritenóide) saum os responsáveis pelo estiramento das pregas vocais. No falsete ele naum trabalha pq as pregas num ficam esticadas, elas ficam frouxas, por isso a falta de voz mesmo no falsete
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membro Veterano
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# jul/07
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Mandou bem Gipão.
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Rebec Veterano |
# jul/07 · Editado por: Rebec
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Putz! Vlw gippe! Mandou super bem msm \o/ =))
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Elvenfoot Veterano |
# jul/07
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Seguinte, eu fiz uma oficina de canto a um tempo atrás e a moça que lecionou explicou.
Falsete é uma corda vocal que APENAS os homens a possuem, que é uma espécie de corda que o cantor tem desde pequeno. Os sons agudos masculinos utilizam ela, por isso são tão dificeis de se controlar.
Já na mulher a cabeça delas funciona melhor que a masculina como caixa acustíca, e o formato menor do torax também faz com que ela cante normalmente com sons mais agudos...
Bom, acho que não está exatamente certo, mas tae uma explicação...
aqui neste site tem outra explicação, até melhor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Falsete esta explicação aqui está melhor ainda, mas necessita saber ingles:
http://en.wikipedia.org/wiki/Falsetto
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membro Veterano
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# jul/07 · Editado por: membro
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Seguinte, eu fiz uma oficina de canto a um tempo atrás e a moça que lecionou explicou.
Coitada da moça...
Falsete é uma corda vocal que APENAS os homens a possuem, que é uma espécie de corda que o cantor tem desde pequeno. Os sons agudos masculinos utilizam ela, por isso são tão dificeis de se controlar.
Já não tenho tanta pena da moça. Começou a dar raiva. FALSETE é uma corda vocal????????????????????????????????????????????????
Já na mulher a cabeça delas funciona melhor que a masculina como caixa acustíca, e o formato menor do torax também faz com que ela cante normalmente com sons mais agudos...
Putz...não precisa nem de uma explicação técnica, mas imagine porque uma criança tem a voz aguda. Imagine o tamanho e grossura da corda vocal dela. Menor, mais agudo. Pense no comprimento da corda de um baixo.
Resumindo. Essa moça aí só falou besteira.
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cybx Veterano |
# jul/07
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Já na mulher a cabeça delas funciona melhor que a masculina como caixa acustíca, e o formato menor do torax também faz com que ela cante normalmente com sons mais agudos...
Nada a ver.
O que explica os sons mais agudos das mulheres que os dos homens é o fato de o homem apresentar testosterona, que na puberdade faz com que as pregas vocais se alonguem (cordas maiores = sons mais graves) e que a laringe aumente relativamente de tamanho.
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Rebec Veterano |
# jul/07 · Editado por: Rebec
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Hum... então a estatura da pessoa influencia na voz... pq se for pequena, deduze-se que as pregas sejam tb... ou não? Geralmente acontece isso?
Bom... acho que sim... anões geralmente tem a voz bem fina né hehe :D
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cybx Veterano |
# jul/07
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Bom... acho que sim... anões geralmente tem a voz bem fina né hehe :D
Depende. Vc já viu anão com pescoço e principalmente cabeça pequena? Eu não! rsrs
Mas depende sim da proporcionalidade, se uma pessoa for baixa porém possuir a laringe desenvolvida do mesmo jeito que um adulto de estatura normal, a voz será normal.
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Barbara Jolie Veterano |
# jul/07
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Cantante
Resumindo. Essa moça aí só falou besteira.
Eu acho q a Elvenfoot não entendeu direito a explicação.
As vezes mtos termos técnicos confundem.
E no caso dela, confundiram mto bem....eheheehe
Elvenfoot
Vou sugerir q vc dê uma analisada, e não repita esta informação q vc postou aqui, pois ela está bem incorreta. ;)
Abraços!
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AsTrOdYuM Veterano |
# jul/07
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Opa.
Cara falsete eh simples. Como o Gippe e o Cantante jah falaram.
O formato das cordas eh: posicionamento paralelo, deixando uma fenda entre elas. Por isso c vc forcar demais no falsete elas vao chocar longitudinalmente, provocando inflamacao caso persista.
Uma voz bem colocada a medida que aumentamos o tom, faz com que as cordas vocais se posicionem analogamente a um ziper, as cordas vao zipando cada vez mais, deixando cada vez menos espaco para o ar passar, a medida que se vai aos agudos.
Para sustentar esta posicao de zipper, eh necessario que haja somente um fluxo pequeno, porem constante, de ar. Caso haja muita pressao, ou socos de ar, as cordas nao terao como manter a posicao correta, ou seja, caindo para o falsete. Ou caso nao caiam para o falsete, para tentar se manter na posicao certa os musculos da mastigatorios (mandibula, etc) irao ser usados para manter forcadamente as cordas nessa posicao, oq eh totalmente errado.
Ai a importancia do apoio, fazer com q haja um fluxo continuo e controlado de ar nas cordas vocais, de maneira que todos os musculos mastigatorios possam ser poupados, ou sejam, fiquem relaxados, deixando apenas as cordas trabalharem livremente.
Caso falei algo que alguem nao concorde, deixe-me saber :)
Abracos
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floor jansen Veterano |
# jul/07
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Gippe
oi amorzinho, só esclarecendo:
Caixa d ressonância inferior compreende faringe, torax, bronquios e traqueias, caixa d ressonancia superior são as cavidades da face e bucais, agora o mais importante e extramente fundamental é cantar utiilizando a máscara, ou seja, os ressonadores superiores, agora fazer adequadamente é q o bicho pega, e fica difícil sem acompanhamento, temos q aliar a ressonância facial com a ressonância de peito - q são os graves - e as palatais - q são as médias -.
beijos...
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floor jansen Veterano |
# jul/07
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Rebec
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/77173/
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membro Veterano
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# jul/07
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Caixa d ressonância inferior compreende faringe, torax, bronquios e traqueias,
Isso não é verdade. Não existe caixa de ressonância no peito.
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floor jansen Veterano |
# jul/07
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Cantante
Caixa d ressonância inferior compreende faringe, torax, bronquios e traqueias
repito o q eu disse....
fique a vontade para discordar...
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Christhian Moderador
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# jul/07
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Cantante
Apaguei meu post. Escrevemos a msm coisa juntos.
Isso não é verdade. Não existe caixa de ressonância no peito. (2)
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floor jansen Veterano |
# jul/07
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Christhian
Cantante
gente, sugiro q vcs revejam os seu conceitos...
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Christhian Moderador
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# jul/07
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floor jansen
Só pra constar. Vc pode dividir o aparelho fonador em 5 partes. Produtores, vibratórios, ressonadores, articuladores e coordenadores. Na verdade, essa é a exata seqüencia de trabalho do meu professor comigo.
Sobre os ressonadores: Laringe, onde o som é produzido, Boca e Cavidades Nasais, incluindo Faringe e Laringo-faringe.
Abraços.
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